https://linktr.ee/mulheresniteroi
Agenda climática global: grupo de pesquisa da UFF é destaque em estudos sobre gelo e neve
O Laboratório de Processos Sedimentares e Ambientais (LAPSA) tem suas atividades voltadas para a investigação e estudo da Antártica e cordilheira dos Andes.
O LAPSA participa de algumas expedições organizadas até a região da Antártica para a coleta de dados geofísicos, oceanográficos e meteorológicos, além de amostras de água e de sedimentos do fundo marinho.
Os pesquisadores do LAPSA estão reiniciando as expedições em novembro deste ano, com previsão de retorno em dezembro. A área da Antártica em que o grupo está trabalhando é a que mais tem se aquecido nos últimos 60 anos.
Resumo:
O Laboratório de Processos Sedimentares e Ambientais (LAPSA) investiga formas de buscar comparações e relações entre os fenômenos que acontecem em regiões da criosfera como a Antártica e a cordilheira dos Andes. Os estudos do LAPSA versam sobre variações climáticas ao longo da história da terra, ou seja, a paleoclimatologia; identificação e interpretação dos processos geológicos; e investigações do impactos das mudanças climáticas nos sistemas glaciais. Em decorrência da pandemia, os pesquisadores do LAPSA ficaram dois anos sem embarcar nas expedições periódicas até a Antártica, mas estão reiniciando as viagens em novembro deste ano. O grupo fará uma sondagem de testemunhos marinhos através do recolhimento de colunas de sedimentos. Além disso, pretendem realizar alguns voos de drone para medir o campo a fim de entender o comportamento das geleiras e dos lagos da região.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.