Quem vê a Casa da Amizade, hoje, propriedade do Rotary Club, onde acontecem as reuniões semanais desta instituição que é um clube filantrópico, não imagina quantos esforços foram empenhados para que o terreno fosse cedido e a construção levantada. A Presidente do Rotary Club Niterói, a Professora Doutora Matilde Slaibi Conti lembra que o local só está lá, disponível, oferecendo infra-estrutura funcional para eventos diversos, por esforços de alguns rotaryanos, a começar por Moema Fuscaldo, in memorian – que nos deixou no último domingo, após complicações de saúde, em decorrência da idade avançada.
O terreno foi uma conquista da rotaryana Moema Fuscaldo, após uma reunião com o então Prefeito de Niterói em 1981, Moreira Franco, que prontamente a atendeu, possibilitando que o Rotary Club Niterói, bem como os demais, tivessem, disponível, sede própria, podendo abrigar diversas cerimônias e solenidades oficiais. Vale dizer que por lá, atualmente, passam convidados do Rotarys de outros Estados do Brasil e até internacionais. Já a construção da casa, foi algo que ficou definido a partir de esforços da atual presidente, Matilde Slabi Conti, que há décadas contribui para o crescimento da instituição social.
“Foi pelo trabalho da Moema, que muito batalhou, juntamente com Herval Basílio, que conseguiram este terreno. Ela fez diversas festas benemerentes grandiosas, com o decoração Porfírio Lopes”, conforme lembra a Dra. Matilde. Por sua vez, Porfirio Lopes ganhou, de Moema Fuscaldo, o título de Sócio Benemérito, de tanto que a pedido dela fez festas em prol do clube – fosse na residência dos Fuscaldo, em São Francisco, ou na própria Casa da Amizade.
No período de construção da casa, lutaram para conseguir o numerário de sócios. Naquela altura, Matilde Slaibi Conti foi presidente da Casa da Amizade, dividindo o período da construção com a gestão de Maria Lima. A obra foi encerrada em 25 de novembro de 1985, com júbilo. Omar Araújo, Governador do Rotary, possibilitou a construção da anexo da Casa da Amizade, onde funciona, hoje, o Museu Embassay, em honra a Ernesto Embassay, casado com a filha de Vital Brazil.
Quanto à assinatura de doação do terreno, Moema estava presente, naquele ano de 1981, quanto o Dr. Conti, esposo de Matilde Conti, estava entrando para o Rotary, época em que instituíram o grupo “Homens de Ouro” para doarem cerca de 10 mil reais para benefício da instituição. É bom dizer que, atualmente, em virtude da pandemia, as reuniões rotárias estão no formato de vídeo-conferência. Mas, prosseguem com palestras e campanhas.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.