Sucessos da Bossa Nova vão tomar o palco do Theatro Municipal de Niterói nesta semana  

Home

Shows gratuitos vão reunir talentos do gênero que levou a música brasileira para o mundo

– O Theatro Municipal de Niterói vai ser palco, entre 8 e 10 de maio, do Distrito Bossa Nova Niterói, que vai reunir artistas como Victor Biglione, Marvio Ciribelli e Jimmy Santa Cruz. Os shows, com início às 19h, serão gratuitos e os ingressos devem ser retirados no dia (um por pessoa), na bilheteria do teatro, a partir das 14h. Em paralelo, na Sala Carlos Couto, acontecerá a mostra fotográfica “Olha que Coisa mais Linda”, com flagrantes das décadas de 50 e 60, auge do gênero musical que fez de Garota de Ipanema uma das músicas mais famosas do mundo.

O Distrito Bossa Nova Niterói conta com apoio institucional da Prefeitura de Niterói, da Secretaria de Estado de Turismo, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), além de produção da Contato Eventos, curadoria artística de Enilda Novaes e patrocínio da Secretaria Especial de Integração Metropolitana do Rio de Janeiro.

O evento foi criado com o objetivo de fomentar a economia local, o turismo cultural e, principalmente, um novo mercado para manutenção e renovação do gênero reconhecido como um dos mais importantes do cenário musical brasileiro.

Programação – A exposição “Olha que Coisa Mais Linda” será inaugurada na quinta-feira feira (8), às 17h30, na Sala Carlos Couto.

Em seguida, a partir das 19h, Jimmy Santa Cruz Quarteto Show toma conta do palco do Municipal com o “Rio Samba Bossa”, interpretando grandes compositores como Cartola, Ary Barroso, Roberto Menescal, Milton Nascimento, Baden Powell, Paulinho da Viola, Tom Jobim entre outros. Como convidados especiais do dia, Valéria Mariano, Fernando Pereira (bateria) e Sérgio Pinheiro (piano).

 A bossa de sexta-feira (9) ficará por conta de Victor Biglione, celebrando 30 anos de amizade, música e sucesso com o pianista Marcos Ariel. Os dois vão tocar, cantar e contar histórias e curiosidades sobre o repertório da Bossa Nova, com destaque para as músicas de Tom Jobim. O duo preparou arranjos originais e inovadores, alternando a batida da Bossa Nova com as nuances do Sambajazz e do Blues para Águas de Março, Samba de Uma Nota Só, Surfboard, Desafinado e Luiza, alguns dos clássicos de Jobim que estarão no setlist do espetáculo.

No sábado (10), o comando do show ficará por conta do músico niteroiense Marvio Ciribelli, que terá como convidada especial a irmã Mylena Ciribelli, que gosta de cantar Bossa Nova com o irmão desde a infância. Os dois farão uma homenagem a outro niteroiense: Sérgio Mendes.

A noite de sábado estará cheia de participações especiais para homenagear Sérgio Mendes, um dos mais importantes divulgadores da Bossa Nova e da música brasileira no mercado internacional, em especial, nos Estados Unidos. Entre essas participações estão Isabella Antunes (voz), Alex Rocha (baixo) e Flavinho Santos (bateria).

Distrito Bossa Nova – O Distrito Bossa Nova nasceu no Rio de Janeiro, em 2014, durante a Copa do Mundo, quando reuniu um público estimado em 10 mil pessoas. O objetivo é resgatar e oferecer ao público local e aos turistas o melhor da cultura brasileira, como acontece em outras capitais do mundo, a exemplo dos shows de tango na Argentina.

Bossa Nova – A Bossa Nova surgiu no final da década de 1950, mais precisamente em 1958, na Zona Sul do Rio de Janeiro, sob a liderança do músico baiano João Gilberto e um grupo de músicos formados por jovens da classe média carioca.

Os primeiros acordes anunciando o novo gênero musical foram ouvidos na trilha sonora da peça “Orfeu da Conceição”, composta por Tom Jobim e Vinícius de Moraes, em 1956, da qual fazia parte a música “Se Todos Fossem Iguais a Você”.

Reuniões musicais aconteciam em apartamentos da Zona Sul carioca, como no de Nara Leão, na Avenida Atlântica, em Copacabana, que se tornaram mais frequentes, a partir de 1957. Entre os participantes estavam novos compositores da música brasileira como Billy Blanco, Carlos Lyra, Roberto Menescal e Sérgio Ricardo, entre outros. O grupo foi aumentando com Chico Feitosa, Luiz Carlos Vinhas, Ronaldo Bôscoli.

A principal característica da Bossa Nova era a simplicidade, uma releitura do samba tradicional, uma forma mais intimista de fazer música, com letras poetisadas de temas cotidianos.

SERVIÇO:

Distrito Bossa Nova Niterói

Theatro Municipal de Niterói

Rua XV de Novembro, 35

Horário: 19h

Entrada franca

Retirada de ingresso: 1 ingresso grátis por pessoa, a partir das 14h, no dia dos shows – sujeito à lotação

Dia 8: Jimmy Santa Cruz Quarteto

Dia 9: Victor Biglione

Dia 10: Marvio Ciribelli


Descubra mais sobre Gabriela Nasser

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *