Programa “IFEC – A Voz da Cidadania” completa 5 anos inovando na programação internacional

O Programa “Ifec – A Voz da Cidadania” completa 5 anos com visão  inovadora. No ar com uma programação que atualiza cidadãos brasileiros e estrangeiros que falam a língua portuguesa, contribui para o exercício civil geral do público, em temas do dia a dia da sociedade. Não é à toa que o programa, hoje com 14 quadros, duração de uma hora, em formato digital – ou diariamente, das 10h às 11h, pelas ondas da Rádio Felizcidade FM -,  tem sido aplaudido pelos mais diversos segmentos sociais. Afinal, além dos quadros informativos com dados da cidadania, há uma atualização mensal da ONU, com informações internacionais, mostrando que é possível desenvolver institucionais de alcance mundial diretamente do Brasil. O Programa “Ifec, A Voz da Cidadania” é idealizado, produzido e apresentado pelo Ifec – Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência, instituição presidida pelo Professor Doutor Raymundo Stelling.

 

A coordenação geral do programa é do internacionalista Tiago Saraiva Pinheiro, formado em relações internacionais, capacitado em Português, Inglês e Espanhol, condição que lhe permite oferecer uma veiculação voltada para Brasil e exterior. No Brasil e países de língua portuguesa, o programa é de fácil acesso. O idioma português está entre os quatro mais falados no mundo, distribuído no Brasil, Portugal, em territórios Africanos, além do Gran Ducado de Luxemburgo e Timor Leste, na Ásia. Na China, há mais de 10 anos, um dos cursos mais procurados é o português. Através desta veiculação, alunos podem se informar sobre os mais diferentes temas relacionados à cidadania, como  direito do consumidor, beleza, defesa dos animais, educação e muito mais. Vale destacar a participação da correspondente internacional com base na Itália, Sandra Bandeira, jornalista que atua em programas e colunas naquele país.

 

O objetivo central da criação deste programa, segundo o Professor Doutor Raymundo Stelling, é promover a cidadania através da socialização, contribuindo para levar o cidadão ao conhecimento mais pleno, proporcionando-lhe a defesa dos seus direitos. Para Stelling, o tripé da cidadania é que o indivíduo conheça seus direitos e deveres, seu pantheon cívico e a sua inclusão no mercado de trabalho. Para isso, o espaço também oferece programa  de duas comissões da OAB Niterói: na área de defesa do consumidor e animal, além do “OAB Vai à Escola”.

 

“Tenho grande prazer de comemorar os 5 anos do Programa Ifec, constituído como mais um braço dentro do sistema de divulgação do Instituto, com um objetivo específico: o da cidadania,  contribuindo com uma sociedade mais justa. Compreendemos que cada ser humano possui um dom e a soma desses dons faz com que nós, juntos, possamos caminhar para um mundo melhor. Entendemos que a formação ética, de qualidade, é relevante para a critica e para sensibilizar as pessoas. Talvez seja esse o nosso objetivo: ser um grande veículo, no Brasil e exterior, de formação de um mundo melhor”, define o professor Doutor Raymundo Stelling.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *