A Ação Local, do Projeto Social Educar, premiada pela Fundação de Arte de Niterói, em 2019, vai doar, no dia 31 de agosto, terça-feira, às 11h, lápis adaptados – recurso de tecnologia assistiva – para professores de apoio da Secretaria Municipal de Educação para alfabetização de alunos. Todo o trabalho é feito por mulheres artesãs da periferia da cidade.
Tecnologia assistiva é todo Recurso e Serviço que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.
Sobre o Projeto Social Educar:
Com a Pandemia, o Projeto Social Educar migrou para a Comunidade da Beltrão por ter conseguido espaço na Associação de Moradores e Amigos do Beltrão, em Santa Rosa.
No momento, são atendidos 15 alunos no Reforço Escolar do primeiro ao quinto ano, com idades entre seis e dez anos, e mais 15 na Oficina de Aprendizagem, do sexto ao nono ano, de 11 a 15 anos de idade.
Neste grupo, há alunos das Comunidades, Beltrão, Viradouro, Garganta Souza Soares, Atalaia e Ititioca.
A Ação Local realiza, ainda, um trabalho com 30 mulheres das comunidades citadas acima que participam das atividades, alinhando às ações de desenvolvimento do território, propostos pelo Projeto Arte que Empodera, cujos objetivos são: troca de experiências; análise emocional; conceitos de compromisso, envolvimento e solidariedade; demonstração da importância da educação, não só no sentido de escolarização, mas também em relação às qualificações necessárias para fortalecer o empreendimento; e promoção do artesanato voltado para a geração de renda.
O Projeto tem 90 famílias cadastradas, que recebem Cestas Básicas todos os meses, desde o início da Pandemia.



Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.