Projeto Grael promove ações em comemoração da Semana do Meio Ambiente

 

 

Entre os dias 06 e 10 de junho serão diversas atividades com foco na conservação da baia de Guanabara

A Década dos Oceanos é uma iniciativa da ONU para estimular e fortalecer iniciativas em prol da saúde das águas oceânicas, e esse será o tema gerador da Semana do Meio Ambiente no Projeto Grael, que se realizará em sua sede, entre os dias 06 e 10 de junho. O foco será a Baia da Guanabara e a ação tem como objetivo sensibilizar os alunos e funcionários sobre a importância da conservação de suas águas, a partir de seu usos, potenciais e ameaças.
A temática ambiental compõe o programa educativo do Instituto durante todo o ano, e se intensifica na Semana do Meio Ambiente para reforçar o aprendizado desenvolvido pelos educadores junto aos alunos semestralmente.
Na programação serão realizadas atividades educativas como gincanas aquáticas, regatas ecológicas de coleta de lixo flutuante e monitoramento perceptivo da qualidade da água da Baia de Guanabara. O resíduo flutuante coletado pelos alunos, será quantificado e qualificado, antes da destinação ambientalmente correta, e servirá como instrumento de reflexão sobre o problema. Também estão previstas atividades nos cursos de informática, oficinas profissionalizantes e natação, integrando todos os alunos.
O lixo flutuante é um problema de toda a Região Hidrográfica da Baía de Guanabara, composta por 17 municípios, e que causa reflexo nas atividades de lazer, pesca, transporte hidroviário, turismo, esportes, econômicas e outras. O Projeto Grael busca desenvolver junto a seus alunos e funcionários a reflexão crítica sobre esse problema e incentivá-los à tomada de ações proativas para gestão e conservação da Baía de Guanabara, seja através de atividades de observação e monitoramento e discussões, incentivando a participação em espaços de gestão pública ou externalizando para suas comunidades boas práticas a partir de suas próprias vivências e mudança de hábitos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *