Operação Asfixia fiscaliza ferros-velhos clandestinos em São Lourenço e São Domingos, em Niterói 

Home

Foi a quinta das ações integradas iniciadas há cerca de um mês pela Prefeitura e pela Polícia Civil para sufocar a receptação de materiais de procedência duvidosa 

A Prefeitura de Niterói  realizou, nesta terça-feira (29), a quinta ação da Operação Asfixia, que segue fiscalizando ferros-velhos clandestinos em conjunto com a Polícia Civil. O objetivo é sufocar a compra e a receptação de materiais frutos de roubos, furtos e ordenamento urbano. A ação foi coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGIM), pela 76ª Delegacia de Polícia (Centro). A força-tarefa contou ainda com o apoio da Coordenadoria de Ações Táticas da Guarda Civil Municipal (CAT), da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEOP), do Departamento de Fiscalização de Posturas (FIPO) e da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (CLIN).

Durante a operação, três estabelecimentos foram fiscalizados de forma simultânea. Dois estão localizados nas proximidades da comunidade do Sabão. Desta vez, não foram constatadas irregularidades. Ninguém foi detido ao contrário das primeiras ações.

Segundo o secretário Felipe Ordacgy, a fiscalização tem gerado resultados positivos. As ações vão continuar para que cada vez mais esse tipo de comércio seja reprimido.

“O município tem atuado com firmeza na fiscalização dos ferros-velhos. Dois estabelecimentos informaram que deixaram de comprar produtos de moradores de rua por dúvidas quanto à procedência, após o início da operação. Isso é de extrema importância. Vale ressaltar que, mesmo sem prisões efetuadas ou recolhimento de materiais de procedência duvidosa, o resultado foi positivo. Quanto mais sufocarmos esses locais, menos chance de receptações. Isso diminui os roubos e furtos de rua”, afirmou Felipe Ordacgy.

O delegado Luiz Henrique Marques Pereira destacou a importância da integração entre os órgãos municipais e estaduais.

 “É de extrema importância a ação conjunta da Polícia Civil com o município, unindo a atuação da polícia judiciária à fiscalização administrativa e ao trabalho de inteligência integrado”, reforçou o delegado.

Esta foi a quinta fase da Operação Asfixia, que segue em andamento com foco na repressão à receptação e no ordenamento urbano de Niterói.

A ação também já realizou fiscalizações em ferros-velhos clandestinos instalados em áreas consideradas sensíveis da cidade, onde há forte influência de organizações criminosas.

Durante as fiscalizações, além de interdições, as ações resultaram na apreensão de máquinas de jogos, recuperação de veículos e notificações por irregularidades. Nos locais, agentes apreenderam 13 máquinas de jogos de azar, encontraram bombas de água, além de diversos materiais com indícios de furto, como cobres, tampas e portões.

Uma bicicleta e uma motocicleta, ambas com sinais de roubo ou furto, também foram localizadas e recuperadas. A operação segue como uma das principais estratégias da Prefeitura, em parceria com as forças de segurança, para combater a criminalidade de forma preventiva, interrompendo a cadeia de receptação e escoamento de materiais ilícitos na cidade.

Foto : Claudio Fernandes

Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *