A repetência é a maior violência das escolas brasileiras”, diz a antropóloga Maria de Lourdes Sá Earp. Na pandemia, com o ensino remoto precário nas escolas públicas, a tendência é piorar a desigualdade educacional no país nos próximos anos.
O cenário é desanimador: em relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) baseado em dados do Pisa com 79 países e territórios, Brasil é o 4º no ranking com mais alunos reprovados ao menos uma vez, atrás de Marrocos, Colômbia e Líbano. Esses e outros desafios do insucesso escolar no país serão abordados na live “Impactos da pandemia na cultura da repetência” do jornalista Antônio Gois, especializado em educação, com a antropóloga Maria de Lourdes, autora do recém-lançado “A Cultura da Repetência” (editora Appris). O encontro online será no Instagram da editora Appris, no próximo dia 2 de junho, às 18h.
Sobre a autora: Formada em Matemática pela UFRJ, Maria de Lourdes (Malu) dedicou parte de sua vida profissional a ensinar estudantes de escolas públicas e particulares com dificuldades nesta disciplina. Fez mestrado em Educação na PUC do Rio de Janeiro e doutorado em Antropologia Cultural pelo IFCS/UFRJ. Trabalhou como professora de cursos de graduação e de pós-graduação em instituições públicas e privadas como Universidade Estácio de Sá (Unesa), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e na Fundação Cesgranrio, tendo como áreas de interesse a repetência, as desigualdades educacionais e a avaliação do ensino




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