CLUBE DO FLAMENGO PODERÁ SER DECLARADO PATRIMÔNIO IMATERIAL DO ESTADO DO RIO

O Clube de Regatas do Flamengo, uma das mais tradicionais agremiações esportivas do Rio, poderá ser declarado como patrimônio histórico, cultural e imaterial do Estado do Rio. É o que determina o Projeto de Lei 2.468/23, de autoria original da deputada Verônica Lima (PT), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (24/06), em segunda discussão. A medida segue para o Governo do Estado, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

O Flamengo começou como um clube de remo em 1895, fundado por um grupo de seis jovens na Praia do Flamengo, Zona Sul do Rio. O Departamento de Esportes Terrestres, com a inclusão do futebol, aconteceu algumas décadas mais tarde, em 1911.

Atualmente, o time é considerado o detentor da maior torcida do Brasil. No futebol, já conquistou um título Mundial, três Libertadores, oito Brasileiros e quatro Copas do Brasil. Além do remo e do futebol, o clube conta ainda com vários outros esportes, como basquete, vôlei, natação, ginástica artística, judô, karatê, nado artístico, polo aquático e futebol americano.

A equipe de futebol masculino do Flamengo é uma das quatro que estão representando o Brasil no Mundial de Clubes deste ano, realizado nos Estados Unidos. Além do Flamengo, também estão participando o Botafogo, Fluminense e Palmeiras.

“O futebol é coisa muito séria; é uma cadeia produtiva que impacta positivamente a economia do nosso país e do estado. E o Clube de Regatas do Flamengo é o time brasileiro que mais faz a alegria do povo”, enalteceu Verônica Lima.

A sede do clube está localizada na Avenida Borges de Medeiros, 997, na Gávea, Zona Sul do Rio. A declaração de patrimônio do Estado do Rio não impede a realização de obras, reformas, benfeitorias ou outras intervenções.

Também assinam o texto como coautores os seguintes parlamentares: Carlos Minc (PSB), Brazão (União), Tia Ju (REP), Val Ceasa (PRD), Flavio Serafini (PSol), Renata Souza (PSol), TH Joias (MDB), Zeidan (PT), Rodrigo Amorim (União), Alexandre Knoploch (PL), Rodrigo Bacellar (União), Elika Takimoto (PT), Guilherme Delaroli (PL), Dr. Deodalto (PL), Yuri Moura (PSol), Luiz Paulo (PSD) e Chico Machado (SDD).

Nara Chagas assume como Executiva Comercial para Bahia, Sergipe e Espírito Santo

 

Nara Chagas passa a integrar a equipe de vendas da TAP como Executiva Comercial (Key Account Manager), responsável pelo atendimento comercial na Bahia, Sergipe e Espírito Santo. Baseada em Salvador, Nara se reportará a Renata Di Bernardo, gerente de Vendas Brasil.

A TAP foi eleita por 10 anos consecutivos a Companhia Aérea Líder da Europa para a América do Sul pelos World Travel Awards, em reconhecimento do seu serviço de excelência. Além disso, recebeu em 2023 o MICE Awards de Melhor Companhia Europeia.

A TAP Air Portugal voa de Lisboa para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus, além de ligar o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. No total, são 13 cidades do Brasil (15 rotas, de Lisboa e Porto) que a TAP liga a Portugal.

Plataformas Urbanas Digitais promovem evento de inclusão digital

Programação celebra o Dia Municipal da Inclusão Digital com mostra de talentos e tecnologia

Nos dias 25 e 26 de junho, a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia, realiza nas Plataformas Urbanas Digitais (PUDs) do Viradouro e da Engenhoca o evento “Conecta: Promovendo a Inclusão Digital”, uma celebração do Dia Municipal da Inclusão Digital, instituído pela Lei nº 2.462/2007.

A data, comemorada em 25 de junho, simboliza o compromisso do município com o acesso democrático à tecnologia e ao conhecimento, destacando a importância da inclusão digital em prol de uma cidade cada vez mais integrada, humana, inteligente e sustentável.

“Promover a aproximação da população de Niterói com o universo tecnológico é essencial para o futuro da nossa cidade. Este evento simboliza nosso compromisso com a inclusão digital em todas as faixas etárias. O avanço tecnológico é uma prioridade da Prefeitura de Niterói e seguiremos investindo em iniciativas que conectem as pessoas às oportunidades do mundo digital” declara Juliana Benício, secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia de Niterói.

O evento visa valorizar a inclusão digital como um direito essencial, ampliando o debate sobre sua importância e destacando os impactos positivos do projeto Plataforma Urbana Digital para a população, como instrumento de cidadania, transformação social e geração de oportunidades.

A programação do primeiro dia (25), na PUD Engenhoca, contará com uma feira tecnológica com experiências práticas e sustentabilidade, acessibilidade digital e acesso aos serviços do Gov.br, reforçando o papel das PUDs como espaços de inovação social e cidadania ativa.

No dia 26, o evento acontece na PUD Viradouro, reforçando o alcance territorial da iniciativa, que promove a inclusão digital em regiões periféricas da cidade. Haverá mostra de produções desenvolvidas pelos alunos dos cursos da PUD e performances dos formandos em Operação com Drones, DJ Pro: Formação Técnica e Criativa; Projetos Makers e Produção Audiovisual para Cinema e Fotografia.
O evento também marca o lançamento da iniciativa do selo “PudCria”, que visa destacar e divulgar os talentos revelados e produtos gerados nas Plataformas, reforçando o papel do projeto na qualificação profissional, geração de renda e oportunidades da indústria criativa.

O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site https://plataformadigital.niteroi.br/ ou presencialmente nas unidades.

Programação:

Data: 25 de junho (quarta-feira) –  Plataforma Urbana Digital da Engenhoca
Horário: 13h às 17h
13h às 15h – Feira Tecnológica: estações interativas com demonstrações sobre manutenção de celulares e computadores, impressão 3D, acessibilidade digital, robótica, Power BI e uso do http://Gov.br ;
15h às 16h – Entrega de Certificados: reconhecimento dos alunos formados nas capacitações da PUD;
16h às 16h30 – Apresentação Cultural: banda do Colégio Estadual Mullulo da Veiga;
16h30 às 17h – Encerramento.

Dia 26 de junho (quinta-feira) – Plataforma Urbana Digital do Viradouro
Horário: 16h às 18h30
16:00 – Recepção dos Alunos
16:10 – Apresentação Cultural com LD Menezes (Mc e Criador de Conteúdo Digital)
16:40 – Apresentação dos Alunos de Drones;
17:00 – Apresentação dos Alunos de DJ;
17:20 – Apresentação dos alunos de Fotografia
17:40 – Apresentação da produção dos alunos do Audiovisual
17:50 – Apresentação de Produtos Maker
18:00 – Entrega de Certificados

Serviço:

PUD Engenhoca
Praça José Vicente Sobrinho s/nº, Engenhoca, Niterói–RJ.
Tel./WhatsApp (21) 96983-0351.

PUD Viradouro
Nossa Sra das Graças 474, Viradouro – Santa Rosa – Niterói–RJ.
Tel./WhatsApp (21) 97876-5385.

Carioca em Dia: última semana para aderir ao programa e garantir descontos no pagamento de débitos municipais

Contribuintes têm até o dia 30/6 para realizar procedimento e reduzir até 100% de multas e juros

 Termina na próxima segunda-feira, dia 30/6, o prazo de adesão ao Carioca em Dia, programa da Prefeitura do Rio que oferece descontos no pagamento de débitos de IPTU, ISS, ITBI, multas e taxas. Os contribuintes têm só esta semana para realizar o procedimento e garantir descontos que podem chegar a 100% nas multas e juros de débitos municipais. Os percentuais oferecidos no programa variam de acordo com a modalidade de pagamento escolhida pelo contribuinte.

Podem ser quitados por meio do Carioca em Dia débitos de ISS, inscritos ou não em dívida ativa, com fato gerador ocorrido até 31/12/24. Já as dívidas de IPTU, ITBI, taxas e multas diversas, como as de posturas, urbanísticas e ambientais, por exemplo, também podem se beneficiar do programa desde que os débitos já estejam inscritos em dívida ativa e os valores a serem regularizados pelos contribuintes não ultrapassem 10 mil, cada.

As guias para pagamento à vista ou parcelado estão disponíveis na internet, no site cariocaemdia.prefeitura.rio e nos postos de atendimento da Dívida Ativa da Procuradoria Geral do Município do Rio ou de ISS, da Secretaria Municipal de Fazenda.

Quem for renegociar débitos deve, contudo, ficar atento não só ao prazo para adesão, mas ao pagamento das parcelas em dia. No caso de pagamentos à vista, a adesão só ocorrerá após a emissão e pagamento – na data de vencimento – da guia. Caso o contribuinte escolha o parcelamento, a adesão ocorrerá após o pagamento da primeira prestação.

Nova função do Instagram permite reorganizar o feed

A especialista em marketing digital e estratégias de redes sociais, Camila Silveira fala sobre a funcionalidade

O Instagram acaba de liberar uma função que promete agradar desde os criadores mais exigentes até os empreendedores atentos à estética da sua marca: agora é possível reorganizar a ordem das fotos no feed, sem precisar deletar ou repostar conteúdos antigos. De acordo com especialista em marketing digital e estratégias de redes sociais, Camila Silveira, com a novidade, usuários poderão editar a sequência de postagens no perfil — escolhendo quais fotos, vídeos ou carrosséis devem aparecer primeiro na grade visual. A funcionalidade, chamada “editar ordem do feed”, já está sendo liberada gradualmente para contas comerciais e de criadores de conteúdo.

“Como especialista em estratégias de vendas e autoridade digital, vejo com bons olhos a atualização — principalmente para quem trabalha com identidade visual bem definida, como arquitetos, consultores de imagem, nutricionistas e marcas pessoais que investem em conteúdo visualmente harmônico”, destaca Camila Silveira.

Segundo Camila, a nova função permite:

-Corrigir quebras na estética do feed

-Destacar posts estratégicos com maior relevância

-Reorganizar campanhas por ordem lógica

-Fortalecer a primeira impressão visual do perfil

 

A especialista faz um alerta profissional: “O cliente é impactado por um único post relevante, não pela estética perfeita do feed. Antes de tudo, vem o conteúdo que prende e gera valor. E essa é a verdade que muitos esquecem”.

 

O que realmente gera alcance e conversão?

Se por um lado a estética pode gerar confiança e transmitir profissionalismo, por outro, o algoritmo do Instagram não considera a organização do feed como fator de ranqueamento ou entrega. De acordo com Silveira, o gera alcance são:

 

-Postagens com alto engajamento (salvos, comentários, compartilhamentos)

 

-Relevância do tema para o público

 

-Consistência de publicação

 

-Tempo de permanência no conteúdo

 

“Ou seja, mesmo com o feed visualmente “perfeito”, um post vazio de estratégia continuará passando despercebido”, alerta.

 

Camila Silveira diz que a organização do feed pode sim influenciar a decisão de seguir ou não um perfil — especialmente em nichos visuais — mas o que retém o seguidor e converte em cliente é a mensagem clara, o conteúdo que resolve dores reais e a conexão emocional criada.

 

Ela diz que orienta alunos e mentorados a focarem primeiro em:

 

Postagens com CTA (chamada para ação)

Conteúdo que ensina, inspira ou responde dúvidas frequentes

Vídeos curtos (Reels) com valor direto

Humanização da marca ou profissional

 

A especialista diz que só depois disso, vem a organização estética como reforço de autoridade e identidade — e não como ponto de partida.

 

“A nova função de reorganizar o feed do Instagram é bem-vinda, sim. Ela amplia a liberdade criativa e pode ajudar a contar melhor a história da marca. Mas não substitui o essencial: conteúdo com intenção, estratégia e foco em conversão”.

Ela afirma que o que vai fazer diferença são as postagens. “Quem compra não é o feed. É o post que emociona, resolve ou transforma.”

 

Conflito entre EUA e Irã pressiona economia global e pode afetar inflação no Brasil

Para especialista, tensão geopolítica deve encarecer combustíveis, elevar inflação e comprometer competitividade do agro

 

A operação militar lançada no sábado (22), pelos Estados Unidos contra instalações nucleares do Irã reacendeu temores de instabilidade geopolítica e econômica em escala global. No Brasil, os impactos da ofensiva liderada por Donald Trump já começam a ser sentidos nos mercados, principalmente no câmbio e no preço dos combustíveis, segundo avalia o especialista André Charone, mestre em Negócios Internacionais.

“O conflito pode parecer distante para o brasileiro médio, mas os efeitos são diretos no seu bolso. Quando o barril do petróleo dispara, o reflexo vem em cadeia: gasolina, frete, alimentos, energia, tudo é impactado”, afirma Charone, que também é professor universitário e colunista de economia.

Preços em alta e impacto direto no consumo

Logo após os bombardeios, o petróleo tipo Brent chegou a US$ 81, com projeções indicando possíveis picos acima de US$ 100, caso haja bloqueio no Estreito de Ormuz, principal rota marítima do petróleo no mundo.

Segundo Charone, esse movimento tem potencial inflacionário imediato. “O Brasil adota preços de combustíveis atrelados ao mercado internacional. A Petrobras, mesmo sendo estatal, não consegue se desvincular completamente dessa lógica. Isso quer dizer que o aumento lá fora chega aqui com efeito quase automático”, explica.

A alta nos combustíveis afeta diretamente o custo do transporte de cargas, encarecendo produtos básicos. “Do pão à carne, do feijão ao arroz, tudo sobe junto com o diesel. E, quando os insumos encarecem, o consumidor sente primeiro e mais forte.”

Agro sob pressão

Outro setor fortemente impactado é o agronegócio. O Brasil é dependente de insumos importados, especialmente fertilizantes e defensivos agrícolas, que podem ficar mais caros ou escassos com a escalada do conflito.

“O Irã é peça-chave no fornecimento global de fertilizantes nitrogenados. E se houver sanções ou restrição de transporte na região, o Brasil terá que buscar alternativas mais caras, ou enfrentará gargalos na produção rural”, avalia Charone.

Ele alerta que isso pode comprometer tanto o abastecimento interno quanto as exportações do país, que hoje têm no agronegócio uma de suas principais âncoras comerciais.

Câmbio instável e capital em fuga

André Charone explica que, em momentos de instabilidade internacional, o movimento natural dos investidores é a busca por segurança, e isso tende a favorecer o dólar e prejudicar moedas emergentes como o real.

“A fuga para o dólar pressiona ainda mais o custo de importação e impacta todos os setores que dependem de produtos de fora, desde a indústria até a farmácia. Em paralelo, empresas com dívida dolarizada sofrem com o encarecimento dos passivos.”

Juros e política monetária sob revisão

Com a inflação pressionada e o real desvalorizado, o Banco Central pode rever sua estratégia de redução da taxa Selic. Charone vê com cautela o impacto disso no crédito e no consumo:

“O consumidor está esperando juros mais baixos para voltar a consumir com força. Mas se a inflação global subir, e o Brasil seguir essa tendência, o BC pode adiar os cortes e isso trava a retomada da economia interna.”

Medidas e saídas possíveis

Charone defende que o governo federal monitore o cenário com agilidade e considere medidas emergenciais, como:

Revisão tributária sobre combustíveis, para suavizar os impactos nos postos;
Apoio fiscal ao agronegócio, especialmente em crédito rural e insumos estratégicos;
Linhas de financiamento para pequenas empresas afetadas por custos logísticos;
Incentivos à produção nacional de fertilizantes e alternativas energéticas.

 

“Esse não é o momento de ficar parado. O Brasil precisa agir rápido para proteger os setores mais sensíveis, como transporte, logística, agricultura e indústria de base. O mundo está em tensão, mas a economia não pode parar”, conclui Charone.

Projeções e riscos

A crise entre EUA e Irã é mais do que um embate diplomático: trata-se de uma bomba econômica com efeitos globais. No Brasil, os sinais iniciais já apontam para inflação, volatilidade e incerteza. A resposta do governo e do setor privado pode definir se o país atravessará essa turbulência com danos moderados ou severos.

 

Sobre o autor:

 

André Charone é contador, professor universitário, Mestre em Negócios Internacionais pela Must University (Flórida-EUA), possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pela FGV (São Paulo – Brasil) e certificação internacional pela Universidade de Harvard (Massachusetts-EUA) e Disney Institute (Flórida-EUA).

 

É sócio do escritório Belconta – Belém Contabilidade e do Portal Neo Ensino, autor de livros e dezenas de artigos na área contábil, empresarial e educacional.

 

André lançou recentemente o livro ‘A Verdade Sobre o Dinheiro: Lições de Finanças para o Seu Dia a Dia’, um guia prático e acessível para quem deseja alcançar a estabilidade financeira sem fórmulas mágicas ou promessas de enriquecimento fácil.

 

O livro está disponível em versão física pela Amazon e versão digital pelo Google Play.

 

Versão Física (Amazon): https://www.amazon.com.br/dp/6501162408/ref=sr_1_2?m=A2S15SF5QO6JFU

Versão Digital (Google Play): https://play.google.com/store/books/details?id=2y4mEQAAQBAJ

Instagram: @andrecharone

MPRJ recomenda regularização urgente dos serviços de saneamento básico em Valença

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ) e da 1ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Barra do Piraí, expediu recomendação ao Município de Valença para que sejam adotadas, com urgência, medidas concretas para regularizar a prestação dos serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário no município.

Foram constatadas diversas irregularidades nos serviços atualmente prestados, como sucessivas contratações emergenciais da empresa Estruturadora de Projetos, Parceria e Concessões Ltda (EPAC), sem licitação, contrariando o Novo Marco Legal do Saneamento. Apesar do encerramento do último contrato firmado com dispensa de licitação (Contrato Emergencial nº 244/2023), a empresa continua prestando o serviço sem respaldo contratual válido. Também foi verificado que a água distribuída não atende aos padrões de potabilidade e que não há tratamento adequado de esgoto em nenhuma das estações existentes.

Na recomendação, o MPRJ pede, entre outras medidas, que o Município de Valença revise e atualize o Plano Municipal de Saneamento Básico, em até 6 meses, contendo diagnóstico atualizado da situação dos serviços, metas de universalização, ações planejadas, fontes de financiamento e indicadores de desempenho; realize, no mínimo, duas audiências públicas, com ampla divulgação e transparência, para participação da sociedade civil no processo de revisão do plano; formalize a entidade reguladora dos serviços de saneamento básico, com independência técnica e administrativa, no prazo de 6 meses; institua a cobrança pelos serviços de água e esgoto, com estudos de viabilidade econômica e realize abertura de processo licitatório para a concessão dos serviços, caso se opte pela delegação a terceiros, no prazo de 6 meses, vedadas novas contratações precárias.

Além disso, o município deverá informar, no prazo de 20 dias, se acolherá a recomendação e se possui interesse na celebração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o MPRJ, instrumento que poderá assegurar o cumprimento efetivo dos compromissos assumidos.

Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta a comédia A Italiana em Argel, de Gioachino Rossini, dentro do Projeto Ópera do Meio-Dia 

Assistir a uma ópera de graça, no horário do almoço, e conseguir se divertir, é uma boa pedida para quem estiver no Centro da Cidade na próxima terça-feira, dia 24 de junho, às 12h. O Projeto Ópera do Meio-Dia do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, lançado no mês passado depois de mais de 20 anos parado, traz agora a segunda comédia da atração: A Italiana em Argel, de Gioachino Rossini. As apresentações acontecerão sempre na escadaria interna do Theatro, com ingressos distribuídos no dia, gratuitamente, uma hora antes do espetáculo. Além de acontecer na próxima terça-feira, haverá ainda nos dias 1º de Julho, 14 de Julho (aniversário do Theatro) e 15 de Julho, sempre ao Meio-Dia. E no fim de Julho, tem mais: a estreia de Turandot. A programação segue intensa até dezembro trazendo ao público carioca outros títulos importantes da ópera em versão pocket como João e Maria, La Bohème e para encerrar 2025, um concerto de Natal.

O maestro titular do Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cyrano Sales, é o diretor musical e curador da série. Ele fala sobre a comédia que estreia na próxima semana:

“A Italiana em Argel não sobe aos palcos do Theatro desde 1973 e foi um dos primeiros grandes sucessos de Rossini no Brasil do século XIX. Segundo fontes da época a obra foi composta entre 18 e 27 dias. Como o próprio Rossini dizia, foi escrita ‘apressadamente, mas não às pressas’. A ópera brinca com o fascínio europeu do século XIX por tudo que era considerado ‘exótico’ — no caso, o Oriente Médio e o Norte da África. O bei de Argel, Mustafà, é uma caricatura de um déspota turco, arrogante e ingênuo, enquanto Isabella, a italiana, subverte completamente os papéis de poder ao usar charme e inteligência para reverter o jogo a seu favor”, ressalta Cyrano.

Ficha Técnica:

Isabella, jovem italiana – Andressa Inácio

Mustafà, Bei de Argel – Pedro Olivero

Lindoro, jovem italiano, escravizado favorito de Mustafà – João Campelo

Elvira, sua esposa – Paloma Lima

Zulma, escravizada e confidente de Elvira – Hellen Nascimento

Haly, capitão dos corsários argelinos – Fábio Belizallo

Taddeo, pretendente de Isabella – Ciro d’Araújo

 

Eliara Puggina, piano

Figurino e Objetos Cênicos: Acervo FTM

Produção de Figurino: Renan Garcia

Produção de Objetos Cênicos e Acessórios: Maria da Penha

Produção: Helene Nascimento

Coordenador da Ópera do Meio-Dia: Manoel Mendes

Direção Cênica: Daniel Salgado e Victor Emmanuel Abalada

Direção Musical e Curadoria: Cyrano Sales

 

Serviço:

Ópera do Meio-Dia

Estreia: 24 de junho (terça-feira)

Horário: 12h

Local: Escadaria Interna

Endereço: Praça Floriano, S/N – Centro

Classificação: Livre

Ingressos: Gratuitos, a partir das 11h no dia da ópera, na bilheteria do Theatro que fica no Boulevard da Av. Treze de Maio

Foto: Filipe Aguiar

Niterói recebe Caravana do Futebol Feminino Petrobras com apoio da Prefeitura

Cidade será palco de uma semana de atividades para valorizar o esporte, a inclusão e o protagonismo feminino

Mais uma vez, Niterói será palco de um grande evento esportivo de projeção nacional. Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, a cidade vai receber, entre os dias 23 e 29 de junho, a Caravana do Futebol Feminino Petrobras, um projeto que está percorrendo o Brasil para divulgar e fortalecer a modalidade. A programação será realizada na Concha Acústica, um dos espaços mais emblemáticos para o esporte e a cultura na cidade, e promete envolver moradores e visitantes em uma verdadeira imersão no universo do futebol feminino.

A iniciativa integra a preparação para a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027, que será realizada no Brasil, e tem como objetivos mobilizar a população, incentivar a prática esportiva entre meninas e mulheres e reforçar o papel transformador do esporte na sociedade.

Em Niterói, o evento contará com atividades digitais e presenciais, oficinas, jogos, encontros com jogadoras, exibições de filmes e apresentações culturais, além de ativações em escolas, praças e projetos sociais. A grande celebração acontece no sábado, 28 de junho.

Para o prefeito Rodrigo Neves, trazer a Caravana para a cidade reafirma o compromisso de Niterói com o incentivo ao esporte e à inclusão.

“Niterói é uma cidade que acredita no esporte como ferramenta de transformação social. Temos investido em projetos que envolvem crianças e jovens em diversas comunidades, promovendo inclusão, cidadania e oportunidades. A Caravana do Futebol Feminino chega para somar a esse movimento e reforçar que o protagonismo feminino no esporte precisa ser celebrado e apoiado”, destacou o prefeito.

A Caravana do Futebol Feminino Petrobras percorrerá 24 cidades, em 12 estados e no Distrito Federal, até dezembro de 2025. A parada em Niterói ganha ainda mais relevância por acontecer em um dos polos esportivos e culturais mais importantes do município, com acesso gratuito e atividades para todas as idades.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, também celebrou a chegada do projeto à cidade.

“É uma grande honra para Niterói fazer parte desse circuito nacional que promove o futebol feminino e incentiva novas gerações a sonharem com o esporte. A Prefeitura tem apoiado com orgulho essa iniciativa e escolhemos a Concha Acústica justamente por ser um local simbólico, que representa o encontro do esporte com a cultura e a inclusão social”, reforçou Gallo.

Para dar ainda mais visibilidade ao esporte, o projeto será recebido em cada cidade por atletas e influenciadoras locais. A ideia é celebrar a diversidade e mobilizar pais, educadores, moradores e a sociedade em geral em prol da força do futebol feminino brasileiro, incentivando meninas a participarem do mundo do futebol.

Com o lema “Com Elas, o Brasil Vai Mais Longe”, a Caravana leva ao público histórias reais sobre o futebol feminino, atividades interativas com foco no esporte, além de ações de comunicação digital e ativações em escolas, praças, projetos sociais e clubes de base. Em cada parada haverá eventos, oficinas, jogos e encontros com jogadoras.

“O futebol feminino brasileiro tem uma história riquíssima que está acontecendo agora. A Petrobras acredita que aproximar o público do esporte e das atletas é essencial para posicionar o futebol feminino brasileiro no patamar que ele deve ocupar. A Copa do Mundo de 2027 será, sem dúvida, um impulsionador importante, mas entendemos que a verdadeira transformação virá com a formação de uma nova geração de torcedores apaixonados, que acompanham as jogadoras e os campeonatos”, destaca Alessandra Teixeira, gerente de Patrocínios da Petrobras.

A travessia começou em Duque de Caxias (RJ) e, depois de Niterói, vai passar por Rio de Janeiro, Macaé, Vitória, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Brasília. O encerramento está previsto para 4 de dezembro.

Confira a programação da Caravana do Futebol Feminino Petrobras em Niterói

TECNOLOGIA E INTERATIVIDADE ― Um grande atrativo da Caravana do Futebol Feminino Petrobras é a estrutura tecnológica e interativa. Serão desenvolvidas as seguintes atividades:

Photo Opportunity – Você com as estrelas: o público escolhe até 4 jogadoras da Seleção e cria uma foto personalizada ao lado delas para compartilhar nas redes com a hashtag #caravanadofutebolfeminino.

Cabine IA – Amiga virtual: a inteligência artificial responderá perguntas sobre a história do futebol feminino e das jogadoras brasileiras, empregando uma linguagem acessível e acolhedora.

Social Snap – Mosaico de fotos: o painel vivo exibe, em tempo real, as fotos postadas com a hashtag da campanha, estimulando o engajamento da comunidade.

Super Pong – Jogo colaborativo: é uma instalação inspirada nos videogames clássicos e no totó, onde até 8 pessoas jogam em um campo virtual utilizando controles físicos.

Experiência Audiovisual – Histórias do futebol: são vídeos curtos e impactantes sobre momentos marcantes do futebol feminino, exibidos em uma instalação visual envolvente.

CINEMA AO AR LIVRE ― Exibição gratuita de filmes na Concha Acústica (Av. Visconde do Rio Branco 679, São Domingos). As sessões serão sempre às 17h30. Programação:

Dia 24 de junho (terça-feira): “As primeiras”;

Dia 25 de junho (quarta-feira): “Mulheres do progresso: muito além da várzea”; “Campos conquistados: a luta das mulheres na arbitragem brasileira de futebol” e “A culpa é do Neymar”;

Dia 26 de junho (quinta-feira): “Pelé: o rei desconhecido” e “Gondwana: futebol & cultura”;

Dia 27 de junho (sexta-feira): “Democracia em preto e branco”;

Dia 28 de junho (sábado): “Radar, um time! Uma nação!”; “Louise” e “Donas do Baba”.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL ― No sábado (28), além da exibição de filmes, haverá uma série de atividades ao longo do dia.

9h ― Cerimônia

11h ― Visita guiada expositiva;

12h ― Oficinas e atividades com projetos parceiros;

14h às 17h ― Atividades culturais;

18h ― Exibição dos filmes “Radar, um time! Uma nação!”, “Louise” e “Donas do Baba”.

Foto: Alex Ramos

Drenagem linfática facial: um cuidado excelente! Mariana Pedroza esta com agenda aberta!

A fisioterapeuta dermato-funcional Mariana Pedroza esta com agenda aberta e diversos novos tratamentos de beleza, sem deixar de lado a drenagem linfática, seu carro-chefe, ao lado da depilação à laser.

O consultório fica na Rua Ministro Otávio Kelly, 337/ sala 204, Jardim Icaraí. O WhatsApp para marcações é: (21) 97616-6636. Instagram @depilalaser_maripedroza. Os preços são convidativos. Têm sessões avulso e combos.

A drenagem linfática no rosto é indicada para melhorar a aparência da pele, deixando-a mais limpa e luminosa, eliminar o inchaço, aliviar a dor e o incômodo após a cirurgia plástica nas orelhas, boca, olhos ou nariz porque atua diminuindo hematomas, inchaços, e as bolsas embaixo dos olhos, diminuindo o tempo de recuperação.

A drenagem linfática facial é indicada especialmente quando o rosto está inchado, uma situação comum que pode acontecer:

Durante o período menstrual;
Após um tratamento dentário como canal ou extração de dente;
Em caso de retenção de líquidos;
Ao dormir menos de 5 ou mais de 8 horas;
Após chorar;
Lesões ou traumas no rosto;
Em caso de gripe, rinite ou sinusite;
Após cirurgia de cabeça ou pescoço;
Após a cirurgia plástica no rosto ou pescoço.
O rosto também pode ficar inchado, mais sensível e avermelhado após a depilação no buço, face ou sobrancelha e esta técnica ajuda a diminuir estes efeitos, deixando a pele mais bonita, favorecendo a penetração dos cosméticos aplicados na pele.

Cada sessão de drenagem linfática tem duração aproximada de 50 minutos, sendo uma experiência relaxante e revigorante. O tratamento é ideal para quem busca alívio de inchaços corporais, congestão nasal, dores de cabeça e até mesmo para a prevenção da acne.

A dra. Mariana Pedroza possui duas salas equipadas, em seu consultório e estrutura para atender demandas de diversos usuários dos seus serviços. Oferece segurança sanitária e conforto para que o paciente tenha uma boa experiência durante as sessões.