A Comissão do Cumpra-se e as Frentes Parlamentares Ambientalista e de Justiça Climática da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizam audiência pública, nesta sexta-feira (12/04), para debater os efeitos do aquecimento global e o andamento do Plano Estadual de Adaptação Climática do Rio de Janeiro, determinado pela Lei 5690/2020, aprovada na Alerj. A reunião será às 15h, no Plenário do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense, e terá transmissão ao vivo pela TV Alerj.
O presidente da Comissão do Cumpra-se, deputado Carlos Minc (PSB), afirma que houve poucos avanços na implementação do plano, que inclui, em especial, ações de adaptação e prevenção dos efeitos das mudanças climáticas no Rio de Janeiro. “Cobraremos do Governo Estadual a execução dos instrumentos da Lei do Clima, tendo em vista os impactos diretos e indiretos sobre a população fluminense devido a eventuais atrasos no cumprimento do que determina o plano estadual”, pontuou o parlamentar.
Foram convidados para participar da audiência o Secretário Estadual de Meio Ambiente, Bernardo Rossi; a subsecretária de Mudanças do Clima e Conservação da Biodiversidade, Marie Ikemoto; o subsecretário de Defesa Civil, Márcio Romário; o professor Paulo Canedo do Programa Engenharia Ambiental da UFRJ e a representante da Casa Fluminense, Larissa Amorim.
      
|