SOLENIDADE DE CELEBRAÇÃO DO CENTENÁRIO DE FUNDAÇÃO DO CENÁCULO FLUMINENSE DE HISTÓRIA E LETRAS – PRESIDENTE DRA. MATILDE CARONE SLAIBI CONTI ( por Alberto Araujo)

 

https://niteroi.spa.coreplan.com.br/portal

 

Em 18 de setembro de 2023 ( ultima segunda-feira), foi celebrado os 100 anos de fundação do Cenáculo Fluminense de História e Letras. A comemoração foi realizada em noite ornamentada de amor, paz e alegria na Casa da Amizade de Niterói sob a coordenação e apresentação da presidente Dra. Matilde Carone Slaibi Conti e secretariada pela Cleide Villela Abib.
A celebração dos 100 anos de uma instituição é uma conquista de todos os membros titulares e instituições congêneres que junto com a entidade sustentam esse baluarte de história e letras. Desta forma todos conectados com amizade e compromisso se uniram para fazer do estabelecimento historiográfico e cultural, uma citação em nossa cidade. Uma instituição que celebra 100 anos, certamente, é um Patrimônio Imaterial de nossa Cidade.
A mesa presidencial foi composta: Dra. Matilde Carone Slaibi Conti – Presidente do IHGN; Dra. Márcia Pessanha – presidente da AFL; Desembargador Dr. Nagib Slaibi Filho; Ricardo Fonseca de Pinto – Governador do DE 4751-RI, Joel Coelho dos Santos – Presidente do Rotary Clube de Niterói; Pedro Gomes de Oliveira Presidente da OAB-Niterói e neoacadêmica Magda Belloti.
Primeiro ouvimos a execução do Hino Nacional Brasileiro e em seguida as palavras da Presidente Matilde Carone Slaibi Conti, que disse está muito honrada e feliz em celebrar o Centenário do Cenáculo Fluminense de História e Letras como presidente da Instituição.  A doutora Matilde Carone Slaibi Conti, proferiu palavras alegres, entusiasmadas e comoventes.
Em seguida aconteceu a posse da neoacadêmica Magda Belloti, na Cadeira nº 01, patronímica do Almirante Artur Silveira de Mota, o Barão de Jaceguai. A neoacadêmica foi introduzida ao Salão nobre pelos acadêmicos: Nagib Slaibi Filho e Liane Arêas. A secretária do cenáculo a acadêmica Leda Mendes Jorge leu o Termo de Posse.  A Acadêmica Magda Belloti leu o Juramento do Acadêmico. Em seguida a neoacadêmica recebe as insígnias da entidade. A medalha acadêmica foi colocada pela Márcia Pessanha e após todo o ritual acadêmico  Márcia Pessanha profere o discurso de saudação. Convidada à tribuna a acadêmica Magda Belloti proferiu o seu discurso em louvor ao Patrono e antecessores.
E na continuidade ouvimos a saudação ao centenário da instituição pelo escritor, jornalista Célio Erthal Rocha, que falou uma síntese da história do Cenáculo Fluminense de História e Letras. Logo após aconteceu as entregas de medalhas às associações e academias congêneres.
Estiveram presentes inúmeras personalidades do mundo da historiografia, educação e cultura. Membros da instituição e seus familiares, parceiros, colaboradores da instituição, escritores, jornalistas, professores e doutores, além, de autoridades locais que se fizeram presentes no importante evento literário e cultural de nossa cidade.
Acadêmicos presentes e receberam a medalha comemorativa dos 100 anos: Matilde Carone Slaibi Conti; Márcia Pessanha, Levy Pinto de Castro Filho, Liane Arêas, Leda Mendes Jorge, Nagib Slaibi Filho, Alberto Araújo, Magda Belloti, Licia Lucas, Uyara Schiefer, Mimi Lück, Irma Lasmar.
Logo em seguida foram chamadas as instituições que estavam presentes: Representantes de instituições congêneres que receberam a medalha: Joel Coelho dos Santos – Presidente do Rotary Clube de Niterói; Leda Mendes Jorge- Presidente da ANE;  Marcia Pessanha – Presidente do Elos Clube e AFL; (Márcia Pessanha dividiu a insígnia com Liane Arêas em representação do Elos Clube, já que Márcia havia recebido pela AFL).; Jadir Zanardi – representando o IHGN; Ricardo Fonseca de Pinto – Governador do DE 4751-RI; Pedro Gomes de Oliveira Presidente da OAB-Niterói; e o Reitor da UFF professor Antônio Claudio Lucas da Nóbrega foi representado pelo professor Mario Augusto Ronconi – Superintendente de Operações e Manutenção da UFF. Dr. Waldeni de Bragança representando a UBT-Niterói.
E para abrilhantar a noite uma apresentação musical com a soprano Magda Belloti que convidou sua filha Lorena Belloti para um dueto. A artista que agora é a mais nova imortal do Cenáculo foi acompanhada por Talitha Perez ao piano.
Aos convidados foi oferecido um delicioso jantar que ficou a cargo da Beth Schueler e a mesa de Chá coordenado pela Valéria Gervásio. O banner  de celebração dos 100 anos do Cenáculo foi produzido pelo designer gráfico Will Martins, que junto a esposa Liane Arêas doou para ornamentar o salão.
A revista  Focus Portal Cultural fez a cobertura cinematográfica e fotográfica.
Minuta de Alberto Araújo – Focus Portal Cultural

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *