Sessão Solene na ALERJ comemora 50 anos da Assespro-RJ

Nesta quinta-feira (25), às 18h, no Auditório do Edifício Lúcio Costa, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), haverá uma Sessão Solene em homenagem aos 50 Anos da Federação Assespro-RJ, concedida pela deputada estadual Tia Ju. Estarão presentes à solenidade associados, ex-presidentes da associação, parlamentares e parceiros institucionais.

“Mais do que testemunha da evolução tecnológica brasileira, a Assespro-RJ consolidou-se como uma das principais vozes institucionais na defesa das empresas de tecnologia, contribuindo para o fortalecimento de um setor que hoje é estratégico para a competitividade, a produtividade e o desenvolvimento econômico do país”, observa Robert Janssen, presidente da Federação da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-RJ) e vice-presidente da Aliança Mundial de Inovação, Tecnologia e Serviços (WITSA).

A Assespro-RJ

Fundada em 23 de junho de 1976, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Regional Rio de Janeiro (Assespro-RJ) celebra meio século de atuação como a primeira entidade representativa do setor de tecnologia do país.

Ao longo dessas cinco décadas, a entidade acompanhou — e muitas vezes participou ativamente — das transformações que moldaram a indústria nacional de tecnologia, desde os primeiros computadores corporativos até a atual revolução impulsionada pela inteligência artificial.

Uma história que acompanha a evolução da tecnologia no Brasil

Quando a Assespro-RJ foi criada, a informática ainda era uma atividade restrita a grandes organizações e centros de pesquisa. O conceito de startups sequer existia e a internet comercial estava distante da realidade brasileira.

Desde então, a entidade acompanhou todas as grandes transformações tecnológicas do país:
* A expansão da informática empresarial;
* O surgimento da indústria nacional de software;
* A chegada da internet;
* A digitalização dos negócios;
* O crescimento do empreendedorismo tecnológico;
* A consolidação do ecossistema de startups;
* A transformação digital dos setores público e privado;
* O avanço da inteligência artificial e da economia baseada em dados.

Ao longo desse período, a Federação Assespro-RJ manteve seu papel como articuladora entre empresas, governo, academia e sociedade, contribuindo para o desenvolvimento de um ambiente mais favorável à inovação.

Defesa permanente do setor

Entre as contribuições históricas da entidade destacam-se a participação em debates relacionados à formulação de políticas públicas, marcos regulatórios, estímulos à inovação e iniciativas voltadas ao fortalecimento da competitividade das empresas brasileiras de tecnologia.

A entidade também esteve presente em discussões relevantes para o setor, como:
* Defesa da desoneração da folha de pagamento para empresas intensivas em conhecimento;
* Incentivos à inovação tecnológica;
* Fortalecimento das pequenas e médias empresas de tecnologia;
* Ampliação da participação da tecnologia nas estratégias de desenvolvimento econômico;
* Formação e qualificação de talentos para o mercado digital;
* Modernização do ambiente regulatório para empresas inovadoras.

Protagonismo no ecossistema prorrogação

No Rio de Janeiro, a atuação da Federação Assespro-RJ contribuiu para a consolidação de importantes iniciativas voltadas ao desenvolvimento do setor tecnológico.

Ao longo de sua trajetória, a entidade participou da articulação de projetos, programas, eventos e ações que ajudaram a posicionar o estado como um dos principais polos de tecnologia e inovação do país.

A entidade também desempenhou papel relevante na aproximação entre empresas, universidades, centros de pesquisa e órgãos públicos, fortalecendo um ambiente de colaboração essencial para o crescimento do setor.

O desafio dos próximos 50 anos

Se a trajetória da Federação Assespro-RJ se confunde com a história da informática e da transformação digital brasileira, seu futuro está diretamente ligado às novas revoluções tecnológicas que já estão em curso.

Inteligência artificial, computação quântica, cibersegurança, cidades inteligentes, automação avançada e economia digital estão entre os temas que moldarão as próximas décadas.

Ao completar 50 anos, a entidade renova seu compromisso com a defesa das empresas de tecnologia, da inovação nacional e da construção de um ambiente cada vez mais competitivo para o empreendedorismo brasileiro.

Uma oportunidade para discutir o futuro do Brasil

Mais do que celebrar uma data histórica, os 50 anos da Federação Assespro-RJ representam uma oportunidade para refletir sobre o papel da tecnologia no desenvolvimento do país.

Em um cenário global marcado por profundas transformações econômicas e sociais, a trajetória da entidade oferece uma perspectiva única sobre os desafios, conquistas e oportunidades que moldaram — e continuarão moldando — a economia digital brasileira.

Niterói se associa à principal rede mundial de apoio à ciclomobilidade e apresenta candidatura para sediar o Velo-city 2029

Prefeito Rodrigo Neves também anunciou expansão do NitBike na Região Oceânica

Niterói deu mais um passo em sua estratégia de fortalecimento da mobilidade ativa e de projeção internacional como referência ao uso de bicicletas como forma de transporte. Durante o Velo-city 2026, um dos mais importantes congressos mundiais sobre mobilidade por bicicleta, que reúne representantes de mais de 60 países, realizado em Rimini, na Itália, a Prefeitura formalizou a adesão da cidade à rede Cities and Regions for Cyclists, coordenada pela European Cyclists’ Federation (ECF), principal organização global dedicada à promoção da ciclomobilidade.

Reconhecida pelo Copenhagenize Index, da Dinamarca, como a cidade mais amigável à bicicleta da América Latina, Niterói passa a integrar uma rede internacional que reúne governos locais comprometidos com o desenvolvimento de políticas públicas voltadas ao uso da bicicleta como meio de transporte sustentável, saudável e eficiente. Durante o encontro, o prefeito Rodrigo Neves apresentou oficialmente o interesse de Niterói em sediar futura edição do Velo-city, propondo que a cidade receba o evento em 2029. A candidatura reforça o protagonismo conquistado pelo município nos últimos anos no cenário internacional da mobilidade urbana sustentável.

“Estamos no principal evento sobre bicicleta e ciclomobilidade do mundo, formalizando a adesão de Niterói a essa importante rede internacional. Queremos aprender, compartilhar experiências e fortalecer ainda mais as políticas públicas que vêm transformando a nossa cidade. Quem sabe, em breve, possamos receber o Velo-city em Niterói”, afirmou Rodrigo Neves.

A adesão foi formalizada em encontro com o presidente da European Cyclists’ Federation, Henk Swarttouw, e com a CEO da entidade, Laurianne Krid.

“Estamos muito felizes em receber Niterói. Esperamos contar com a participação da cidade em nossas reuniões, conferências e webinários, para que possamos compartilhar experiências e trabalhar juntos na construção das melhores cidades para o uso da bicicleta em todo o mundo”, destacou Henk Swarttouw.

Além da participação institucional no evento, a Prefeitura apresentou o NitBike, sistema de bicicletas compartilhadas da cidade, que será ampliado para a Região Oceânica. Durante a programação, foi anunciada a implantação de uma nova estação na região, com início de operação previsto para o dia 11 de julho.

O coordenador do Programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões, destacou a importância da expansão do sistema.

“O NitBike já se consolidou como uma alternativa eficiente e sustentável de deslocamento para milhares de pessoas. A chegada à Região Oceânica representa mais um passo na ampliação da rede e no fortalecimento da cultura da bicicleta em Niterói”, afirmou.

Niterói iniciou sua política estruturada de mobilidade ativa em 2013 através do programa Niterói de Bicicleta e hoje conta com 100 quilômetros de infraestrutura cicloviária, além de iniciativas como o Bicicletário Arariboia, milhares de paraciclos e ações educativas sobre o uso da bicicleta. Acompanharam o Prefeito Rodrigo Neves na visita a Velo-city, o coordenador do programa Niterói de Bicicleta, Filipe Simões e o Secretário Executivo Felipe Peixoto.

Alerj aprova prorrogação da redução do ICMS sobre insumos agropecuários até 2027

O Estado do Rio de Janeiro poderá manter o benefício de redução da base de cálculo do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) sobre insumos agropecuários até 31 de dezembro de 2027. O Projeto de Lei 7.244/26, de autoria dos deputados Rosenverg Reis (MDB) e Dr. Deodalto (PL), foi aprovado em discussão única pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O texto seguirá para o Governo do Estado, que terá prazo de até 15 dias úteis para sancionar ou vetar a proposta.

A norma internaliza o Convênio ICMS 79/2025, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que prorroga o Convênio ICMS 100/97 — benefício que permite aos estados reduzir a tributação na comercialização de insumos agropecuários, entre eles grãos, rações, agrotóxicos e fertilizantes.

Para o presidente da Casa, deputado Douglas Ruas (PL), a norma é essencial para garantir a competitividade do setor do Estado do Rio de Janeiro. “Hoje o Parlamento fluminense atende a demandas importantes das cooperativas do estado com a apreciação deste projeto. O setor gera empregos e renda no Rio de Janeiro e, com o novo texto, colocaremos esses produtores em pé de igualdade para competir com os demais estados do Brasil”, completa Ruas.

O benefício já havia sido incorporado à legislação fluminense em 2021, com vigência até 31 de dezembro de 2025. Como os demais estados aprovaram a prorrogação do convênio nacional em julho de 2025, o projeto atualiza o prazo na lei estadual, com efeitos retroativos a 1º de janeiro de 2026, de modo a evitar lacuna de vigência.

O texto determina ainda que o Poder Executivo encaminhe, anualmente, à Comissão de Agricultura, Pecuária e Política Rural, Agrária e Pesqueira e à Comissão de Tributação da Alerj um relatório com o impacto econômico da prorrogação do benefício sobre a produção agrícola familiar e empresarial do Estado. O documento também deve apresentar a estimativa da renúncia fiscal verificada no período e o correspondente efeito nos postos de trabalho no setor agropecuário fluminense.

Já o monitoramento dos preços ficará a cargo do Poder Executivo, por meio da atuação conjunta entre a Secretaria de Estado de Fazenda e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, que deverão acompanhar periodicamente os preços dos insumos agrícolas beneficiados pelo convênio. O objetivo é verificar se a redução da carga tributária está sendo efetivamente repassada ao preço final pago pelos produtores rurais fluminenses.

A não internalização implicaria, segundo um dos autores, o deputado Dr. Deodalto, no esvaziamento das atividades do setor agropecuário no território. “Essa medida é necessária para beneficiar essa categoria que tanto necessita e que faz chegar o alimento à mesa das pessoas”, explica o parlamentar.

A iniciativa garante que os benefícios prorrogados sejam acompanhados de forma específica e que seus efeitos fiscais, econômicos e sociais sejam analisados através de critérios, indicadores e metodologia definidos em regulamento como estabelece a Lei Complementar Federal 101/2000.

Maracanã recebe ambulatório temporário para avaliação cardiovascular de atletas de projetos sociais

Ação CardioFut 2026 busca ampliar o acesso à prevenção cardiovascular no esporte e pode contribuir para a criação do primeiro ambulatório público de cardiologia esportiva do Rio de Janeiro

Entre os dias 25 e 27 de junho, o Estádio do Maracanã receberá uma estrutura temporária de atendimento médico voltada à avaliação cardiovascular de jovens atletas durante o CardioFut 2026. Paralelamente à programação voltada aos profissionais multidisciplinares que atuam na formação e no acompanhamento de atletas, cerca de 180 jovens vinculados a projetos sociais, clubes esportivos e associações atléticas passarão por avaliações médicas gratuitas ao longo dos três dias de evento. A expectativa é atender aproximadamente 60 atletas por dia, em consultas conduzidas por especialistas em Medicina do Esporte, Cardiologia e Ecocardiografia, com foco na avaliação cardiovascular e na prevenção de riscos à saúde.
Batizado de Ambulatório Afya, o espaço foi criado para ampliar o acesso a avaliações especializadas, uma realidade ainda distante para muitos jovens atletas brasileiros. A proposta é identificar precocemente alterações cardiovasculares que possam comprometer a prática esportiva segura, contribuindo para a conscientização sobre a importância do acompanhamento médico regular no esporte.

Os participantes serão submetidos a eletrocardiograma de repouso, ecocardiograma, anamnese e exame físico. Os atendimentos serão realizados por uma equipe formada por seis médicos, sob a coordenação do Dr. Selênio Campos Filho, médico da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e do Flamengo, além de coordenador da pós-graduação em Medicina do Esporte da Afya Educação Médica.

Diversos jovens atletas treinam regularmente sem nunca terem realizado uma avaliação cardiovascular especializada, por falta de acesso financeiro e social a um serviço de cuidado multidisciplinar. O ambulatório permite identificar alterações que muitas vezes passam despercebidas e oferece uma oportunidade importante de prevenção e orientação médica”, afirma o especialista.

Entre os jovens atendidos estarão atletas das categorias de base do Sampaio Corrêa-RJ, clube de Saquarema que vem se destacando pelo trabalho de formação de talentos no futebol fluminense. Atualmente na Série D do Campeonato Brasileiro, a equipe alcançou, em 2025, a melhor campanha de sua história no Campeonato Carioca, encerrando a competição na quinta colocação.

A ação integra a programação da segunda edição do CardioFut, seminário que reunirá profissionais da saúde e do esporte do Brasil e do exterior para discutir protocolos de emergência, prevenção e atendimento médico no futebol.

Idealizador do evento, o cardiologista Fabrício Braga destaca que a redução dos casos de morte súbita e eventos cardiovasculares graves no esporte depende de investimento em prevenção, capacitação e acesso a avaliações médicas periódicas. Segundo estudo publicado este ano no British Journal of Sports Medicine, a taxa de sobrevivência após parada cardíaca súbita em atletas chega a 82% na América do Norte e a 63% na Europa, enquanto América do Sul e África ainda apresentam índices significativamente inferiores.

Além do atendimento realizado durante o evento, a experiência servirá como base para um projeto de longo prazo. A proposta dos organizadores é que o modelo contribua para a criação do primeiro ambulatório público de cardiologia esportiva do Rio de Janeiro, ampliando o acesso de atletas jovens a avaliações especializadas e fortalecendo a cultura de prevenção no esporte.

Ao reunir assistência, educação médica e promoção da saúde, a iniciativa busca chamar a atenção para a importância da avaliação cardiovascular no esporte, especialmente entre jovens atletas em fase de formação, para os quais o acesso a esse tipo de acompanhamento ainda é limitado.

Sobre a Afya

A Afya, maior ecossistema de educação e soluções para a prática médica do Brasil, reúne 37 Instituições de Ensino Superior, 32 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.766 vagas de Medicina aprovadas pelo MEC e 3.643 vagas de Medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em: www.afya.com.br e ir.afya.com.br.

TCE suspende pagamentos de contrato dos radares eletrônicos após denúncia do deputado Vitor Junior

Decisão unânime do Tribunal aponta indícios de irregularidades na licitação e possível sobrepreço de R$ 129 milhões

A atuação firme de fiscalização do deputado estadual Vitor Junior (PDT) resultou em uma importante vitória para a defesa do patrimônio público e dos interesses da população fluminense. Em decisão unânime, o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) acolheu denúncia apresentada pelo parlamentar e determinou a suspensão dos pagamentos referentes ao contrato para implantação de 390 novos radares eletrônicos em rodovias estaduais, objeto do Pregão Eletrônico nº 010/2025.

Com a decisão, os pagamentos relacionados ao contrato ficam suspensos até que o Tribunal conclua a análise do mérito do processo e sejam esclarecidos todos os pontos questionados. A medida representa um desdobramento da fiscalização realizada pelo mandato do parlamentar ao longo dos últimos meses. Após analisar documentos e levantar informações sobre o processo licitatório, Vitor Junior apresentou representações ao TCE-RJ e ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, apontando possíveis irregularidades na contratação.

Na análise do caso, a equipe técnica do Tribunal apontou indícios de problemas que podem ter comprometido a concorrência entre as empresas participantes, inconsistências na condução da licitação e um possível sobrepreço superior a R$ 129 milhões. Os apontamentos foram acolhidos pelo conselheiro relator e confirmados pelo plenário da Corte.

Entre os principais questionamentos apresentados pelo deputado estão as mudanças no modelo de contratação adotado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) em relação à licitação anterior, a autorização para participação de consórcios empresariais, antes não permitida, o aumento expressivo dos valores previstos para a contratação e a existência de relações empresariais entre participantes do certame em contratos firmados em outros estados.

“O nosso papel é fiscalizar e garantir que o dinheiro público seja aplicado com responsabilidade e transparência. Quando identificamos indícios de irregularidades, temos a obrigação de agir. A decisão do TCE-RJ mostra que havia elementos suficientes para uma análise mais aprofundada e reforça a importância do trabalho de fiscalização exercido pelo Parlamento”, afirmou Vitor Junior.

O parlamentar destacou ainda que a suspensão dos pagamentos não significa o encerramento do processo, mas representa uma medida preventiva para evitar possíveis prejuízos aos cofres públicos enquanto as investigações prosseguem.

“Não somos contra a modernização das rodovias ou a utilização de radares. O que defendemos é que qualquer contratação seja feita de forma justa, transparente e com respeito ao dinheiro do contribuinte. A população espera seriedade na gestão dos recursos públicos, e é isso que estamos defendendo”, enfatizou o deputado, que nesta quinta-feira (18), se reuniu com a nova presidente do DER-RJ, Coronel Gabryela Reis Dantas, e entregou o relatório do TCE com decisão que determina a suspensão do pagamento do contrato dos radares e que aponta indícios de irregularidades na licitação ocorrida em 2025.

ENTENDA O CASO

A denúncia apresentada em abril pelo deputado estadual Vitor Junior (PDT) sobre possíveis irregularidades no contrato milionário de radares do DER-RJ avançou em duas frentes de fiscalização. Após o Tribunal TCE-RJ determinar a apuração do caso e cobrar esclarecimentos do órgão estadual, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) confirmou o recebimento da representação e encaminhou o caso para a 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Patrimônio Público e da Cidadania da Capital, responsável por investigar possíveis danos ao patrimônio público, irregularidades administrativas e eventuais prejuízos causados à população.

A representação apresentada pelo parlamentar questiona o Pregão Eletrônico nº 010/2025 do DER-RJ, que prevê a instalação de 390 radares eletrônicos nas rodovias estaduais. Além da apuração dos fatos, o deputado também solicitou a suspensão imediata do contrato. No âmbito do TCE-RJ, foi determinado que o DER-RJ apresentasse esclarecimentos detalhados sobre o processo licitatório e os contratos firmados.

O contrato está estimado em mais de R$ 250 milhões, mas o edital prevê possibilidade de prorrogação por até 10 anos, o que pode elevar o impacto financeiro para valores próximos de R$ 1 bilhão.

Na denúncia encaminhada aos órgãos de controle, o parlamentar aponta indícios de comprometimento da competitividade da licitação, possível falta de independência entre empresas participantes e risco de prejuízo aos cofres públicos.

Entre os pontos questionados está o padrão considerado atípico na disputa entre as empresas. Segundo a representação, propostas chegaram a apresentar diferença de apenas um centavo durante o pregão eletrônico. A análise das atas também indicaria sequência de lances com valores extremamente próximos e alternância previsível entre os participantes, levantando dúvidas sobre a efetiva concorrência no certame.

Outro ponto destacado envolve movimentações empresariais realizadas às vésperas da licitação, incluindo a abertura de filial por uma das empresas participantes para atuação no processo. Para o deputado, esse tipo de conduta pode indicar preparação direcionada para o certame.

A representação também destaca que empresas do mesmo setor já atuaram conjuntamente em contratos públicos em outros estados. Em São Paulo, companhias do segmento integraram consórcios em contratos que foram alvo de questionamentos por órgãos de controle em relação à concorrência e ao modelo adotado.

O deputado Vitor Junior também solicitou a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na Alerj para investigar o contrato de instalação de radares eletrônicos nas rodovias estaduais. A iniciativa busca apurar o processo de licitação, aquisição e instalação dos equipamentos de fiscalização eletrônica firmado pelo DER-RJ.

Seleção dos EUA na Copa reflete a força da imigração na construção do país

Mapa mostra que quase metade dos jogadores da equipe americana tem raízes familiares em outros países; para especialista, história reforça o papel da imigração na identidade dos Estados Unidos

Um levantamento divulgado pela revista Newsweek revelou que 12 dos 26 jogadores da seleção masculina dos Estados Unidos que disputa a Copa do Mundo de 2026 possuem origens imigrantes ou diaspóricas ligadas a oito países diferentes.
O mapa mostra conexões familiares e culturais que atravessam continentes e ajudam a contar uma história maior do que a do futebol: a própria formação da sociedade americana.

Para o advogado licenciado nos EUA, Brasil e Portugal, professor de pós-graduação em Direito Migratório, mestre em Direito nos EUA pela University of Southern California e CEO da Bicalho Consultoria Legal, Dr. Vinícius Bicalho, a composição da equipe americana evidencia uma característica histórica do país.

“A seleção americana na Copa mostra uma verdade simples: a imigração não é uma nota de rodapé na história dos Estados Unidos. Ela é parte central da identidade, da economia, da cultura e até do esporte americano.”

Segundo ele, o futebol oferece uma representação particularmente visível dessa realidade porque é um esporte global, que acompanha os fluxos migratórios e as transformações demográficas das sociedades.

Um retrato da sociedade americana
A reportagem destaca que os jogadores possuem vínculos familiares com diferentes regiões do mundo, refletindo décadas de imigração que ajudaram a moldar os Estados Unidos. Em um país construído por sucessivas ondas migratórias, a diversidade presente na seleção nacional acaba funcionando como um retrato da própria população americana.

Para Vinícius Bicalho, a presença desses atletas demonstra como a integração de diferentes comunidades fortalece o país.

“Quando observamos a trajetória de muitos desses jogadores, vemos histórias que se repetem em milhões de famílias americanas: pessoas que chegaram em busca de oportunidades, construíram suas vidas e hoje fazem parte da identidade nacional. O esporte apenas torna essa realidade mais visível.”

Muito além do futebol

A Copa de 2026 possui um simbolismo especial porque acontece em solo americano. Para o especialista, isso amplia o significado da seleção como representante não apenas de um país, mas também de uma sociedade formada por diferentes culturas e nacionalidades.

“Os Estados Unidos sempre atraíram talentos, empreendedores, profissionais qualificados e famílias do mundo inteiro. Essa capacidade de integrar diferentes origens é um dos fatores que explicam a força econômica, científica, cultural e esportiva do país.”
O advogado destaca que esse cenário ajuda a explicar por que tantas pessoas continuam enxergando os Estados Unidos como um destino de oportunidades.

“A imigração legal sempre teve um papel importante na renovação econômica e social americana. O que vemos nesse elenco é um reflexo de algo muito maior: pessoas de diferentes origens contribuindo para construir um mesmo projeto de país.”

Segundo o especialista, a experiência americana demonstra que diversidade, circulação de talentos e troca de conhecimentos são fatores que impulsionam o crescimento de pessoas, empresas e instituições.

“O mundo está cada vez mais conectado. Quem compreende diferentes culturas, mercados e sistemas jurídicos amplia suas possibilidades profissionais. A internacionalização deixou de ser uma tendência e passou a ser uma estratégia de crescimento.”

Uma mensagem que vai além da Copa
O mapa divulgado pela Newsweek acaba transmitindo uma mensagem que ultrapassa o universo esportivo.

“Quando a seleção entra em campo, ela representa os Estados Unidos. Mas também representa histórias de famílias que cruzaram fronteiras, superaram desafios e ajudaram a construir o país. É uma lembrança de que a diversidade não é exceção na sociedade americana. Ela faz parte da sua essência,” conclui Vinícius Bicalho.

Quem é Vinícius Bicalho

• Advogado licenciado nos EUA, Brasil e Portugal;
• Sócio fundador da Bicalho Legal Consulting P.A.;
• CEO da Bicalho Consultoria Legal;
• Mestre em Direito nos EUA pela University of Southern California;
• Mestre em Direito no Brasil pela Faculdade de Direito Milton Campos (MG);
• Membro da AILA – American Immigration Lawyers Association;
• Responsável pelo Guia de Imigração da AMCHAM;
• Professor de pós-graduação em Direito Migratório;
• O único advogado brasileiro citado na lista de “profissionais confiáveis” dos principais jornais americanos, como The New York Times, The Wall Street Journal, The Washington Post, USA Today e Los Angeles Times.

Sobre a Beyond Borders
A Beyond Borders é um programa premium de expansão internacional de carreira criado para advogados brasileiros já consolidados profissionalmente e que desejam desenvolver posicionamento global, networking estratégico e atuação conectada ao mercado jurídico internacional. O projeto reúne conteúdos estratégicos, acompanhamento próximo e conexões de alto nível voltadas à internacionalização de carreiras jurídicas e construção de autoridade em mercados globais.

TAP apresenta resultados do primeiro trimestre de 2026

Receitas crescem 11% para 914 milhões de euros
Companhia transportou 3,7 milhões de passageiros: mais 6,4%
Load Factor de 83,5%: cresce 4,8 pontos percentuais

A TAP Air Portugal teve um desempenho positivo no primeiro trimestre de 2026, com crescimento das receitas e uma melhoria relevante dos resultados operacionais, num contexto marcado pela sazonalidade típica do período e por um enquadramento macroeconômico exigente.

As receitas operacionais totalizaram 914,4 milhões de euros, refletindo um crescimento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior, impulsionadas sobretudo pelo aumento das receitas de passagens e pela melhoria das receitas unitárias (PRASK +6,2%), num contexto de crescimento da capacidade (+3,9%). O segmento de Manutenção para terceiros registrou também um contributo relevante, com um aumento de receitas de 31,8%.

Ao nível dos resultados operacionais, a TAP registrou um EBITDA recorrente de 95,5 milhões de euros e um EBIT recorrente de -36,1 milhões de euros, correspondendo a melhorias de 92,6 milhões e 83,1 milhões de euros, respetivamente, em relação ao primeiro trimestre de 2025.

Durante o trimestre, a Companhia transportou 3,7 milhões de passageiros (+6,4%) e operou 27,3 mil voos (+1,5%). O tráfego cresceu acima da capacidade, permitindo uma melhoria do load factor para 83,5% (+4,8 p.p.), com destaque para os mercados da América do Sul e América do Norte, em linha com a estratégia de reforço da operação transatlântica.

A TAP manteve uma posição de liquidez sólida de 879,8 milhões de euros em 31 de março de 2026, tendo a relação entre dívida financeira líquida / EBITDA melhorado para 2,2x, refletindo a redução da dívida e o reforço da geração operacional de resultados.

No âmbito do Plano de Reestruturação, a TAP avançou, já após o encerramento do trimestre, com a atribuição da venda da Cateringpor ao Grupo Gate Gourmet e com a assinatura dos acordos para a alienação da totalidade da participação na SPdH à Menzies Aviation Portugal, operações que se encontram em curso e sujeitas às condições habituais.

Perspectivas

A evolução das reservas mantém-se resiliente, sustentando níveis elevados de ocupação e melhoria das receitas unitárias. A Companhia prevê que o enorme impacto dos preços de combustível pressionará os próximos trimestres, sendo parcialmente mitigado por uma gestão disciplinada da capacidade, controle de custos e ajustamentos de pricing via taxa de combustível.

A TAP continuará focada nos seus mercados estratégicos, na qualidade da receita e na execução do plano de modernização da frota, mantendo uma abordagem prudente e flexível em relação ao atual contexto internacional.

Luís Rodrigues, CEO da TAP, considera que “A TAP apresentou um desempenho robusto no início do ano, com uma melhoria importante em relação ao mesmo período do ano anterior, demonstrando a capacidade da Companhia para executar com disciplina e responder às prioridades operacionais. Este desempenho reflete o foco na execução estratégica, com os mercados da América do Sul e da América do Norte a continuarem a desempenhar um papel determinante no crescimento.”

“Num contexto exigente, marcado por pressões nos custos e desafios operacionais, continuaremos a privilegiar a disciplina, a eficiência e a qualidade da receita, assegurando um crescimento sustentável.”

“Gostaria de agradecer a todos os Trabalhadores e parceiros da TAP, com especial reconhecimento às equipes envolvidas nos voos de repatriamento relacionados com o conflito no Médio Oriente”, conclui o CEO da TAP.

Prazo para inscrições no Aluguel Universitário termina na próxima segunda-feira (29)

Programa da Prefeitura de Niterói oferece auxílio de R$ 700 para estudantes de menor renda morarem perto da universidade e permanecerem no ensino superior

Estudantes de instituições de ensino superior públicas e privadas de Niterói têm até a próxima segunda-feira (29) para se inscrever no terceiro edital do Programa Aluguel Universitário. A iniciativa da Prefeitura de Niterói oferece um subsídio mensal de R$ 700 para ajudar universitários de menor renda a custear o aluguel de imóveis no Centro e nos bairros vizinhos de São Domingos e São Lourenço, contribuindo para a permanência no ensino superior.

Atualmente, cerca de 1.200 estudantes já são beneficiados pelo programa, que foi ampliado neste ano com a oferta de mil novas vagas. A iniciativa tem ajudado jovens de diferentes regiões do estado, do país e até do exterior a permanecerem em Niterói durante a graduação e a pós-graduação.

O Aluguel Universitário foi criado para enfrentar um dos principais desafios do ensino superior: a permanência estudantil. O programa contribui para combater a evasão e ampliar as condições para que os estudantes concluam sua formação acadêmica.

“O acesso à universidade avançou muito nos últimos anos, mas o desafio da permanência continua sendo uma realidade para muitos jovens. Acompanhamos de perto os beneficiários e vemos como a possibilidade de morar próximo à universidade traz mais tranquilidade para os estudos e ajuda esses jovens a construírem seus projetos de vida”, afirmou o coordenador da Juventude, João Pedro Boechat.

Reconhecido como uma iniciativa inovadora de apoio à permanência estudantil, o programa de Niterói tem servido de referência para o debate sobre políticas públicas voltadas aos universitários em todo o Brasil.

“Desde o primeiro edital, temos levado essa experiência de Niterói para a UNE e para os debates que promovemos em todo o país, porque ela precisa inspirar outras cidades. O Brasil avançou muito na democratização do acesso ao ensino superior com políticas como a Lei de Cotas, o ProUni e o Fies, mas ainda enfrenta um grande desafio, que é a permanência estudantil. Não podemos aceitar que estudantes abandonem seus sonhos e deixem a universidade por falta de condições de permanecer. Por isso, estamos debatendo uma política nacional inspirada no exemplo de Niterói, que mostra como investir na permanência é investir no futuro da juventude e do Brasil”, destacou a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bianca Borges.

Entre os estudantes inscritos no terceiro edital está Maria Fernanda Almeida, aluna de Biomedicina da Universidade Federal Fluminense. Moradora de Marambaia, bairro localizado na divisa entre São Gonçalo e Itaboraí, ela vê no programa uma oportunidade de reduzir o tempo gasto nos deslocamentos diários e ter mais qualidade de vida para se dedicar à graduação.

“Hoje eu gasto cerca de três horas por dia no deslocamento. Preciso acordar muito mais cedo e acabo chegando tarde em casa, o que reduz o tempo que tenho para estudar. Conseguir uma moradia aqui vai facilitar não só os meus estudos, mas também a minha vida pessoal”, contou.

Quem pode participar

As vagas são destinadas a estudantes de instituições públicas e privadas de Niterói com renda familiar de até três salários mínimos e matrícula ativa. Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico).

As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de junho pela plataforma Colab e pelo site oficial do programa: niteroi.rj.gov.br/alugueluniversitario.

Foto: Lucas Benevides

Receita Estadual autua em R$ 675 mil empresa que transportava etanol hidratado de forma irregular

Em parceria com Operação Foco, apreensão de dois caminhões-tanque com 124 mil litros de combustível ocorreu na barreira fiscal de Nhangapi, em Itatiaia

A Receita Estadual autuou em R$ 675 mil uma empresa que transportava etanol hidratado de forma irregular. A apreensão de dois caminhões-tanque com carga total de 124 mil litros de combustível ocorreu na última semana, no Posto de Controle Fiscal de Nhangapi, em Itatiaia. A mercadoria estava avaliada em mais de R$ 613 mil. O trabalho de fiscalização, realizado no âmbito da Operação Foco, acontece por meio de uma parceria entre a Secretaria de Fazenda e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Os veículos foram abordados enquanto passavam pela fiscalização do ICMS da divisa do Rio de Janeiro com São Paulo. Durante a análise da documentação pelo Sistema de Barreiras Fiscais (SBF), foi registrado o Canal Vermelho, ou seja, indícios de sonegação ou descumprimento de obrigação tributária. Na nota constava que a distribuidora destinatária das mercadorias possuía o mesmo endereço de outra empresa, que está com a Inscrição Estadual impedida desde maio deste ano.

Vale lembrar que a principal consequência do impedimento do registro é o bloqueio das atividades econômicas da empresa. Como o destinatário oficial da nota não tinha estrutura operacional autônoma e a carga estava sendo levada para outro estabelecimento que estava em situação fiscal irregular, o produto foi apreendido. O transportador foi autuado com base na responsabilidade tributária prevista na Lei Estadual 2657/1996.

Mais informações sobre SBF

O Sistema de Barreiras Fiscais é uma ferramenta utilizada pelas equipes dos postos de Controle Fiscal para analisar o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e), documento obrigatório no trânsito de mercadorias. O serviço foi criado para dar agilidade e eficiência ao trabalho de fiscalização, sinalizando duas classificações na análise primária dos documentos: Canal Vermelho, para indícios de sonegação ou descumprimento de obrigação tributária; e Canal Verde para situação regular do MDF-e.

Roupa Nova no Qualistage, dias 26 e 27 de Junho

Com mais de 20 milhões de cópias vendidas, 38 discos lançados e 35 temas de novelas no currículo, Roupa Nova segue firme como um dos maiores nomes da música brasileira. Donos de uma trajetória aplaudida de pé, os integrantes da única banda do país em atividade com a mesma formação há 45 anos seguem lotando shows e conquistando gerações.

Considerado um dos melhores espetáculos nacionais, o show do Roupa Nova atrai públicos diversos, reunindo fãs que acompanham o grupo desde os anos 1980 até os mais jovens. Em cada apresentação, Cleberson Horsth, Ricardo Feghali, Kiko, Nando, Serginho Herval e agora Fábio Nestares, que assumiu os vocais ao lado dos integrantes após a partida de Paulinho (in memoriam), mostram a força de uma história construída com talento, carisma e grandes canções.

Tudo começou em 1980, quando a banda foi convidada a gravar o tema de fim de ano da Rádio Cidade. Na ocasião, o produtor Mariozinho Rocha sugeriu a mudança de nome — e nascia ali o Roupa Nova, nome que se tornaria um dos mais queridos da música nacional.

Quando o assunto é trilha sonora, Roupa Nova é referência. A banda é responsável por sucessos eternizados em novelas, como “A Viagem” e “Dona”, além de compor temas icônicos como o “Tema da Vitória” (que virou símbolo das vitórias de Ayrton Senna), a música do “Xou da Xuxa”, do “Vídeo Show” e o hino do “Rock in Rio”. Entre os hits mais lembrados estão também “Whisky a Go-Go”, “Volta pra Mim”, “Anjo”, “Seguindo no Trem Azul” e “Coração Pirata”.

Vencedores do Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro com o disco Roupa Nova em Londres — gravado nos estúdios Abbey Road, em 2009 —, o grupo também acumula discos de ouro e platina com álbuns como Roupa Nova 30 Anos (2010). Em 2015, lançaram Todo Amor do Mundo, projeto especial em CD e DVD com participações de Tico Santa Cruz, Alexandre Pires, Ed Motta e Angélica, mesclando canções e histórias desde as origens da banda, nos anos 1960.

Ao longo da carreira, Roupa Nova coleciona parcerias com grandes nomes, como Roberto Carlos, Ivete Sangalo, Rita Lee, Sandra de Sá, Zélia Duncan, Fagner, Steve Hackett, David Coverdale, Fafá de Belém, Lulu Santos, Leandro & Leonardo, Daniel, Ney Matogrosso, Luan Santana, Maite Perroni, ANAVITÓRIA, Marcos & Belutti, Daniel, Tiago Abravanel, Melim, e muitos outros.

Em 2020, Roupa Nova completou 40 anos e se preparava para um grande evento comemorativo, adiado devido à pandemia. No mesmo ano, a perda de Paulinho, em 14 de dezembro, comoveu o país e deixou um vazio imenso na banda e no coração dos fãs. Sem deixar de registrar e comemorar, em 2022 a banda realizou a emocionante gravação do projeto Roupa Nova 40 Anos, com participações especiais de ANAVITÓRIA, Daniel, Marcos & Belutti, Melim e Tiago Abravanel. Em uma das performances mais marcantes, a banda emocionou o público ao usar uma holografia de Paulinho na canção “Os Corações Não São Iguais”, levando mais de 11 mil pessoas às lágrimas na Jeunesse Arena, no Rio de Janeiro. Agora oficialmente como vocalista, Fábio Nestares integra o time com brilho próprio, mantendo a essência do Roupa Nova e renovando a energia da banda.

Em 2023, os lançamentos seguiram a todo vapor. O projeto Roupa Nova 40 Anos passou a ficar disponível nas plataformas digitais, no Globoplay e no canal oficial da banda no YouTube. Entre as grandes novidades do ano, destacou-se o Navio Roupa Nova, realizado no início de 2025 em parceria com a PromoAção, a maior empresa de cruzeiros temáticos do mundo. A edição partiu do Porto de Santos com todas as cabines esgotadas. O sucesso foi tão expressivo que garantiu a confirmação da edição de 2026, que aconteceu entre 2 e 5 de janeiro, a bordo do MSC Preziosa, reunindo artistas como Os Paralamas do Sucesso, Blitz, Toni Garrido, Nando Reis, Luiza Possi, Guilherme Arantes, entre muitos outros.

Outra novidade que acompanha a banda é a turnê “Simplesmente Roupa Nova”, que toma os palcos do Brasil com apresentações intimistas e cheias de emoção, além de interação dos integrantes com o público e releituras de canções que fazem parte da vida dos brasileiros. Dando início a um novo ano, a banda lançou no dia 2 de janeiro o EP Nossas Canções, já disponível nas plataformas de áudio. O projeto evidencia a identidade e a individualidade de cada integrante, que assina uma faixa do álbum.

ROUPA NOVA
26 / sexta / de junho – DATA EXTRA
27 / sábado / de junho – ESGOTADO
Show às 21h30
Casa abre às 19h30
Local: Qualistage
Avenida Ayrton Senna, 3000, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Classificação: 18 anos. Menores de 18 anos, somente acompanhado de responsáveis legais.
Ingresso: https://qualistage.com.br/roupa-nova
A partir de R$ 97,50
Bilheteria Oficial
Shopping Via Parque – Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca, RJ – De Segunda a Sábado das 11h às 20h / Domingo e Feriados das 13h às 20h
Em dias de shows o horário de atendimento sofre alterações. Confira a programação do local.
Capacidade da casa: 9 mil em pé / 3.500 sentados
Acessibilidade