Antonia Leite Barbosa é carioca, mãe de dois meninos e apaixonada pelo Rio de Janeiro. Neste ano de 2022, candidata a deputada federal pelo Cidadania (2323).
Em 2020 foi candidata a vereadora no Rio também pelo Cidadania e recebeu 7.995 votos, sendo a primeira suplente do partido. Em 2021, foi subsecretária de Promoção de Eventos da Prefeitura do Rio.
Desde sempre Antonia foi uma realizadora inquieta. Seus projetos – como os guias Agenda Carioca e Agendinha Carioca, o coletivo Matildes, o Projeto Cegonha, etc – tiveram o Rio de Janeiro e o universo feminino como inspiração.
Acompanhada dessas antigas paixões que hoje caminha para concorrer a uma vaga no Congresso Nacional. Sempre com uma atuação fiel a seus valores, com garra e determinação, tem a certeza de que pode melhorar a vida de muitas pessoas.
“Eu sou mãe de dois meninos, carioca, apaixonada pelo Rio de Janeiro e empreendedora por vocação, política por opção. Nos últimos anos, percebi que a atuação pública é a única maneira de provocar transformações reais, especialmente entre nós, mulheres, vítimas de violências múltiplas no nosso dia a dia. Seja no emprego que está cada vez mais difícil de conseguir, nos salários que não são igualitários, na falta de creches, no atendimento precário na área da saúde e na insegurança, que só faz aumentar.
Agora sou candidata a deputada federal. Quero ser uma voz atuante lá em Brasília, melhorando principalmente a vida das mulheres e dos empreendedores, além de fomentar o setor cultural e o de eventos.
Sei que fazer parte da tomada de decisões do país, com os mesmos valores com os quais crio meus filhos, vai possibilitar a promoção de mudanças importantes e necessárias.”
*Atuar onde é urgente*
A vida das mulheres – somos mais da metade da população brasileira, mas representamos apenas 15% do Congresso Nacional. Aumentar essa participação não é uma questão de gênero, e sim, de número. Essa realidade se reflete na falta de prioridade de ações de programas específicos para melhorar a vida das mulheres – desde a saúde até o combate às diversas violências.
Empreendedorismo – Empreender tem sido a única saída para quem não consegue ingressar no mercado de trabalho formal. Mas falta capacitação, acesso a crédito e desburocratizai dos processos de quem está começando.
O que faz o Rio ser único – o estado do Rio de Janeiro tem uma forte vocação para o turismo, o entretenimento, os eventos e a cultura. É preciso potencializar esforços nessas áreas, para que haja geração de emprego, renda e movimentação da economia local.
Conheça as sete propostas de Antonia Leite Barbosa em www.antoniarj.com.br ou no Instagram @antonialeitebarbosa (www.Instagram.com/antonialeitebarbosa
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.