Sucesso o café da CDL: no foco, precificação de produto ou serviço.

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Você sabe precificar corretamente o seu produto ou serviço?
          O Café Empresarial realizado na Região Oceânica, no restaurante Da Carmine na última terça-feira (5), apresentou o especialista em tributos indiretos; o palestrante e gerente tributário Tiago Faria – com vasta experiência no varejo, em ciências contábeis e planejamento.
       Os impactos dos tributos na formação de preço foi o tema da apresentação e abordou pontos importantes como compra e venda, classificação fiscal, formação de preços e os impactos nos negócios com cenários favoráveis.
      “Você sabe realmente precificar? Sabe tudo que compõe o preço? Como o tributo realmente interfere na precificação?” Tiago questionou os empresários presentes levando o assunto à reflexão.
     “Não gosto de fazer complexidade para vender facilidade. As coisas são simples. É só a gente ter acesso à informação”; pontuou palestrante.
        Tributo é uma receita que o governo precisa ter para poder se custear, chamado de receita derivado porque ela parte do patrimônio particular para o público.
1. Entenda os custos
        O primeiro ponto que precisa ser considerado são os custos fixos e custos variáveis para produzir um produto ou para adquirir um item para a venda (no caso de revenda).
2. Defina a margem de lucro
     Após conhecer os custos para vender um produto ou prestar um serviço, chega o momento de definir a margem de lucro. Então, se você quer ganhar 30% de lucro sobre a venda de um produto, considere esse percentual para fazer a precificação.
3. Conheça seu mercado
     Além de contabilizar os custos fixos e variáveis para fazer a precificação, pesquise quais são os preços praticados pela concorrência. Dessa maneira, você sabe qual é a média dos preços praticados, evitando estipular um valor muito alto e perder clientes.
Qual o cálculo para precificar um produto?
     Um método simples para o empreendedor poder fazer o cálculo do preço de venda de produtos e serviços é utilizando o markup.
      É um modelo que considera os custos fixos, custos variáveis e a margem de lucro que se quer obter. A fórmula do markup é a seguinte:
Markup = 100 / [100 – (% Custo fixo + % Custo variável + % Lucro)]
       Vamos imaginar que, no custo de um produto, 15% são custos fixos, 10% de custos variáveis e o empreendedor que ter uma margem de lucro de 30%:
Markup = 100 / [100 – (15 +10 + 30)] = 2,22
       Então, se o produto tem um custo de R$ 100, você pode fazer a precificação multiplicando o valor por 2,22. Ou seja, o preço adequado com o modelo do markup nesse exemplo é de R$ 222.
     Para a advogada da Câmara de Mediação, Alcilene Mesquita, a palestra valeu a pena:
     “A gente, às vezes, trabalha no escuro, sem entender um pouco como executar e passar realmente um valor específico para o nosso trabalho.”
      Outra presença ilustre alegrou o ambiente e levou consigo a magia do natal: O Papai Noel da CDL – que visita os associados – participou do encontro abrindo oficialmente a campanha da entidade carinhosamente chamada de Natal Encantado.
    O Café Empresarial encerrou com sorteio de brindes e com o tão esperado networking entre os participantes.
Fotografia: Ascom CDL Niterói – Renata Cardoso

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