Cenáculo Fluminense de História e de Letras terá livro da Dra. Matilde Slaibi Conti nos 97 anos da instituição.

O Cenáculo Fluminense de História e de Letras, a segunda academia mais antiga, depois da Academia Fluminense de Letras, terá um marco para celebração dos seus 97 anos de trabalhos ininterruptos de produção cultural e acadêmica. A presidente da instituição, a Dra. Matilde de Slaibi Conti, publicará a coletânea “O Imaginário na História e na Literatura Cenaculistas”, de sua autoria, com lançamento em uma iniciativa conjunta unida a outros acadêmicos e a uma ala jovem. Vale destacar que adolescentes, que há tempos estão juntos dos cenaculistas, freqüentando as reuniões, marcam a renovação desta instituição de forma inovadora, tendo incentivo para a produção nesta faixa etária. O livro será lançado no dia 5 de maio.

 

A ocasião do lançamento do livro que marca os 97 do Cenáculo coincide com a data dos 90 anos de Waldenir de Bragança, também membro da Academia Fluminense de Letras, e, por isso, a dedicatória do volume de comemoração é dirigida ao ex-prefeito de Niterói e acadêmico. No dia do lançamento do livro, a ONU também celebra o “Dia da Língua Portuguesa”. Nesta data estarão reunidos a Academia Fluminense de Letras, o Cenáculo Fluminense de História e Letras e o Elus Clube, o qual a Dra. Matilde também é governadora para o Estado do Rio de Janeiro, e que tem a Dra. Márcia Pessanha como presidente. Todas estas instituições têm, também por objetivo, a difusão da língua portuguesa.

 

Na reunião de celebração, os acadêmicos comentarão novas iniciativas para que a ONU aceite a língua portuguesa como um dos idiomas oficiais, uma vez que reconheceu inglês, russo, chinês, o espanhol, o italiano, etc. E, há mais de 300 milhões de falantes da língua portuguesa sem reconhecimento. Anos atrás, entraram com petição, sem êxito. Contudo, perseveram, e já vislumbram a possibilidade de investir em novo esforço junto a Organização das Nações Unidas.

 

A coletânea “O Imaginário na História e na Literatura Cenaculistas” tem prefácio e posfácio escritos pelo desembargador Nagib Slaibi Conti. O volume será oferecido a pessoas representativas pela Dra. Matilde Slaibi Conti.


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *