



Comunica



Em tempos de pandemia, o que nos resta é a esperança de que tudo passará e sairemos mais fortes desta! Pensando nisso a Editora Proverbo convida os autores nacionais para participar da coletânea “Esperança em Tempos de Pandemia”.
“Para contribuirmos com o debate sobre os desafios desse momento e daqui para frente, estamos produzindo uma coletânea de textos literários (crônica, conto ou poesia), com foco narrativo em 1ª ou 3ª pessoa, sobre esse período, suas preocupações e perspectivas futuras.” Explica Vilson Ferreira, Editor-chefe da Proverbo.
Estamos em busca de escritores que queiram contar (em poema, crônica ou contos) histórias, sonhos e CERTEZAS revestidas de ESPERANÇA!
Esta coletânea não é um concurso e não é paga! Os valores apresentados são referentes a quantidade de livros que o autor receberá.
A jornalista e escritora Roberta de Souza foi convidada para organizar a coletânea, que já se desenha como uma das mais especiais organizadas por ela.
Mais informações: https://proverboeditora.com.br/esperanca-em-tempos-de-pandemia/
#Coletânea #ChamadaParaPublicação #EditoraProverbo #Publicação #Contos #Crônicas #Esperança #Pandemia #Covid #Literatura #EscritoresNacionais #Leitores #AutoresIndependentes
Cinco lentes e muitas visões numa mostra fotográfica imperdível, em plena preparação para o novo normal, quando toda arte e beleza são bem vindos e podem mudar o curso dos nossos dias, nos entretendo com criatividade e bom gosto. “Ambientação Evidence” é a exposição que reúne os fotógrafos Denise Greco, Eduardo Tropia, Herbert Zampier, Luciana Alves e Ricardo Bhering em cinco ambientes distintos do salão Evidence Beauty & Spa, com visitação a partir do dia 1º de outubro, das 9h às 20h, na Rua Moreira César, 65, Icaraí. A renda dos trabalhos vendidos terão 10% destinados ao Abrigo Cristo Redentor.
O projeto nasceu de uma busca por traduzir a personalidade dos clientes desta equipe de profissionais de beleza liderada por Nilton Nunes e Paulo Henrique de Souza Rodrigues, juntamente com a sócia Sylvia Faillace, idealizadora do projeto, inspirado nos locais mais sofisticados do circuito cultural. Eles não fizeram por menos para promover emoções incríveis aos freqüentadores do salão Evidence Beauty & Spa. Convidaram a Contemporâneos Galeria de Arte, com a produtora cultural, artista plástica e curadora Lu Valença para selecionar trabalhos de padrão internacional – com pleno potencial para minimizar os impactos da pandemia no ânimo do publico. “A idéia é proporcionar aos clientes uma experiência visual através dos olhares distintos dos artistas sobre o conceito de beleza plástica, os recursos da natureza e o bem estar através da contemplação da arte”, explica Lu Valença.
Denise Greco escolheu o fundo do mar para dar foco às suas lentes. Suas imagens já foram utilizadas pela Abecitrus, Cargill, Caterpillar, Kodak, Tilibra e Volkswagen em campanhas, folhetos, calendários, agendas e capas de cadernos. É autora dos livros “Expressões do Fundo do Mar”, “ Expressões e Cores da Natureza” e “Expressões do Pantanal”. Atualmente mora em Búzios, onde mergulha freqüentemente para fazer registros.
Eduardo Tropia é fotógrafo com mais de 45 anos de experiência. Registrou destinos turísticos, fotografias industriais, em diversos editoriais, como das revistas Isto É, National Geographic, New York Times Magazine e Veja; Jornal O Tempo MG, O Globo, Jornal do Brasil, Agência Estado e muito mais. Em 2016, participou do documentário sobre 21 fotógrafos mineiros – “Profissão Fotógrafo”, produzido pela Estação Mídia Filmes. Entre muitos outros trabalhos, também é integrante, há 14 anos, do coletivo “ Olho de Vidro”, que realiza exposições anuais.
Herbert Zampier sempre foi ligado à poesia, música e arte. Realizou diversos cursos livres, mas se concentrou na especialização acadêmica em História da Arte e, principalmente em desenvolvimento de linguagem artística, tendo se aperfeiçoado com a artista visual Greice Rosa. Também estudou fotografia expandida com Marco Antônio Portela. Ministrou aulas práticas de produção fotográfica, pós-produção e impressão. Atualmente faz parte do coletivo Contemporâneos, sob a curadoria de Lu Valença.
Luciana Alves é nascida em Porto Velho, Rondônia, mas radicou-se no Rio de Janeiro desde a década de 80. Aprofundou-se na fotografia há três anos. Sua inspiração passa pela exuberância do Rio de Janeiro, com expressões na macrofotografia. Apaixonada por literatura, recorre à poesia como ilustração do seu processo criativo. Usa o próprio celular como instrumento de captura de imagens, bem como os aplicativos Lightroom e Snapseed. Suas obras vêm sendo comercializadas com impressão Fine Art, com pigmentações minerais e papéis especiais.
Ricardo Bhering é autodidata. Consagrado na fotografia publicitária e industrial, tem passagens pela áreas editorial e cultural. Possui grande experiência em laboratórios analógicos. Sua coleção de imagens é protegida por direitos autorais. Atualmente, trabalha com impressão digital Fine Art. Continua empenhado em desenvolver trabalhos marcados por sua linguagem pessoal.

Quem visitar o Parque da Cidade para contemplar uma das vistas mais bonitas de Niterói poderá conhecer, até o dia 3 de outubro, como era a cidade no início do século passado. “Niterói ontem e hoje” é o nome da exposição que está disponível para o público com 14 painéis com fotos de 1908 e de 2008, tiradas nos mesmos locais. As fotos antigas são colocadas lado a lado com as atuais para que o público possa perceber a passagem do tempo e as mudanças.
A exposição é uma parceria da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), Fundação de Arte de Niterói (FAN) e Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade. As imagens, que já foram expostas no Solar do Jambeiro e nas escolas municipais, em 2008, são registros de 1908, de autor desconhecido, e fazem parte da Coleção Mônaco do acervo da Divisão de Documentação e Pesquisa da SMC/ FAN. As fotos de 2008 foram encomendados a Marco Aurélio Brandt e pertencem ao acervo.
Nas fotografias de 1908, os espectadores vão poder constatar uma cidade que crescia, embora conservasse ainda lugares aparentemente inóspitos. Demonstram também, que o povo da então capital do Estado era elegante, despreocupado, participativo e curioso. Foi um tempo de grandes obras modernizantes na cidade, como a abertura de ruas e avenidas, calçamento de logradouros, construção dos cais de Icaraí e Gragoatá, além da construção da Prefeitura recém instituída.
As fotos atuais, com a presença de prédios, asfaltos e muros, também guardam semelhanças com as do início do século passado, sejam nas paisagens ou nos recortes geográficos.
A exposição revela-se como um registro da ocupação urbana, das mudanças físicas do espaço social da cidade de Niterói, permitindo que sejam observadas as escolhas realizadas nesse processo, provocando, ainda, reflexão sobre as possibilidades futuras. Uma mostra que vai levar o público a um passeio no tempo, resgatando memórias, que fazem parte da história da cidade.
Com o objetivo de manter as regras de prevenção ao novo coronavírus, determinadas pelo Município, o Parque da Cidade está aberto ao público de terça a domingo, de 9h às 18h, com visitação limitada e 200 pessoas por vez, seguindo a orientação do Plano de Transição para o Novo Normal – estágio amarelo 2.



A Secretaria Municipal das Culturas e Fundação de Arte de Niterói promovem, neste mês de setembro, uma série de “lives” nas suas unidades culturais, mas sem público presencial. Devido a pandemia do covid-19 e as recomendações de distanciamento social, eventos de shows e atividades culturais farão parte da programação virtual.
“As lives têm sido um canal de aproximação dos artistas com o público. Em tempos de pandemia é uma saída inteligente para manter os artistas trabalhando e gerando renda para a cadeia produtiva do setor e também para quem está em casa, que consegue passar por esse período com arte e cultura”, avaliou Victor De Wolf, Secretário Municipal das Culturas.
O presidente da Fundação de Arte de Niterói, André Diniz, ressaltou que as lives são uma forma fundamental do artista ter contato com o seu público, além de criar um fluxo de sobrevivência, de apoio ao setor cultural.
“Dessa forma, optamos por manter a programação pois, através das redes, proporcionamos interação e ajuda para o artista enfrentar este momento difícil de pandemia, pelo qual estamos passando”, disse Diniz.
Programação:
Museu Janete Costa de Arte Popular
19 de setembro -15h – Arte Popular para Crianças – Oficina de Papel Marchê
19 de setembro – 17h – Arte Popular para Crianças – Oficina de cabeça quadrada
24 de setembro – 17h – Oficina de Cordel
Transmitidos ao público pelo facebook do museu: facebook.com/museujanetecosta
Teatro Popular Oscar Niemeyer
23 de setembro – 20h – Coletivo Di.Cria – Produção Responsável
30 de setembro – 20h – Coletivo Di.Cria – Como vender sem se vender, com Marcele Oliveira
Transmitidos ao público pelo instagram do Teatro Popular Oscar Niemeyer : @teatroniemeyer
O presidente da OAB Niterói, Claudio Vianna, deu posse a duas Comissões: Ação Social, presidida por Maria Luiza Procópio de Medeiros @maluprocopioadv, e Previdência Complementar, por Licia Cardoso de Azevedo @liciaazevedo.adv. A solenidade reservada, realizada no gabinete da presidência, contou ainda com a participação do diretor-tesoureiro Ralph de Andrade, o corregedor-geral Fabio Lucas e o diretor executivo Hélio Considera, além das delegadas de ambas as Comissões.
Claudio Vianna exaltou a importância das duas Comissões para a entidade.
“Ontem demos posse a duas competentes presidentes, em duas importantes Comissões da OAB Niterói: Maria Luiza Procópio, na Ação Social; e Licia Cardoso de Azevedo, em Previdência Complementar. Os projetos de trabalho de ambas, que foram apresentados à diretoria, são de altíssima qualidade. Agradecemos por fazerem parte e contribuírem de forma direta para nossa gestão. Temos que estar abertos às novidades, só assim tentaremos chegar ao que acreditamos ser o ideal, principalmente para a nossa instituição”, declarou.
Ao tomar posse, a advogada Maria Luiza Procópio agradeceu a oportunidade oferecida:
“Estou muito feliz com o convite para assumir a Comissão de Ação Social da OAB Niterói. Agradeço ao presidente Claudio Vianna pela oportunidade. Espero desempenhar minha função com sucesso e deixar um legado para a entidade.”
Segundo Luiza Procópio, a Comissão de Ação Social tem como principal objetivo “tornar viável e próxima a comunicação entre as necessidades da sociedade com os autores dos atos solidários”.
Ela destacou a linha que pretende seguir:
“O ato de promover uma ação social é ter o desejo de se comunicar com o outro em algum tipo de carência gerada por situações
adversas. Todo ato social é precedido de um sentimento forte de estabelecer contato e interferir de certa forma no comportamento alheio em busca de uma igualdade social. Diante do atual momento de pandemia, identificamos ainda mais a necessidade e a importância dessa Comissão, buscando com atos efetivos e contínuos atenuar as dificuldades geradas”.
Algumas propostas a serem cumpridas, segundo ela, incluem:
“Despertar nos colaboradores o sentimento de solidariedade e motivá-los para que valorizem a ação voluntária e ofereçam sua contribuição para a construção de uma sociedade melhor para todos; defender ações pautadas na ética e transparência, promovendo diversas ações durante a gestão; estimular as advogadas, advogados e toda a sociedade civil na ação voluntária e promover atividades concretas e significativas com o objetivo de amenizar o quadro de carência crescente na sociedade.”
Confiante no desafio que tem pela frente, a advogada Licia Cardoso afirmou:
“É com grande satisfação que assumo a presidência da Comissão de Previdência Complementar da OAB Niterói. Devido às constantes alterações legislativas no âmbito do Regime Geral de Previdência Social percebemos o aumento do interesse da sociedade e de operadores do Direito por informações sobre o sistema de Previdência Complementar Privada. A formação desta Comissão é de extrema relevância, na medida em que visa contribuir para a formação dos advogados previdenciaristas, que atuam nesse regime ou têm interesse em atuar”. Ela acrescentou que na agenda da Comissão está prevista a realização de palestras, audiências públicas e mesas de debates, objetivando fomentar no âmbito da Subseção de Niterói a cultura e o estudo da Previdência Complementar Pública e Privada.
Segundo Licia Cardoso, a Comissão de Previdência Complementar ainda tem entre suas propostas:
“Acompanhar e se manifestar sobre a Reforma da Previdência Social pertinente à Previdência Complementar; cooperar, manter intercâmbio e firmar convênios com outros organismos públicos e entidades nacionais e internacionais que se relacionem com a Previdência Complementar; manter contato permanente com as comissões congêneres, informando-as sobre as atividades desenvolvidas e as diligências realizadas, no sentido da mútua colaboração; tratar dos assuntos referentes à Previdência Complementar e atuar em defesa dos interesses dos advogados, inclusive junto ao Poder Judiciário e entidades administrativas de Previdência Complementar”.
Além das presidentes, tomaram posse as seguintes delegadas: Fabiane Martins de Noronha, Haissa Cury Simões e Helen Francisco, na de Ação Social; e Bianca Victor Silveira Goulart, em Previdência Complementar
#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi #cfoab #caarj



A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que o município já tem 10.931 pacientes recuperados da Covid-19. Ao todo, a cidade registra 11.547 casos confirmados da doença e 135 pessoas em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Secretaria. Niterói registra 398 óbitos.



Estabelecimentos passam a funcionar das 9h às 19h, no Centro, e das 9h às 20h nas demais regiões.
A Prefeitura de Niterói vai ampliar, a partir de quinta-feira (17), o horário de funcionamento de galerias e centros comerciais de rua na cidade. Com a ampliação, estes estabelecimentos que estavam abrindo as portas ao meio-dia, passam a funcionar das 9h às 19h, no Centro, e das 9h às 20h nas demais regiões. Nesta segunda-feira (14), a extensão do horário passou a valer para o comércio de rua e ambulantes regularizados.
Em vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, nesta segunda-feira (14), o prefeito Rodrigo Neves enfatizou que com as ações promovidas pelo Município e a colaboração da população, a cidade está mantendo a pandemia do novo coronavírus sob controle. No entanto, ele frisou a importância de que todos continuem respeitando os protocolos de segurança e o distanciamento social. No momento, a cidade permanece no estágio Amarelo Nível 2 – alerta máximo.
“É fundamental que cada um faça a sua parte para que a gente continue controlando a pandemia, salvando vidas e retomando a atividade econômica de forma gradual e responsável. É preciso continuar usando a máscara quando precisar ir à rua, continuar redobrando a atenção com a higiene e evitar aglomerações. Tomamos as decisões certas, nos momentos certos, e a participação da sociedade foi fundamental nesse processo”, disse o prefeito.
Empresa cidadã – O prefeito Rodrigo Neves também informou que, após consulta com o Comitê Técnico Científico, formado por especialistas da Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e representantes de associações de empresários da cidade, o Gabinete de Crise decidiu estender o pagamento do benefício do programa Empresa Cidadã até dezembro.
“Em função das medidas de restrição a circulação permanecerem – mesmo que de maneira menos intensa – até a chegada da vacina, o Gabinete de Crise decidiu pela extensão do benefício do Empresa Cidadã com o objetivo de preservar cerca de 12 mil empregos, até dezembro de 2020. Estamos encaminhando para a Câmara a legislação necessária para prorrogar o programa”, explicou. “Niterói é uma das poucas cidades do Brasil que estruturaram esse tipo de programa, que beneficia, prioritariamente, as pequenas e médias empresas da nossa cidade”.



O grupo “Filhos de Sinhá” faz live, no dia 16 de setembro, quarta, às 19h, no Theatro Municipal de Niterói, dentro do projeto ‘Clássicos do Samba’. Será uma noite animada, que poderá ser vista no facebook do Theatro Municipal (facebook.com/ theatromunicipaldeniteroi/) e Cultura Niterói (facebook.com/culturaniteroi).
“Filhos de Sinhá” é um projeto de samba itinerante, cujo principal característica é a composição da roda, que não tem músicos fixos, sendo estes convidados a participar a cada edição.
O projeto teve início em 2014 e, nesses seis anos, foram realizadas 78 edições com a participação de mais de 170 músicos. No repertório, clássicos do samba de renomados e novos compositores.
A ‘Sinhá’ simboliza a mãe que recebe e acolhe a todos como filho e os ‘Filhos’ de Sinhá são os músicos.
Em dezembro de 2015, ‘Filhos de Sinhá’ foi apadrinhado pelo músico e produtor Paulão 7 Cordas.
Serviço:
Clássicos do Samba com Filhos de Sinhá – Live
Datas: 16 de setembro (quarta-feira)
Horário: 19h
Transmissão: facebook do Theatro Municipal de Niterói e da Cultura Niterói
facebook.com/ theatromunicipaldeniteroi/
Classificação indicativa: livre
O contribuinte que quiser ter direito ao desconto de 5% no IPTU referente a lei do Bom Pagador em 2021 precisa estar com a cota única quitada ou as parcelas deste ano em dia até 30 de setembro. Esta é a data limite da Secretaria Municipal de Fazenda para verificar os requisitos definidos na lei, que poderá beneficiar aproximadamente 80 mil imóveis na cidade. Para isso, não pode haver dívidas relacionadas a nenhum de seus imóveis. Isso inclui cobrança administrativa, parcelamento de dívida de outros anos em vigor ou inscrição na dívida ativa municipal.
Se o contribuinte estiver com os impostos em dia, o desconto será aplicado automaticamente. Para quem optou por parcelar o IPTU em 2020, o critério para estar apto ao benefício será estar em dia até a parcela que venceu em setembro, mesmo que as prestações de outubro e novembro não tenham sido quitadas ainda, já que não terão vencido.
Para consultar se um determinado contribuinte terá direito ao desconto de IPTU do ano que vem, basta acessar o link: https://fazenda.niteroi.rj.gov.br/bompagador/


