A DERMATOLOGISTA NEIDE KALIL GASPAR RECEBE MEDALHA DA ACAMERJ

 

Luiz José Romeo, Presidente da Acamerj, entregou à dermatologista Neide Kalil Gaspar a Medalha de Mérito Médico.

Foi em meio a muitos aplausos da comunidade científica fluminense, que a dermatologista Neide Kalil Gaspar recebeu a Medalha de Honra ao Mérito Médico, das mãos de Luiz José Martins Romeo, Presidente da Academia de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, em solenidade realizada no Teatro Aloísio de Paula, no Hospital Universitário Antônio Pedro. A homenagem teve indicação do Presidente da Acamerj e do cardiologista Heraldo Victer, e foi motivada pelo trabalho realizado na área de dermatologia em âmbito nacional.

Neide Kalil Gaspar participou da descoberta de novas doenças dermatológicas e de diversas pesquisas para tratamentos revolucionários, entre elas a utilização da insulina para recuperação de tecidos, trabalho que rendeu publicações nacionais e internacionais, desde 1999; e fotobiologia e fenômeno LE. Foi professora de dermatologia da Universidade Federal Fluminense e orgulha-se de ter sido aluna e colaboradora do Professor Ruben David Azulay, por mais de 20 anos.

Em 43 anos de vida acadêmica, publicou 6 livros, em coautoria com o Professor Antônio Pedro Gaspar, seu cônjuge. Escreveu diversos capítulos de livros, 28 artigos originais, em periódicos. Apresentou 168 trabalhos em reuniões e congressos nacionais e internacionais, orientou 29 teses de mestrado e doutorado ( todas aprovadas com nota máxima) e participou de 48 bancas de concursos. Foi homenageada por duas turmas de formandos e foi Presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia Fluminense, por 3 mandatos. É Membro da Academia Americana de Dermatologia. Foi homenageada como Presidente de Honra do Congresso Internacional de Medicina Estética e como Professor Inovador, no Congresso Internacional da Cilad.

Neide Kalil Gaspar é filha do professor e médico Calixto Nami Kalil e Àssime Silva Kalil, ambos filhos de imigrantes libaneses. Da sua união com o Professor Antônio Pedro de Andrade Gaspar nasceram 3 filhos: Victor Eduardo, Bruno Cézar e Pedro Ivo.

Em seu discurso de encerramento, Luiz José Romeo fez considerações importantes, como o trabalho de atendimento às vítimas do incêndio do Gran Circus Norte-Americano, em dezembro de 1961; comentou que a Medalha mantém viva a Academia, que conta com vasta participação de cidades do interior do Rio de Janeiro. Complementando, a médica Selma Maria de Azevedo ilustrou a homenagem com um versículo bíblico, de Salmos capítulo 1 : “ Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios(…) Antes tem o seu prazer na lei do Senhor (…) Pois será como árvore plantada junto à ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto a seu tempo, e as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará”.

 

Momento após a entrega da Medalha, na sala anexa.

Momento de confraternização após a entrega da Medalha, na sala anexa.

 

A dermatologista Neide Kalil Gaspar com o neto Victor, a nora Cláudia, o filho Victor e a neta Ana Beatriz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *