Competição celebra o protagonismo feminino na vela e reforça Niterói como referência no esporte náutico
– A Baía de Guanabara será palco, neste sábado (10), da quarta edição da Regata D’Elas, competição de vela exclusivamente feminina promovida pelo Rio Yacht Club (Sailing), em Niterói. Realizada na véspera do Dia das Mães, a regata tem como propósito incentivar a participação feminina no esporte náutico, reunindo atletas experientes e iniciantes apaixonadas pelo mar.
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou que a cidade tem vocação para os esportes náuticos
“A participação das mulheres é de extrema importância e mostra que a cidade não só tem vocação para os esportes náuticos como respira esporte e lazer como um todo. Esporte é vida, faz bem para a saúde e proporciona inclusão e socialização”, afirmou Rodrigo Neves.
Com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), a Regata D’Elas já integra o calendário esportivo da cidade e é considerada um dos maiores eventos da vela feminina do país. A ação reforça o compromisso do município com a inclusão e o empoderamento das mulheres no esporte.
“A Regata D’Elas é super importante e já está se tornando tradicional em Niterói. O significado da palavra ‘Niterói’ é águas escondidas. Queremos revelar as águas da nossa cidade, que é um celeiro de velejadores e velejadoras. Niterói tem atletas com mais de 15 medalhas olímpicas. Com certeza será uma bela regata, nas águas da nossa enseada de São Francisco”, destacou a vice-prefeita Isabel Swan, velejadora e medalhista olímpica.
Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, a competição é um símbolo de transformação. “A Regata D’Elas é muito mais do que uma competição. É uma mensagem de empoderamento, visibilidade e inspiração para todas as mulheres. Niterói tem orgulho de apoiar iniciativas que promovam o protagonismo feminino no esporte”, disse o secretário.
A organizadora do evento, Andrea Soffiatti, ressaltou a importância do encontro. “É emocionante ver mulheres de diferentes idades e níveis de experiência compartilhando a mesma paixão pelo mar. A Regata D’Elas é um marco de união, superação e visibilidade para as mulheres da vela”, afirmou Andrea Soffiatti.
O percurso da regata começa em frente à Estrada Fróes, segue pela Praia de Icaraí até a Ilha da Boa Viagem, contornando-a em direção à base da Marinha. Depois, as competidoras contornam a boia sul da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), seguem até a estação do catamarã de Charitas e finalizam a prova com a chegada em frente ao Rio Yacht Club (Sailing), na Enseada de São Francisco.
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.