Governador apresenta oportunidades de negócios no Estado do Rio no Conselho das Américas

Em Nova Iorque, Cláudio Castro destacou os avanços na economia fluminense para potenciais investidores

Em seu terceiro dia de missão governamental em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o governador Cláudio Castro apresentou as oportunidades de negócios no Estado do Rio de Janeiro aos membros do Conselho das Américas, que promove o livre comércio no continente. A reunião desta quarta-feira (18/01) reuniu 30 investidores multinacionais.

– É uma honra ser convidado para  expor um pouco dos avanços do Estado do Rio, que passou nos últimos dois anos por um processo de reconstrução da sua imagem e da sua economia. Hoje, o Rio de Janeiro está de volta ao caminho da prosperidade e com a sua credibilidade mundial recuperada. Por isso, é importante estarmos, aqui, dialogando com empresas que representam grande parte dos investimentos privados dos Estados Unidos para a América Latina – ressaltou o governador.

Segundo Castro, mais de R$ 100 bilhões em investimentos privados e públicos estão em andamento no estado, que é sede do maior empreendimento privado da América Latina: o Porto do Açu, que inaugurou a primeira usina termelétrica em 2021 e ganhará a segunda até 2025.

Crescimento das atividades econômicas

No encontro, o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Vinicius Farah, destacou o crescimento das atividades econômicas, resultado do investimento na política de desenvolvimento. Hoje, o nível da economia fluminense retomou o patamar acima do período pré-pandemia, registrando aumento de 4,1% no PIB, em 2021.

–  Tivemos como destaque a construção civil, com crescimento de 6,7%, consequência dos recursos aplicados em infraestrutura, viabilizados a partir da concessão dos serviços de saneamento. A indústria de transformação também se destacou: aumentou 6,2%. O setor de serviços, fortemente impactado pela pandemia, foi outro segmento que também fechou com taxa positiva: + 4,4% – explicou Farah.

Localização estratégica

O vice-governador Thiago Pampolha ressaltou que o Rio é o 2º maior estado brasileiro em exportações e o 3º em importações, apresentando, em 2022, um superávit de US$ 18,9 bilhões no comércio exterior, o dobro de 2021. Além disso, Pampolha lembrou aos empresários sobre a localização geográfica estratégica do Estado do Rio como uma das principais atrações para novos negócios.

– O Rio de Janeiro fica a menos de quatro horas das principais capitais da América do Sul e tem, em um raio de 500 quilômetros, 40% de todo o mercado consumidor do Brasil, além de grande malha ferroviária, portos e aeroportos para o incremento de importações e exportações – afirmou o vice-governador.

Conselho das Américas

Atualmente, o Conselho das Américas conta com cerca de 215 membros, empresas internacionais de diversos setores que buscam os princípios de desenvolvimento econômico e social, estado de direito, livre mercado e democracia.

– Foi um prazer receber o governador Cláudio Castro e sua comitiva para ouvir sobre a transformação do Rio de Janeiro, sua agenda de investimentos e os planos de negócios disponíveis para os empresários – disse a presidente e CEO do Conselho das Américas, Susan Segal.

 

 

Prefeitura de Niterói forma mulheres em cursos de Design Gráfico Digital e de Consultoria de Imagem


Parceria com o Senac RJ, a iniciativa da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) visa a inserção de mulheres em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho

 – A Prefeitura de Niterói – por meio da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) – e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) formaram, na última segunda-feira (16), 20 alunas nos cursos de qualificação profissional gratuitos de Design Gráfico Digital e de Consultoria de Imagem. A iniciativa faz parte do eixo Empreendedorismo, Inovação e Renda da Codim, que pretende promover a emancipação econômica das mulheres da cidade, principalmente aquelas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, a fim de prepará-las para um cenário em transformação e incluí-las nas oportunidades do Mercado Digital.

De acordo com a secretária da Codim, Fernanda Sixel, a oferta dos cursos é uma das atividades com a proposta de romper com o ciclo da violência à mulher que são oferecidas pela Coordenadoria.

“Um novo ano chegou e com ele a consolidação de mais um período dessa importante parceria junto ao Senac/Niterói. Desde 2022, atuamos na oferta de cursos para mulheres atendidas em nossos equipamentos. Romper com o ciclo de violência através de ofertas e oportunidades de capacitação, com certeza é uma virada de chave importante na vida de cada uma delas. Sigamos firmes fazendo a diferença”, pontua.

Para Sérgio Arthur Ribeiro da Silva, diretor regional do Senac RJ, esse tipo de projeto é um orgulho.

“Essa importante parceria nos orgulha muito, temos a convicção que a capacitação profissional para as mulheres lhes trará autonomia, novas oportunidades , ferramentas para geração de renda e em muitos, caso a libertação de uma dependência indesejada. Desta forma, acreditamos levá-las a um cenário muito promissor para geração de renda”, explica.

Formada em Letras, Jacqueline Gotzen, de 43 anos, viu sua vida dar uma grande reviravolta há alguns anos, quando decidiu largar a profissão para cuidar do pai. No tempo livre, decidiu que estudaria Direito e, por conta da nova profissão que se abria para ela, quando seu pai faleceu, há cerca de um ano, Jacqueline se reconheceu em situação de vulnerabilidade, já que não tinha mais renda. Agora, formada pelo curso de capacitação em Design Gráfico da Codim/Senac, a estudante tem diversos planos para o futuro.

“Sempre quis ser participativa na Codim, tanto para ajudar quanto para ser ajudada. Achei que essa era uma boa oportunidade para uma fonte de renda, principalmente para tocar o projeto de vender camisas com temas ligados à Cultura, Umbanda etc. Esse curso não apenas me abriu uma porta, como um portal! Tanto de querer mais ainda trabalhar com mulheres, como do incentivo ao empreendedorismo, que já vinha planejando há muito tempo!”, conta.

Já Ingrid Ramos, de 25 anos, – que é autônoma e trabalha com estética – se formou no curso de Consultoria de Imagem e elogiou muito a iniciativa.

“Foi uma experiência totalmente transformadora. A Consultoria de Imagem e Estilo não só me trouxe os conhecimentos para começar uma nova carreira, como me deu mais confiança e melhorou minha autoestima. Quero poder me aprofundar no assunto e conseguir me estabilizar no mercado de trabalho. Eu ainda não comecei os atendimentos, mas já há pessoas me elogiando e tendo interesse em fazer a consultoria comigo”, conta.

Os cursos são abertos para todas as mulheres residentes em Niterói que atendam aos critérios do PSG – Programa de Gratuidade do Senac, que tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários-mínimos. Além disso, a prioridade é a inscrição para mulheres que são atendidas pela Codim. A carga horária é de aproximadamente 70 horas.

De acordo com a coordenadora da Codim, em janeiro, a Coordenadoria organizará o curso de Design de Sobrancelhas, que já está com todas as inscrições completas. Em fevereiro, serão abertas as inscrições para o curso de manicure. A oferta de vagas pode ser acompanhada por meio do Instagram da Codim (@mulheresniteroi).

Sobre a Codim
 – A Codim desenvolve políticas públicas garantidoras dos direitos das mulheres em suas múltiplas dimensões, com respeito às diferenças raciais, étnicas, geracionais, religiosas, de orientação sexual e às mulheres com deficiência. Somos um órgão da Prefeitura Municipal de Niterói criado em março de 2003.

Fotos: Divulgação

Três receitas que todos amam

 

 

– No dia 25 de janeiro, a cidade de São Paulo comemora o seu 469º aniversário. Conhecida por suas variadas opções de restaurantes, a metrópole é um destino procurado por sua culinária, mas é claro que alguns pratos têm um lugar especial no coração de seus moradores. Pensando nisso, a Harald, empresa líder em coberturas e referência em chocolate para o mercado especializado no Brasil, separou três receitas típicas que todo paulistano ama. Confira e delicie-se em comemoração à cidade!

 

1.Pudim de Chocolate

Toda comemoração na cidade de São Paulo acaba em pudim. Feito com o chocolate Melken na massa e na cobertura, esta é uma opção deliciosa e de fácil preparo para celebrar!

 

Tempo de preparo: 30 minutos | Rendimento: 1 porção

 

INGREDIENTES:

 

*Pudim

2 colheres (sopa) de manteiga (30 g)

2 xícaras (chá) de leite integral ( 500 ml)

½ xícara (chá) de açúcar refinado (100 g)

⅓ de xícara (chá) de Chocolate em Pó Melken 50% Cacau (50 g)

2 ovos

4 gemas

 

*Cobertura

125 g de Chocolate Melken Meio Amargo

½ caixinha de creme de leite UHT (100 g)

 

MODO DE PREPARO:

 

Pudim: unte bem uma forma de pudim com a manteiga e reserve. Misture o leite com o açúcar, o Chocolate em Pó Melken, os ovos e as gemas usando um batedor de arame até homogeneizar. Passe a mistura por uma peneira e transfira para a forma de pudim untada. Asse em banho-maria a 150 °C coberto com papel-alumínio por 1h30. Depois, ainda na forma, refrigere por pelo menos 5 horas ou de um dia para o outro.

 

Cobertura: misture o Melken Meio Amargo e o creme de leite e aqueça em potência média no micro-ondas, mexendo de 30 em 30 segundos até formar um creme homogêneo. Reserve em temperatura ambiente e sirva com o pudim depois de desenformado.

 

Variação: use Cacau em Pó Melken no lugar do Chocolate em Pó Melken para um sabor mais intenso.

2. Bolinho de Chuva com Calda de Chocolate

É claro que na terra da garoa todo mundo ama um bolinho de chuva. Nesta versão, a Harald apresenta a receita clássica com um toque especial: chocolate.

Tempo de preparo :25 minutos | Rendimento: até 40 unidades

 

INGREDIENTES:

 

*Massa

⅔ xícara (chá) de leite integral (170 ml)

1 ovo

½ xícara (chá) de açúcar (80 g)

3 colheres (sopa) deChocolate em Pó Melken 33% Cacau (45 g)

1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo (210 g)

1 colher (chá) de fermento químico em pó (5 g)

 

*Finalização:

½ xícara (chá) de açúcar (80 g)

3 colheres (sopa) de Chocolate em Pó Melken 33% Cacau (45 g)

 

*Calda:

6 colheres (sopa) de doce de leite (85 g)

2 colheres (sopa) de leite (30 ml)

1 pitada de canela

1 colher (sopa) Chocolate em Pó Melken 33% Cacau (15 g)

 

MODO DE PREPARO:
Faça os bolinhos: Em uma tigela coloque o leite, o ovo, o açúcar e misture. Adicione o Chocolate em Pó Melken 33% Cacau, a farinha de trigo e mexa até obter uma massa homogênea. Coloque o fermento e misture. Com duas colheres, coloque pequenas porções de massa para fritar em óleo a 170 °C por aproximadamente 2 minutos ou até ficarem firmes. Coloque para secar em papel-toalha e em seguida passe pela mistura de açúcar com Chocolate em Pó 33% Cacau Melken.

 

Faça a calda: Misture todos os ingredientes e leve ao micro-ondas por 1 minuto. Sirva quente com os bolinhos.

3. Brigadeiro Gourmet

Uma receita simples, clássica e adorada por todos: o brigadeiro. Além de ser o doce mais típico da cidade, é mundialmente conhecido. Neste próximo dia 25, vale dar uma aprimorada na receita utilizando chocolate Melken para um doce ainda mais cremoso e de sabor intenso.

 

Tempo de preparo: 30 minutos | Rendimento: 35 brigadeiros de 15 g cada

 

INGREDIENTES:

 

1 lata de leite condensado (395 g)

1 caixinha de creme de leite UHT (200 g)

1 colher (chá) de manteiga (7 g)

200 g de Chocolate Melken Meio Amargo

100 g de Granulé de Chocolate Melken Meio Amargo

 

MODO DE PREPARO:

 

Em uma panela de fundo grosso, coloque o leite condensado, o creme de leite e a manteiga e leve ao fogo médio baixo por cerca de 10 minutos, mexendo sempre.

 

Adicione, enquanto mexe, o chocolate picado e cozinhe por mais 5 a 10 minutos, até que a massa fique cremosa e comece a desgrudar do fundo da panela.

 

Transfira para um recipiente untado e cubra com filme-plástico em contato com a massa. Deixe esfriar em temperatura ambiente por 6 horas.

 

Unte as mãos e boleie a massa. Em seguida, finalize passando pelo Granulé Melken e coloque em forminhas nº 6.

 

Variação: substitua o sabor do chocolate Melken para fazer variações.

 

Conheça a Harald:

Líder no mercado de coberturas, a Harald é uma das principais marcas de chocolates para transformação e referência para o mercado especializado, food service e cash & carry. No seu portfólio, a Harald conta com as marcas Unique, Melken, TOP, Confeiteiro e Inovare. Fundada em 1982, a empresa faz parte desde 2015 do grupo Fuji Oil, gigante japonesa de atuação global.

 

 

Secretaria de Trabalho e Renda oferece 888 vagas de emprego através do Sine

Setor de Serviços lidera com 61,3% das oportunidades

As regiões Metropolitana, Médio Paraíba e Serrana do Estado do Rio concentram as 888 ofertas de emprego desta semana, captadas pela equipe técnica da Secretaria de Trabalho e Renda no Sistema Nacional de Emprego (Sine). Há vagas para terapeuta ocupacional, enfermeiro do trabalho e encarregado de obras, entre outras, com salários que podem chegar a R$ 4.800. Do total, 177 são exclusivas para pessoas com deficiência (PcD).

Na região Metropolitana, a maior em número de vagas (714), há oportunidades no bairro do Caju para terapeuta ocupacional, com salários de até R$ 3.600. No Médio Paraíba, que oferece 55 vagas, a oportunidade para enfermeiro do trabalho, em Resende, por exemplo, exige Ensino Superior completo. Já na região Serrana, que oferece 119 posições, o salário para encarregado de obras, em Teresópolis, pode chegar a R$ 4.800.

Para pessoas com deficiência, existem vagas para auxiliar de carga e descarga (50), atendente de loja (10) e operador de vendas (10), com salários de até R$ 1.200,00, todos na região Metropolitana. Para o público de ampla concorrência, as vagas oferecidas são, em sua maioria, dos setores de serviços, com 506 (61,3%) e comércio, 274 (31,6%), com salários variando entre  R$ 1.200 e R$ 4.800.

A compatibilização da vaga com os candidatos é feita através dos sistemas do Sine, que realiza uma análise entre o perfil do candidato e a vaga cadastrada pelo empregador. Por isso, é importante manter cadastro e currículos atualizados.

Para se inscrever ou atualizar o cadastro é necessário ir a uma unidade do Sine levando os documentos de identificação civil, carteira de trabalho, PIS/PASEP/NIT/NIS e CPF.  Para consultar o endereço das unidades Sine e os detalhes de todas as vagas oferecidas, basta acessar o Painel Interativo de Vagas da Secretaria de Trabalho e Renda (Setrab), disponível no site http://www.trabalho.rj.gov.br/.

 

 

Layza Tavares lança o single autoral “Só Entende Quem Viver” pela Central Gospel Music

A cantora Layza Tavares apresenta seu novo projeto pela Central Gospel Music nesta terça-feira (17). Escrita pela artista em parceria com seu esposo Felipe Tavares e seu amigo João Vitor Teles, que também assina a produção musical, a canção “Só Entende Quem Viver” que nasceu durante um momento de devocional e reflete o texto de I Coríntios 1:18 – “Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus”.

– Que pensem que é loucura negar a si mesmo para amar e servir a Deus, que pensem que a mensagem da cruz é loucura, pois para nós, que fomos salvos por Cristo Jesus, é o poder de Deus e a maior verdade de nossas vidas. Jesus é o sentido de nossas vidas e isso de fato só entende quem se relaciona com Ele e busca conhecê-lO de verdade. Essa música é um incentivo para aqueles que ainda não conhecem a Cristo para conhecê-lO de verdade e entender esse amor tão grande que vivemos – relatou Layza.

“Só Entende Quem Viver” apresenta uma sonoridade alegre e animada e a cantora espera que vidas sejam verdadeiramente edificadas através da mensagem contida em seu novo projeto.

– Oro para que essa mensagem alcance muitos corações e o nome do Senhor seja glorificado. Esperem por uma música muito alegre, que dá vontade de pular e ouvir o dia inteiro – declarou a cantora, que planeja gravar o videoclipe da canção.

À espera da pequena Esther, fruto do casamento de sete anos com Felipe, os dois são líderes de jovens na Assembleia de Deus Congregação Vila Nova, em Campo Grande, no Rio de Janeiro. Contratada pela Central Gospel Music em 2021, Layza Tavares já tem cinco canções autorais pela gravadora: “Vivo Só Por Ti”, “Meu Grande Amor”, “Santíssimo Lugar”, “Glorioso Rei” e a mais recente “Só Entende Quem Viver”.

Layza Tavares - Só Entende Quem Viver (Áudio)

SIGA LAYZA TAVARES NAS REDES SOCIAIS:

 

 

Restaurante Popular do Fonseca será entregue no segundo semestre de 2023


Prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve no local nesta terça (17) para vistoriar as obras

 – O novo Restaurante Popular, que a Prefeitura está construindo no Fonseca, está previsto para ser entregue no segundo semestre deste ano. Na manhã desta terça-feira (17), o prefeito Axel Grael visitou as obras da unidade na Alameda São Boaventura, na Zona Norte da cidade. O restaurante terá cerca de 200 lugares e capacidade para servir duas mil refeições por dia. O investimento da Prefeitura no local será de cerca de R$ 5,2 milhões por ano.

De acordo com o prefeito, a iniciativa pretende ampliar o acesso à alimentação de qualidade em Niterói e garantir a segurança alimentar da população.

“Esse restaurante está sendo preparado para oferecer uma boa alimentação para aquelas pessoas que mais precisam. Em Niterói, já temos o Restaurante Popular no Centro, que atende um grande número de pessoas. E agora teremos esse restaurante aqui, que é, inclusive, bem maior e poderá ser utilizado por mais pessoas. Além disso, aqui também teremos uma escola de gastronomia que irá preparar profissionais para trabalhar em restaurantes, bares. A ideia é que, além da alimentação, possamos oferecer a inclusão social através desses cursos”, afirmou Axel Grael.

Vamos aumentar o número de refeições servidas diariamente e o restaurante será também uma opção para que as pessoas de outras regiões, especialmente da Zona Norte, não precisem ir até o Centro para ter uma boa alimentação a um preço acessível.

Segundo o presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Paulo César Carrera, a obra contempla dois pavimentos, que totalizam 1.200 m².

“No momento, nós já realizamos toda a etapa hidráulica e elétrica da obra e estamos na fase de acabamento. Também já revimos todo o telhado. Já para o anexo, que será todo construído do zero, já fizemos as estacas, os blocos de coroamento e os alicerces. Agora, subiremos os pilares e as vigas. Nós tivemos alguns acréscimos de serviços, como a fundação que teve que ser feita em estacas, por exemplo. Também tivemos mais demolições do que o previsto, mas a obra deve ser entregue no início do segundo semestre deste ano”, disse.  

Assim como a unidade do Centro, o restaurante do Fonseca será uma opção de alimentação de qualidade a preços simbólicos: R$ 2 no almoço e R$ 0,50 no café da manhã. O cardápio será variado e preparado por nutricionistas. A unidade contará com cozinha industrial e pedagógica, sala de aula, auditório, recepção, salão para refeições e varanda.

O secretário Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, Elton Teixeira, responsável pela gestão dos restaurantes populares em Niterói, ressaltou a importância da ampliação do projeto. Ele também informou que o local vai abrigar a primeira Escola de Formação em Gastronomia Popular do Estado, onde jovens e adultos vão poder obter qualificação profissional para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo com diversos cursos na área de gastronomia, padaria e serviços para bares e restaurantes.

“Viemos ver o andamento da obra desse novo equipamento que é de extrema importância para a população, não só de Niterói, que encontra no Restaurante Popular uma opção saudável e econômica de ter, ao menos, duas refeições ao dia. Além disso, o espaço será multifuncional com aulas de gastronomia e outros cursos que vão qualificar a população e gerar renda, tirando muitas famílias da situação de vulnerabilidade social”, ressaltou.

Elton destacou que o Restaurante Popular ajuda a promover a segurança alimentar da população, principalmente neste período no qual 33,1 milhões de pessoas no Brasil não têm comida na mesa. Os dados são de pesquisa recente realizada pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN).

Também participaram da visita ao Restaurante Popular do Fonseca, o secretário municipal Executivo, Bira Marques; o secretário municipal de Obras, Vicente Temperini; o secretário municipal de Diretos Humanos, Rafael Adônis; secretário municipal de participação Social, Anderson Pipico; subsecretário municipal de Segurança Alimentar, Igor Barcellos; subsecretária municipal de Assistência Social, Daniele Murta; subsecretário municipal de Economia Solidária, Maicon Carlos; subsecretária municipal Executiva, Amanda Pinheiro; subsecretária municipal de Planejamento, orçamento e administração, Ana Clara Pinaud; a deputada estadual Verônica Lima; e agentes da Administração Regional do Fonseca.  

Restaurante Cidadão Jorge Amado – Apesar de não fazer parte das responsabilidades da Prefeitura, o Restaurante Cidadão Jorge Amado, no Centro de Niterói, foi municipalizado em 2017, depois de passar um período fechado. Depois que foi reaberto pela Prefeitura, o Restaurante Popular do Centro já serviu 3 milhões de refeições. O equipamento serve uma média de 2 mil refeições ao dia e mais de 500 mil a cada ano. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, de 6h às 9h, para o café da manhã e, de 10h às 15h, para o almoço.

Uma pesquisa realizada com frequentadores, em 2021, revela que 40,2% dos frequentadores estão desempregados. A pesquisa também mostrou que 47,7% são moradores de outros municípios, sendo 31,8% de São Gonçalo, 4,7% da cidade do Rio de Janeiro, 3,7% de Itaboraí e 3,7% também de Maricá. Também apareceram no estudo moradores de Mesquita, São Fidélis, Quissamã e até de São Paulo.

 
Fotos: Bruno Eduardo Alves

Tô de Férias na Escola: programa da Prefeitura de Niterói atende estudantes da rede municipal

Aulas de dança, teatro, passeios e recreação estão na programação, que acontece durante recesso escolar

– O prefeito de Niterói, Axel Grael, e o secretário de Educação, Lincoln de Araújo, lançaram nesta terça-feira (17), na Unidade Municipal de Educação Infantil Jacy Pacheco, no Barreto, Zona Norte de Niterói, o programa Tô de Férias na Escola.

O projeto oferece atividades gratuitas para estudantes da rede municipal durante o período de recesso escolar. Nesta edição, cerca de 2,6 mil crianças participam das ações em 27 unidades.

“Temos investido muito na nossa rede para que ela seja cada vez mais uma rede que acolha e ensine bem a nossa criançada. Estamos hoje aqui na Jacy Pacheco que está fazendo uma bela colônia de férias. Essa é mais uma escola bem estruturada, um antigo CIEP que foi recuperado, municipalizado”, afirmou o prefeito.

O Tô de Férias na Escola vai até o próximo dia 27, das 8h às 13h. Pintura, recreação, dança, teatro e passeios a museus e parques de Niterói e do Rio fazem parte da programação. Café da manhã e almoço estão incluídos.

O secretário de Educação ressalta que, além das brincadeiras, o programa tem uma importante missão de garantir alimentação para as crianças.

“Estamos recuperando uma tradição da Prefeitura das escolas estarem abertas para receberem nossas crianças em uma ação coletiva de arte, cultura, passeios e esportes. Fizemos a última em julho do ano passado e agora em janeiro estamos dobrando o número de escolas que aderiram ao projeto. Está sendo um sucesso. Muito importante também é a questão da alimentação escolar, que garantimos no período de férias”, ressaltou.

Boa relação entre escola e comunidade

O vice-prefeito Paulo Bagueira lembrou que a boa relação entre a escola e os moradores da região é um viés facilitador para que bons programas aconteçam na área.

“Chego aqui hoje depois de alguns anos e parece que a escola foi inaugurada ontem. Há muita qualidade na parte pedagógica, na estrutura e no compromisso que os professores têm. Percebemos aqui que os funcionários, além de terem o compromisso de trabalhar, têm um carinho de proteger, de manter o lugar higienizado. Sabemos que estamos no caminho certo”, observou.

O administrador regional do Barreto, Paulo Roberto Conceição da Cunha, destacou a importância do programa para as crianças e famílias do bairro.

“Não tem como medir a importância desse projeto para a comunidade. O Jacy Pacheco está sendo um meio não só de Educação, mas de integração da comunidade com a escola. Isso aqui ficou abandonado por muitos anos. Estava servindo para coisas que não eram apropriadas. Muito bom ver a escola e esse projeto acontecendo aqui”, disse.

Fotos: Bruno Eduardo Alves

 

 

“Lugar Para Guardar Animais”: espetáculo estreia em curta temporada  no Teatro Popular Oscar Niemeyer

 

As apresentações de “Lugar Para Guardar Animais” chegam aos palcos do Teatro Popular Oscar Niemeyer entre os dias 20 e 22 de janeiro, com entrada franca. Além das apresentações, será oferecida uma oficina gratuita para profissionais e estudantes de dança e ainda um bate-papo com a companhia. O espetáculo experimenta a dança em um território ficctício, propondo um ambiente de invenção para os espectadores.

 

Em “Lugar para guardar animais”, o Grupo SATS reafirma o espaço cênico como campo fértil que incita as mais diversas potências inventivas do corpo em condição de experimento. Em cena, cinco intérpretes corporificam um estado de potência bruta, evocada por individualidades e coletividades que variam disputas, ataques e parcerias.  Nesta arena, a boca quer vocalizar os sons guardados no grave profundo do corpo, enquanto a pele intensifica-se como superfície profundamente vulnerável.

 

Idealizado por Deisi Margarida e Rodrigo Gondim, nesse espetáculo, respectivamente, intérprete e diretor, o trabalho procura ainda integrar espectador e espaço cênico como duas forças catalisadoras na proposição de um cenário imersivo. A peça acontece em uma instalação, com estrutura sonora e de luz que coloca o público como parte desse coliseu.

 

“Lugar para guardar animais traz em sua raiz coreográfica uma tentativa de  desarticular formas e estruturas convencionais restritivas que tendem a formatar o corpo em dança como superfície de códigos anteriores”, explica Deisi.

 

“Esse é o princípio norteador da pesquisa: nos aproximarmos dos laços que conectam nossa animalidade sensitiva, atrelando-nos ao momento presente, mobilizando condições relacionais coletivas”, completa Gondim.

 

As inscrições para a oficina Poética Bruta devem ser realizadas por meio de formulário disponibilizado no site da companhia: www.gruposats.com.br. Para participar da oficina é necessária experiência prévia em práticas de movimento (dança, capoeira, luta, teatro físico, circo, yoga, etc), e roupas confortáveis que auxiliem no trabalho prático. A classificação indicativa é de 16 anos.

 

SOBRE POÉTICA BRUTA

 

É um laboratório prático de dança e pesquisa de movimento que busca compartilhar os treinamentos utilizados pelo Grupo SATS na criação do espetáculo LUGAR PARA GUARDAR ANIMAIS. O projeto é patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ2.

 

SERVIÇO:

 

Nome do evento: LUGAR PARA GUARDAR ANIMAIS

Datas: 20, 21 e 22 de janeiro (sexta-feira, sábado e domingo)

Horários: 20 e 21, às 20 horas. 22, às 19 horas

                  *Após a apresentação do espetáculo no dia 20, haverá bate-papo com a companhia

                  *A Oficina Poética Bruta acontece no dia 21, de 14h às 17h. Inscrições e mais informações no site www.gruposats.com.br

Local: Teatro Popular Oscar Niemeyer

Endereço: Rua Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói

Classificação: 14 anos

Duração: 45 minutos

Entrada: Gratuita – Ingressos distribuídos na plataforma Sympla: LUGAR PARA GUARDAR ANIMAIS em Niterói – 2023 – Sympla

Museu de Arte Contemporânea de Niterói: passeio ciceroneado por Sylvia Faillace, está incluso em novo projeto da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ



Encontros nos principais pontos turísticos do RJ e do Estado RJ são proporcionados a pequenos grupos de Embaixadores

A Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ começou a semana com um percurso pelo Museu de Arte Contemporânea. Agora a pouco, um pequeno grupo de associados se reuniu no espaço. A atividade foi ciceroneada nesta terça (17) pela Embaixadora Sylvia Faillace, a fim de divulgar Niterói através de um seus ícones, o Museu, e se inclui no novo projeto da Associação, com o objetivo de proporcionar encontros, entre os Embaixadores, e depois a visita deles aos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro e do Estado do RJ.

Na ocasião, os presentes foram recepcionados por Fernando Brandão, Presidente da Fundação de Artes de Niterói, e, também, por Joel Vieira, Superintendente Cultural da Fundação. Após o passeio e muito aprendizado, Sylvia ofereceu um delicioso chá aos convidados.

Fotos: Ulisses Franceschi

Prefeitura divulga balanço da Operação Verão do último fim de semana*

 

_Secretarias e órgãos municipais atuaram para minimizar impactos causados pelo grande número de veículos circulando na Região Oceânica_

– As altas temperaturas registradas pelos termômetros no fim de semana levaram milhares de banhistas às praias da cidade, no primeiro fim de semana de sol em 2023. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, a temperatura na cidade no domingo foi de 33 graus. As ações de ordenamento implementadas para a Operação Verão, que estão sendo realizadas pela Prefeitura na orla da cidade, surtiram efeito apesar da enorme demanda.

A Secretaria de Ordem Pública (Seop) recebeu 38 denúncias através do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da Prefeitura de Niterói. A maior parte sobre estacionamento irregular e utilização ilegal da faixa de areia da praia de Itaipu por parte dos restaurantes localizados do lado esquerdo da referida praia. Após a constatação da infração, foi feito um trabalho de orientação em todos os restaurantes para que os mesmos retirassem as mesas em excesso que chegavam quase à linha do mar.

No período da tarde, ainda segundo a Seop, os fiscais de plantão realizaram ações com o intuito de dar andamento a processos administrativos oriundos do Ministério Público tais como: Invasão do espaço público na estrada da Viração e casa de festa irregular no Bairro Peixoto. Também houve operação na praia de Itacoatiara, para atender uma demanda de despejo de material de obra no passeio público.

A Subsecretaria de Transportes e Trânsito atuou com agentes neste fim de semana. Como saldo, foram 94 autuações e 15 veículos rebocados. Além disso, aproximadamente 20 transportes coletivos irregulares foram multados. É importante ressaltar que a concessionária Transoceânica operou com a totalidade da frota no final de semana e que todos os coletivos são climatizados.

A Nittrans atuou com 60 operadores de trânsito, 5 viaturas e 5 motociclistas para melhorar a fluidez no trânsito e no ajuste dos semáforos, quando necessário. Os operadores da Nittrans também atuam em apoio operacional à Subsecretaria de Trânsito e Transporte e à Guarda Municipal. Funcionários da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) recolheram 45 toneladas de lixo nas praias de maior frequência na cidade, no último fim de semana.

A população tem, na Região Oceânica, o Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) disponível para tirar dúvidas sobre locais de estacionamento e serviços municipais. O CAC fica na Estrada Francisco da Cruz Nunes, Nº 6666 – Piratininga. O atendimento também pode ser feito pelo número 2609-6580. O secretário da Regional Oceânica, Binho Guimarães, destacou o trabalho integrado dos órgãos para a melhoria na região.

“A Prefeitura de Niterói tem trabalhado com planejamento integrado entre seus órgãos para garantir um melhor acesso às praias e bairros da Região Oceânica para moradores e visitantes. Sabemos que o trânsito é inevitável com o aumento exponencial de veículos nas vias, mas temos nossa estrutura preparada para reprimir condutas ilegais. Esperamos da população conscientização e colaboração com a Operação Verão”, afirmou.

*Operação Verão* – A Operação Verão acontece em 12 praias da cidade desde o início de outubro. A ação de ordenamento é coordenada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e vai continuar sendo realizada aos fins de semana e feriados até o final de março de 2023. A Prefeitura de Niterói reforçou e ampliou as ações da Operação Verão para os fins de semana e feriados. Ao todo, 300 homens entre agentes da Secretaria de Ordem Pública (Seop), Guarda Municipal, NitTrans, Subsecretaria de Trânsito e Transporte (SSTT) e outros órgãos públicos estão atuando em todos os finais de semana em pontos estratégicos da cidade para apertar o cerco contra infrações de trânsito e estacionamento em local proibido, entre outras irregularidades. O objetivo é minimizar os impactos causados no trânsito e facilitar o acesso de moradores e turistas às principais praias do município.

Agentes da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) estão nas ruas para orientar os motoristas. Além disso, foi ampliada a fiscalização de casos de estacionamento irregular nas vias da Região Oceânica. Carros parados em locais proibidos estão sendo multados e estarão sujeitos a reboque. Além disso, os painéis de informações da cidade trazem, em tempo real, as condições de trânsito nos acessos às praias da cidade.

*Áreas de Estacionamento* – Dentre as medidas para disciplinar e orientar o trânsito está a demarcação de áreas de estacionamentos que estão valendo desde 23 de novembro em pontos estratégicos de praias e ruas paralelas e perpendiculares de Camboinhas, Prainha de Piratininga, Itacoatiara e Itaipu.

Mais de 30 ruas contam com nova sinalização vertical. Quem estacionar em locais proibidos, incluindo entradas de prédios e portões estará sujeito e multa ou poderá ter o veículo rebocado.

*Cadastro para ônibus de excursão* – Para manter o ordenamento, os excursionistas com destino às praias niteroienses passarão por um cadastramento. A Neltur dispõe de uma equipe no setor de Lazer que orienta como guias e motoristas devem proceder para levar excursões a uma praia. O site www.niteroiturismo.com.br disponibiliza na página o “Orla Legal” todos os procedimentos para entrada de ônibus de excursão nas praias da cidade. Outras informações sobre excursão também podem ser obtidas na sede da Neltur, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, ou pelo telefone 3611-3809.

A Operação Verão conta também com efetivos da NitTrans, Neltur, Secretaria Municipal de Meio Ambiente Recursos Hídricos e Sustentabilidade (SMARHS), Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), as Administrações Regionais de Icaraí, Região Oceânica, de São Francisco, Charitas, Superintendência de Terminais e Estacionamentos de Niterói (Suten), Defesa Civil, além da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.