Depois do sucesso em Niterói e no Rio de Janeiro, a cantora e atriz de Niterói Mona Vilardo promove a “Semana Dalva de Oliveira” no Teatro-D, uma das salas mais emblemáticas na cidade de São Paulo.
A programação está assim definida: 26 de maio, às 20 horas “Mona Canta Dalva”, musical ao vivo com duração de 75 minutos. E no dia 29 de maio, às 11 horas, “ Dalva, Minha Vó e Eu”, leitura musical com duração de 45 minutos . Haverá venda do livro que dá nome ao show e do DVD.
Desde 2017, a cantora, atriz e escritora Mona Vilardo é idealizadora e produtora geral do projeto “Elas por Ela – As Rainhas do Rádio por Mona Vilardo” que acompanha o centenário das Rainhas do Rádio. O Concurso de Rainha do Rádio surgiu na década de 30, no Rio de Janeiro, e fez parte da famosa Era do Rádio, coroando jovens meninas talentosas que viam no rádio uma maneira de realizar seu sonho de ser cantora. O projeto, então, incluiu duas produções: um livro e um show de Carnaval que homenageia seis Rainhas do Rádio.
“Mona Vilardo estreou “Mona canta Dalva” em 2017, permanecendo com temporadas em diversos teatros de Niterói e do Rio de Janeiro. No espetáculo, a atriz conta passagens importantes na carreira de uma das maiores cantoras brasileiras, e toda a trajetória daquela que ficou conhecida como A Rainha da Voz. A peça-musical conta com dezoito canções – todas – sucesso na voz de Dalva, entre elas “Bandeira Branca”, “Máscara Negra” e “Errei sim”.
Ainda homenageando Dalva de Oliveira, a atriz criou também o lúdico livro “Dalva, minha vó e eu” – um livro infantojuvenil, escrito pela atriz, lançado em abril de 2019, que faz parte então, do projeto “Elas por Ela – As Rainhas do Rádio por Mona Vilardo” que vem acontecendo desde 2017. Com prefácio de Ricardo Cravo Albin, é o primeiro livro sobre as Rainhas do Rádio voltado para crianças e jovens, resgatando a memória da Era do Rádio, através da afetuosa relação de uma neta com sua avó – dialogando com a juventude atual trazendo em suas páginas um QRcode e jogos para entreter ainda mais o leitor. Um livro cantado que atinge crianças e jovens que passam a se conectar e apreciar a grande cantora Dalva de Oliveira.
Após ser lançado na Biblioteca Anísio Teixeira e no Teatro da UFF , em Niterói, o livro participou da Feira Literária Internacional de Paraty de 2019, onde a autora fez oito shows. Participou da Bienal do Rio no palco “Pela estrada afora”. “Dalva, minha vó e eu” foi inserido em inúmeras escolas da rede privada, além de ter percorrido dez escolas da Rede de Jovens e Adultos (EJA) da cidade de Niterói em 2019.
Em 2020, ganhou o Edital Retomada Cultural pela Lei Aldir Blanc, tornando possível a realização da gravação do show literomusical: “Dalva, minha vó e eu” online, gravado na Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro em abril de 2021, e lançado no canal da artista Mona Vilardo em maio – comemorando o aniversário de Dalva de Oliveira. Em março de 2022, Mona Vilardo estreou a leitura musical ao vivo no CCBB de Belo Horizonte em homenagem ao mês da mulher
O TEATRO-D
O ator e diretor Darson Ribeiro inaugurou, em novembro de 2019, seu Teatro-D, com um dos maiores nomes da MPB, Ney Matogrosso, para logo em seguida, abrir a temporada 2021 com Cássia Kiss. No auge da temporada, veio a pandemia, e em 14/03/2021 o Teatro-D, por decreto governamental, paralisou suas atividades.
Um Espaço de 1000m² com base numa plataforma inédita de negócios, se tratando de um Teatro: contemporâneo, multifuncional e rico em possibilidades – tanto para o público quanto para as produções, que vai muito além de uma plateia com 350 confortáveis lugares, e tendo como parceiros, cujas marcas são das mais renomadas do país.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.