Alunos do Programa Jovem Aprendiz da Clin concluem cursos

 

 

Formatura com entrega de certificados aconteceu na Câmara de Vereadores

 

Alunos do Programa Jovem Aprendiz da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) que concluíram os cursos de estão Assistente de Logística e Técnico em Informática, entre outros, receberam seus certificados nesta semana, na Câmara de Vereadores de Niterói. Entre os cursos estão Assistente de Logística e Técnico em Informática. A formação, que contemplou 72 estudantes, é uma parceria com o Senai.

 

O evento contou com apresentação do coral “Vozes da CLIN”, sob regência do maestro Marcello Sader, que abriu a solenidade cantando o Hino Nacional Brasileiro. O repertório contou, ainda, com as canções: ‘Fantasia’ (Chico Buarque), Maria Maria (Milton Nascimento/ Fernando Brant), Expresso 2222 (Gilberto Gil) e ‘Força da Imaginação’ (Ivone Lara /Caetano Veloso).

 

Foram chamados a compor a mesa solene Luiz Carlos Fróes e Eduardo Caminha, presidente e diretor da companhia; e Marcelle Brito, pedagoga do Senai.

 

Luiz Carlos Fróes destaca a importância do programa.

 

“Falo em nome da família Clin, que tem orgulho desta parceria com o Senai. Tivemos a bela apresentação do nosso coral, que hoje é patrimônio de Niterói. Muito importante a presença das famílias, participando do futuro destes jovens, que estão no caminho certo e têm muito futuro pela frente. Foi muito emocionante também a fala dos oradores destas turmas. O conhecimento é ilimitado e é algo que ninguém tira da gente. Estes formandos deixaram de ser jovens aprendizes para serem jovens empreendedores”, disse Fróes.

 

O Programa, implantado em 2005, atende à exigência da Lei de Aprendizagem, por meio de um convênio com o Senai – RJ, e tem como objetivo a formação técnico-profissional de adolescentes e jovens de 14 a 17 anos – a partir do 9º ano do ensino fundamental até a conclusão do ensino médio –, indicados por funcionários da empresa. A seleção é feita a partir de uma prova aplicada pelo Senai. Assim, os aprendizes têm a chance de uma primeira experiência como trabalhadores, a partir do contrato especial de trabalho firmado com a empresa.

 

O desenvolvimento dos jovens é acompanhado pela Divisão de Serviço Social da Clin e pela equipe pedagógica do Senai.

 

Fabielle Guimarães destaca a satisfação de ver mais turmas se formarem.

 

“Não à toa, depois de 16 anos deste trabalho, ainda fico muito emocionada. A educação pode transformar cada um de nós. Os alunos já disseram há um ano que queriam se formar pelo Senai, nosso parceiro. Eles investiram, estudaram e hoje saem daqui empreendedores. A gente não quer só cumprir a cota, mas investir em profissionais, transformar alunos em trabalhadores para que possam galgar novos caminhos. Agradeço as famílias destes jovens que acreditaram na Clin no processo de formação”, frisa.

 

Marcelle Brito, pedagoga do Senai, destaca a importância do aprendizado para todos.

 

“A Clin é uma empresa muito parceira, que se preocupa com os mínimos detalhes, desde o início, na seleção, na questão social, no aprendizado, na frequência, até a conclusão, com esta linda formatura. A Clin hoje é a maior empresa em número de contratação de jovens aprendizes de Niterói. Os jovens são o futuro do nosso país. Agora, temos profissionais de logística e de tecnologia da informática”, afirma.

Maria Eduarda Ribeiro, oradora da turma de Logística, se diz orgulhosa com o resultado de tanto trabalho: “no curso conhecemos pessoas diferentes, lidamos com dificuldades e superações juntos. Com o apoio da comunidade por trás do Senai, dos professores e dos auxiliares, conseguimos chegar até aqui e estamos muito contentes. Acreditamos que o jovem é o futuro do país. Entramos com uma cabeça menos madura e estamos saindo com maturidade. Eu pretendo seguir nesta área. Foi uma experiência incrível, que nos abriu muitas portas para conhecermos o mercado de trabalho”.
Vitor Hugo de Lima Gonçalves Rosa, 18 anos, orador do curso Técnico em Informática, disse que vai levar o aprendizado para a vida toda.
“Ter ingressado neste curso foi um divisor de águas. Saber que portas serão abertas para futuros empregos, nos deixa seguros. Na turma, nós éramos muito companheiros e sempre tivemos zelo pelo serviço. As aulas me moldaram positivamente. Além de todo o ensinamento acerca da informática, nos deu o direito de aprender como lidar com pessoas no ambiente profissional, com o mercado de trabalho. Isso é de suma importância”, conclui.
Há dois processos seletivos por ano direcionados ao Jovem Aprendiz, para completar as 150 cotas, totalizando 6 turmas.

Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *