Alerj: programa incentiva literatura de cordel nas escolas 

 

 

https://niteroi450anos.com.br/

Foto: Julia Passos | Texto: Gustavo Natario e Leon Lucius
O Estado do Rio pode criar o Programa de Fomento à Literatura de Cordel nas Escolas. É o que prevê o Projeto de Lei 5.094/21, dos deputados Marcelo Dino (União) e André Ceciliano (PT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em segunda discussão, nesta quarta-feira (14/12). O texto segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.

O programa vai funcionar nas escolas públicas e privadas com objetivo de contribuir para o conhecimento da cultura popular brasileira, valorizar e promover a literatura popular em verso e conscientizar sobre a importância da cultura regional, promovendo uma educação que respeite a diversidade e a cultura nordestina.

“Importante preservarmos e promovermos a Literatura de Cordel, que já foi muito estigmatizada, devido ao linguajar despreocupado e regionalizado, mas hoje é bem respeitada, tendo, inclusive, uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel, sediada no Rio de Janeiro. Entendemos que o Estado do Rio de Janeiro tem as raízes de sua cultura muito influenciada e relacionada à imigração nordestina, sendo a literatura de cordel importante para valorização desta cultura”, argumentaram os autores na justificativa do projeto.

 


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *