Prefeitura prorroga prazo da consulta pública sobre Educação Climática

Participação popular segue até este sábado (21) pela plataforma Colab

A Prefeitura de Niterói prorrogou até sábado (21) o prazo da consulta pública que vai ajudar a construir o primeiro Programa de Educação Climática municipal do país, em parceria com a Fiocruz. Para participar, basta acessar o link https://consultas.colab.re/educacaoclimatica e responder às perguntas com propostas, experiências e opiniões que ajudem a tornar a cidade mais preparada, adaptada e resiliente às mudanças climáticas.

O prefeito Rodrigo Neves destaca a urgência do tema e a importância da mobilização da sociedade.

“As mudanças climáticas deixaram de ser um alerta para o futuro e passaram a fazer parte do nosso cotidiano. Chuvas intensas, períodos de estiagem e enchentes afetam diretamente a vida da população. Já investimos mais de R$ 1 bilhão em obras de contenção de encostas para prevenir tragédias relacionadas a esses eventos. Por isso, é fundamental que todos participem da consulta pública. A educação climática é um passo decisivo para construirmos um futuro mais seguro e sustentável”, afirma o prefeito.

A consulta é composta por 20 perguntas e busca compreender como os moradores veem a implementação de ações voltadas à educação climática na cidade.

A construção do programa contou com dez oficinas realizadas em quatro regiões de Niterói, reunindo representantes da educação, sociedade civil, setor privado e poder público. O objetivo é estimular mudanças de comportamento e percepção sobre a crise climática, incentivando práticas de enfrentamento aos eventos extremos e fortalecendo a resiliência da cidade.

Firmado em 2024, o convênio com a Fiocruz é executado por meio da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde (Fiotec). A iniciativa inclui cursos de formação qualificada sobre o tema para diferentes públicos e foi batizada de “Educação Climática no município de Niterói: Construção participativa do Programa, qualificação e práxis nos territórios”.

Foto: Bruno Alves

Comissão discute prejuízos da tragédia da Pedreira do Ingá em Petrópolis

A Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realiza nesta terça-feira (16/06) audiência pública para discutir os prejuízos causados pela tragédia da Pedreira do Ingá, em Petrópolis, na Região Serrana. O debate será às 10h, no auditório do 21º andar do Edifício Lúcio Costa, sede do Parlamento fluminense.

Desde o acidente, ocorrido em janeiro de 2019, um total de 41 residências foram interditadas após o desprendimento de grandes fragmentos de rochas. Só em março deste ano, os moradores relataram a queda de três placas no mesmo dia, aumentando o risco na localidade.

O deputado Yuri (PSol), integrante da comissão, destacou que o objetivo da audiência é cobrar soluções concretas para as famílias afetadas. “O que tem sido feito para evitar novas tragédias e garantir os direitos desses moradores? Não é de hoje que eles convivem com deslizamentos e riscos constantes. Vamos ouvir os moradores e representantes de diversos órgãos responsáveis para entender se haverá obras, intervenções ou indenizações”, afirmou.

Comissão de Trabalho da Alerj quer acionar o Ministério Público para garantir plano de saúde de inativos de instituição bancária

A Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), anunciou em audiência pública nesta segunda-feira (16/06) que pretende acionar o Ministério Público contra o Itaú Unibanco. A ideia é pedir à Procuradoria Geral da Casa que formule uma ação civil pública com base nos artigos 30 e 31 da Lei nº 9658/98, que garantem a continuidade do plano de saúde nas mesmas condições aos trabalhadores hoje inativos e que contribuíram com o benefício durante a vigência do contrato – a discussão lotou o auditório da sede da Assembleia.

COMISSÃO DE TRABALHO DA ALERJ QUER ACIONAR MINISTÉRIO PÚBLICO PARA GARANTIR PLANO DE SAÚDE DE INATIVOS DE INSTITUIÇÃO BANCÁRIA

“Entrar com a ação civil pública foi a vontade das categorias que estiveram presentes na audiência. Vamos oficiar também a Agência Nacional de Saúde (ANS) que, em tese, deveria fazer a mediação entre os interesses dos segurados e das carteiras dos planos de saúde e que, na prática, deixam a desejar. Convocar politicamente os nossos aliados, para que possamos contar com ajuda na esfera federal também a favor dos segurados. Não será fácil, mas acredito que temos muitas ferramentas para garantir essa conquista aos trabalhadores”, disse a presidente do colegiado, deputada Dani Balbi (PC do B).

Integrante da mesa de debates, a deputada Lilian Behring (PC do B) reforçou o problema que se tornou o aumento abusivo das mensalidades dos convênios de saúde, após o trabalhador se aposentar. “Enquanto as pessoas estão ativas, elas têm o plano sem nenhum tipo de reajuste, inclusive estendido aos familiares. A partir do momento em que se aposentam, o plano passa a custar, às vezes, dez vezes mais o valor, sem que seja dada qualquer alternativa ao funcionário”, ressaltou a parlamentar.

José Ferreira Pinto, presidente do Sindicato dos Bancários do Rio, lembrou que o Itaú, apesar de ter conhecimento da situação dos inativos, não dá retorno sobre a demanda. “A instituição tem fugido do debate. Não compareceu ao Ministério Público, também não esteve hoje nesta reunião. Apenas diz que está cumprindo a lei, mas discordamos, porque, de acordo com a norma vigente, não poderia mudar as condições do plano depois que o trabalhador se aposenta. Eles migram o trabalhador inativo para um plano específico, o que o torna mais caro à medida que concentra pessoas com maior idade e com mais necessidades de utilizar o serviço de saúde. Nós entendemos que são estratégias do Itaú para economizar”, afirmou.

Estiveram presentes ainda na audiência Carlos Augusto Aguiar, representante do Movimento Aposentados Unidos do Itaú; Kátia Branco, vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Rio; Maria Izabel Cavalcanti; Adriana Nalesso, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo Financeiro; entre outras instituições.

Prefeitura de Niterói e Governo Federal firmam acordos de cooperação para políticas públicas voltadas à juventude

Prefeito Rodrigo Neves recebeu o ministro Márcio Macedo e a ministra Anielle Franco durante os eventos da Caravana Nacional das Juventudes

Niterói deu mais um passo em prol da qualidade de vida da população, em especial da juventude. Nesta segunda-feira (16), o prefeito Rodrigo Neves assinou, ao lado do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, e da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, três documentos: a carta-compromisso Meu Município pelos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável); o Termo de Adesão ao Sinajuve (Sistema Nacional de Juventude), iniciativa do Governo Federal para articular políticas públicas para jovens; e o Acordo de Cooperação Técnica para o Fortalecimento da Participação Social. A cerimônia fez parte dos eventos da Caravana Nacional das Juventudes, realizada no campus Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O prefeito Rodrigo Neves ressaltou a importância de oferecer aos jovens oportunidades de crescimento e desenvolvimento, como acontece nas Plataformas Urbanas Digitais (PUDs) e nos programas Niterói Jovem EcoSocial e Aprendiz Musical.

“O jovem que tem oportunidades e acesso à educação e cultura dificilmente pega em uma arma para cometer crimes e tirar a vida de outra pessoa. Reduzimos em 45% as mortes violentas na cidade porque acreditamos na potência da juventude. Cada jovem que participa desses programas ajuda a transformar sua comunidade. E é isso que o Brasil precisa cada vez mais: investir na juventude, que é o presente e a certeza de um futuro muito melhor para todo o país”, afirmou.

Entre os compromissos assumidos pela Prefeitura de Niterói está a adesão ao Plano Juventude Negra Viva, um programa nacional voltado a ampliar oportunidades e reduzir os índices de violência que atingem, de forma desproporcional, jovens negros de 15 a 29 anos no Brasil. A ministra Anielle Franco destacou seu orgulho de ter vindo da comunidade da Maré e disse que isso a motiva ainda mais a lutar pelos jovens das periferias.

“O Juventude Negra Viva tem um recorte que não é só pensar na diminuição da violência, mas também na permanência do jovem na escola, com acesso à saúde e ao emprego. Rodamos o país ouvindo os jovens. E a primeira coisa que diziam era que, além de quererem estar vivos, queriam acesso às coisas básicas da vida. Sou cria da Maré, com muito orgulho, e sempre digo que a gente precisa fazer, e muito, quando ocupa espaços como este, que decidem o futuro da juventude”, disse a ministra.

O ministro Márcio Macedo lembrou que, assim como o prefeito Rodrigo Neves, tem origem no movimento estudantil, e ressaltou a importância de valorizar os jovens e investir em educação para todos.

“Sou fruto da educação e da luta política. Meu pai teve seis filhos e trabalhou muito com a foice para que eu e meus irmãos só tivéssemos calos nas mãos por causa da caneta e do computador. A educação é uma das poucas formas de ascensão verticalizada dos filhos do povo. Estamos trabalhando para que a juventude brasileira possa ser dona do seu destino. Quando vejo dados indicando que a violência em Niterói diminuiu, é sinal de que as políticas públicas implementadas pela Prefeitura estão funcionando”, afirmou o ministro.

A Caravana Nacional das Juventudes, projeto itinerante do Governo Federal, foi criada para celebrar os 20 anos do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) e o Estatuto da Juventude. A ação representa um esforço nacional voltado à construção participativa de um novo Plano Nacional de Juventude, com o objetivo de garantir que as diferentes vozes e vivências dos jovens brasileiros sejam ouvidas e consideradas no desenvolvimento de políticas públicas. Em Niterói, a Caravana veio conhecer o conjunto de iniciativas adotadas pela administração municipal no apoio à juventude, como os programas Aluguel Universitário, Niterói Jovem EcoSocial, Território da Juventude e Poupança Escola, entre outros.

 

Um ano de transformação: Parque Realengo celebra o seu primeiro aniversário

Com conceito inovador e ampla área verde, parque é o clube gratuito do morador da Zona Oeste

A Prefeitura do Rio celebrou, neste sábado (14/06), o primeiro aniversário do Parque Realengo Jornalista Susana Naspolini, um marco da requalificação urbana e ambiental em regiões historicamente carentes de áreas públicas de lazer e convivência. Com 76 mil metros quadrados de área e investimento de aproximadamente R$ 72 milhões, o parque consolidou-se como referência em infraestrutura voltada ao lazer, esporte, cultura, conhecimento e fortalecimento da convivência comunitária.
O vice-prefeito Eduardo Cavaliere participou deste dia festivo e destacou a importância do Parque Realengo como um marco para a região, ao celebrar o primeiro ano de funcionamento do espaço público.
– O Parque Realengo foi uma transformação completa de um terreno que ficou décadas abandonado. Hoje, virou um ponto de encontro das famílias, com áreas de lazer, quadras, espaço para caminhadas, piqueniques e até comemorações de aniversário. As árvores de Realengo, com o show de luzes todas as noites, já viraram uma imagem icônica da cidade. – afirmou Cavaliere.
Inspirado no icônico Gardens By the Bay, de Singapura, o Parque Realengo Susana Naspolini conta com cinco grandes torres — duas de 17 metros, duas de 26 metros e uma de 47 metros de altura — que, por meio de 236 pulverizadores, esguicham vapor d’água para amenizar o calor nos dias mais quentes da Zona Oeste. À noite, as torres se transformam em um espetáculo à parte, com apresentações diárias de luzes e música. Entre elas, passarelas elevadas permitem que os visitantes apreciem o espaço de diferentes ângulos.
Além de oferecer uma ampla área verde para lazer e convívio, o parque tem soluções inovadoras para adaptação às mudanças climáticas, como ilhas de calor e enchentes. Foram plantadas 3.700 novas árvores em uma área equivalente a nove campos de futebol oficiais. O local também conta com um sistema de captação e armazenamento de água da chuva, com reservatórios que ajudam a mitigar alagamentos e permitem o reaproveitamento da água para irrigação dos jardins e limpeza de sanitários.
Moradora de Realengo, Fabrícia Rocha Oliveira, de 27 anos, festejou o aniversário de um ano do parque destacando como o espaço público transformou sua vida. Segundo ela, a prática de atividades físicas no local trouxe impactos significativos para sua saúde e bem-estar.
– Foi uma mudança muito grande na minha vida. Eu perdi 41 quilos e deixei de ser dependente de remédios. A segurança que tenho aqui dentro fez toda a diferença na minha história. Faço exercício aqui todos os dias de manhã e, nos fins de semana, venho com a minha família. Aqui é muito bom – contou Fabrícia.
O Parque Realengo dispõe de duas quadras poliesportivas, uma quadra de basquete 3×3, um campo de futebol com grama natural, duas quadras de futevôlei e um skate park com 1.506 m². Há ainda uma academia da terceira idade e uma área infantil dividida em três setores: um para bebês e crianças de até dois anos, outro para maiores de dois anos e um espaço infantil aquático.
Com sete áreas equipadas com churrasqueiras, o parque funciona como um clube gratuito ao ar livre para os moradores da Zona Oeste, promovendo lazer acessível e de qualidade para toda a família.

Entre os principais destaques do Parque Realengo Susana Naspolini estão:
• Nave do Conhecimento com 830 m², oferecendo acesso gratuito à tecnologia e cursos de capacitação;
• Mercados interno e externo que fomentam a economia local;
• Passarelas e torres com vista panorâmica;
• Projeto paisagístico e horta comunitária voltados à educação ambiental;
• Diversas opções esportivas, incluindo quadras poliesportivas, campo de futebol, quadras de areia, pista de skate, academias e kit de ginástica;
• Playground infantil, churrasqueiras cobertas e anfiteatro para atividades culturais;
• Infraestrutura completa, com banheiros públicos, administração, edificações de apoio e iluminação moderna;
• Obras de pavimentação interna e externa, além de sistema de drenagem com soluções baseadas na natureza;
• Parque inteiramente cercado, garantindo mais segurança aos frequentadores;
• Ambiente pet friendly, com entrada permitida a animais domésticos desde que estejam com coleira.

Homenagem à jornalista notabilizada pelas matérias de cunho comunitário
O parque recebeu o nome de Susana Naspolini em homenagem à carismática jornalista, que se destacou pela competência no exercício da profissão e pela sintonia com a população carioca. Natural de Criciúma (Santa Catarina), Susana atuou com forte foco em reportagens comunitárias de grande relevância social, contribuindo para que demandas populares chegassem ao poder público e fossem transformadas em melhorias concretas para os moradores da cidade.
O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 6h às 22h. A entrada principal está localizada na Rua Professor Carlos Wenceslau, 388, a apenas 14 minutos a pé da estação Realengo da SuperVia. O parque foi concebido para promover a integração entre natureza, bairro e Região Metropolitana, especialmente pela proximidade com o eixo da Transolímpica.
A Prefeitura tem investido fortemente na construção de novos parques e na requalificação dos já existentes, com o objetivo de ampliar as áreas verdes e de lazer da cidade, reduzir ilhas de calor, fortalecer o convívio comunitário e preservar o meio ambiente.
Somente nas zonas Norte e Oeste, cinco grandes parques foram entregues recentemente à população: além do Parque Realengo Susana Naspolini, o município conta com o Parque Rita Lee, com 136 mil metros quadrados na Barra Olímpica; o Parque Oeste, em Inhoaíba, com 234 mil metros quadrados; o Parque Carioca da Pavuna, com 17 mil metros quadrados, que também completa um ano em 22 de junho; e o Parque Piedade, com 18 mil metros quadrados, na Zona Norte.

Serviço
Endereço: Rua Professor Carlos Wenceslau, 388 – Realengo.
Funcionamento: Terça a domingo, das 6h às 22h

Depois do grande sucesso de ‘Natureza Fantástica’, Patricia Fairon estende a exposição no Centro Cultural Correios RJ, até 18 de junho

Depois do grande sucesso com suas obras, a artista plástica Patrícia Fairon estende a exposição “Natureza Fantástica”, até o dia 18 de junho, no Centro Cultural Correios RJ, com curadoria de Marco Cavalcanti, explorando um universo onde a natureza se revela em toda a sua complexidade e beleza, através do seu olhar, que  captura a essência de paisagens em formatos variados, criando uma experiência visual que transcende ao olhar comum, apresentando paisagens naturais em uma profusão de cores e formas de um universo pictórico singular.

 

São pinturas a óleo e acrílica sobre tela e papel, e lembram que embora as formas da natureza possam parecer estáticas, elas estão imersas em um movimento constante, refletindo a eterna dança da vida. Cada pincelada revela a emoção que a natureza provoca, desde a serenidade das paisagens tranquilas até a intensidade dos momentos de fúria.

Seja na terra, no mar ou nos céus, a mostra nos leva a contemplar as dualidades da natureza: sua calma e tempestade, sua beleza e brutalidade. Uma fonte inesgotável de inspiração, a natureza impulsiona a artista a explorar formas, cores e abstrações, que contam histórias, falam de emoções e sentimentos, apesar de uma aparente e pretensa desordem fantástica que revela em última instância a ordem primordial do universo.

Uma vez em Buenos Aires, Patricia Fairon frequentou a Escola Prilidiano Pueyrredón e os estúdios Guillermo Roux, Gabriela Aberastury e Anna Rank. Embora comente que esses workshops lhe deram técnicas e ideias pelas quais ela é muito grata, seu trabalho difere claramente do de seus mentores.
Nascida em Santa Cruz do Sul, R.S., BRASIL. Atualmente mora no Rio de Janeiro e Buenos Aires A artista realizou diversas exposições individuais e coletivas no Brasil e na Argentina.

Instagram: @patriciafairon

 

Serviço

Exposição: “Natureza Fantástica”
Artista: Patrícia Fairon
Curadoria: Marco Cavalcanti
Instagram: @patriciafairon
Visitação: até 18 de junho de 2024
Local:  Centro Cultural Correios RJ  @correioscultural
Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ
Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h
Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @paulasoaresramagem
Evento gratuito
Censura Livre.

Como chegar: metrô (descer na estação Uruguaiana, saída em direção à Rua da Alfândega); ônibus (saltar em pontos próximos da Rua Primeiro de Março, da Praça XV ou Candelária); barcas (Terminal Praça XV); VLT (saltar na Av. Rio Branco/Uruguaiana ou Praça XV); trem (saltar na estação Central e pegar VLT até a AV. Rio Branco/Uruguaiana).

Acessibilidade: adaptado para pessoas cadeirantes

A exposição tem como público-alvo empresários, profissionais liberais, colecionadores, professores, estudantes e público em geral.

Banco do Brasil apresenta, no CCBB Rio de Janeiro, “Pedro de Valdívia: la gesta inconclusa”, primeiro espetáculo da trilogia latino-americana “Três histórias que mudaram a história”, da Compañía Tryo Teatro Banda, de Santiago do Chile

Com curadoria e coordenação geral do premiado ator, diretor e produtor Julio Adrião, a mostra “Três histórias que mudaram a história” apresenta, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, a trilogia latino-americana do repertório da Compañía Tryo Teatro Banda, de Santiago do Chile. Nesses 25 anos de apresentações em países da América Latina, Europa, Ásia e EUA, a obra dramatúrgica e autoral do Tryo Teatro Banda (https://www.tryoteatrobanda.cl), dirigida por Francisco Sánchez, tem como foco de pesquisa momentos e personagens da história latino-americana, apresentados em encenações onde a música, especialmente composta para cada espetáculo e executada ao vivo pelos atores, é o fio condutor das narrativas. Durante a mostra, serão apresentados “Pedro de Valdívia: la gesta inconclusa”, que narra a conquista do Chile,“Magalhães a 500 años de la primera vuelta al mundo”, a primeira volta ao mundo, e “Fico”, o momento em que D. Pedro I decide permanecer no Brasil. As encenações da Tryo Teatro Banda são concebidas para um público amplo, sem limitação de idade. A temporada no CCBB Rio de Janeiroserá de 11 de junho até 06 de julho de 2025, de quarta a sábado às 19h e domingo às 18h.

 

“A mostra Três histórias que mudaram a história é a coroação de uma parceria com o Tryo Teatro Banda, que iniciamos em 2012, por ocasião de nosso encontro no Latin American Theatre Festival, em Londres. A estética de criação, com espetáculos que revisitam, de forma crítica, temas, episódios e personagens históricos, com dramaturgia própria e música especialmente composta para cada espetáculo e executada ao vivo e cantada pelos atores-músicos, torna seu repertório extremamente único. O Tryo Teatro Banda é uma máquina de criação compulsiva e poder apresentá-los ao público carioca por um inteiro mês, num dos principais palcos da cidade, com uma pequena mostra de seu vasto repertório, é para nós um imenso privilégio, portanto, bem vindos ao melhor do teatro Chileno do século XXI, e não digam que não avisei”, comenta Julio Adrião, curador e coordenador da mostra.

“Pedro de Valdívia: la gesta inconclusa” (Chile, 2009), primeiro espetáculo da mostra, é uma obra teatral vibrante de menestréis, que percorre os primeiros anos da conquista do Chile, desde a chegada do capitão espanhol Pedro de Valdívia até a sua morte em 1553, tendo como fio condutor as cartas que o conquistador espanhol enviou ao rei da Espanha Carlos V. Três atores musicais nos contam as enormes dificuldades que o conquistador, dotado de grande capacidade militar, teve que enfrentar na sua tentativa de subjugar o povo Mapuche, originário destas terras, e como a ambição o impedia de reconhecer a coragem e inteligência de uma das pessoas emblemáticas da resistência indígena à invasão Hispânica. Com mais de 20 instrumentos musicais em cena, este trabalho alcança uma sincronicidade perfeita entre música, teatro e história.

A temporada é apresentada pelo Banco do Brasil e Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Ficha técnica

Direção: Sebastián Vila

Dramaturgia: Francisco Sánchez e Tryo Teatro Banda

Elenco: Francisco Sánchez, Alfredo Becerra e Diego Chamorro

Desenho de Luz: Tomás Urra

Som: Max Cornejo

Coordenação Geral e Curadoria: Julio Adrião

Direção de Produção: Fernando Alax – Casa136 Produções Artísticas

Produção Chile: Carolina González

Assistência de Produção Chile: Estefany Hernandez

Produção executiva: Thaís Teixeira e Martha Avelar

Assistência de Produção: Kali Correia

Gestão Financeira: Anacris Monteiro – Ouro Verde Produções

Diretor Técnico: Guiga Ensá

Acessibilidade: AllDub

Legendagem: Isa Carvalho e César Alarcon – 4Estações

Assessoria de Imprensa: Ney Motta

Mídias Sociais: Rafael Teixeira

Projeto Gráfico: Fernando Alax e Nelson Peres

Realização: Julio Adrião Produções Artísticas/Brasil e Tryo Teatro Banda/Chile

 

Serviço

 

“Pedro de Valdívia: la gesta inconclusa”

com a Tryo Teatro Banda

De 11 a 22 de junho, quarta a sábado às 19h e domingo às 18h.

Classificação: 12 anos

Duração: 75 minutos

Além de legendagem, audiodescrição e intérprete de LIBRAS, todas as apresentações terão monitores capacitados para o atendimento do público PCD.

Centro Cultural Banco do Brasil – Teatro III

Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro

Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br |

Valor do ingresso: R$ 30 (inteira) e R$15 (meia-entrada)

Estudantes, maiores de 65 anos e Clientes Ourocard pagam meia entrada.

Ingressos adquiridos na bilheteria do CCBB ou antecipadamente pelo site bb.com.br/cultura

Funcionamento do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro: de quarta a domingo, das 9h às 20h (fecha às terças).

Informações sobre programação, acessibilidade, estacionamento e outros serviços: bb.com.br/cultura

Abertas inscrições para o Prêmio Justiça & Saúde do CNJ

As ações e os projetos voltados à redução da judicialização da saúde e ao fortalecimento da cidadania pela promoção da segurança jurídica, processual e institucional nas demandas de saúde podem ser inscritos para a 3.ª edição do Prêmio Justiça & Saúde. Promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), a solenidade de entrega do Prêmio será realizada em novembro. 

De acordo com o regulamento, definido pela Portaria CNJ n. 183/2025, a premiação pretende disseminar boas práticas relacionadas à redução da judicialização da saúde pública e suplementar por meio de métodos pré-processuais de solução de conflitos.  

Nesse contexto, também deve estimular parcerias entre o sistema judicial, as instituições de saúde e a sociedade civil que desenvolvam estratégias sustentáveis e efetivas de solução de conflitos em saúde. 

O Prêmio Justiça & Saúde é dividido em dois eixos temáticos: práticas voltadas à redução da judicialização da saúde pública e suplementar pela composição pré-processual dos conflitos; e voltadas às ações de fortalecimento da cidadania pela promoção da segurança jurídica, processual e institucional da sociedade nas demandas de saúde.  

Em cada eixo, serão premiadas cinco categorias: tribunal; juiz; sistema de justiça; Poder Público; e empresas e sociedade civil organizada. As duas primeiras categorias devem primeiro inscrever suas iniciativas no Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário. Quando aprovadas, passarão a concorrer automaticamente ao Prêmio. 

Os interessados em participar poderão se inscrever a partir desta segunda-feira (16/6) até o dia 15 de agosto. É possível inscrever mais de uma prática de um mesmo autor ou órgão, desde que sejam realizadas em formulários distintos. Também é preciso comprovar que a prática foi implantada há pelo menos um ano e apresentar dados que comprovem sua aplicabilidade e eficácia. 

Inscreva-se 

Os projetos serão avaliados a partir dos critérios de efetividade, sustentabilidade, replicabilidade, inovação e intersetorialidade. Também serão analisados os impactos nas políticas judiciárias, o alcance social e a participação da sociedade civil, além dos custos financeiros. 

Guarda Municipal de Niterói apreende cerca de 30 facas, tesouras e estiletes e detém menor com 31 pedras de crack em patrulhamento no Centro

Ação preventiva faz parte do planejamento operacional da Secretaria de Ordem Pública  para coibir ilícitos na cidade

Em patrulhamento preventivo na manhã deste sábado (14), agentes da Guarda Civil Municipal de Niterói apreenderam cerca de 30 materiais perfurantes e cortantes, como facas, tesouras e estiletes, durante abordagem a 15 pessoas que ocupavam uma área ao lado do Motel Sparta, na Avenida Jansen de Melo, no Centro.

A ação faz parte do planejamento operacional da Secretaria de Ordem Pública (Seop), para coibir a prática de ilícitos contra pedestres, lojas e o patrimônio público da cidade. Os guardas municipais foram até o local, onde funcionou uma instalação da antiga Ampla, realizaram abordagens, revistas pessoais e apreenderam  grande quantidade de material perfurante e cortante. Ninguém foi preso.


Apreensão de crack


Em outra ação preventiva no Centro da cidade, os agentes apreenderam em flagrante um menor de 17 anos, que portava 31 pedras de crack, na Rua Manoel de Abreu, perto da Praça da República. A equipe de patrulhamento recebeu o informe sobre um suspeito que estaria vendendo drogas nas proximidades e fez a abordagem, conforme a descrição e características.  O material apreendido e o menor foram levados à 76ª DP(Centro), e posteriormente, a substância foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) de Tribobó para perícia, que confirmou ser crack.

Fernanda Sixel Neves faz mobilização pela campanha “Junho Vermelho”, para doação de sangue ao Hospital Antônio Pedro

Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado neste sábado, 14 de junho

A primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves, mobilizou funcionários da Prefeitura de Niterói a participar da campanha “Junho Vermelho”, de conscientização sobre a doação de sangue. O gesto de solidariedade foi no Hemocentro Regional de Niterói (Hemonit), no Hospital Universitário Antônio Pedro.

O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado neste sábado, 14 de junho, e a Prefeitura de Niterói homenageia todos os doadores, pessoas que transformam solidariedade em vida.

“Junho é o mês da conscientização, mas o nosso compromisso com a solidariedade e com a saúde e com a vida precisa ser constante, todos os dias. Eu, pessoalmente, não posso doar, mas faço questão de estar presente, participar das campanhas e mobilizar cada vez mais pessoas para esse gesto que salva vidas. Na visita que fiz ao Hemonit essa semana, acompanhada dos servidores de diferentes setores da Prefeitura para doação, reforçamos a importância de que cada secretaria siga estimulando seus grupos a doar e, assim como toda sociedade, para ajudar a manter os estoques sempre abastecidos”, afirmou Fernanda.

O Junho Vermelho surgiu para lembrar a importância de manter os bancos de sangue abastecidos o ano inteiro, não só em situações de emergências. A campanha é nacional de incentivo à solidariedade e à saúde coletiva. A primeira-dama reforça que doar sangue é um ato simples e rápido e que uma única doação é possível salvar até quatro vidas. E lembrou que no país os estoques frequentemente operam no limite e cada doação conta e muito.

Além de funcionários do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, integrantes da Guarda Municipal, Secretarias de Cultura, Juventude e Direitos Humanos também compareceram ao posto de coleta para ajudar a reforçar os estoques de sangue.

Como fazer a doação de sangue

Para doar, a pessoa precisa estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam estar com autorização), pesar mais de 50kg e levar um documento de identificação com foto.

Local: andar térreo do Hospital Universitário Antônio Pedro (UFF)

Endereço: Rua Marquês do Paraná, 303, Centro de Niterói

Horário: Segunda a sexta, das 7h30 às 16h

Não é necessário agendamento

 
 
Foto: Lucas Benevides