Alerj aprova Medalha Tiradentes para Filipe Luís, técnico do Flamengo

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única nesta quarta-feira (11/06), o Projeto de Resolução 1272/25, de autoria do deputado Bruno Boaretto (PL), que concede a Medalha Tiradentes ao treinador do Clube de Regatas do Flamengo, Filipe Luís Kasmirski. A medalha é a maior honraria concedida pelo Parlamento fluminense. A medida será promulgada pela Mesa Diretora da Alerj e publicada no Diário Oficial do Legislativo nos próximos dias.

Na justificativa, o deputado destacou a trajetória profissional exemplar de Filipe Luís tanto como jogador quanto como técnico, ressaltando os relevantes serviços prestados ao esporte brasileiro e, em particular, ao Flamengo, onde conquistou diversos títulos. “Filipe Luís sempre demonstrou caráter inquestionável e um admirável lado humano. É com grande honra que reconhecemos suas contribuições ao esporte e à sociedade”, afirmou o parlamentar.

Filipe Luís nasceu em Jaraguá do Sul, Santa Catarina, em 9 de agosto de 1985, tendo também atuado pela Seleção Brasileira de futebol, na qual estreou em 2009 e disputou mais de 40 partidas com a camisa do time do Brasil. Ele jogou pela seleção na Copa das Confederações de 2013 , três Copas América e a Copa do Mundo de 2018 , vencendo a Copa das Confederações e a Copa América de 2019.

Dia dos Namorados em dose dupla no Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Para celebrar o Dia dos Namorados, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro oferece uma oportunidade especial para quem quiser fazer um programa a dois em um dos teatros mais importantes do país. No dia 12 de junho, os casais que vierem juntos, terão direito a uma entrada gratuita, ou seja, pague um e leve dois ingressos para a Visita Guiada, nos horários de 11h, 14h e 16h. Depois, os pombinhos vão tirar uma foto no Theatro que será disponibilizada através de um link. Um programão inesquecível, recheado de romantismo e história.

Os ingressos custam R$20,00 (vinte reais a inteira) e R$10,00 (dez reais a meia-entrada). A promoção é válida somente no dia 12 de junho nos três horários da visita guiada. Lembrando que para adquirir os ingressos, somente a partir das 10h, no dia 12, na bilheteria do Theatro que fica na lateral da Avenida Treze de Maio, no Centro da cidade.

 

Serviço:

Dobradinha de Namorados

Visita Guiada especial

Data: 12 de junho – quinta-feira

Horários: 11h, 14 e 16h

Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada), com vagas

limitadas. A venda dos ingressos ocorre no dia da visita, a partir das 10h, conforme a disponibilidade de vagas e horários.

 

Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Endereço: Praça Floriano, s/n° – Centro

Bilheteria: Boulevard da Avenida 13 de Maio, Centro – Rio de Janeiro.

Carlo’s Bakery lança edição limitada com Catupiry® e Paçoquita®

As criações feitas em edição limitada estarão disponíveis de 12 a 30 junho, nas lojas da rede de confeitaria americana e pelo IFood

Neste Dia dos Namorados, a rede de confeitarias americana, Carlo’s Bakery, do famoso chef confeiteiro Buddy Valastro, se uniu a duas paixões nacionais: Catupiry®, marca que alimenta momentos, e Paçoquita®, o sabor da diversão, para transformar sentimentos em receitas.

Durante o mês de junho, os doces mais famosos da confeitaria, Cannoli e Lobster Tail, terão sabores em edição limitada com Paçoquita® e Catupiry®. O festival, que começa no Dia dos Namorados, 12 de junho, contará com os sabores Lobster Tail Paçoquita®, Cannoli Paçoquita® & Lobster Tail Romeu e Julieta, além de Romeu e Julieta e Cannoli Romeu e Julieta, feitos com Catupiry® Original.

O Cannoli Paçoquita® (R$ 22,90) é feito com casquinha crocante tradicional recheada com creme de doce de leite e Paçoquita® e finalizado com farofinha de Paçoquita® nas pontas. Já o Lobster Tail Paçoquita®, em três tamanhos (Mini R$ 22,90, Clássico R$ 26,90 e Super R$ 28,90) é feito com massa folhada crocante, recheada com um creme assinatura Carlo’s Bakery, doce de leite, caramelo, flor de Sal e Paçoquita®, finalizado com riscos de doce de leite e farofinha de Paçoquita®.

Entre as criações com Catupiry® estão o Cannoli Romeu e Julieta (R$ 22,90) que é feito com uma casquinha crocante tradicional recheada com creme de Catupiry® Original e Goiabada Cremosa, finalizado com açúcar polvilhado. E o Lobster Tail Romeu e Julieta, nos tamanhos Mini (R$ 22,90), Clássico (R$ 26,90) e Super (R$ 28,90) são feitos com Massa folhada crocante com recheio duplo de Goiabada e creme de Catupiry® Original, finalizado com açúcar polvilhado.

A ação estará disponível entre os dias 12 e 30 de junho, em todas as oito lojas da rede de confeitarias na cidade de São Paulo e pelo IFood.

SERVIÇO

CAMPANHA FESTIVAL DIA DOS NAMORADOS – Carlo’s Bakery

Sabores edição limitada com Paçoquita® e Catupiry®

Onde: Lojas da rede Carlo’s Bakery e Ifood – Período: 12 à 30 de Junho

 

Sobre a Catupiry®

Com 113 anos de história, a Catupiry® é uma marca de alimentos 100% brasileira, nascida em Minas Gerais, e com mais de 100 produtos em seu portfólio. Referência em sabor e qualidade, a Catupiry® se consolidou no mercado com seu carro-chefe, o Catupiry® Original, e expandiu suas categorias de atuação com foco em inovação e tecnologia. Hoje, a marca atua nos canais de Varejo e Food Service, e possui produtos nas categorias de requeijão, manteiga, cream cheese, queijos tradicionais e especiais, fondue, molho, pão de queijo, petiscos, salgados, pizzas, wrap e waffle. A Catupiry® se tornou paixão nacional e tem papel importante na culinária brasileira, sendo reconhecida por sua tradição, qualidade e excelência. Com um time de apaixonados colaboradores, se orgulha de sua história e possui um olhar voltado para o futuro, sempre presente na vida de seus consumidores, do dia a dia até momentos especiais.

 

Sobre a Carlo’s Bakery Brasil

O cardápio é único e destaca os clássicos cannoli, lobster tail, cupcake na versão red velvet e doces como mousse de maracujá, um dos preferidos de Buddy Valastro, além de bolos de vitrine e decorados; e criações exclusivas para o Brasil como cupcake brigadeiro, brigadeiro tradicional e bolo de abacaxi com coco. Para abastecer a grande demanda, a nova fábrica, com sede no bairro da Vila Leopoldina, capital paulista, possui 1.400 metros quadrados, onde são produzidos em média 550 mil produtos por mês. No total, a empresa conta com aproximadamente 150 funcionários. No Brasil, a operação é comandada pelo sócio Marcos Kherlakian (CEO), que assumiu parceria com Buddy Valastro em julho de 2016.

 

Sobre o Grupo Santa Helena Alimentos

Líder no segmento de doces e snacks à base de amendoim, a Santa Helena Alimentos tem mais de 80 anos de atuação junto ao mercado. Hoje, conta com, aproximadamente, 1,2 mil colaboradores em seu complexo industrial de 11 mil m² em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, e em sua beneficiadora de amendoim, com 146 mil m², em Dumont (SP). Maior indústria do segmento de amendoim do país, a Santa Helena responde por quase 25% do consumo do grão no Brasil. Entre as marcas do seu portfólio estão Paçoquita, Mendorato, Amindus, Crokíssimo, Troféu, a linha Cuida Bem e a marca Santa Helena.

 

Alerj faz campanha na Central do Brasil pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

População receberá material informativo e mudas de plantas da Mata Atlântica

A Comissão de Defesa da Criança, do Adolescente e do Idoso, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realizará nesta quinta-feira (12/06), às 8h, uma mobilização na Central do Brasil pelo Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho. A ação visa a promover o respeito aos direitos da pessoa idosa e será feita em parceria com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes do Estado do Rio de Janeiro (Agetransp).

Durante o evento, serão distribuídos materiais informativos e mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, doadas pelo programa Replantando Vidas, da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae). A atividade contará com a presença dos presidentes da Agetransp, Adolpho Konder, e da Comissão, deputado Munir Neto (PSD).

“É uma ação da Comissão do Idoso da Alerj dentro da campanha do ‘Junho Violeta’ visando a ampliar a conscientização sobre o respeito e o cuidado com a pessoa idosa nos transportes públicos”, disse Minuir.

Solenidade de posse da diretoria da Academia Niteroiense de Letras – Gestão 2025-2027

A noite de 28 de maio de 2025, quarta-feira marcou um capítulo significativo na história da Academia Niteroiense de Letras (ANL) com a Sessão Solene de Posse de sua nova diretoria para o biênio 2025-2027. Em uma cerimônia que uniu tradição e modernidade, o ilustre Desembargador Nagib Slaibi Filho assumiu a presidência da venerável instituição, prometendo um mandato pautado pela continuidade do legado literário e cultural de Niterói.

 

O evento, realizado em formato híbrido para garantir a participação de um público amplo, teve início com as palavras do então presidente, Paulo Roberto Cecchetti, que, em um breve discurso, fez um panorama da trajetória da ANL e saudou seu sucessor e passou o bastão acadêmico ao seu sucessor. Em seguida, o Desembargador Nagib Slaibi Filho, já empossado, deu posse à sua equipe de diretores, que ficou assim constituída:

 

Presidente: Nagib Slaibi Filho

Vice-presidente: Márcia Pessanha

1ª Secretária: Gilda Uzeda

2ª Secretária: Luzia Veloso

1ª Tesoureira: Leda Mendes Jorge

2º Tesoureiro: Hilário Francisconi

Diretora de Patrimônio e Acervo Bibliográfico: Inês Drummond

O Conselho Administrativo, fundamental para a governança da ANL, também foi empossado, com os seguintes membros:

Titulares: Paulo Roberto Cecchetti, Edgard Fonseca, Matilde Slaibi Conti.

Suplentes: Christina Fuscaldo, Verônica Oliveira, Uyara Schiffer.

 

Após a solenidade de posse, os presentes foram agraciados com uma instigante palestra proferida pelo renomado Desembargador André Fontes, que cativou a plateia com sua apresentação intitulada “O Homem que salvou as bruxas”. A temática, por si só, já evocava curiosidade e prometia uma abordagem profunda e reflexiva, enriquecendo ainda mais a noite.

 

A solenidade foi enriquecida por algo que transcendeu as palavras e os protocolos: a música. A atmosfera de solenidade e expectativa foi magnificamente pontuada pela apresentação do talentoso saxofonista Rafael Gomes. Que por ser mineiro, como o presidente Nagib e sua irmã Matilde Slaibi homenageou o atual presidente iniciando a sua apresentação com a música “Luar de Rio Branco”.

 

Conhecido em Niterói por suas performances que conferem um toque de elegância e sofisticação a diversos eventos, Rafael Gomes presenteou os presentes com sua arte. O som envolvente do saxofone preencheu o ambiente, criando um pano de fundo melódico que sublinhava a importância do momento. Sua música não apenas serviu como entretenimento, mas também como um elemento de união e celebração, adicionando uma camada de sensibilidade e emoção à cerimônia.

 

A escolha de Rafael Gomes para abrilhantar a posse da ANL demonstra a atenção aos detalhes e o desejo de oferecer uma experiência completa aos acadêmicos e convidados. A fusão da eloquência das letras com a expressividade da música criou um evento memorável, onde a cultura em suas diversas formas foi honrada e celebrada. A performance do saxofonista Rafael Gomes foi, sem dúvida, um dos pontos altos da noite, complementando perfeitamente a importância da ocasião.

 

A presença de inúmeros acadêmicos da ANL e amigos da instituição demonstrou a força e a representatividade da Academia no cenário cultural de Niterói. Ao final da cerimônia, os convidados desfrutaram de um delicioso coquetel preparado pelo Bistrô Beira Mar, um momento de confraternização e celebração.

 

A posse da nova diretoria da Academia Niteroiense de Letras é um marco que reafirma o compromisso da instituição com a promoção da cultura, da literatura e do saber. Sob a liderança do Desembargador Nagib Slaibi Filho e sua equipe, a ANL está pronta para novos desafios e para continuar sendo um farol intelectual na cidade.

 

Academia Niteroiense de Letras: 82 Anos de Legado e um Futuro Promissor

No dia 11 de junho de 2025, a Academia Niteroiense de Letras (ANL) celebrará 82 anos de uma trajetória ininterrupta dedicada à promoção da cultura e da literatura em Niterói. Fundada em 11 de junho de 1943, a instituição consolidou-se como um pilar essencial no cenário cultural da cidade, abrigando mentes brilhantes e perpetuando o valor da palavra escrita e do pensamento.

 

Ao longo de mais de oito décadas, a ANL tem sido um farol de conhecimento, um espaço de debate e um celeiro de talentos, reunindo acadêmicos que, com suas obras e suas atuações, enriquecem o panorama intelectual de Niterói e do Brasil. A Academia não é apenas um depositário de memórias literárias, mas também um organismo vivo que pulsa com a produção contemporânea e com a incansável missão de difundir o saber.

 

A comemoração dos 82 anos da ANL ganha um brilho especial sob a nova gestão, liderada pelo Desembargador Nagib Slaibi Filho. Sua posse recente, em 28 de maio, marca o início de um novo biênio com grandes expectativas. Conhecido por sua atuação proeminente como acadêmico, o Desembargador Nagib Slaibi Filho traz para a presidência não apenas sua vasta experiência jurídica e intelectual, mas também um profundo comprometimento com os ideais da Academia.

 

A escolha de Nagib Slaibi Filho para liderar a ANL é um testemunho de seu reconhecimento e de sua capacidade. É notável que a família Slaibi tem um papel de destaque no universo literário e cultural de Niterói. O novo presidente é irmão da Dra. Matilde Slaibi Conti, uma figura ímpar no meio acadêmico, que preside instituições de peso como o Elos Internacional – Cenáculo Fluminense de História e Letras e a Academia Brasileira Rotária de Letras do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, a Dra. Matilde também demonstra sua liderança no campo jurídico, atuando como Procuradora e Vice-Presidente da OAB-Niterói na atual gestão, ao lado do presidente Dr. Pedro Gomes. Essa ligação familiar com a excelência, que abrange tanto as letras quanto o direito, reforça a esperança em uma gestão que trará ainda mais brilho e projeção para a Academia Niteroiense de Letras.

 

Com o Desembargador Nagib Slaibi Filho à frente, a ANL está pronta para continuar seu legado de excelência, inovando e promovendo ainda mais a literatura e a cultura em Niterói, garantindo que a instituição siga sendo um ponto de referência e inspiração para as futuras gerações.

 

O LÍDER DA ACADEMIA NITEROIENSE DE LETRAS: A TRAJETÓRIA DE NAGIB SLAIBI FILHO

 

A Academia Niteroiense de Letras, em seu 82º aniversário, recebe a liderança de uma figura de notável densidade intelectual e vasta experiência profissional: o Desembargador Nagib Slaibi Filho. Nascido em Visconde do Rio Branco, Minas Gerais, em 23 de abril de 1950, o Dr. Nagib Slaibi Filho é filho de Nagib Slaibi e Helena Carone Slaibi, e sua trajetória é um testemunho de dedicação ao conhecimento e ao serviço público.

 

Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro desde 2001, Nagib Slaibi Filho consolidou-se como um magistrado atuante, presidindo a 6ª Câmara Cível (atual 3ª Câmara de Direito Público) e sendo membro efetivo do Órgão Especial do TJERJ. Sua carreira é marcada por passagens significativas como Juiz de Direito, Promotor de Justiça e Professor de Direito em renomadas instituições.

 

Sua formação acadêmica é igualmente impressionante: Bacharel em Direito e Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Doutor e Livre-Docente em Direito Público pela Universidade Gama Filho, e Pós-Doutor em Direito pela UFF. Como professor, atuou como titular da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), ministrando disciplinas como Direito Processual Civil e Direito Constitucional.

 

A intelectualidade do Dr. Nagib Slaibi Filho se manifesta em sua prolífica produção bibliográfica. É autor de diversos livros e artigos sobre temas jurídicos, como “Ação Popular Mandatória”, “Sentença Cível – Fundamentos e Técnica”, “Comentários à Nova Lei do Inquilinato” e “Direito Constitucional”, obras de referência no meio jurídico. Sua atuação como coordenador e atualizador de importantes publicações, como o renomado “Vocabulário Jurídico” de De Plácido e Silva, sublinha seu compromisso com a disseminação do conhecimento.

 

Além de sua produção escrita, o Desembargador Nagib Slaibi Filho é um reconhecido conferencista, palestrante e debatedor, tendo participado de mais de 800 eventos e cerca de 60 congressos e seminários. Sua expertise e didática o tornam um orientador requisitado para monografias na Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e na UNIVERSO.

 

A amplitude de seu engajamento se reflete em sua participação em diversas academias e institutos. É membro da Academia Fluminense de Letras, Academia Rio-branquense de Letras, Academia Brasileira de Letras da Magistratura (ABLM), Instituto Histórico e Geográfico de Niterói (IHGN) e Cenáculo Fluminense de História e Letras. Sua relevância também é percebida no Elos Internacional, onde atua como Diretor Jurídico e Vice-presidente do Elos Clube de Niterói. É, ainda, Membro Benemérito da Academia Brasileira de Direito Processual Civil e Membro Honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), integrando suas comissões de Direito Ambiental e do Consumidor.

 

Sua liderança se estende a órgãos de grande importância, como a presidência do Fórum Permanente da Justiça da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e a direção geral da Escola Nacional Superior do IMB (ENSIM).

 

A posse do Desembargador Nagib Slaibi Filho na presidência da Academia Niteroiense de Letras representa um novo ciclo de excelência. Sua vasta experiência nas áreas jurídica, historiográfica e cultural, somada ao seu inegável talento como comunicador e pensador, promete enriquecer ainda mais o cenário literário e cultural de Niterói e do país.

 

© Alberto Araújo

Prefeito visita obras de infraestrutura em ruas da Região Oceânica

Intervenções de mais de R$ 250 milhões visam melhorar as ruas dos bairros e valorizar a região

O prefeito Rodrigo Neves visitou na manhã desta terça-feira (10), diversas obras de infraestrutura em bairros da Região Oceânica da cidade. Os projetos têm o objetivo de revitalizar e valorizar a região. Serão 166 ruas contempladas com melhorias diversas, como pavimentações e drenagens. O investimento nas regiões é de mais de R$250 milhões e a conclusão das obras é prevista para até o final de 2025.Durante as visitas, o prefeito comentou sobre o andamento das obras, agradeceu os colaboradores envolvidos nos projetos e a importância dessas intervenções para toda a região.

“Estou vistoriando de frente, várias obras na Região Oceânica. Eu estive no Engenho do Mato, estive no Maravista, no Campo Belo e em Camboinhas. São mais de 500 operários trabalhando, trazendo mais qualidade de vida e infraestrutura aqui para as ruas. Nosso compromisso segue firme: até o final de 2025, todas as obras nesses bairros estarão concluídas”, destacou Rodrigo Neves.

O prefeito lembrou que, em 10 anos, a Prefeitura transformou a Região Oceânica de Niterói: além do túnel Charitas-Cafubá, do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) e do Hospital Oceânico, foram entregues mais de 750 ruas urbanizadas. Em 2013, cerca de 90% dessas vias não tinham infraestrutura básica — o que provocava alagamentos, poeira e lama, impactando diretamente no valor patrimonial das casas e na qualidade de vida da população.

No Engenho do Mato, das mais de 100 ruas contempladas no plano, 75 já tiveram os trabalhos de drenagem finalizados, e 53 contam com pavimentação em andamento ou concluída.

No bairro Campo Belo, aproximadamente 95% das obras de infraestrutura já estão concluídas. Das 18 ruas contempladas, 15 possuem o sistema de drenagem finalizado. Além disso, 11 ruas já contam com meios-fios e calçadas, sendo que, em oito delas, as calçadas estão totalmente finalizadas.

Já no bairro Maravista, sete ruas estão com os trabalhos finalizados, e 13 estão com obras em andamento. Ao todo, 24 ruas serão beneficiadas, totalizando 8,5 quilômetros de extensão. Meios-fios e calçadas também passarão por processos de requalificação.

Em Camboinhas, as ruas 44, 151 e a Praça João Batista já tiveram os trabalhos totalmente concluídos, com a execução de drenagem, calçadas, meios-fios e pavimentação.

Neste momento, as equipes trabalham na Rua Dr. Achyldes de Albuquerque Oliveira e na Avenida Beira Bar. Nessa última, as obras de implementação de meios-fios foram finalizadas. A via recebeu, ainda, uma contenção para preservar as calçadas, que estão sendo revitalizadas. Em breve, os trabalhos serão iniciados nas ruas Dr. Ladyr Ribeiro e Luiz Fernando Jales. Ao todo, as intervenções nas sete vias de Camboinhas somam 2,7 quilômetros de extensão e incluem a implantação de nova rede de drenagem, pavimentação em paralelepípedo e asfalto, instalação de meios-fios, requalificação das calçadas e construção de baias de estacionamento.

Foto: Evelen Gouvea

 

 

Nando Reis apresenta show especial ‘Nos Seus Olhos’ no Qualistage, dia 12 de junho

A performance inspirada no dia dos namorados reúne músicas que são trilha sonora de gerações  e conta com a participação de Sebastião Reis 

As composições de Nando Reis, um dos principais nomes da música popular brasileira, ultrapassam o tempo. Com mais de 40 anos de carreira, o artista criou canções que não apenas cumprem a função de entreter: elas emocionam e atingem a sensibilidade como poucos conseguem. No próximo dia 12 de junho, o artista sobe ao palco do Qualistage, com o show especial Nos Seus Olhos. O show fundamentado no clima romântico que envolve o dia dos namorados tem como roteiro a ligação pessoal de Nando Reis com as histórias de suas obras ao longo do tempo. Para somar na narrativa, o cantor conta com a participação especial de Sebastião Reis.
Nando Reis contempla no especial não só as novas canções, como também clássicos que marcaram a sua carreira na voz e violão. “All Star”, “Relicário”, “Pra Você Guardei o Amor” e “Por Onde Andei” são algumas das músicas presentes no setlist. Estas composições carregam sentimentos profundos e são trilha sonora de muitas histórias de amor — como é possível ler em algumas dezenas de comentários nas redes sociais do músico.
No ano passado, Nando lançou o álbum quádruplo Uma Estrela Misteriosa Revelará o Segredo. Desafiando as tendências do mercado fonográfico, o cantor e compositor optou por disponibilizar por completo os quatro álbuns em um box especial em vinil, além de divulgar as quatro partes gradualmente nas plataformas de streaming de áudio.

Nando Reis
Data: 12 de junho (quinta-feira)
Show às 21h30
A casa abre às 19h30
Qualistage
Endereço: Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca – RJ
Valores: a partir de R$ 80,00
Ingressos: https://qualistage.com.br/nando-reis
Ou na Bilheteria Oficial: Shopping Via Parque – Av. Ayrton Senna, 3000 – Barra da Tijuca, RJ – De Segunda a Sábado das 11h às 20h / Domingo e Feriados das 13h às 20h
Em dias de shows o horário de atendimento sofre alterações. Confira a programação do local.
Capacidade da casa: 9 mil em pé / 3.500 sentados
Acessibilidade
Faixa etária: a partir de 18 anos

Inverno na América do Sul: dois destinos que valem a viagem

Programe a ida para os incríveis hotéis Casa de Uco Vineyards & Wine Resort, em Mendoza e Termas Chillan, no Chile

Que tal um lugar encantador e com excelentes vinhos argentinos? Com voos diretos de São Paulo para Mendoza, melhor ainda! O Casa de Uco Vineyards and Wine Resort, localizada ali, oferece experiências incríveis aos pés da Cordilheira dos Andes.

Localizado no coração de uma vinícola em um terreno de 320 hectares, o hotel Casa de Uco possui arquitetura moderna, decoração minimalista e é inspirado nos recursos naturais do Vale de Uco, em Mendoza. Através disso, a propriedade valoriza e respeita a paisagem local. De fato, planejar a ida para este lugar sofisticado e deslumbrante, precisa estar em seus planos neste inverno. Ao se hospedar ali aproveite um dos melhores vinhos Malbec feitos lá mesmo, harmonizados com uma gastronomia de ponta.

Agora, se a ideia é curtir a Páscoa no Brasil e já começar a se preparar para aproveitar o frio com muita neve para os próximos meses em um local muito especial, a pedida certa é o hotel Termas Chillan.

Os que curtem aventura podem aproveitar as opções de atividades na neve como esqui e snowboard, já que o hotel é ski-in-out, o que faz toda a diferença na hora de esquiar. Inclusive, as aulas de esqui também podem ser feitas por crianças a partir de três anos de idade em uma área exclusiva com quatro pistas, um lift e um elevador aberto. Importante destacar que ali está localizada Las Tres Marías, a maior pista de esqui da América do Sul, com mais de 13 quilômetros de extensão. Além disso, as montanhas oferecem as vistas mais deslumbrantes do Chile e dos vulcões inativos.

O hotel também tem a opção para quem busca um lugar para relaxar. O Alunco Spa & Wellness é um dos maiores e mais completos da América Latina e o maior do Chile, com banhos de vapor, jacuzzi, sauna e piscinas de diferentes tamanhos, convidando-o a viver uma experiência única.

Mas a grande novidade para este ano é que o Termas Chillan apresenta um espaço gastronômico exclusivo, com preparos ao vivo de pizzas, típicos assados e hambúrgueres para esta temporada.

E além disso, que tal viver experiências gastronômicas inusitadas e preparar pizzas deliciosas? Da escolha dos ingredientes à modelagem da massa, esta atividade é perfeita para compartilhar risadas e bons momentos com amigos e familiares. No final, essas pizzas ganham vida em fornos de barro, o que dá aquele sabor único e autêntico.

Deputado Vitor Junior entrega Medalha Tiradentes a Artur Jorge, técnico que levou o Botafogo ao título da Libertadores e Brasileirão 

O deputado estadual Vitor Junior (PDT) entregou a Medalha Tiradentes e o título de cidadão benemérito do Estado do Rio ao treinador português Artur Jorge, campeão do Brasileirão e da Libertadores em 2024 com o Botafogo, em sessão solene no plenário da Alerj, nesta terça-feira (10). A comenda é a maior honraria concedida pelo poder legislativo e foi aprovada no ano passado. Vitor Junior enfatiza que a homenagem tem como objetivo reconhecer e valorizar sua significativa contribuição para o esporte, especialmente para o futebol brasileiro, além de inspiração para as futuras gerações de profissionais.

“Estamos homenageando o Artur Jorge não apenas pelo troféu de campeão da Libertadores e do Brasileirão. Esta homenagem é por tudo aquilo que ele fez pela família botafoguense. É um reconhecimento ao esforço e às conquistas alcançadas que trouxeram impactos muito positivos para a comunidade esportiva. O Botafogo representa uma parte importante na história de milhares de brasileiros, e ele foi o condutor, foi um técnico que, de fato, canalizava o desejo da torcida, de ver o time pra frente, lutando. Ele foi esse ponto para potencializar, incentivar todo esse amor, todo esse desejo que a torcida tem. Esse é o sentimento guardado no coração dos botafoguenses. Quem teve a oportunidade de ver o Artur Jorge falando aqui nessa sessão, só reforça todo o carinho dele pela torcida, o carinho dele pelo Estado do Rio de Janeiro, ele faz parte desta história, por isso, uma justa homenagem. Quero muito agradecer ao Artur essa oportunidade e, acima de tudo, à torcida do Botafogo, que tem ele como a nossa principal referência nessa luta pela Copa do Brasil de 2024 e pela Copa Libertadores”, afirmou o deputado, lembrando que herdou do pai, José Vitor, a paixão pelo Glorioso.

O secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, que participou da solenidade, também ressaltou o trabalho do técnico. Picciani destacou que mais do que resultados em campo, Artur Jorge demonstrou profissionalismo, liderança e um profundo respeito pela história e pela torcida alvinegra.

“Sua passagem deixou um legado que merece ser celebrado. Que esta homenagem sirva como símbolo de gratidão de todos nós torcedores botafoguenses. Quando ouvi soar o apito final no Monumental, lembrei do meu saudoso pai. Minha maior alegria foi quando meus filhos me enviaram uma foto assistindo o jogo em casa, felizes por mim e por serem botafoguenses. De fato, somos devedores, Mister, por ter liderado essas conquistas”, disse o secretário.

Sob a liderança de Artur Jorge, que agora está no Catar treinando o Al-Rayyan, o time alvinegro viveu a temporada mais vitoriosa de sua história, conquistando de forma inédita a Copa Libertadores e sagrando-se tricampeão brasileiro. Em seu discurso durante a solenidade de entrega da Medalha Tiradentes, o treinador português, que se emocionou em vários momentos, falou sobre a felicidade de estar sendo homenageado, do quanto se sente honrado com este momento fruto de sua trajetória no clube e de todo o reconhecimento por seu trabalho.

“Foi um ano de paixão, acima de tudo um ano que eu sei que não foi apenas só daqueles que trabalharam diariamente para conseguir atingir e alcançar tamanhos feitos, mas daqueles que sonharam, daqueles que hoje aqui testemunharam, daqueles que hoje tiveram a oportunidade de falar das suas vidas, das suas famílias e que tanto me emocionaram. Sempre disse aos meus jogadores, em momentos especiais, que nós não estávamos sozinhos nesta caminhada. Eu sei que eu dei o meu melhor, que os meus jogadores deram o seu melhor. Por isso, o meu muito obrigado. Vou voltar para Portugal hoje, vou de coração cheio, vou, de fato, emocionado. O trabalho que fizemos ajudou para que pudéssemos levar o nome da cidade do Rio de Janeiro, do Estado do Rio, o nome do Clube Botafogo para além de fronteiras, e colocar no patamar que merece. Eu venho de Braga, norte de Portugal, uma região de trabalho, de gente com valores, de gente que é apaixonada pela vida. E aqui no Rio de Janeiro, no estado do Rio, foi ainda mais especial, porque eu tive tudo aquilo que me fez sentir em casa durante o ano de 2024, o tratamento que tive de todos aqueles com quem encontrei, que convivi, de ter sentido toda a energia, todo o carinho, e toda a paixão, particularmente para o futebol. Vivi, de fato, um ano muito intenso, um ano que me deixa marcas, deixa marcas naquilo que é a oportunidade de ser grato à vida e ter esta oportunidade aqui”, contou o treinador português.

Também estavam presentes à solenidade vereadores de Niterói, como Renato Cariello, Anderson Pipico, Adriano Boinha, Henrique Miranda, o ex-vereador Gegê Galindo, o cônsul honorário de Portugal e presidente do Clube Português de Niterói, Fernando Guedes, a presidente do Clube Canto do Rio, Maria Cícera, representantes de torcidas oficiais do Botafogo, como Rodrigo Mancha, da Fogoró, representantes do Movimento Ninguém Ama Como A Gente, lideranças de diversas cidades do interior do Estado, como Miracema, Barra Mansa, São José de Ubá, Itaperuna e torcedores do Botafogo.

 

Um pouco mais sobre Artur Jorge

Artur Jorge, de 53 anos, iniciou sua trajetória no futebol nas categorias de base do SC Braga, clube de sua cidade natal, em Portugal. Como profissional, o zagueiro defendeu as cores do time por 12 temporadas, entre 1984 e 2005, consolidando uma carreira marcada por dedicação e identidade com o clube. Em 2005, encerrou a sua jornada como jogador e logo deu início à transição para a carreira de treinador.

Atuou nas divisões de base do próprio SC Braga, passando por todos os escalões de formação. À frente do SC Braga, escreveu um dos capítulos mais vitoriosos da história do clube: na temporada 2022/2023, comandou a melhor campanha do clube na Liga Portuguesa, alcançando recordes de vitórias, pontos e gols marcados.

Artur Jorge disputou ainda a competição da liga Europa e atingiu a final da taça de Portugal. No ano seguinte, jogou a Liga dos Campeões e conquistou a Taça da Liga.

Em abril de 2024, assumiu o comando técnico do Botafogo. Sob sua liderança, o Glorioso viveu a temporada mais vitoriosa de sua história, conquistando de forma inédita a Copa Libertadores e sagrando-se tricampeão brasileiro. Atualmente, Artur Jorge é o treinador do Al-Rayyan, do Catar.

Prefeitura de Niterói lança “Participa Bike” nesta quarta-feira (11)

O projeto, que realiza o primeiro encontro no Barreto, vai mapear demandas e desafios para renovar o Plano de Políticas Cicloviárias da cidade

Com foco em determinar os próximos passos para o futuro, a Prefeitura de Niterói lança o “Participa Bike”. O projeto itinerante promoverá cinco encontros para identificar demandas da população em relação ao uso de bicicletas na cidade e é um importante passo para a atualização do Plano de Políticas Cicloviárias de Niterói. A iniciativa, que é uma realização da Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura através da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, realiza a sua primeira edição nesta quarta-feira (11), 18h, no Centro de Formação Darcy Ribeiro, no Barreto.

“Niterói já é a cidade da bicicleta. Nos últimos 12 anos, Niterói expandiu sua malha cicloviária em mais de 450%, temos a ciclovia e o bicicletário mais movimentados do Brasil e o programa NitBike já acumulou mais de 1 milhão de viagens de adultos apenas um ano depois de ser lançado. Precisamos atualizar, entender o que ainda demanda ajustes e incluir novos debates na pauta. Contamos com a participação de todos para construir uma Niterói cada vez melhor”, reforçou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Com foco em alcançar perspectivas de diferentes públicos, o “Participa Bike” vai circular por diferentes regiões da cidade. Depois do encontro de quarta-feira (11), no Barreto, o projeto segue para as regiões Leste, Pendotiba, Região Oceânica e Praias da Baía. A proposta é mapear os desafios e as demandas específicas de cada região, reconhecendo as diferentes formas de uso da bicicleta no cotidiano da população.

“A participação social é o que dá legitimidade e qualidade às políticas públicas e a sua garantia é um dos compromissos da gestão municipal. O Participa Bike tem por objetivo repactuar os projetos e prioridades das políticas cicloviárias da cidade de Niterói e seguir avançando no sentido de nos tornarmos uma cidade que pedala cada vez mais”, explicou o coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões.