O Vereador Ricardo Evangelista Promove Evento Contra a Violência à Mulher

.O vereador Ricardo Evangelista realizou o “Encontrão de Mulheres que marcaram presença em 2019, com uma roda de conversa sobre a violência contra a Mulher,  realidade esta que foram apresentadas informações sobre serviços e a rede de atendimento à mulher, bem como relatos dos participantes de experiências de violências cruéis  das mais variadas,  domésticas e,  inclusive, casos consumados de  feminicidios, que impactaram a todos os presentes e mostrou o quanto  a classe feminina precisa se unir para vencer essa guerra contra o preconceito e violência.

 

A ocasião teve o apoio do Cel. Sylvio Guerra, Comandante do 12o. Batalhão da Polícia Militar e da equipe  da PATRULHA MARIA DA PENHA”, que pôde esclarecer e tirar dúvidas das participantes quanto aos serviços prestados.

 

Foi informado que mais de 70% de ligações do “190” são crimes contra a mulher. E, que embora  o serviço da Patrulha Maria da Penha, através de convênio com o TJ, seja exclusivamente para acompanhar as mulheres com medidas protetivas, ainda não atendam às chamadas gerais de emergência. A mulher vítima de violência pode se dirigir pessoalmente ao 12o. Batalhão da Policia Militar que será atendida e orientada na Sala Rosa específica para esse acolhimento e orientação.

 

Sobre o trabalho da Patrulha, já houve quase 40 prisões por descumprimento de medidas protetivas,  mas o principal resultado foi a redução em mais de 90% a reincidência da violência dos casos acompanhados.

 

Também houve adesão do Major David a esta causa. Estavam presentes policiais, mulheres da Operação Niterói Presente, uma vez que, no dia-a-dia, se deparam com ocorrências de violência contra a mulher.

 

O Vereador Ricardo Evangelista ficou consternado com os relatos de dor  e sofrimento que ouviu  no encontro e,  citou seu  projeto de lei que garante às  mulheres vítimas de violência doméstica, do tráfico de pessoas ou de exploração sexual, prioridade nos programas habitacionais implementados pela Cidade de Niterói, “pois acredita ainda que, dar um lar seguro para essas mulheres é  a melhor forma delas conseguirem recomeçar suas vidas em paz!” afirmou  o Vereador.

 

Como fechamento dos trabalhos, foram construídas  as  seguintes  propostas:

 

  1. falta apoio institucional:

✔ ampliação de equipes Patrulha Maria da Penha.  Atualmente o 12o. BPM tem  apenas duas equipes de 2 policiais para cobertura da região que vai do município de Niterói ao município de Marica;

✔melhorar estrutura e conforto da Sala Rosa para as mulheres que buscam o atendimento direto no Batalhão.

✔fazer divulgação desse atendimento no Batalhão junto à população especialmente as das comunidades;

  1. estabelecer que o quadro de pessoal das DEAMs seja composto por profissionais do sexo feminino
  2. capacitação continua não só aos profissionais  das DEAMs mas as demais delegacias distritais
  3. Reforma da Casa tombada por Patrimônio Histórico, atual sede da Delegacia DEAM Niteroi que no 3o. andar:

✔Falta de identificação externa ( Deam)

✔elevador com defeito, sendo o acesso o uso  uma escadaria de 4 lances extensos  de escadas exaustivos

✔Telhado com capa e quanto chove infiltra água na unidade queimando rotineiramente as lâmpadas

✔material de apoio

  1. Campanha institucional governamental voltada para homens com esclarecimentos sobre os crImes contra a Mulher em planejamento de Mídias digitais e programação de TV
  2. Obrigatoriedade de palestras de esclarecimentos sobre os crimes contra a mulher em todas as empresas, públicas e privadas, inclusive, aquelas com menos de 100 funcionários.
  3. Entrar nas comunidades, através de políticas públicas,  para levar a prevenção pelo fim da violência contra a mulher

 

Ficou marcada a mensagem e a dor da mãe que teve sua filha morta pelo companheiro, que no dia a dia do ciclo de violências a ameaçava para que não contasse nada a ninguém: sua filha morreu porque teve medo de denunciar!

 

O vereador Ricardo Evangelista, encerrou dizendo: “O poder de decisão  tá na mão de cada uma. Todo mundo merece ser feliz!”

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *