Paz, reflexão e total harmonia com a natureza. Os visitantes da 38ª CASACOR São Paulo encontrarão um refúgio para desacelerar corpo e a mente ao conhecer: “O Jardim do Círculo de Pedras”, espaço idealizado pelo paisagista Luciano Zanardo – do escritório Zanardo Paisagismo – na maior mostra de arquitetura, design e paisagismo da América Latina. O evento acontece entre 27 de maio e 3 de agosto em um novo endereço: o Parque da Água Branca, na Zona Oeste.
Com 370 m², o maior jardim desta edição será marcado por divisões, a fim de valorizar suas diferentes finalidades. O projeto paisagístico será composto por hall de entrada, fireplace, dois lounges e o círculo de pedras, estrutura protagonista que dá nome ao espaço. Totalmente integrado com as espécies existentes no parque, esse cenário tranquilo transmite a ideia de ser abraçado pela vegetação presente com uma atmosfera que estimula a reconexão do ser humano – tanto com o ecossistema que o cerca, assim como com a sua própria essência (por meio do resgate dos sentimentos e da espiritualidade).
Primeiras impressões
Logo no hall de entrada, uma vistosa palmeira surge para dar as boas-vindas aos visitantes, seguida por outras belas espécies. Uma sonorização cuidadosamente pensada para envolver quem passa pelo espaço enriquece a experiência logo nos primeiros instantes. Os equipamentos de som de alta tecnologia, especialmente desenvolvidos para o uso em áreas externas, são fornecidos pela Magna Audio.
Destaque para a obra de arte “Kuñataí” (que, em guarani, significa mulher indígena), uma criação do Studio Ceiba. A escultura representa uma adolescente com a cabeça erguida e o braço levantado em direção à palmeira, eternizando um momento de convivência entre a natureza e o ser humano, um ato de veneração ao meio ambiente. A técnica usada é o Trencadis, espécie de mosaico que remete ao estilo do artista Gaudí. A peça é composta por pequenos pedaços de cerâmica reciclada aplicados sobre uma escultura de polipropileno e argamassa, trazendo uma proposta sustentável ao reutilizar materiais de construções.
Para os dias e noites de temperaturas mais amenas, há um espaço que abriga uma charmosa lareira, a fim de tornar as rodas de conversa mais acolhedoras. No trajeto do jardim de Zanardo e conectado com o fireplace, os visitantes poderão conhecer também a Tiny House, ambiente vizinho, que consiste em um loft de autoria do designer de interiores Henrique Freneda.
Lounges
Agregando conforto e estilo ao jardim, os dois lounges receberam o mobiliário da marca Modalle. As peças selecionadas são resistentes e voltadas para a permanência em áreas externas, utilizam materiais naturais (com destaque para a madeira teca) e denotam a paleta composta por tons neutros e outonais, que reforçam a integração com o entorno. Essas criações têm a assinatura de grandes designers nacionais, unindo estética e funcionalidade com excelência.
Entre os exemplos, estão os móveis assinados por Ibanez Razzera, como os Balanços Samambaia (com estofados orgânicos, estrutura em alumínio e trançados em corda náutica) e as Chaises Oca (cobertura de alumínio trançada em corda náutica chata, chaise de alumínio com madeira teca, além de almofadas e encostos removíveis).
Jayme Bernado assina o Módulo Dolce far Niente (sofá modular feito de teca, alumínio e tapeçaria de assento fixo) e as cadeiras Intermezzo (com base de teca, encosto de alumínio trançado com corda náutica, tapeçaria de assento e encosto removível), que ficarão na área de refeições ao ar livre.
Há também as Mesas Tempo, de Victor Leite (móvel de formas fluidas, com tampo de madeira teca e base de alumínio, revestida com uma estrutura em cristal – em versões de centro e lateral). A poltrona Penedo é uma criação da equipe de designers da Modalle (com estrutura de alumínio, tapeçaria fixa com capa de tecido removível e traços atraentes).
Ainda falando da sonorização, no mesmo lounge onde ficam as chaises, há o mobiliário outdoor Oásis, da Magna Audio – uma mesa de centro com múltiplas funções – que combina alta tecnologia de áudio, estética sofisticada e muita versatilidade. Instalada em ambientes externos, a peça pode ser configurada para ser usada até como fogueira ou balde de gelo.
Para fazer a conexão entre os lounges há duas fontes da Organne, localizadas no fim e início de cada um deles, respectivamente. Elas contribuem com o clima de relaxamento através dos sons das águas e, além delas, a marca também traz para esses espaços alguns vasos vietnamitas, que terão função decorativa. Por fim, para uma experiência sensorial inesquecível, a empresa Natura traz suas aclamadas fragrâncias, a partir de velas perfumadas e aromatizadores.
Círculo de Pedras
Situada em uma área de clareira que se destaca no jardim, a grande estrutura será composta por cinco pedras sedimentares (com cerca de 2 toneladas cada) vindas diretamente do nordeste brasileiro e que apresentam formatos e cores distintas – todas fornecidas com exclusividade pela empresa Cristiane Pedras. Sua atmosfera cercada de mistérios teve inspiração nos círculos históricos encontrados pelo mundo, nesse mesmo estilo, que costumam ser associados a portais energéticos do passado, espaços de realização de rituais espirituais e até mesmo como antigos observatórios astronômicos.
O mais famoso Stonehenge, na Inglaterra, é um dos monumentos mais antigos existentes (datado do Período Neolítico). Outro exemplo é o Círculo de Pedras do Sítio Arqueológico do Rego Grande (também chamado de Parque Arqueológico do Solstício) no Amapá, conhecido como o “Stonehenge Brasileiro” e considerado um grande tesouro arqueológico nacional (com cerca de 1000 anos). “Tais locais guardam histórias místicas, que contam um pouco sobre a nossa evolução. Portanto, queremos trazer parte desta experiência incrível para a CASACOR São Paulo”, revela Luciano.
Através desse espaço instigante, o paisagista evidencia a conexão do ser humano com o natural, o respeito ao meio ambiente e as espécies existentes, assim como celebra o amor entre os seus semelhantes – ideias alinhadas ao tema “Semear Sonhos”, que representa a mostra deste ano e se apoia em três pilares: sonhos coletivos, ecossistemas em cooperação e confluência de saberes.
“O Círculo de Pedras ensina que uma cultura de paz não é uma pirâmide de poder, mas sim um círculo em torno de um centro vazio, onde todos podemos participar e dar as mãos. A paz emerge do equilíbrio entre diferentes seres e arquétipos – portanto, nunca poderá ser alcançada mediante a exclusão e a luta contra qualquer aspecto da vida”, reflete o paisagista.
Vegetação
A proposta principal do jardim é exaltar tudo o que já existe, levando em consideração que a mostra ocorre no Parque da Água Branca – um dos mais tradicionais de São Paulo – inaugurado em 1929 e composto por uma rica diversidade natural. Entre os destaques estão espécies de árvores e plantas como Mangueiras, Palmeiras, Pau Ferro, Espatódeas e Guaimbês que abraçam o ambiente. Para criar a composição, Zanardo também escolheu espécies que tivessem sinergia com o cenário existente e, para isso, trouxe palmeiras exóticas, da Flora São Francisco.
Iluminação
Os efeitos de luz representam um show à parte, com a expertise da empresa Natilux presente no jardim. Inspirado na vegetação local, o projeto de iluminação se integra de forma fluída ao paisagismo, realçando a beleza das espécies. Especialmente para a CASACOR, a marca traz o lançamento da coleção Encontro, com luminárias desenhadas pelas arquitetas Renata Pati e Juliana Antunes, do Estúdio Linha, e pela designer Tais Francelli, da Fina Oficina. A produção ficou por conta do artesão Douglas Oliveira, que usou teca de reflorestamento da fazenda Amori (MS).
O encontro da madeira com o ferro possibilitou a elaboração de peças com espessuras delicadas, mas com peso. Os encaixes assimétricos desafiam o equilíbrio, unindo elementos distintos de forma harmônica. Uma das novas luminárias fica no lounge principal, enquanto a outra está localizada no caminho para o segundo lounge e terá uma função de iluminação balizadora.
Sustentabilidade
Seguindo a proposta de respeito ao meio ambiente e de reaproveitamento de recursos, o paisagista apresenta o piso drenante Ekko Plus Organic, da Castellato, que será assentado sem contrapiso e percorrerá todo o caminho do jardim, totalizando 100 m² (com fácil instalação e de forma a não impactar o entorno). Já no lounge maior, o piso Matéria (tamanho 1 x 1 m), também da Castellato, é produzido com restos de louça da Deca que foram descartadas, fruto de uma parceria sustentável entre as duas empresas.
Fotos: Bia Nauiack
SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2025
Onde: Parque da Água Branca – Rua Dona Ana Pimentel, 37 portaria G4 do PAB
Quando: de 27 de maio a 03 de agosto de 2025
Horário de funcionamento do evento: Terça a domingo das 11h às 21h
Horário bilheteria: Terça a domingo* das 11h às 19h
* fechamento da bilheteria física 15 minutos após o último horário. A visita poderá acontecer até às 21h.
Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/sao-paulo-2025
Sobre: Luciano Zanardo, que comanda a Zanardo Paisagismo, atua no mercado de paisagismo corporativo e residencial, cuidando pessoalmente de cada projeto, imprimindo seu toque em todas as suas obras. A paixão pelo paisagismo surgiu quando cursou Biologia em Bauru, no interior de São Paulo. Já na capital paulista, estudou na Escola Panamericana de Artes e no IBRAP (Instituto Brasileiro de Paisagismo), onde aperfeiçoou seus conhecimentos na área. Atualmente, seu escritório conta com uma equipe altamente qualificada de profissionais e também de parceiros nas áreas de arquitetura e design de interiores, oferecendo estrutura necessária para garantir a qualidade de cada projeto executado. Seu trabalho tem como característica essencial a simplicidade, sem deixar de lado a sofisticação, fazendo o melhor uso dos recursos naturais, o que resulta em um paisagismo de bom gosto e com características sustentáveis. Somado a isso tudo, um atendimento ágil e extremamente focado, buscando sempre trazer inovações para atender às necessidades de seus clientes. Seus projetos inspiradores, pautados pela brasilidade, denotam a importância dos jardins e a forma pela qual eles tornam nossas vidas mais prazerosas e harmônicas.
Site: www.zanardopaisagismo.com.br
Instagram: @zanardopaisagismo
Fornecedores | Marcas parceiras:
Castelatto (piso): @castelatto
Cristiane Pedras (pedras): @cristianerodriguespedras
Flora São Francisco (vegetação): @florasaofrancisco
Modalle Móveis (patrocínio exclusivo e fornecedora dos móveis de área externa): @modalle_moveis e @modallesp
Natilux (iluminação): @natilux_iluminacao
Natura – Essências (velas perfumadas e aromatizadores): @naturabroficial
Magna Audio (sonorização): @magnaaudioofficial
Organne (vasos vietnamitas e fontes): @organneoficial
Studio Ceiba (obra de arte): @studio.ceiba
Descubra mais sobre Gabriela Nasser
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.