Marcelo Barreiro: a sua vida profissional na hotelaria

 

  Uma vida profissional na indústria hoteleira. Quando começou, Marcelo Barreiro tinha trabalhado na recepção do Hotel Pocito Plazas e, mais tarde, foi chefe de recepção da empresa Capital Hotels. O tempo passou e ele liderou a Gerência dos hotéis Lancaster, Austral e Plaza Fuerte. Hoje é gerente geral do Own Montevideo, hotel quatro estrelas que conta com 44 quartos confortáveis (com varanda e vista panorâmica da cidade).

 

   “Estar na gestão é um grande privilégio, na minha vida pessoal e profissional. Acho que o mais importante para esse cargo e para otimizar resultados é pensar em dois fatores: trabalho em equipe e hábito de atendimento, pois é fundamental escolher um horário correto e motivado, para podermos traçar as estratégias que nos levam a carregar o título de hotel recomendado em Montevidéu”.

 

A recepção. Para ele, cada dia é um novo desafio. “Concretizando uma das nossas estratégias comerciais, que é a experiência dos clientes, os mesmos que validaram os esforços, conformidade com o hotel, atenção dos nossos colaboradores. Se conseguirmos satisfazer os seus gostos e necessidades, tudo caberá no resultado final de uma excelente avaliação para continuar a crescer.

 

  Ele disse: “Estamos atentos a cada reserva, pedido, pedido e vários comentários que recebemos, para que os clientes se sintam em casa. Implementamos o serviço Pet Friendly, que inclui animais estimados. Ainda assim, dispomos de quartos no rés-do-chão para utilização de mobilidade reduzida, o que motivou o Ministério do Turismo a atribuir-nos este serviço a termo.

 

Qual é o seu estilo de direção?

 

  Como em qualquer organização, muitos modelos de gestão são implementados e desenvolvidos, mas se a qualidade do serviço não for boa, os resultados esperados não são alcançados. Meu jeito e estilo de dirigir é linear e muito direto, focado 100% no atendimento ao cliente.

 

Nosso atendimento é bom, sempre, com muito amor e muita atenção a todos. Exige treinamento e acompanhamento dos nossos colaboradores, aqueles que estão na “linha de frente do fogo”, como chamamos internamente. É a primeira impressão que o hóspede terá ao chegar no hotel. Nossa missão é ter a máxima satisfação deles. Um cliente satisfeito será fiel e assim conseguimos fidelizar uma clientela que opta por nossos serviços e nos converteremos em seu hotel de referência em Montevidéu.

 

Como está o setor de turismo hoje?

 

  Felizmente, o setor cresce a cada dia na cidade. Após a pandemia, mudanças no comportamento dos hóspedes devido a vários fatores, sendo duas a média de noites que os recebemos: entre três e cinco, que ficam na cidade. Eles veem o Uruguai como um destino seguro, não apenas socialmente ou quando viajam pela cidade, mas também porque durante o período de doença, o Uruguai mostrou ao mundo um comportamento positivo, transmitindo segurança às pessoas, cumprindo regras, recomendações, adaptando-se às o novo estilo de vida e por serem dois países em que não tive isolamento por responsabilidade da população; Isso torna nosso país um destino atraente para visitas.

  Hoje, com o tempo, há um comportamento de viajar mais. As pessoas precisam sair um pouco do isolamento e da tecnologia, resgatar certos hábitos que o ser humano tem: interagir constantemente.

Os principais pontos que visitam na cidade são o centro de Montevidéu, a Catedral, a Ciudad Vieja com sua rica história e mantendo a arquitetura antiga, a Rambla e suas praias com sua infinita vista azul, a subida ao Cerro de Montevidéu, vinícolas, vinhedos, Shopping Centers, Golf Club e fazer viagens diárias para Punta del Este e Colonia del Sacramento.

O setor também vive não só do turismo, o cliente corporativo frequente tem crescido muito, o Uruguai está em constante crescimento econômico e financeiro, onde muitas empresas se instalam no país, o que aumenta a demanda por nossos serviços para acomodar seus executivos. Punta Carretas cresceu muito em termos de novos escritórios de trabalho, muitas organizações se instalaram na área, o que significa que a Own Montevideo recebe hóspedes constantemente com uma taxa de ocupação mensal em torno de 85%.

Quais são os principais desafios da hotelaria hoje?

Estamos em um mercado que está em constante mudança. O setor ficou praticamente parado por dois anos, nos quais os hóspedes foram mudando sua forma de consumo, mas sem que percebêssemos dia após dia. Todos os anos as demandas dos clientes mudam, podem ser destinos, preferências, comodidades, tecnologia, etc.

Um dos nossos principais desafios, que realçamos constantemente por ser a base do funcionamento do hotel, é o staff. O próprio Montevidéu não fechou durante o período da pandemia, fomos um dos poucos hotéis em Montevidéu que permaneceu aberto, horas e horas de trabalho, traçando estratégias e visualizando que a pandemia avançava rapidamente em direção ao país, foi assim que nos pegou preparados para lidar com isso e não ter que fechar o hotel. Um de nossos pontos fortes foi atrair novos clientes corporativos que precisavam se hospedar na cidade, o que, com muitas medidas de segurança e protocolos sanitários implementados, nos levou a nos fortalecer como um dos “hotéis abertos em Montevidéu”.

  Conseguimos manter a maior parte do Staff. A rotatividade no setor Hoteleiro é muito alta, mas na Own Montevideo isso não acontece pois procuramos sempre manter o staff com a menor rotatividade possível, isso é resultado da equipe composta por todas as áreas do Hotel.


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