Gastronomia verde em alta: ainda dá tempo de aproveitar menus vegetarianos da Restaurant Week

A culinária vegetariana vem ganhando cada vez mais espaço nos cardápios brasileiros, impulsionada por uma demanda crescente por pratos mais saudáveis, sustentáveis e criativos. Reflexo dessa tendência, a 29ª edição da Rio Restaurant Week, que vai até o dia 22 de junho, destaca menus vegetarianos elaborados por chefs renomados em diversos pontos do Rio de Janeiro.

O festival convida o público a experimentar a sofisticação e o sabor da cozinha vegetal com menus completos – entrada, prato principal e sobremesa – por preços fixos e acessíveis. A proposta valoriza ingredientes frescos, sazonais e locais, evidenciando que a gastronomia vegetariana vai muito além de saladas ou pratos sem carne: ela é rica, complexa e cheia de personalidade.

Entre os destaques, estão restaurantes que apostam em experiências gastronômicas criativas e autorais. No Teva Vegetal um dos pratos principais é composto por almôndegas de fibra de caju com arroz paraense, purê de pupunha ao tucupi, ervas e castanha-do-pará. No jantar do premiado Mäska a entrada é o karaage de couve-flor. Já no Rudä é possível degustar como prato principal o arroz de abóbora com ricota da casa e granola.

No charmoso Emile, restaurante do Hotel Emiliano, a opção vegetariana no prato principal do jantar é o linguine com molho de queijo canastra, nozes e manjericão. No restaurante Pura Rio, no Joá, a entrada é uma tortilha com cogumelos. O Orla 21 Rooftop, localizado na cobertura do hotel Prodigy Santos Dumont, oferece um clássico entre as sobremesas: pavlova de frutas vermelhas. E, no Mangue Seco, na badalada Rua do Lavradio, no Centro, o destaque é o canelone vegetariano de abobrinha com arroz desconstruído e legumes.

Além desses, outras casas oferecem menus com opções vegetarianas: Artisani Pizza Bar (Botafogo), Bene (Sheraton Grand Rio Hotel & Resort), Brasserie Mimolette (Shopping Leblon), Coco Bambu (unidades Casa & Gourmet Shopping e Barra), Conversa Fiada (Barra), Gratitude (Vogue Square), It Ristorante (Shopping Leblon), Masserini Osterie di Mare (Ipanema), Parla! Trattoria (Copacabana), Teva Deli (Copacabana), The Carioca (JW Marriott Hotel), Vino! Copacabana e Ipanema, Vizinho Gastrobar (Vogue Square) e Zazá Travessa (Leblon).

Confira a lista completa de restaurantes participantes no link: restaurantweek.com.br.

A Rio Restaurant Week é uma realização da Brasil Restaurant Week, com patrocínio Wee Ooh e apoio SindRio. Visit Rio, Catraca Livre e Brasil OOH são parceiros de mídia. Esta edição tem o Intercity Porto Maravilha como hotel oficial e o Instituto Ronald McDonald como organização social beneficiada.

Para acompanhar as novidades acesse  @restaurantweekbrasil e compartilhe sua experiência com #riorestaurantweek

 

Sobre a Restaurant Week

Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 18 anos, um dos maiores e mais esperados festivais gastronômicos do mundo. Com o objetivo de criar oportunidades e acesso à boa gastronomia, o festival movimenta e aquece o mercado gastronômico em períodos de baixa sazonalidade. Assim, durante o evento, os principais restaurantes preparam um menu especial, temático, com harmonizações diferenciadas e valor fixo para levar aos clientes experiências prazerosas.

29º Rio Restaurant Week
Data: 23 de maio a 22 de junho

www.restaurantweek.com.br

@restaurantweekbrasil

Bienal do Livro: Governo do Estado leva 35 mil alunos e professores para o maior evento literário do país

Secretaria Estadual de Educação reuniu alunos e professores e distribuiu 10 mil livros a mais do que na última edição

 

O Governo do Estado encerra neste domingo (22/06), último dia da Bienal do Livro, a sua participação na maior feira literária do país. Para garantir que essa edição se tornasse ainda mais especial, a Secretaria Estadual de Educação, distribuiu vales-livros no valor de R$ 100 para 30 mil estudantes de 833 escolas da rede estadual. Neste ano, foram 35 mil vouchers, sendo 5 mil direcionados aos professores, no valor de R$ 200.

Mais uma vez, o Estado do Rio marcou presença com um estande temático: “Educação do Futuro: sonhar, criar, realizar”, que trouxe uma mostra de projetos pedagógicos desenvolvidos nas escolas da rede. Durante os dias da feira, estudantes e educadores puderam explorar as novidades do mercado editorial nacional e internacional.

— Foi uma oportunidade única de promover o conhecimento e o acesso à leitura para milhares de estudantes da nossa rede. Tivemos 10 mil livros a mais distribuídos este ano. Acompanho com orgulho essa iniciativa que fortalece a educação e amplia os horizontes dos nossos jovens — declarou o governador em exercício, Rodrigo Bacellar.

Para a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto, incentivar o hábito da leitura é essencial para transformar a aprendizagem e ampliar os horizontes dos estudantes.

— Os livros nos ensinam, inclusive a sonhar. Este evento é sempre uma fonte de inspiração para que nossos jovens, com a ajuda da leitura, façam as melhores escolhas em seus caminhos acadêmicos e profissionais. É fundamental ampliar o acesso à leitura e estamos fazendo isso. Não à toa, no ano passado, entregamos mais de 4 milhões de livros paradidáticos às escolas e estamos implantando 200 salas de leitura móvel em todo o estado — afirmou a secretária.

O estande da Seeduc-RJ reuniu uma seleção dos principais projetos realizados pelas unidades escolares, além de  promover lançamentos e a exposição de livros escritos por cerca de 150 professores autores da rede.

O professor Saulo Gurgel, que dá aulas na rede estadual há 15 anos, está lançando o e-book ‘Matéria e Energia’, destinado a professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental. Desenvolvido durante a pesquisa de mestrado, o material traz conteúdo teórico e diversas atividades práticas, voltadas para filme e música, abrangendo ainda exercícios de vários níveis de dificuldade para o aluno.

– Foi excelente a ideia da Seeduc, porque a gente publica, corre atrás, estuda, escreve e aí, depois, precisa desse apoio, de divulgação. Então, abrir essa oportunidade para nós é muito importante, com certeza – destacou Saulo.

Todas as 15 Diretorias Regionais da secretaria estiveram representadas no evento. Também nesta edição, os alunos do 3º ano do Ensino Médio tiveram prioridade no recebimento dos vales-livros, como forma de incentivo nesse momento decisivo de preparação para o Enem e para o ingresso no mercado de trabalho.

Pedro Lucas Gomes, de 16 anos, aluno do Ciep 195 – Anibal Machado, em Anchieta, teve a oportunidade de participar da Bienal do Livro pela primeira vez.

– Está tudo incrível. Estou amando. Estou comprando livros de Ciências com meu vale – contou ele, que sonha em ser cientista.

Pela primeira vez, alunos do  Colégio Estadual Indígena Guarani Tava Mirim, em Paraty, no Sul Fluminense, também estiveram na Bienal. Eles tiveram a oportunidade de mergulhar no universo encantado dos livros, uma experiência marcante que vai ficar para sempre na memória dos pequenos estudantes.

— Aproveito para agradecer. Desejo que essa vivência sirva de incentivo à leitura e ao prazer pela nossa cultura. Além de precisarem de passeios e de acesso a lugares diferentes que não sejam as aldeias, é, de fato, um incentivo incrível à educação escolar — disse Fernando Granja Berieiro, diretor-geral da escola indígena.

Ao todo, cerca de 40 alunos, com idades entre 6 e 13 anos, foram selecionados para viver a experiência de desfrutar do maior evento literário do país.

— É legal. Estou adorando. Nunca vi tantos livros — contou Suain Jaxuka, aluna do 4º ano do Ensino Fundamental. Junto com os colegas, fez questão de agradecer em guarani com “aveté”, que significa “obrigada” em português.

O Colégio Indígena Estadual Guarani Karai Kuery Renda, em Angra dos Reis, também foi contemplado e levou alunos e professores. Durante a visita dos estudantes, Roberta Barreto, ressaltou que a integração dos povos indígenas com a leitura é fundamental.

— Ficamos muito felizes em possibilitar essa visitação escolar para esses alunos que têm um histórico riquíssimo para o nosso país – ressaltou a secretária.

 

Prefeitura instala mais três recipientes para resíduos sólidos na Vila Ipiranga 

Como solução mais sustentável, Companhia de Limpeza de Niterói substitui caçambas tradicionais

A Prefeitura de Niterói, por meio da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), instalou mais três moloks (contêineres semienterrados) na Vila Ipiranga, no Fonseca, ampliando o projeto Clin Comunidade Sustentável. Com capacidade de cinco metros cúbicos cada, esses equipamentos são nas cores marrom e azul. O primeiro é destinado a materiais orgânicos e o segundo para recicláveis secos. O Fonseca recebeu pela primeira vez esse tipo de contenedor em maio. Agora, os moradores da região têm mais um ponto para o descarte dos resíduos.

A Clin iniciou o programa em 2020 e, com essas aquisições, são 16 comunidades contempladas, sendo 18 pontos de instalação, totalizando 43 equipamentos: 24 de orgânicos e 19 de recicláveis. São elas: Zulu (em dois pontos), Buraco do Boi, Atalaia, Várzea das Moças, Ititioca, Chácara/ Arroz, Jacaré, Maceió, Bairro de Fátima, Sapê (em dois pontos distantes), Cantagalo, Cascarejo, Preventório, Tenente Osório. Bumba e Vila Ipiranga (Tenente Osório e Travessa Francisco Borges). Aproximadamente 50 mil pessoas estão sendo beneficiadas com a ação.

A iniciativa tem como objetivo aprimorar a gestão dos resíduos sólidos gerados em comunidades de difícil acesso, em pontos estratégicos na parte baixa dessas áreas, em substituição às caçambas tradicionais.

O molok possui um sistema hermético, ou seja, não permite a entrada da água da chuva. Além disso, como o resíduo fica acondicionado de forma correta em seu interior, não sofre ação de animais que poderiam revirar todo o material. Outro ponto positivo desses dispositivos é proporcionar a coleta seletiva, fundamental para um ambiente sustentável. Um molok equivale a 20 contenedores de 240 litros.

De acordo com o presidente da Clin, Acílio Borges, são realizados estudos para identificar a necessidade de instalação dos equipamentos.

“A iniciativa tem como objetivo armazenar de forma correta os resíduos sólidos orgânicos e recicláveis, por meio de contenedores especiais que promovem uma melhor qualidade de vida para estes locais. Uma das nossas prioridades é estimular ações sustentáveis que contribuam para a preservação do meio ambiente”, explicou o presidente.

Cantora Clariá homenageia mulheres da MPB com o show itinerante ‘Cantoras do Rádio’, com repertório  de várias décadas, a partir de agosto 

A cantora e compositora Clariá apresenta uma série de shows, a partir de agosto, até o fim do ano – “Cantoras do Rádio”,  e que são sucessos até hoje, fazendo parte da herança histórico-cultural brasileira e das  memórias afetivas de todos. Quem não tem uma música especial que marcou um momento na vida?

Importante  ressaltar que a MPB carrega  uma diversidade de estilos e ritmos, refletindo a riqueza cultural do país e promovendo a valorização das tradições regionais. Clariá carrega em si a força de todas essas mulheres e as expõe através de sua voz única.

Elas ajudaram a popularizar a MPB, e Clariá faz do show uma  celebração de sua importância histórica e artística, reconhecendo o papel fundamental que tiveram na construção da nossa identidade cultural. Mais do que um tributo, o show é também uma forma de divulgar a riqueza da MPB para novas gerações.

Através de interpretações sensíveis e cheias de alma, “Cantoras do Rádio” quer manter viva e divulgar essa herança sonora. Cada canção é uma reverência à força, à sensibilidade e ao talento dessas mulheres que cantaram e encantaram o Brasil. O palco se transforma em um espaço de memória e renovação. Cantoras da Rádio é, acima de tudo, um ato de amor à música brasileira e às mulheres que a eternizaram.

 

Sobre Clariá

“Meu objetivo com a música é que as pessoas se identifiquem de coração comigo.
É fazer com que elas se sintam compreendidas e sintam que existem pessoas que passam pelo mesmo que elas.(…)

Meu canto é para todos que estejam dispostos a evoluir como pessoa, a se entenderem como seres humanos e respeitarem todas as formas de amor, abraçando todas as experiências que a vida dá.” – Clariá

 

Clariá é carioca, cantora, compositora  e atriz. Mas, desde muito cedo, entrou para o mundo das artes, fazendo teatro e cantando, inclusive no Beco das Garrafas, em um projeto de Bossa/MPB. No repertório, MPB, pop e bossa, tendo como principais influências nomes como Gal Costa, Clara Nunes, Djavan, Elis, Marisa Monte, Rihanna, Beyoncé, Ariana Grande, além de suas composições, que a colocam como a nova promessa jovem da música brasileira.

Em 2023, fez vários shows, em casas como Espaço 09, Galeria Café Rio, Sobrado da Cidade, Audio Rebel, Ginger Mamut, no Teatro Cândido Mendes, na Fábrica Bhering e no Centro da Música Carioca Artur da Távola.  Em 2024, dedicou-se à composição e gravação de músicas autorais, que, este ano, podem ser ouvidas em shows com novo repertório. Em 2025, já lançou “21” e, em breve, “Astral”. Apresentou-se no evento B+B, no Shopping Cassino Atlântico, em maio.

 

Instagram: @aclariclaria

Spotify: https://open.spotify.com/intl-pt/album/7sNlDAVnqTf44AsqzYvGc0

Outras plataformas: hypeddit.com/jc5rhf

 

 

Artista: Clariá

Show: Cantoras do Rádio

Produção fonográfica e assessoria de imprensa: Paula Ramagem

Produção musical: Luiz Lopes

Selo: Caravela Records

Fotos: Deyse Krieger

Stylist: Alexandre Schnabl

 

Os shows são para todas as idades, na Zona Sul, na Zona Norte e na Zona Oeste. Onde há amantes da MPB, onde há diversidade, onde há amor pela música.

Praia do Sossego é indicada pela quinta vez ao Prêmio Bandeira Azul

Reconhecida pela excelência ambiental, joia da Região Oceânica será avaliada por júri internacional na Dinamarca após quatro conquistas consecutivas do selo

A Praia do Sossego, na Região Oceânica de Niterói, foi indicada pela quinta vez para concorrer ao prêmio Bandeira Azul, a maior premiação internacional global dedicada à gestão de praias, marinas e embarcações de turismo com elevado grau de gestão ambiental e preservação do ecossistema. O Programa Bandeira Azul é uma iniciativa internacional da Foundation for Environmental Education (FEE) que reconhece praias, marinas e embarcações de turismo que atendem a rigorosos critérios de qualidade ambiental, segurança, gestão e educação ambiental. No Brasil, o programa é coordenado pelo Instituto Ambientes em Rede (IAR). O paraíso ecológico de Niterói já ganhou o selo quatro vezes.

