O Núcleo Educativo do Projeto Portinari acaba de completar 25 anos e já inicia 2023 com uma grande novidade: a formação remota de arte-educadores aberta ao público.
Nos últimos 25 anos, a formação foi feita presencialmente e focada nos territórios em que as exposições itinerantes do Educativo eram realizadas. Idealizado pela professora Suely Avelar, o núcleo de educação tem o intuito de democratizar a arte do artista, levando sua vida e obra a lugares de mais difícil acesso como comunidades, periferias, presídios, comunidades ribeirinhas, entre outros.
A partir de fevereiro deste ano, o Projeto Portinari inova, abrindo a todo o público a possibilidade de participar de seu programa de Formação de Formadores na área de Arte, Educação, Inclusão e Pertencimento voltado para a Educação Estética Intergeracional.
Não há restrições ou pré-requisito para acompanhar o curso, no entanto, seu público-alvo principal é formado por pessoas que trabalham como monitores e arte-educadores, acadêmicos e pesquisadores que desejam se atualizar acerca de práticas inclusivas, utilizando as bases teórico-filosóficas da Pesquisa Participante Baseada na Comunidade (PPBC).
Esta abordagem de trabalho tem como objetivo oferecer uma abordagem metodológica que permita aos participantes compreender a realidade de comunidades em situação de vulnerabilidade e, ao mesmo tempo, com essas comunidades, promover mudanças que beneficiem os grupos minoritários e maiorias menorizadas no campo da arte e da cultura.
“A PPBC tem se revelado como uma proposta inovadora e promissora, com o objetivo de melhorar a prática de democratização artística e redução da exclusão social. A proposta consegue unir os pressupostos da Pesquisa Ação, com os da Educação Libertadora de Paulo Freire, proporcionando aos indivíduos a compreensão crítica, global e significativa do contexto em que vivem e o potencial de transformação social por meio da arte” – explica Guilherme de Almeida, coordenador-geral do Núcleo Educativo do Projeto Portinari.
Esta abordagem também fortalece o envolvimento de pesquisadores, instituições e outros atores sociais, aprimorando o processo de promoção artística e cultural em territórios cujas populações muitas vezes têm seu direito de acesso à arte e à história da arte negado.
A formação será 100% on-line e gratuita.
As pessoas que tiverem 75% de presença ou mais receberão certificado (12h) de participação e poderão se habilitar para uma formação complementar e presencial na sede do Projeto Portinari (4h), podendo, então, atuar, de modo remunerado, como monitores e arte-educadores das exposições itinerantes planejadas pelo Projeto Portinari para 2023.
“Este novo formato é uma possibilidade de democratizar ainda mais o acesso às formações sobre a arte e técnicas de Portinari. Antes, elas eram realizadas pontualmente e regionalmente para eventos itinerantes. Agora, estamos criando uma agenda fixa, semestral, que permite que mais pessoas tenham acesso a essas informações, sem limitações financeiras ou territoriais”, diz Joao Candido Portinari, fundador e diretor-executivo do Projeto Portinari.
A Formação on-line terá duração de 5 semanas e em cada semana será abordado um eixo diferente:
Semana 1 – Tema: Portinari: o Pintor do Povo.
Aula Magna: João Candido Portinari – Projeto Portinari – 02/fev. – 19h às 21h
Semana 2 – Tema: Os desafios para Inclusão e Acessibilidade nas Artes Visuais.
– Daniella Forchetti – Unicamp – 07/fev. – 19h às 20h30
– Viviane Panelli Sarraf – USP – 09/fev. – 19h às 20h30
Semana 3 – Tema: A Pluralidade Cultural na Obra de Portinari.
– Fábio Machado Pinto – UFPel – 14/fev. – 19h às 20h30
– Elza Maria Ajzenberg – USP – 16/fev. – 19h às 20h30
Semana 4 – Tema: Diálogos Portinarianos: Poesia e Vida em Brodowski
– Anderson Lucarezi – USP – 21/fev. – 19h às 20h30
– Angelica Fabbri – Museu Casa de Portinari – 23/fev. – 19h às 20h30
Semana 5 – Tema: Portinari: Democracia e Educação em Direitos Humanos
– Guilherme de Almeida – Unicamp – 28/fev. – 19h às 20h30
Mediação:
– Lizandro Ribeiro Ferreira – Projeto Portinari
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