Amanda Almeida lança livro para convidados, no Solar do Jambeiro

No sábado, dia 20 de março, às 9h30, a escritora, Amanda Almeida, vai lançar o livro “O Segredo de Sam”, na varanda do Solar do Jambeiro. O evento será só para convidados, com protocolos sanitários.

A obra é um livro de literatura infantil engajada e comprometida com a realidade contemporânea, já que versa sobre as sensações da criança durante a pandemia da COVID-19, de forma leve e lúdica.  Com uma ilustração encantadora, a história contextualiza o momento atual e oferece esperança de dias melhores para os pequenos.

O universo de criação de  “O Segredo de Sam” envolve a vida modesta da mãe e da filha, personagens de etnia negra que colaboram com a representatividade da maioria da população. “Fui cuidadosa na construção das personagens para que não fossem de um feminino étnico óbvio e nem estereotipado. O mundo de Dora, a menina protagonista ao lado de Sam, sua filhote, possui multicores azuis, roxos, laranjas, amarelos”, explica a autora.

Nas páginas desta obra, o coronavírus é materializado em pensamentos e pesadelos de Dora, que se sente sozinha, triste e ansiosa durante a quarentena. Mas Sam chega a sua família e esses sentimentos começam a se transformar.

“Acredito na relevância do meu livro neste momento de pandemia e gostaria de fazê-lo chegar para além das fronteiras da nossa tão acolhedora cidade, cuja Secretaria das Culturas em seu edital de incentivo à criação pelo prêmio Erika Ferreira,  me proporcionou realizar o sonho de publicar o meu primeiro livro”, finaliza Amanda.

Sobre a autora:

Amanda Almeida tem 27 anos e reside no bairro Caramujo, em Niterói, no Rio de Janeiro. É servidora pública,  Mestre em Estudos de Literatura (UFF), Especialista em Educação Básica (UERJ) e Graduada em Letras (UERJ). Desde criança gosta de ler, escrever e abraçar bichinhos. Ainda na escola descobriu o prazer e aptidão para a arte da escrita entre prêmios literários como a ‘Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro’, organizado pelo Ministério da Cultura, ‘Operação Cisne Branco da Marinha do Brasil’, ‘Prêmio Redação Folha Dirigida’ e, posteriormente, outros como ‘Concurso de Contos José Cândido de Carvalho’, pela Academia Fluminense de Letras, ‘Concurso de Microcontos’, promovido pela Biblioteca Parque e Ministério da Cultura, ‘Concurso Literário da Academia Fluminense de Letras’ e textos literários na categoria Crônica e Poesia selecionados para a Feira Literária de Paraty – FLIP.

 


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *