Leo Stuckert inaugura exposição “Luz e Sombra no meu Jardim”, na Galeria de Artes da Candido Mendes – Ipanema

A galeria de Artes da Universidade Candido MendesIpanema recebe, a partir do dia 4 de junho, às 16h, a exposição “Luz e Sombra no Meu Jardim”, do artista Leo Stuckert, reunindo 19 pinturas inéditas que traduzem, em formas e cores, uma profunda imersão sensorial na memória e na nostalgia. A mostra, com curadoria de Denise Araripe e produção da Monerat Editorial, apresenta um recorte delicado e intenso da trajetória de Leo Stuckert. Local: Rua Joana Angélica, 63, Ipanema, Rio de Janeiro. Entrada franca.

Mais que uma exposição, “Luz e Sombra no Meu Jardim” é ponto de partida das obras e sensações vividas por Stuckert em seu ateliê — um espaço onde telas e música se encontram em plena harmonia, criando composições impregnadas de luz, sombra e emoção. O texto crítico do historiador de arte André Sheik acompanha a exposição, oferecendo ao público um olhar aprofundado sobre os caminhos poéticos e visuais percorridos pelo artista. (texto de André Sheik está no anexo).

Denise Araripe: “O trabalho de Leo implica reflexão, não apenas na escolha e captura do motivo, mas também nas escolhas de imagens que serão manualmente transferidas para a tela

Na entrega do seu fazer, sua prática estabelece uma conversa entre o olho, seu senso crítico e sua ação. Camadas de significados e gestos constroem um cenário ordinário, mesmo assim, capaz de um lirismo profundo. Em tempos de vidas sem tempo, sua pintura é uma janela para momentos de quietude na correria urbana. Leo é um narrador de não acontecimentos e que nos traz lembranças do que jamais vivemos”, explica Denise Araripe, artista plástica e curadora desta mostra.

Léo Stuckert vem pintando o invisível e traduzindo memórias, sonhos e fragmentos da infância em imagens que os olhos reconhecem, mas a razão hesita em decifrar. Em sua nova mostra individual, que marca 15 anos de dedicação contínua à pesquisa artística, Leoreúne um conjunto vibrante de obras realizadas com tinta acrílica e a técnica da transferência de imagem sobre tela e papel. O resultado: paisagens psicodélicas que se instalam entre o delírio e a lembrança, o pop e o poético.

Convidamos você para esse encontro com a arte de Leo Stuckert — uma exposição que instiga, acolhe e emociona. A exposição estará aberta, ao público a partir do dia 4 deste mês. Venha se surpreender. Leia o texto de André Sheik (em anexo). Ele é poeta, pesquisador, professor, historiador, músico, compositor, redator e curador independente.

Serviço: Exposição Luz e Sombra no meu Jardim;

Artista: Leo Stuckert;

Curadoria: Denise Araripe;

Texto crítico: André Sheik; Local: Rua Joana Angélica, 63. Ipanema, Rio de Janeiro;

Abertura: 4 de junho de 2025 (quarta-feira), às 17h;

Período de visitação: até 28 de junho de 2025;

Horários: de segunda a sexta, das 14h às 19h, e sábado,das 14h às 18 horas.

Itacoatiara Pro promove aula de surfe inclusiva e ações socioambientais

Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e ao Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho), o Itacoatiara Pro 2025 realizou, na manhã desta quarta-feira (4), uma série de atividades voltadas para a inclusão social, educação ambiental e preservação da natureza.

A programação começou com o projeto “Primeira Onda”, proporcionando a estudantes da rede pública, mulheres, idosos e pessoas com deficiência a oportunidade de surfar pela primeira vez, ao lado de atletas profissionais renomados como Armidé Soliveres, Uri Valadão, Pierre Louis Costes e Tristan Roberts. A ação foi marcada por momentos de emoção e superação, reafirmando o papel do esporte como ferramenta de transformação social.

Além da vivência no mar, a manhã contou com o plantio de mudas nativas, coordenado pelo coletivo EcoArte, e um mutirão de limpeza nas areias de Itacoatiara. Participaram das ações alunos das escolas Canadense de Niterói, Marília Mattoso e PB Curso e Escola, promovendo o engajamento da juventude na construção de um futuro mais sustentável.

A programação inclui ainda uma palestra educativa com representantes da Reserva Extrativista Marinha (Resex), do Parque Estadual da Serra da Tiririca (Peset) e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), destacando a importância da preservação dos ecossistemas locais. A iniciativa, de educação, inclusão e sustentabilidade, conta com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).

O Itacoatiara Pro World Festival chega à sua 13ª edição como o maior festival de esportes ao ar livre do Brasil, reunindo modalidades como bodyboard, skate, surf, bodysurf e ciclismo, com competições internacionais, atividades culturais, ações ambientais e música, entre os dias 30 de maio e 15 de junho. Pela primeira vez, o evento recebeu o Campeonato Brasileiro de Skate Vertical, consolidando Niterói como capital nacional dos esportes radicais e reforçando o caráter multidisciplinar e transformador do festival.

Foto: André Cyriaco

Mais informações: www.itacoatiarapro.com.br

 

Instagram: @itacoatiarapro

 

EVENTO GRATUITO

 

Endereços:

Caminho Niemeyer

Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói

 

Praia de Itacoatiara

Av Beira Mar, s/n – Itacoatiara, Niterói

Festival Gospel de Búzios começa nesta sexta-feira na Praça da Tia Uia

Mais uma edição do Festival Gospel de Búzios será realizada na Praça da Tia Uia, no bairro da Rasa, nos dias 6 e 7 de junho. O evento, que reúne fé, adoração e muitos louvores, é organizado pela Prefeitura de Búzios, por meio da Subsecretaria de Comunicação e Eventos.

Nesta sexta-feira (6), primeiro dia do evento, quem faz a abertura do festival é o cantor, compositor e multi-instrumentista de música cristã contemporânea Davi Sacer, a partir das 20h.

No sábado (7), será a vez do grupo musical gospel brasileiro Ministério Sarando a Terra Ferida, conhecido por suas letras que enfatizam a fé, a cura e a esperança em Deus, mesmo diante das dificuldades. A apresentação também começa às 20h.

Em ambos os dias, a programação do festival contará com a participação de cantores locais, a partir das 18h, valorizando os talentos da cidade e fortalecendo a cultura gospel regional. Mais do que um evento musical, o Festival Gospel tem como objetivo promover o encontro das igrejas, incentivar o turismo religioso e fomentar a economia da cidade.

Prefeitura de Niterói avança com obras de urbanização na comunidade do Papagaio, no bairro Venda da Cruz

Projeto inclui contenção de encostas, novo acesso de veículos, revitalização de travessas e escadarias e a construção de centro comunitário, praça e dois campos de futebol 

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, visitou nesta quarta-feira (04) as obras de urbanização da comunidade do Papagaio, no bairro Venda da Cruz, na Zona Norte da cidade. Com investimento total de R$ 33,2 milhões, as intervenções da Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) avançam com contenções de encostas, criação de novo acesso de veículos para a comunidade e a revitalização de travessas e escadarias. 

Também estão em andamento a construção de um centro comunitário, a instalação de lona e ferragem para o “Campo de Asfalto” e a modelagem da escadaria do “Campo da Libório”. O projeto prevê a pavimentação das vias, incluindo sinalização vertical, instalação de novos pontos de coleta de lixo, a construção de uma praça equipada com aparelhos de ginástica para a terceira idade, brinquedos, bancos de concreto, paisagismo e dois campos de futebol com grama sintética, vestiários, banheiros e churrasqueira. A previsão é de que as obras sejam concluídas em novembro deste ano.

“Estamos fazendo uma grande obra de infraestrutura urbana, trazendo dignidade para a comunidade, saneamento, contenção de encostas e escadaria. Vamos inaugurar em novembro uma grande área de convivência e de lazer. Essa comunidade fica na divisa com o Barreto, a Engenhoca e a Venda da Cruz. Já fizemos aqui ao lado no Morro do Marítimo um Módulo de Médico de Família e creche municipal. É dignidade para quem mais precisa”, afirmou o prefeito.

Durante a visita, Rodrigo Neves também anunciou que a fase das intervenções da obra de macrodrenagem da Rua General Castrioto, no Barreto, terminará na primeira quinzena de junho, com previsão da via ser aberta aos veículos.

“Vamos acabar com o alagamento e as enchentes que, há mais de 50 anos, trazem muito transtorno para o Barreto. A gente sabe que essas obras dão dor de cabeça, mas é um transtorno passageiro com uma solução definitiva, que é resolver o problema das enchentes de alagamentos no Barreto e na Engenhoca”, disse Rodrigo Neves.

 

Fotos: Evelen Gouvêa

Projeto que leva cinema de graça às praças vai desembarcar em Duque de Caxias neste final de semana

O festival “Curta na Praça”, que realiza exibição de filmes gratuitos em praças públicas pelo estado do Rio de Janeiro, vai exibir 16 curtas-metragens nos dias 7 e 8 de junho (sábado e domingo), com sessões às 18h30 e às 20h, com direito a pipoca e refrigerante, na Praça da Prainha, localizada na Avenida Henrique Valadares, no Bar dos Cavaleiros, em Duque de Caxias.

A expectativa é de que 500 pessoas acompanhem cada sessão e após as exibições dos filmes haverá um debate baseado nos temas explorados nas obras cinematográficas. Os curtas exibidos pelo festival são todos nacionais, produzidos em 11 estados brasileiros, com temas que abordam bullying, combate ao racismo e o universo infantil.

O projeto é realizado pela Associação Caminho da Cultura e patrocinado pela Light, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro.

Veja a programação completa:

*Sábado (7 de junho):*

Lé com Cré;
Os Causos da Bisavó;
Celaticomus;
Dela;
Lily´s Hair;
O Véu de Amani;
Guri;
O Homem que Virou Meme.

*Domingo (8 de junho):*

Meu Nome é Maalum;
Contos Mirabolantes – O Olho do Mapinguari;
Sobre Amizade e Bicicletas;
Rua Dinorá;
Teo, o Menino Azul;
Menina Espoleta e os Super-Heróis Secretos;
O Menino e o Ovo;
Intervalo.

Projeto Grael promove Semana do Meio Ambiente com programação especial

As ações começam no Dia do Meio Ambiente, nesta quinta, e seguem até o dia 13

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quinta-feira (5), o Projeto Grael fará o lançamento oficial do jogo sobre Cultura Oceânica, desenvolvido pela equipe de educação ambiental para sensibilizar os alunos sobre a importância dos oceanos e seus princípios fundamentais.

O lançamento marca o início da Semana do Meio Ambiente, que neste ano terá como tema central a Cultura Oceânica. A programação segue até o dia 13 de junho, com atividades voltadas para a educação ambiental.

“A Semana do Meio Ambiente representa um momento simbólico e estratégico para aprofundarmos o diálogo sobre a Cultura Oceânica, tema que norteia as ações do Instituto ao longo deste ano”, destaca Monalisa Oliveira, coordenadora da área de meio ambiente do Projeto Grael. 

A programação inclui rodas de conversa, oficinas, exposições e visitas guiadas:

Programação

·        05/06 – Lançamento do jogo sobre Cultura Oceânica, desenvolvido pela equipe de educação ambiental.

·        09/06 – Mural temático com os princípios da Cultura Oceânica e roda de conversa com a equipe do Programa de Monitoramento de Praias (PMP) pela manhã. À tarde, cine-debate com o Programa de Educação Ambiental (PEA) Redes da Baía.

·        10/06 – Jogos temáticos com o Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da UERJ (MAQUA) e abertura da exposição sobre mamíferos aquáticos, que ficará em cartaz até o dia 13. Também está prevista uma visita ao Planetário da Escola Naval.

·        11/06 – Atividades lúdicas com a equipe do projeto Cavalos-Marinhos RJ pela manhã e roda de conversa com o Projeto Uçá à tarde.

·        12/06 – Oficina de maquetes de manguezais com o Projeto Uçá (manhã) e visita ao AquaRio (tarde).

·        13/06 – Encerramento com um Caça ao Tesouro online, abordando os aprendizados sobre Cultura Oceânica.

Segundo Monalisa Oliveira, cada atividade foi pensada para ampliar o conhecimento e estimular a participação dos educandos. “Queremos que eles sejam multiplicadores das boas práticas ambientais, entendendo que pequenas ações no dia a dia fazem grande diferença para os oceanos e para o meio ambiente”, reforça.

Com essa iniciativa, o Projeto Grael reforça seu compromisso com a educação ambiental e a formação de jovens conscientes. O Pilar Ambiental do Instituto conta com o patrocínio da Petrobras Socioambiental, que apoia as ações de promoção do esporte, educação e cidadania.

Fonte: Nathália Lugão

Badu receberá R$ 5 milhões em obras de infraestrutura e adequação viária

Prefeito Rodrigo Neves dá ordem de início das obras de macrodrenagem e construção da rotatória do bairro  

 O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, deu ordem de início, nesta quarta-feira (04), das obras de construção e adequação viária da rotatória e macrodrenagem do Badu, na região de Pendotiba. Com um investimento de R$ 5,2 milhões, o projeto será executado pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) e tem prazo estimado de quatro meses para conclusão. 

Serão realizadas diversas melhorias na Estrada Caetano Monteiro, incluindo a criação de uma nova rotatória para reduzir transtornos e congestionamentos. 

“Essa rotatória é uma obra esperada há décadas e vai melhorar muito a mobilidade e a circulação de veículos. Temos um problema sério naquela região, com as pessoas fazendo o retorno e um trânsito sempre confuso. Além dessa rotatória, a gente vai ter uma obra de macrodrenagem que vai melhorar a infraestrutura e reduzir os alagamentos nessa região do Badu, na Estrada Caetano Monteiro, na rotunda do Largo da Batalha. Tenho certeza que é tempo de avançar para a gente fazer de Niterói a melhor cidade para se viver e ser feliz no Brasil”, destacou o prefeito Rodrigo Neves. 

O projeto também prevê paisagismo e sinalização vertical e horizontal, além da implementação de um novo sistema de drenagem, que abrangerá o trecho entre a Estrada do Monan Pequeno e a Rua João Batista da Mota, visando mitigar os recorrentes alagamentos na área. A intervenção incluirá, ainda, a requalificação de calçadas e meios-fios.

Foto: Evelen Gouvêa

 

Niterói vai discutir a nova segurança pública na Sala Nelson Pereira dos Santos

Seminário acontece nesta sexta-feira (6) e as inscrições estão abertas

O município de Niterói será destaque no seminário “Gestão Integrada e Produção de Conhecimento em Segurança Pública: A Experiência de Niterói na Promoção da Igualdade, Justiça Social e Paz”. O encontro para estudantes em segurança pública e para o público em geral acontece nesta sexta-feira (6), na Sala Nelson Pereira dos Santos. Os interessados podem se inscrever pelo link https://tinyurl.com/nhj7uh7d

O seminário apresentará a trajetória da cidade na formulação e implementação de políticas públicas de segurança pautadas na integração institucional, no uso estratégico de dados e na centralidade dos direitos humanos. A iniciativa é fruto do trabalho conjunto da Prefeitura de Niterói, por meio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), do Observatório de Segurança Pública de Niterói (OSPNit) e do Pacto Niterói Contra a Violência (PNCV).

A política de segurança pública desenvolvida em Niterói tem como foco principal a prevenção da violência com base em evidências, a promoção da justiça social, a igualdade de gênero e a construção de uma cultura de paz nos territórios. As ações são planejadas de forma integrada, envolvendo diferentes instituições e a escuta ativa da população, promovendo mudanças estruturais e sustentáveis nas comunidades.

“Niterói tem mostrado que é possível enfrentar os desafios da segurança pública com inteligência, integração e respeito aos direitos humanos. O nosso compromisso é com uma cidade mais justa, igualitária e segura para todos. Por meio do Pacto Niterói Contra a Violência (PNCV), estamos construindo uma nova cultura de paz nos territórios, com políticas públicas baseadas em evidências e participação social”, afirmou Felipe da Silva Ordacgy, secretário do Gabinete de Gestão Integrada Municipal.

Foto: Lucas Benevides

Prefeitura de Niterói promove Semana do Meio Ambiente com oficinas, trilhas e exposições interativas gratuitas no Centro Eco Cultural Sueli Pontes

Espaço Cultural no Parque Orla Piratininga (POP) terá quatro dias de programação com atrações para todas as idades

Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Centro Eco Cultural Sueli Pontes, localizado no Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis (POP) realiza, nos dias 3, 4, 5 e 7 de junho, uma programação especial com foco na conscientização ambiental. Oficinas, trilhas ecológicas, exposições científicas, palestras e apresentações culturais integram a Semana do Meio Ambiente, evento gratuito e aberto ao público que busca aproximar ciência, arte e natureza em experiências educativas e interativas.

“Niterói é hoje um exemplo nacional no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para sustentabilidade e o meio ambiente. Com investimentos estratégicos, interdisciplinares, organização e o envolvimento do cidadão, conseguimos proteger nossos ecossistemas. Apresentar essas questões de forma lúdica é essencial”, afirmou o prefeito Rodrigo Neves.

O Centro Eco Cultural Sueli Pontes é um equipamento da Secretaria Municipal das Culturas e se consolida como espaço de encontro entre saberes populares e acadêmicos. A Semana do Meio Ambiente é realizada em parceria com o Instituto de Biologia da UFF, a produtora Ecoarte Produções e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

A programação tem início nesta terça-feira (3) com a palestra “Mar e Autismo”, da vice-presidente da Associação Caminho Azul, Diana Negrão, e a abertura de atividades como a Tenda Escuta TEA, exposições do Instituto de Biologia da UFF, o projeto Turma do Óleo e demonstrações científicas interativas com observação de organismos vivos, sementes da restinga e impressões 3D.

“Respeitar e valorizar as ações de sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente é também garantir o direito à cultura e ao bem-estar das pessoas, preservando os modos de vida e as tradições que formam nossa identidade”, afirma o secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano.

Nos dias seguintes, o público poderá participar de caminhadas ecológicas guiadas pelo historiador ambiental Alex Faria, assistir a peças teatrais temáticas e acompanhar exposições ambientais e oficinas de reciclagem criativa. Na quinta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, haverá um mutirão de limpeza nas margens da laguna, além da participação do Coral da CLIN e da Associação de Pescadores da Lagoa de Piratininga (APALAP), com demonstração de pesca artesanal.

O encerramento acontece no sábado (7), com uma grande feira de artesanato, oficinas para crianças, teatro, exibição de documentário e apresentação de maculelê com o grupo Gingas de Niterói, utilizando bastões feitos com garrafas PET.

SERVIÇO:
Semana do Meio Ambiente no Centro Eco Cultural Sueli Pontes
Dias 3, 4, 5 e 7 de junho
Centro Eco Cultural Sueli Pontes – Avenida Celso Kelly, 378, Piratininga, Niterói
Entrada gratuita
Programação completa: @centroecocultural