Este ano, foram recomendadas 60 candidaturas. São 50 praias e dez marinas que avançam para a etapa final do processo, conduzida pelo júri internacional da FEE, com sede em Copenhague, na Dinamarca. O resultado final será divulgado em outubro.

“É com grande satisfação que celebramos a quinta indicação de Niterói ao prêmio Bandeira Azul. A Praia do Sossego, um verdadeiro refúgio natural dentro do Parque Natural Municipal de Niterói (PARNIT), representa não apenas a beleza da nossa cidade, mas também o compromisso firme com a preservação ambiental. Essa nova indicação reforça que estamos no caminho certo, desenvolvendo políticas públicas e ações concretas para proteger nosso patrimônio natural. Seguiremos avançando, com responsabilidade e cuidado, garantindo qualidade de vida para a população e respeito ao meio ambiente”, afirma o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

A Praia do Sossego recebeu o primeiro selo internacional de sustentabilidade Bandeira Azul no ano de 2021. Desde então, foi premiada consecutivamente, destacando-se como um exemplo de turismo sustentável no Brasil.

“É muito gratificante sabermos que Niterói foi mais uma vez indicada ao prêmio Bandeira Azul. A Praia do Sossego é um recanto único e um dos principais paraísos ecológicos da cidade. Além de um paraíso ecológico e local propício para o ecoturismo e é importante que o visitante tenha essa consciência de usufruir da área com todo o cuidado que a natureza merece”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Recursos Hídricos, Gabriel Velasco.

O júri nacional do Programa Bandeira Azul é composto por representantes do Ministério do Turismo (MTur), Ministério do Meio Ambiente (MMA), Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Instituto Ambientes em Rede (IAR), Associação Náutica Brasileira (ACATMAR), Agência Brasileira de Gerenciamento Costeiro, Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA) e Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA). Neste ano, passou a integrar o colegiado a Associação Brasileira de Ilhas Turísticas (ABITUR), reforçando a atenção ao potencial das ilhas brasileiras no contexto do programa.

Anualmente, essas entidades se reúnem para avaliar o cumprimento dos critérios e definir as praias, marinas e embarcações de turismo qualificadas ao prêmio e que serão submetidas ao júri internacional.

Infraestrutura – A Praia do Sossego passou por melhorias e obras de infraestrutura. No local, houve a instalação de ducha, banheiro e lava-pés, além de intervenções para a infraestrutura turística, acessibilidade e enriquecimento ambiental, como a escada de pedra de acesso à praia com guarda-corpo e áreas de descanso, mirantes de contemplação acessível a cadeirantes e sistema de infraestrutura verde com jardins de chuva como forma de manejo de águas pluviais.

Para manter o selo Bandeira Azul, a Praia do Sossego passou por avaliações anuais de 34 critérios que incluem gestão ambiental, qualidade da água e ações de educação ambiental. A presença de salva-vidas, acessibilidade e informações para os visitantes são também requisitos fundamentais para garantir a segurança e o conforto dos frequentadores.

Foto: Luciana Carneiro

Niterói realiza construção coletiva do Manual de Boas Práticas Antirracistas



Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial reúne cerca de 80 pessoas no auditório do Caminho Niemeyer para apresentação da proposta 

A Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial de Niterói realizou encontro para a apresentação final da proposta do Manual de Boas Práticas Antirracistas, construído de forma coletiva com representantes da sociedade civil, movimentos sociais, lideranças, especialistas e pesquisadores. O evento reuniu cerca de 80 pessoas, na terça-feira (17), no auditório do Caminho Niemeyer.

Segundo o subsecretário Oto Bahia, o objetivo do material é promover conscientização e mudança de atitudes, contribuindo para um ambiente mais seguro, respeitoso e acolhedor para todas as pessoas, independentemente de cor ou origem.

“Este manual nasce do diálogo permanente. Foram ouvidas mais de 500 pessoas durante três encontros de escuta sensível às vozes da população negra e de grupos historicamente marginalizados. A luta contra a discriminação racial é uma responsabilidade coletiva. Cada um de nós tem um papel a desempenhar nessa jornada. Para avançarmos, é fundamental caminharmos juntos”, afirmou o subsecretário.

Voltado para instituições públicas, privadas e à sociedade em geral, o documento vai além do combate ao racismo individual. Ele propõe um enfrentamento ao racismo estrutural e institucional, ainda presente na realidade de milhares de pessoas. Também aborda temas essenciais como racismo ambiental, religioso, digital, recreativo, no mercado de trabalho, na educação, no esporte, entre outros aspectos cotidianos, porém pouco discutidos.

Para Oto Bahia, a implementação de um manual antirracista representa mais do que combater o preconceito. “É um movimento ativo de transformação, que exige revisão de atitudes, políticas e práticas que, muitas vezes, reforçam estereótipos.”

Quando concluído, o Manual de Boas Práticas Antirracistas de Niterói será lançado como uma referência para a gestão pública municipal e para a sociedade, consolidando o compromisso com um município mais justo, inclusivo e antirracista.

 

Palácio Tiradentes ganha iluminação especial pelo Dia Mundial de Conscientização sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica

Iniciativa é do deputado Vitor Junior, que também apresentou projeto de lei na Alerj criando um protocolo para diagnóstico da doença na rede pública de saúde
A partir desta quarta-feira (18) até o dia 24 de junho, o Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), está com uma iluminação especial na cor azul, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), que é celebrado neste sábado (21). A iniciativa partiu do deputado estadual Vitor Junior (PDT). De acordo com o parlamentar, o objetivo com esta ação é alertar e conscientizar a população sobre a ELA, seus sintomas, além da importância do apoio aos pacientes.
O deputado Vitor Junior também apresentou na Alerj um projeto de lei que institui um protocolo para ELA, visando garantir diagnóstico precoce, atendimento adequado e eficiente, acompanhamento especializado e tratamento integral. A ELA é uma doença que afeta o sistema nervoso de forma degenerativa e progressiva e acarreta em paralisia motora irreversível. Essa degeneração leva à perda progressiva da força muscular, comprometendo a fala, deglutição, respiração e locomoção, com profundo impacto na vida do paciente e de seus familiares.
Vitor Junior enfatiza que pela falta de um protocolo específico na rede pública, as pessoas que apresentam sintomas característicos da ELA, muitas vezes acabam passando por especialidades como ortopedia, fonoaudiologia, fisioterapia, antes de serem encaminhadas direto ao neurologista, o que contribui para um atraso no diagnóstico.
“Ter um protocolo específico para a ELA, é trazer mais celeridade, mais qualidade de vida e sobrevida ao paciente, além de evitar a sobrecarga das unidades e profissionais. Este projeto de lei apresenta-se como uma iniciativa humanitária, técnica e necessária, garantindo ao paciente com ELA dignidade, acolhimento e acesso a um cuidado adequado desde os primeiros sinais da doença”, afirma o deputado.
O protocolo proposto no projeto de lei 5204/2025 estabelece critérios para triagem clínica e  encaminhamento  prioritário ao neurologista, solicitação de exames específicos que deverão ser autorizados em caráter de urgência. Além disso, o paciente deverá ser informado, no ato da consulta, sobre o prazo máximo para agendamento do retorno, com a entrega dos resultados e definição diagnóstica, não devendo ultrapassar 30 dias a partir da solicitação dos exames.
De acordo com o projeto de lei, nos casos de confirmação do diagnóstico de ELA, o paciente deverá ser incluído em protocolo específico de atendimento pelo Sistema Único de Saúde, desde que assegure  acesso gratuito e imediato à medicação indicada; acompanhamento periódico por equipe especializada, com prazos definidos para reavaliações clínicas; inserção em cadastro integrado a órgãos como o INSS e a Secretaria de Estado de Saúde, além da inclusão no Programa de Atenção Domiciliar Integrada à Rede de Atenção à Saúde, com atendimento contínuo por equipes multiprofissionais de atenção domiciliar (EMAD), sempre que indicado.
O parlamentar acrescenta que para a execução do protocolo, o Poder Executivo poderá celebrar convênios, termos de cooperação com instituições públicas ou privadas, hospitais universitários, organizações da sociedade civil, fundações e entidades de pesquisa, visando garantir a efetividade das ações estabelecidas.

Guarda Municipal resgata jiboia de 2,5 metros no Engenho do Mato

Agentes da Coordenadoria de Meio Ambiente da Guarda Municipal de Niterói resgataram, nesta quarta-feira (19), uma jiboia de aproximadamente 2,5 metros que estava em uma árvore, em via pública, no Engenho do Mato. O animal, que havia sido avistado desde o dia anterior, chamou a atenção dos moradores pelo porte e causou preocupação na região. A equipe da Coordenadoria de Meio Ambiente foi acionada e realizou o resgate de forma segura, devolvendo a serpente à natureza em uma área de mata preservada no Caminho de Darwin, também no bairro.

A Guarda Municipal atua em ocorrências de resgate de animais silvestres em áreas urbanas. Os agentes são treinados para o manejo seguro de diversas espécies, como cobras, aves e mamíferos, sempre com foco na preservação da fauna local e na segurança da população. A orientação é para que, ao identificar animais silvestres em áreas urbanas, a população entre em contato com os canais oficiais da Prefeitura, garantindo um resgate técnico e seguro.

 

Clin participa de evento com embarcações movidas a energia solar na Praia de Icaraí

Desafio Sol & Mar tem barcos que unem esporte, inovação e sustentabilidade

A Companhia de Limpeza de Niterói está com um grande estande de exposição de materiais reciclados, na Praia de Icaraí, em frente ao Clube Central. A ação faz parte do Desafio Sol & Mar, que acontece até domingo (22), das 8h às 18h (no sábado (21), as atrações vão até 20h). O evento promove reflexões essenciais sobre energias renováveis e preservação ambiental, com entrada gratuita e diversas atividades interativas para o público.

Além disso, haverá coleta seletiva, com duas estações de descarte e suporte da Clin, responsável pelo recolhimento e encaminhamento dos resíduos para reciclagem. Lixeiras específicas estarão disponíveis para garantir o descarte correto de resíduos recicláveis e orgânicos. Os objetos reciclados foram são confeccionados por colaboradores da companhia a partir de produtos recolhidos na coleta seletiva.

O destaque do Desafio Sol & Mar é a competição de embarcações movidas exclusivamente a energia solar. Equipes universitárias do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Espírito Santo vão demonstrar a eficiência de suas embarcações inovadoras, enfrentando desafios que testam não apenas a tecnologia, mas também a habilidade em navegação e estratégia.

Mais do que uma competição, o evento é uma plataforma para divulgação científica e inovação, reunindo estudantes, pesquisadores e especialistas em engenharia e sustentabilidade. A iniciativa estimula o desenvolvimento de novas tecnologias para a mobilidade náutica limpa, reforçando a importância das energias renováveis na redução dos impactos ambientais.

Para garantir a segurança e transparência das provas, um sistema de rastreamento em tempo real permitirá o monitoramento contínuo das embarcações, possibilitando o acompanhamento remoto e a geração de vídeos dinâmicos dos desafios.

Seis equipes universitárias estão na disputa: Araribóia (Universidade Federal Fluminense (UFF), Niterói), Solaris e Sete Capitães (Instituto Federal Fluminense (IFF), São João da Barra e Campos de Goytacazes), Solares (Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória), Zênite (Instituto Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis) e Hurakan (Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Joinville).

O evento conta ainda com atrações como um tanque de nautimodelismo, simulador de rafting em realidade virtual (RV) e espaços instagramáveis, proporcionando momentos de lazer e imersão no universo náutico. Para embalar a experiência, o DJ Raphael Moraes comandará apresentações diárias. No sábado (21), o palco será tomado pela energia do grupo Os Garotin, vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa 2024.

 

O Desafio Sol & Mar tem o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Clin; do Clube Central Icaraí e da Universidade Federal Fluminense (UFF), além do patrocínio da Enel Rio, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro.

Clin e a coleta seletiva – a coleta seletiva acontece em toda a cidade de Niterói, pioneira neste tipo de serviço, desde 1991, por meio do projeto experimental desenvolvido no Condomínio Grotão, em Itaipu. Em 1997, a coleta ganhou infraestrutura, o que permitiu expandir e aprimorar o sistema de recolhimento porta a porta. Atualmente, a Clin oferece diversas modalidades, que conscientizam e contribuem com o meio ambiente.

A companhia é responsável pela retirada dos resíduos secos e úmidos (até 120 litros) por unidade geradora. Para isso, vem aumentando as modalidades de coletas. Uma das missões da companhia é contribuir para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade, promovendo ambientes mais limpos e saudáveis para os residentes de Niterói.

 

O Instituto Bienal Amazônia e a Saphira Ventura Gallery apresentam a segunda edição do “Side by Side: Innovation in Focus”, durante a Bienal de Arquitetura de Veneza

Com um Tributo a Oscar Niemeyer,  o evento traz a importância da arte e da arquitetura como ferramentas fundamentais para a comunicação social e a educação ambiental
 
 


O Instituto Bienal Amazônia e a Saphira Ventura Gallery anunciam a segunda edição do evento “Side by Side: Innovation in Focus”, que acontecerá durante a Bienal de Arquitetura de Veneza, de 21 a 30 de junho de 2025. Este evento é de grande relevância, pois será um Tributo a Oscar Niemeyer, reunindo um grupo seleto de arquitetos brasileiros de renome internacional e artistas de diversas nacionalidades, todos comprometidos com a promoção da sustentabilidade e da inovação.

 
Entre os arquitetos estão Benedito Abbud Arquitetura Paisagística, Patricia O’Reilly, Seferin Arquitetos da Saúde e Ester Carro Os 
artistas estão representados por  Ju Barros, Maycon Nunes, Ana Olivier & Ricardo Stumn, Renata Ferraz, Saori Kurioka, Mathilda, Rose Maiorana, Júlia Isabel e Alberto Zampieri, com curadoria de Alcinda Saphira.
 
 
Com o apoio da FGV – Europa, ODS Amazônia e New York Contemporary Art Society, este programa internacional visa destacar a importância da arte e da arquitetura como ferramentas fundamentais para a comunicação social e a educação ambiental. Este programa itinerante culminará na COP30, que será realizado em Belém do Pará, cidade base do Instituto Bienal Amazônia, presidido por Alcinda Saphira e co-fundado pela arquiteta Milene Coutinho, que ocupa a diretoria de arte.
 
 
Na abertura (21) haverá uma conferência, das 18h às 21h, promovendo um diálogo crítico sobre os desafios e soluções para um futuro sustentável. O “Side by Side: Innovation in Focus” não só oferece temas para reflexão, mas também explora o lado técnico e funcional da arquitetura, demonstrando que a inovação pode e deve caminhar lado a lado com a responsabilidade ambiental. 
Data:  21 a 30 de junho de 2025

Local: Bienal de Arquitetura de Veneza

Curadoria: Alcinda Saphira

Coordenação: Louis Ventura, PhD

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Realização: Instituto Bienal Amazônia e Saphira & Ventura

Apoio: Bienal Somos Todos Amazônia, FGV Europe, Câmara de Comércio Brasil-EUA, NYICAS, IDEA Paris, Instituto DS Amazônia, e e-DAU

INFORMAÇÕES

info@artSVgallery.com