“NOVEMBRO AZUL DEVE SER RESSALTADO DURANTE TODO O ANO”, ALERTA MÉDICO EM CAMPANHA INSTITUCIONAL

https://niteroi450anos.com.br/

Urologista destaca a importância do novembro azul em campanha da Leader.

O penúltimo mês do ano é marcado por várias campanhas da saúde, cabendo destaque especial para o “novembro azul”, movimento em prol da prevenção do câncer de próstata. Para marcar este momento, várias empresas convidam especialistas para discutir o assunto e tirar dúvidas do público ou de colaboradores.
As lojas Leader apresentaram o urologista Diego Bucci, do São Francisco Hospital e Maternidade, que esclareceu dúvidas em relação à saúde do homem, seus contextos e o que motivou esta iniciativa.

“O movimento do Novembro Azul começou na Austrália em 2003, orientando os homens a se cuidarem mais, com a finalidade de se prevenirem de possíveis futuras doenças. Posteriormente, este evento começou a ter mais ênfase no penúltimo mês do ano, logo após o Outubro Rosa.” comenta.

O médico alertou ainda sobre os impedimentos que fazem os homens deixarem a saúde em segundo plano, assim como sobre atitudes que podem auxiliar na corrida contra o câncer.

“O câncer de próstata é hoje o segundo tipo de câncer que mais acomete e mata o homem.
No ano de 2022 o INCA atendeu a, pelo menos, 65 mil novos casos de câncer de próstata, ou seja, 1 a cada 7 homens apresentou a doença.  Um dos grandes agravantes é o preconceito social que existe em relação ao exame.
Por muitas vezes notei que um grande número de pacientes só procura ajuda quando a companheira toma a frente da situação.”

Dr. Diego pontuou também sobre a doença ser silenciosa e demorar a apresentar sintomas. Com isso, o paciente que não faz exames preventivos, só procura ajuda médica quando já apresenta algumas dificuldades.

“Dificuldade para urinar, sangramento na urina e sangramento no esperma são os sintomas clássicos. Porém, para ter um diagnóstico exato, o homem deve procurar um urologista para avaliar o caso, pois estes mesmos sintomas podem revelar outras patologias. Por isso é tão importante que o público masculino entenda que não deve esperar por campanhas de prevenção. Novembro azul tem que ser no ano todo.” finaliza.

Na semana que a campanha se encerra, o médico alerta que a prevenção deve ser feita durante o ano todo.
Dr Diego Bucci é urologista e faz parte do quadro de profissionais do São Francisco Hospital e Maternidade, situado em Niterói. A entrevista completa com o especialista está disponível no Youtube da empresa Leader, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=nT9w7HVvdAM.

Foto: Getty Images/ Reprodução

Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *