







Comunica







“À Margem” se apresenta como um entrecruzamento dos discursos individuais de cada um dos três artistas negros em cena, três homens, cada um advindo de uma estética artística diferente: Tiago Oliveira – da dança contemporânea ou Alex Pitt – dança break; Bruno Duarte – das danças urbanas [o Krump] e Jhonatta Vicente – que atua como DJ em performances sonoras e visualidades. O enredo está munido de memórias, depoimentos musicais, corporais e experiências individuais que foram trazidas por cada um dos artistas e analisados em grupo. O espetáculo fala sobre discussões que apresentam as tensões raciais das quais enfrentaram em suas vidas, entendendo quais as possíveis intersecções em suas trajetórias – que ecoaram e se tornaram presentes em seus fazeres. O relato artístico de cada um serve como um convite para que o espectador vivencie uma nova perspectiva poética através do atravessamento provocado pela junção dessas artes.
Foram experenciadas maneiras de compor essa tríade sob a supervisão de Fabiana Nunes, que assina a direção de dramaturgia. Através de cenas cotidianas, os relatos apresentam o caminho afrodiaspórico desses artistas que, ironicamente, se confunde com a realidade diária de qualquer outro corpo negro. Sem a pretensão de apagar o passado, o espetáculo busca provocar nos espectadores uma reflexão sobre os preconceitos do presente, visando modificar o futuro. O questionamento que circunda a obra é: Como esses corpos negros, independente do caminho que cada um passou, são recebidos e aonde chegam? Trajetórias encharcadas de lembranças que vão se atravessando e provocando novas experiências e descobertas no desencadeamento da trama, permitindo o público associá-la a um “work in progress”.
O título “À Margem” traz uma crítica sobre o espaço geralmente destinado às pessoas negras – “apartadas, separadas, deixadas de lado, marginalizadas.”. Mas nessa história os protagonistas expressam suas memórias e emoções através da dança contemporânea, música e narrativa potente. Uma força provocativa e ancestral somada à criatividade do bailarino e coreógrafo negro Tiago Oliveira, idealizador do projeto artístico. Segundo críticas de renomes como o crítico teatral Wagner Corrêa de Araújo, Adriana Pavlova (O Globo) e Leidson Ferraz (Unirio), “À Margem” é um espetáculo ágil, visceral e imperdível.
“À Margem” está concorrendo ao II Prêmio CesgranRio de Dança nas categorias “melhor espetáculo” e “melhor bailarino – Bruno Duarte”. O espetáculo foi montado a convite do Sesc Rio para integrar a programação temática “O corpo negro”, do projeto Sesc Entredança 2019, ficando em cartaz na unidade de Copacabana – RJ. Neste mesmo ano, foi convidado para participar do Festival Dança em Trânsito, organizado pelo Grupo Tápias, no Teatro Riachuelo, no Rio de Janeiro. “À Margem” fez a abertura do Festival MOVA-Se, no Teatro Amazonas, em Manaus (AM). Em 2022, o espetáculo foi contemplado no Fomento à Cultura Carioca – FOCA, da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e circulou por espaços culturais da cidade, contando com apoio do projeto Eu Faço Cultura em uma das apresentações. Também participou da Virada Cultural de São Paulo. Graças ao incentivo da Retomada Cultural, do Governo do Estado (RJ) e SECEC tiveram apresentações em Maricá e São Gonçalo, no Rio de Janeiro, e agora em Niterói.
As apresentações inéditas, em Niterói, acontecerão nos dias 28 e 29 de janeiro de 2023, sábado às 20h e domingo às 19h, no Teatro da UFF, localizado no Centro de Artes UFF, em Icaraí. Os ingressos serão vendidos a preços populares (R$20,00 e R$10,00). O projeto conta com o incentivo do Governo de Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via fomento da Retomada Cultural. Realização: Centro de Artes UFF. Produção: Piquet Cultural.
Serviço:
À Margem
Dança
Dias: 28 e 29 de janeiro de 2023 (sábado e domingo)
Horário: 20h (dia 28/01, sábado) e 19h (dia 29/01, domingo)
Local: Teatro da UFF – Rua Miguel de Frias, nº 9, Icaraí, Niterói/RJ.
Duração: 50 min
Classificação etária: 12 anos
Preços: R$ 20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Ficha Técnica:
Idealização: Tiago Oliveira (@tgo7oliveira)
Concepção e Direção de Dramaturgia: Fabiana Nunes (@gaianunes) e Tiago Oliveira
Coreografia: Bruno Duarte (@brunoduarte904) e Tiago Oliveira
Intérpretes Bailarinos: Bruno Duarte e Alex Pitt (@pittbboy)
Produção Musical: Podeserdesligado (@podeserdesligado)
Produção Executiva: Thiago Piquet (@tpiquet)
Concepção de Figurino: Su Tonani (@sutonani)
Concepção de Luz: Vilmar Olos (@vilmarolos)
Concepção de cenário: Pedro Flutt (@pedroflutt)
Cenotécnico: Joel D Castro (@dcastrojoel)
Fotografia: Alexandre Maïa (@dandimaia) e Denise Mendes (@denisemendes.fotografia)
Colaboração: Juh Barbosa (@juuhbp)







Boa fonte de proteína, vitaminas do complexo B, minerais e gorduras saudáveis, o ovo é considerado um dos alimentos mais completos para a dieta humana
Ingrediente com presença garantida no prato de grande parte da população mundial, o ovo é considerado um dos alimentos mais completos para a dieta humana, pois contém quase todos os nutrientes que o corpo necessita.
Mesmo sendo uma excelente fonte de proteína a preço acessível, há mitos e verdades que rondam o alimento. Buscando sempre esclarecer as principais dúvidas, o Instituto Ovos Brasil, entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2007 com objetivo de levar informação à população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde, responde abaixo os principais questionamentos. Confira!
1.Quais os benefícios do alimento ovo?
O ovo é um alimento saboroso e acessível. Excelente fonte de proteína e uma combinação de nutrientes muito importantes para a saúde do organismo, tais como vitaminas, minerais, carotenóides que possuem ação antioxidante e gorduras mono e poli-insaturadas.
2.O ovo tem algum papel importante relacionado à saúde dos olhos?
A gema possui os carotenoides luteína e zeaxantina que são extremamente antioxidantes e protegem os olhos da luz. Estes carotenóides ficam depositados numa região da retina, chamada mácula, área responsável pela visão. Na ausência destes pigmentos, pode ocorrer a degeneração macular relacionada à idade — uma doença que compromete a visão e pode provocar cegueira de forma irreversível. São estes carotenóides que proporcionam a cor amarelada a gema.
3.A proteína do alimento está contida somente na clara?
A proteína do ovo está distribuída na clara e gema. O ovo possui em torno de 6g de proteína, em torno de 3.6g na clara e 2,7g na gema.
4.Existe diferença entre ovos brancos e vermelhos?
A coloração da casca do ovo está relacionada à raça da galinha. Na prática, não existem diferenças na composição nutricional entre os dois tipos de ovos.
5.Existe diferença entre ovos comerciais e caipiras?
A diferença entre os ovos comerciais e caipira está na forma de manejo da galinha poedeira. Logo, não há diferença na composição nutricional dos ovos.
6.Qual o valor calórico do ovo?
O ovo possui por volta de 70 calorias.
7.Porque o ovo pode ser importante para dieta?
O ovo é um alimento rico e com excelente propriedade nutricional. A presença de proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e carotenóides luteína e zeaxantina podem melhorar a qualidade da alimentação e incrementar a dieta.
8.Existem estudos que associam emagrecimento ao consumo do ovo?
Sim, alguns estudos foram realizados com o objetivo de avaliar o consumo do ovo no café da manhã e o poder de saciedade. O que se verificou é que a proteína do ovo proporciona saciedade e pode estar relacionado à liberação de hormônios da saciedade. Então, quando é consumido no café da manhã, proporciona satisfação evitando beliscos ao longo do dia.
9.Porque o ovo é tão importante para a alimentação?
O ovo é uma fonte de proteína importante e possui na sua composição vitaminas, minerais, carotenóides, luteína e zeaxantina e pode contribuir para uma alimentação mais saudável. Além disso, o ovo é um alimento prático e versátil, muito apreciado pela população e muito acessível.
10. Se o ovo possui colesterol em sua composição, ele não seria o responsável pelo aumento do colesterol no corpo humano?
Cerca de 70% do colesterol circulante é produzido no fígado e apenas o restante advém da ingestão alimentar. O fígado é o grande produtor de colesterol do corpo. Isso porque, o colesterol é um tipo de gordura fundamental para o bom funcionamento do organismo, ele é matéria prima para a produção de hormônios sexuais, vitamina D, participa da estrutura de todas as células, principalmente cérebro e ainda é matéria prima para a produção de secreção biliar, que vai atuar no intestino como se fosse um detergente melhorando a digestão e absorção de gorduras. O desequilíbrio do organismo, alimentação irregular, excesso de gorduras saturadas, deficiência de fibras são alguns fatores externos relacionados ao aumento do colesterol.
11. O ovo possui algum nutriente importante que justifique o seu consumo?
O ovo é um dos poucos alimentos que contém na composição vitamina D. É também rico em colina, um nutriente responsável pela condução de impulsos nervosos e formação do centro da memória. Possui também de forma expressiva selênio, um mineral antioxidante e ainda todo um composto antioxidante — vitamina A,E, Mg, Zn.
12. Qual a relação do ovo com a função cognitiva?
O ovo possui na sua composição colina, uma vitamina do Complexo B que é um componente de todas as células, atua na condução do impulso nervoso e é responsável pela memória e auxiliando na cognição.
13. Porque o alimento é importante para a gestante e para o feto?
A colina, um complexo B, é fundamental na alimentação das gestantes, para que o bebê tenha um cérebro saudável. Ela atua no fechamento do tubo neural do feto e é também responsável pela formação da memória.
14. Como ocorre o processo de pasteurização do ovo líquido?
Os ovos são quebrados por equipamentos automáticos que separam a clara da gema. Estes produtos são homogeneizados, filtrados e seguem para a pasteurização que consiste na utilização de aquecimento e resfriamento rápido com objetivo de eliminar os microrganismos sem alteração do produto. Após a pasteurização, o ovo é embalado e mantido sob refrigeração.
15. Existe diferença entre ovo líquido e ovo in natura?
Não existe nenhuma diferença nutricional entre eles.
16. Há um limite de consumo diário de ovos?
Um estudo publicado este ano mostrou que o consumo de 2 a 3 ovos / dia aumenta o colesterol bom e cresceu também a luteína plasmática, melhorando a saúde dos olhos. Diversos estudos mostram que o consumo de 1 ovo/dia não aumenta o risco de doenças cardiovasculares e nem acidente vascular cerebral, além de melhorar os índices nutricionais em geral. Além disso, estudo realizado pela American Academy of Pediatrics no Equador, aponta que o consumo de ovos foi essencial para o crescimento de bebês em situações de risco.
Sobre O Instituto Ovos Brasil
O Instituto Ovos Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, que foi criada em 2007 com objetivo de educar e esclarecer a população sobre as propriedades nutricionais do ovo e os benefícios que o alimento proporciona à saúde. Entre seus propósitos, também destaca-se a missão de desfazer mitos sobre seu consumo. O IOB tem atuação em todo o território nacional e hoje é referência em informação sobre ovos no Brasil.







Objetivo das intervenções é recuperar o ecossistema do rio e melhorar o saneamento das comunidades do entorno
– O prefeito de Niterói, Axel Grael, assinou nesta quinta-feira (19) a ordem de início das obras de renaturalização da bacia Rio Jacaré, na Região Oceânica. O objetivo do projeto, financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), é recuperar o ecossistema do rio, da sua Área de Preservação Permanente (APP), promover melhorias no saneamento das comunidades do entorno e a garantir soluções de drenagem sustentáveis para a Estrada Frei Orlando.
“Este é um projeto inovador. E ele é inovador porque não é apenas um projeto de engenharia. Ele tem por trás todo um conhecimento científico que atesta que as medidas que nós vamos tomar aqui serão efetivas e vão ajudar o Rio Jacaré. Há uma série de entendimentos que foram feitos pela equipe do PRO Sustentável. Fomos de rua em rua conversando com os moradores e entendendo as necessidades. Quando falamos em renaturalizar o rio não é só o rio. É olhar a bacia como um todo, olhar para a falta de saneamento que existia, melhorar a vida do cidadão. Isso tudo faz parte da recuperação de um rio”, afirmou o prefeito.
Nesta fase do projeto será feita a recuperação do Rio Jacaré e suas nascentes, além da construção de praças. O saneamento das comunidades Vale Verde, Cabrito e Coqueiro já foi feito e, futuramente, serão licitados sistemas alternativos de esgotamento sanitário para a população que está abaixo da Estrada Frei Orlando. Também já foram implantados um módulo do Médico de Família (prédio com arquitetura sustentável) e um Centro de Referência de Sustentabilidade Urbana (CERSU), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF).
“Este é um projeto pioneiro no Brasil. Sua concepção foi acompanhada por um grupo de pesquisadores da UFF, que elaborou o diagnóstico da bacia, indicando os principais desafios a serem superados para a renaturalização do rio. Também foi realizado um workshop internacional, com a participação de especialistas dos Estados Unidos, Portugal e Espanha”, detalhou a coordenadora do programa PRO Sustentável, Dionê Castro.
Sobre o projeto
O Rio Jacaré tem cerca de 5,9 km de extensão e é o maior contribuinte da Lagoa de Piratininga, drenando uma bacia de aproximadamente 6 km². Cerca de 7 mil pessoas vivem na região e serão beneficiadas com as intervenções.
O foco central deste projeto é a recuperação dos indicadores ecológicos da bacia hidrográfica, com a recuperação de nascentes e olhos d’água, revegetação com espécies nativas, recuperação do leito do rio e implantação de bacias de detenção e biorretenção, além da implantação de áreas de lazer com paisagismo para aproximação da população ao rio.
Como o objetivo do projeto é a renaturalização da bacia hidrográfica urbana e não apenas do Rio Jacaré, a abrangência do trabalho se estende a toda a área da bacia, o que exigiu a implantação de obras de requalificação urbana e ambiental com o saneamento das três favelas existentes na bacia hidrográfica (Vale Verde, Cabrito, Saibreira) juntamente com ações de educação ambiental e sanitária.
Um dos resultados desta escuta à população local foi a implantação do prédio do Programa Médico de Família, que vai privilegiar tecnologias verdes (drenagem, iluminação e ventilação naturais, aproveitamento de águas pluviais e energia solar) e a instalação de estrutura anexa para as Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (cultivo de espécies medicinais e produção de remédios fitoterápicos).
A proposta é que o Jacaré possa ser considerado um bairro ambientalmente sustentável. Neste momento, está sendo elaborado, juntamente com a Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), o projeto de gestão de resíduos sólidos domésticos com separação de resíduos na origem objetivando a reciclagem.
Também estiveram presentes à cerimônia de assinatura os secretários de Obras, Vicente Temperini; do Clima, Luciano Paez; de Participação Social, Anderson Pipico; da Regional Oceânica, Binho Guimarães; e o presidente da Federação das Associações de Moradores de Niterói (Famnit), Manuel Amâncio.







Equipamento da Prefeitura de Niterói serve cerca de 35 mil refeições ao mês e garante a segurança alimentar da população vulnerável
– A população que esteve no Restaurante Cidadão Jorge Amado, na última terça-feira (17), ganhou um cardápio especial com direito a bolo em comemoração às 3 milhões de refeições servidas no espaço desde que foi assumido, há seis anos (2017), pela Prefeitura de Niterói. O cardápio teve o toque da chef especialista em comida sustentável, Maristella Sodré, e bolo de frutas feito pela equipe do restaurante.
O secretário de Assistência Social e Economia Solidária, que faz a gestão do Restaurante Cidadão, Elton Teixeira, reforça que o equipamento é fundamental para manter a segurança alimentar da população mais empobrecida.
“O Brasil atingiu uma das piores marcas no mapa da fome dos últimos anos. Muitas pessoas não tem comida na mesa. Ter esse equipamento disponível para a população é ter a certeza que é possível ter refeições de qualidade com baixo custo, em muitos casos, a única opção para algumas pessoas”.
O Restaurante Cidadão Jorge Amado, localizado na região central de Niterói, fornece cerca de 2 mil refeições diariamente a um público variado. Uma pesquisa realizada com frequentadores, em 2021, revela que 40,2% dos frequentadores estão desempregados e que 47,7% dos frequentadores são moradores de outros municípios, sendo 31,8% de São Gonçalo, 4,7% da cidade do Rio de Janeiro, 3,7% de Itaboraí e 3,7% também de Maricá.
Desde 2017, após ser fechado pelo Governo do Estado, o equipamento passou a ser administrado pela Prefeitura de Niterói que faz um investimento anual da ordem de R$ 3 milhões. De lá para cá, todos os meses são mais de 35 mil pratos servidos que alimentam, diariamente, milhares de pessoas.
Para comemorar a marca das 3 milhões de refeições, a chef Maristella Sodré, apresentadora do programa #comidaquetransforma no Nhac GNT e professora da Gastromotiva (organização social que oferece formação profissional para chefs de cozinha), voltou ao Restaurante com suas receitas sustentáveis que utilizam todo o alimento.
“Vim participar da comemoração das 3 milhões de refeições servidas, nos últimos seis anos, no Restaurante Jorge Amado. Fizemos um cardápio incrível para a população com uma das minhas especialidades que é a feijoada sustentável com aproveitamento integral dos legumes. Também fizemos um delicioso bolo com frutas. Gostaria de parabenizar a Prefeitura de Niterói por essa iniciativa incrível”, disse a chef.
Antônio de Souza, 72 anos, é frequentador do Restaurante e conta que adora encontrar os amigos por lá.
“Eu venho aqui desde o princípio. Acho a comida uma maravilha e está melhorando mais ainda. Não tenho uma preferida, todas são boas. O ambiente também é bom, tem a presença de amigos e o custo ajuda para a gente que tem o salário pequeno”.
Em comemoração à marca atingida, a população ganhou um bolo feito pela equipe do restaurante. Elizabeth Ferreira, acompanhada do marido e da filha, provou e aprovou.
“Está muito gostoso. Eu moro aqui perto e sempre que passo por aqui, entro para comer. Já vim algumas vezes. A comida é maravilhosa, o sabor excelente e tudo muito limpinho. Estão de parabéns!”.
O Restaurante Cidadão Jorge Amado funciona de segunda a sexta-feira, de 6h às 9h, para o café da manhã e, de 10h às 15h, para o almoço. No local, é possível ter uma alimentação balanceada pelo valor de R$ 2 no almoço e o desjejum por R$0,50.
Fotos: Bruno Eduardo Alves







—
Eles vão contar tudo no primeiro musical jovem brasileiro totalmente original
A Sala Nelson Pereira dos Santos recebe a nova versão do premiado musical teen “Meninos e Meninas”. O espetáculo, que tem a direção de Afra Gomes e Leandro Goulart, ficará em cartaz nos dias 21, 22, 28 e 29 de janeiro (sábados e domingos), às 20h.
O texto moderno leva a plateia à uma completa imersão no universo adolescente, sem meias palavras e caretice. Abordando desde temas “teens” corriqueiros até os mais polêmicos, como bulimia, sexualidade e bullying, o musical também pega de jeito os pais, trazendo reflexão e identificação com as situações mostradas em cena.
Com o roteiro revisado e atualizado, a nova versão de “MENINOS E MENINAS – O MUSICAL”, tem trilha original de Tiago Menezes e do também diretor musical Lucas Corsino, trazendo ao palco um espetáculo grandioso e profundo que promete reunir a família para contar tudo o que essa galera pensa. A pegada feroz, impressa tanto no texto, quanto nas canções, é também ilustrada com as coreografias contagiantes e a direção de movimento afiada do premiado coreógrafo Marcio Vieira.
Embalado por um ritmo frenético, “MENINOS E MENINAS” é cantado ao vivo por um elenco que conta com atores e cantores conhecidos do público da internet e dos televisivos “The Voice” (Globo) e “Canta Comigo” (SBT).
“Não resta dúvida, com “Meninos e Meninas” estamos diante de uma febre entre o público adolescente.” (Renato Mello – O Globo)
Serviço:
Evento: Meninos e Meninas – O Musical
Data: 21, 22, 28 e 29 de Janeiro de 2023 (sábados e domingos)
Horário: 20h
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos, Niterói
Ingressos: Inteira: R$70,00 | Meia-entrada: R$35,00 | Valor promocional: R$60,00 (até a véspera)
Adquira os ingressos no Sympla:
https://bileto.sympla.com.br/event/79279/d/172933/s/1163242
Classificação Indicativa: 14 anos







CREME DE BANANA COM GRANOLA
INGREDIENTES
1 dúzia de banana nanica
Granola à vontade para acompanhamento
Canela em pó a gosto
Preparo:
Primeiramente, corte as bananas em rodelas e congele. Depois de congeladas, bata a fruta no processador até virar um purê consistente. Na hora de servir, polvilhe canela e utilize a granola para acompanhar.
Fonte: Divino Fogão.














A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, através da Comissão de Mentoria Jurídica, que tem à frente Thales Rezende Rodrigues de Miranda, está lançando a 1ª Edição de Mentoria Jurídica Individual, virtual e totalmente gratuita.
O objetivo do projeto é auxiliar a adaptação do advogado (a) em começo de carreira, ou para aquele profissional que está buscando experiência em outra área em que ainda não atua.
“Se você se enquadra nesse perfil, essa é a oportunidade de vivenciar a rotina da Advocacia, obter dicas e expertise, através de um colega mais experiente, para que em seguida você mentorado (a) possa implementar o que aprendeu”, convida Elizabeth Pinsani, vice-presidente da Comissão de Mentoria Jurídica OAB Niterói.
“Ficou interessado (a)? Faça já sua inscrição! Esperamos você!!”, conclama Elizabeth Pinsani.
As inscrições podem ser feitas através do QR Code citado no banner abaixo.
Mais informações no e-mail: comissoes.nit@oabrj.org.br.
#advogado #advocacia #oabrj #oabniteroi #esaniteroi #cfoab #caarj







O Solar do Jambeiro será palco do Sarau Florescer Nit no próximo sábado, dia 21 de janeiro, às 14h. Com o objetivo valorizar a cultura em Niterói, o Sarau contará com um microfone aberto para o público e artistas da cidade.
Em sua segunda edição, a programação do Sarau contará com atrações de dança, poesia, divulgação, sorteios e distribuição de livros, performances teatrais e de música. Além disso, o palco estará aberto para esquetes e leituras dramatizadas. Criado por Jammy Said, produtora e ativista cultural, o evento incentiva o interesse da população em novos criadores artísticos dos mais variados gêneros, como composição, interpretação e performance musical.
Mais sobre Jammy Said
Jammy Said reside em Niterói, é atriz, escritora e produtora sociocultural. Coordenou projetos como “Sarau Florescer Nit”, “Evento Cultural Encontro Sarau & Dança”, “Sarau Luau da Jammy” e a oficina (WorkShop) “A Arte da Feminilidade – o Sagrado Feminino” entre outros. No mundo da literatura, Jammy já publicou o livro “Cachoeira de Palavras” e organizou as coletâneas “Encontro Florescer”, “Mulher Sexo Forte!” e “Gratidão”. A artista também é mestra em Dança do Ventre e Dança de Salão.
Serviço:
Evento: Sarau Florescer Nit
Data: Sábado, 21 de janeiro de 2023
Horário: 14h
Local: Salão Amarelo do Solar do Jambeiro
Endereço: Rua Presidente Domiciano, 195 – Ingá, Niterói – RJ
Evento gratuito







Capacidade: 40 pessoas
Classificação: Livre