Thermas dos Laranjais realiza Semana do Meio Ambiente com ações educativas em Olímpia

Programação segue até sexta-feira (06) com iniciativas voltadas a educação ambiental, sustentabilidade e inclusão social

O Thermas dos Laranjais, segundo parque aquático mais visitado do mundo, deu início nesta segunda-feira (02) à sua tradicional Semana do Meio Ambiente com uma ação simbólica e emocionante: o plantio de mudas de espécies nativas na Gruta São José. A ação contou com a parceria da Prefeitura de Olímpia e a participação especial de alunos da APAE da cidade. Com o tema “Thermas Plantando o Futuro”, a atividade reforçou o compromisso do parque com a preservação ambiental e a inclusão social.

A programação da Semana de Meio Ambiente vai até sexta-feira (06) e envolve uma série de ações, desde exposições educativas até palestras, oficinas e encontros com foco em sustentabilidade, educação ambiental e responsabilidade social. Não apenas dentro do parque, mas em diferentes locais de Olímpia.

 

“Acreditamos que promover a conscientização ambiental é mais do que uma responsabilidade, é uma missão que abraçamos com orgulho. E envolver a comunidade, especialmente nossos jovens e instituições locais, torna esse movimento ainda mais significativo”, afirma o arquiteto Jorge Noronha, presidente do Thermas dos Laranjais.

 

Na terça-feira, 3, os visitantes poderão participar do Projeto Cápsula do Saber, com um túnel sensorial que simula os impactos das mudanças climáticas, além de uma exposição da campanha contra a dengue, realizada dentro do parque. Na quarta, 4, será entregue o jardim paisagístico na Comunidade Terapêutica Renascer, seguido por palestras educativas e uma campanha de adoção de cães.

 

Já na quinta-feira, 5, Dia Mundial do Meio Ambiente, o destaque será a grande Feira de Exposição da Prefeitura, na Praça da Matriz, onde o Thermas apresentará suas ações socioambientais e distribuirá hortaliças, composto orgânico, fibras de coco e mudas, além de promover oficinas de reciclagem e cultivo.

 

“Olímpia se tornou exemplo de cidade que alia desenvolvimento com o cuidado com as pessoas e o meio ambiente, e isso é possível graças ao engajamento de parceiros como o Thermas, que têm a sustentabilidade como valor. Essa Semana do Meio Ambiente é mais uma prova de que quando o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil se unem os resultados são duradouros”, destaca o prefeito Geninho Zuliani.

 

Encontro de Sustentabilidade Corporativa

Encerrando a programação da Semana do Meio Ambiente, o II Encontro de Sustentabilidade Corporativa de Olímpia será realizado nesta sexta-feira (6), na Sala de Convenções do Thermas dos Laranjais. A iniciativa reúne representantes de empresas, instituições sociais, imprensa e poder público para debater práticas ESG (Ambientais, Sociais e de Governança) e fomentar o compartilhamento de soluções sustentáveis no ambiente corporativo. A ação é uma continuidade do sucesso da primeira edição, realizada em 2024, e que consolidou o parque como referência nacional em responsabilidade socioambiental no setor do entretenimento.

 

Entre os destaques da programação estão as palestras da gerente de comunicação da TV TEM, Monalisa Sório, que abordará o papel da mídia na construção de uma cultura mais verde, e das representantes da APAE de Olímpia, Franciele Stuk e Andréia Bernardes Amista, que compartilharão a experiência da instituição com práticas sustentáveis no dia a dia. A Prefeitura de Olímpia também participa com a apresentação “Olímpia + Sustentável”, conduzida por Jaqueline M. B. da Silva, reforçando o alinhamento entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil na busca por uma cidade mais consciente e resiliente ambientalmente.

 

Confira a programação completa da Semana do Meio Ambiente:

 

Terça-feira – 03/05

08h

 

PROJETO CÁPSULA DO SABER: TÚNEL SENSORIAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Os participantes terão a oportunidade de vivenciar como a ação do homem pode impactar nas mudanças climáticas.

 

EXPOSIÇÃO DE CAMPANHA CONTRA A DENGUE

Local: Quadra poliesportiva – Thermas dos Laranjais

_____________________________________________

Quarta-feira – 04/05

 

08h

RENASCER PARA FLORESCER

(Entrega do Jardim paisagístico)

Local: Comunidade terapêutica renascer

 

09h

PALESTRAS

Michelly A. B. Ordhones – Médica Veterinária do Thermas

Tema: Animais ameaçados de extinção: o que leva à extinção de uma espécie.

Jaqueline M. B. da Silva – Prefeitura Municipal de Olímpia

Tema: O poder da educação ambiental.

 

CAMPANHA DE ADOÇÃO DE CACHORROS

Local: Sala de convenção

_____________________________________________

Quinta-feira – 05/05

08h

 

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

FEIRA DE EXPOSIÇÃO – EVENTO DA PREFEITURA

Apresentação das ações socioambientais do Thermas.

Distribuição de hortaliças, composto orgânico, fibra de coco e plantas ornamentais.

Oficinas de brinquedos com recicláveis e produção vegetal.

Local: Praça da Matriz

_____________________________________________

Sexta-feira – 06/05

09h

 

II ENCONTRO DE SUSTENTABILIDADE CORPORATIVA DE OLÍMPIA

Exposição de campanha contra a dengue.

Distribuição de mudas – Prefeitura.

Exposição Ecothermas.

 

PALESTRAS

. Monalisa da Cruz Sório – Gerente de comunicação TV Tem Sorocaba. Tema: A força da comunicação na construção de um futuro mais verde

. Franciele Stuk e Andréia Bernardes Amista – APAE. Tema: A eficiência da sustentabilidade no dia a dia da APAE

. Jaqueline M. B. da Silva – Prefeitura de Olímpia. Tema: Olímpia + sustentável.

Local: Sala de convenção

 

Sobre o Thermas dos Laranjais

Localizado na Estância Turística de Olímpia, no interior de São Paulo, o Thermas dos Laranjais é o parque aquático mais visitado da América Latina e o primeiro do Brasil a aderir aos princípios do Pacto Global e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. São mais de 60 atrações para todas as idades, com diversos complexos de toboáguas, montanha-russa aquática, duas praias artificiais, piscinas de surfe, sonolência e ressurgência, rio de correnteza, área kids e parque infantil, entre outras, abastecidas por águas quentes naturais. Principal responsável pelo desenvolvimento do turismo na região, o parque, inaugurado em 1987, funciona os 365 dias do ano e emprega mais de 500 colaboradores diretos.

O Instituto Bienal Amazônia (IBA) e a Saphira & Ventura  apresentam a exposição ‘Innovation in Focus – Paris’, celebrando os 200 anos de relação de amizade entre Brasil e França.

A  diversidade entre a arte, arquitetura, design , performance, e sustentabilidade é o foco do evento

O Instituto Bienal Amazônia (IBA) e a Saphira & Ventura Gallery apresentam a exposição ‘Innovation in Focus – Paris’, com curadoria de Alcinda Saphira, unindo Brasil e França em suas diversidades culturais e conscientização internacional pela sustentabilidade, construindo um mundo Justo e um planeta sustentável.

“Innovation on Focus – Paris” é um evento multimídia,  é um tributo à Terra, propondo soluções sustentáveis. No icônico Le Marais, no número 10 da Place Des Vosges, a Saphira Ventura Gallery e Instituto Bienal Amazônia  fazem um tributo a terra e a criatividade, unidas por futuro próspero e saudável – a  Pré COP 30 – “Bienal Somos Todos Amazônia “, com a assinatura do IBA.

O evento é uma tapeçaria viva de diferentes nacionalidades entrelaçando formas, cores, texturas e sonhos de arquitetos , e artistas e profissionais da área de empreendedorismo, economistas, diplomatas, ambientalistas  de diferentes partes do planeta, que agregam conhecimento dentro do mesmo conceito, entre os dias 5 e 11 de junho de 2025 .

O evento conta com o apoio da FGV- Europa , Instituto ODS Amazônia, New  York International Contemporary Art Society e KFilmes, com uma programação intensa de exposições, conferências, performances provocantes, educativas,  envolvendo e estimulando os visitantes.

Do coração da Amazônia, New York, Polônia, Croácia, Brasília , São Paulo, Japão, Argentina, Porto Rico,  Pakistan,  China, à elegante Place Des Vosges em Paris. Uma mistura artística  que transcende fronteiras e disciplinas, pulsando com a energia da reinvenção, criatividade e consciência ambiental dos arquitetos, e artistas reunindo apresentando arte, arquitetura, moda, design, tecnologia e consciência ambiental.

Uma vibrante sinfonia cultural  com apoio da Fundação Getúlio Vargas – Europa, A criatividade e consciência, um encontro onde a arte se torna linguagem e  viabiliza o diálogo, a sustentabilidade se torna o foco. Um mergulho imersivo na criatividade. As conversas se desenrolam com os maiores  especialistas  em economia, política, arte, meio ambiente e social. A sustentabilidade em cores, texturas e formas. A arquitetura que reimagina o espaço público à moda que fala em harmonia com a natureza.

Paris é o palco para o Programa Art Tour International,  rumo a COP 30  na Amazônia, todos unidos por um mundo justo e um planeta sustentável.

 

PARTICIPANTES

Arquitetura

Benedito Abbud ( São Paulo) –  Arquitetura Paisagística

Seferin ( São Paulo) – Arquitetura da Saúde

 

Artistas

 

Bari Bing (US), Dominika Koczot & Greg Hajdarowicz (Lisboa), Bárbara Tyler (US), Renata Ferraz (Brasil), Maycon Nunes (Brazil),
Ju Barros (Brazil), Mathilda (Argentina), Saori Kurioka (Japão), Pilar Viviente (Espanha), Liz Carvalho (Brazil), Maria T Ason (Porto Rico – US), Loïc Le Guével (Franca), Nashmia Chughtai (Pakistan), Ali Saraçoglu (Turquia), Ipek Saraçoglu (Turquia) e Musa Saraçoğlu (Turquia).

 

Moda

Emma Grace Weinstein  (US)

PALESTRANTES

 

Convidados

 

. Ricardo Neiva Tavares – Embaixador do Brasil na França –  promover relações diplomáticas da assinatura do acordo

. Sarquis J.B. Sarquis – Embaixador do Brasil na OCDE  –  propor formas de cooperação entre os dois blocos que promovam o crescimento econômico sustentável e equitativo, e políticas de bem-estar social e econômico

. Paolo Garzotti – Chefe de Unidade, Comissão Europeia – atualizações do acordo

 

 

Representantes da FGV Europa

 

. Mariana Fleischhauer – Gerente de Representação Internacional ODS na FGV Europa –  visão internacional de uma perspectiva econômica benéfica para a UE e o Mercosul (perspectivas mútuas e recíprocas)

 

. Marco Contardi – Gerente de Projetos | Sustentabilidade e Desenvolvimento Urbano (sustentabilidade e desenvolvimento urbano) – a ênfase na sustentabilidade reflete cláusulas que obedecem às exigências do Acordo Verde Europeu –  Representante do Deutsche Bank

 

. Stephan Wilken – Former CEO do Deutsche Bank no Brasil –  IED – Investimento Estrangeiro Direto

 

Palestrantes e Convidados -Banco KfW e mais

. Michael Schnurle – Consultor Sênior do Horwath HTL

DESTAQUES DO EVENTO

 

5 de junho

Abertura oficial – das  18h às 22h

Intervenção de moda por Emma Grace Weinstein

6 de junho

Performance artística pelo Station Lisbon

10 de junho

Summit –  das 15h às 18h

Em colaboração com a FGV – Europa. Palestras e Networking

Abertura:  Louis Ventura, Alcinda Saphira e Michael Schucht, Instituto Bienal Amazônia

 

Exposição Internacional de Arte & Performance

 

5 a 11 de junho de 2025 | 10 Pl. des Vosges – Le Marais, Paris, França

Curadoria de Alcinda Saphira

Assistente Curatorial: Diane Bellier, Liz Carvalho e Camila Crevelente

Summit:  Produção: Louis Venturas PhD

 

Realização: Instituto Bienal Amazônia e Saphira & Ventura

Apoio: Bienal Somos Todos Amazônia, FGV Europe, Câmara de Comércio Brasil-EUA, NYICAS, IDEA Paris, Instituto DS Amazônia, e e-DAU

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem

Prefeitura de Niterói promove atividades para a família no Parque Rural

Evento na Região Oceânica celebra o Dia do Meio Ambiente com oficinas, brincadeiras e animais da Fazendinha

A Prefeitura de Niterói vai promover um dia de atividades para a família, na próxima quinta-feira (5), no Parque Rural, em celebração ao Dia do Meio Ambiente. As atividades são gratuitas e estarão abertas ao público. A programação é variada e acontece das 10h às 17h, com oficinas, brincadeiras e animais. O Parque Rural fica na Rua São Sebastião, s/n, no Engenho do Mato, na Região Oceânica da cidade.

“Niterói é uma cidade com espaços verdes e iniciativas que nos tornam, hoje, uma referência nacional em sustentabilidade. Nossa gestão tem atuado com muito carinho na questão ambiental, com investimentos estratégicos e planejamento. A ação no Parque Rural é uma oportunidade de o público conhecer este espaço da cidade e ter um Dia do Meio Ambiente muito especial”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

Voltada para todas as idades, as atividades têm como destaque a tradicional Fazendinha Rancho Kids que aproxima as crianças do universo rural com mini-animais como cavalos, bois, vacas, lhamas, coelhos, porquinhos-da-índia e outros. O Parque Rural tem também a presença de cavalos utilizados nas atividades de equitação, oficinas, exposições e ações educativas ao longo do ano.

O secretário de Governo, Paulo Bagueira, ressaltou a importância de atividades como essa.
“Queremos oferecer um dia de lazer, aprendizado e conexão com a natureza. Esse é um convite para que as famílias reflitam sobre a importância de cuidar do planeta, de forma leve e interativa”, afirmou Paulo Bagueira.

Durante o evento, o público poderá visitar uma exposição de animais empalhados (taxidermia). A mostra será conduzida por uma bióloga, em parceria com o Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), que vai explicar como funciona o processo, sua importância para a educação ambiental e preservação da memória da fauna. Serão mostrados dados sobre os animais expostos e informações sobre o contexto ambiental de Niterói.

A exposição não tem relação com os animais da Fazendinha, que continuam sendo parte das atividades de interação com os visitantes. Os exemplares empalhados fazem parte de um acervo educativo usado em museus e centros de conservação. O objetivo dessa proposta é unir diversão e conscientização ambiental.

O dia de atividades ainda contará com diversas oficinas sustentáveis, em parceria com coletivos artísticos e instituições da cidade, como a Fundação Municipal de Educação, a Guarda Municipal Ambiental de Niterói e a CLIN. As ativações vão desde confecção de roupas e instrumentos de material reciclável, passando por contação de histórias, música, teatro, doação de mudas, agricultura familiar e ações sócio educacionais.

O evento terá também a implantação de uma horta, liderada por mulheres, em parceria com a Coordenação de Agroecologia da Secretaria de Meio Ambiente. Serão, aproximadamente, 20 mudas a serem plantadas.

A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo, por meio do Parque Rural de Niterói, com as secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e de Participação Especial, a CLIN, a Coordenação de Agroecologia, a Reserva Extrativa de Itaipu, o Parque Estadual da Serra da Tiririca e o Grupo Águas de Niterói.

Serviço: Dia do Meio Ambiente com atividades gratuitas no Parque Rural

Data: Quinta-feira, 5 de junho
Horário: Das 10h às 17h
Local: Parque Rural de Niterói – Rua São Sebastião, s/n – Engenho do Mato

Fotos: Divulgação

Comissão de Cultura da Alerj discute destino de imóveis abandonados em Niterói

A Comissão de Cultura, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), realiza audiência pública nesta terça-feira (03/06) para debater o destino de imóveis abandonados ou subutilizados em propriedade do Estado do Rio de Janeiro localizados no município de Niterói. A reunião será às 18h, na Câmara Municipal de Niterói.

“É inadmissível que num momento em que faltam espaços para serviços públicos, projetos sociais e culturais vários imóveis do governo estejam fechados e se deteriorando”, disse a deputada Verônica Lima (PT), presidente do colegiado.

Foram convidados para o debate o vereador de Niterói, Sylvio Mauricio (PT); o subsecretário de Gestão Administrativa e Patrimonial da Secretaria da Casa Civil do Governo do Estado, Fabio Serrão; o secretário executivo da Prefeitura de Niterói, Felipe Peixoto; e a secretária municipal de Habitação de Niterói, Marcelle Sardinha.

“Cuidando de Quem Cuida”: evento proporciona dia especial para mães atípicas no Caminho Niemeyer

Promovida pela Prefeitura de Niterói, programação homenageou mães que superam desafios com amor e coragem em evento inclusivo e acolhedor

Toda mãe merece ser cuidada, acolhida e celebrada. Com um olhar especial para as mães atípicas, o evento “Cuidando de Quem Cuida” promoveu uma tarde de atividades voltadas para as mães e para as crianças. O encontro foi gratuito e aconteceu na Cúpula do Caminho Niemeyer. O evento foi um espaço acessível, simbólico e acolhedor com momentos de lazer e troca de experiências significativas. Realizada pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal Executiva e da Coordenadoria de Acessibilidade, a iniciativa foi um oferecimento do Programa Niterói Inclusivo. O encontro teve a presença de cerca de 250 pessoas.

“É fundamental para nossa cidade trabalhar para gerar cada vez mais políticas públicas para auxiliar mães atípicas. Os projetos de acessibilidade que estamos fazendo são fundamentais para autoestima, bem-estar e promoção da inclusão social. Não estamos falando somente de um evento, mas de tudo o que representa a realização de ações que levam dignidade para os moradores”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

A programação incluiu atividades voltadas ao cuidado e à valorização das mães atípicas, com sessões de massagem, maquiagem, cuidados com a pele e cabelo, além de um espaço de escuta afetiva e orientação jurídica. Simultaneamente, as crianças participaram de atividades recreativas, com o acompanhamento de profissionais especializados, com diversão e tranquilidade para todos os envolvidos.

O evento foi um gesto de reconhecimento e gratidão às mães que, todos os dias, enfrentam com amor e coragem os desafios da maternidade atípica. Foi uma oportunidade para fortalecer laços afetivos, compartilhar vivências e construir, de forma colaborativa, uma sociedade mais inclusiva e humana.

O evento “Cuidando de Quem Cuida” foi uma das ações do Programa Niterói Inclusivo. O objetivo do projeto é promover a inclusão de pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida em diversos aspectos da vida urbana, como acessibilidade, esporte, lazer e cultura. Com essa iniciativa, a Prefeitura de Niterói busca quebrar barreiras e proporcionar um ambiente mais inclusivo e acolhedor para a população. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos, Secretaria Municipal das Culturas e da Secretaria Municipal da Mulher.

Fotos: Luciana Carneiro

2º Festival de Cinema de Xerém anuncia os filmes concorrentes ao Troféu Zeca Pagodinho e homenagem ao ator e diretor Antônio Pitanga

Na abertura será exibido “Pitanga”, de Camila Pitanga e Beto Brant, com a presença do homenageado, Antônio Pitanga

A segunda edição do Festival de Cinema de Xerém acontece entre os dias 05 e 07 de junho, em Xerém, Distrito de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Com entrada gratuita, o evento traz uma programação diversa e abrangente, que inclui um total de 20 filmes, entre longas e curtas, homenagem ao ator e diretor Antônio Pitanga e também ao presidente do Instituto Zeca Pagodinho, Louiz Carlos da Silva, além de programação infantil e atividade formativa.

A sessão de abertura é no dia 05 de junho, com homenagem ao ator e diretor Antônio Pitanga, que recebe o Troféu Zeca Pagodinho. Após a cerimônia será exibido o longa “Pitanga”, dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga. Na mesma noite, Louiz Carlos da Silva também será homenageado com o troféu, em reconhecimento ao seu trabalho como presidente do Instituto Zeca Pagodinho e por seu empenho em fomentar a cultura na Baixada Fluminense, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade, especialmente em Xerém.

O festival traz ainda 15 curtas-metragens nas mostras competitivas divididas nas categorias Nacional, Baixada e Gospel, premiando os destaques em Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Atriz, Melhor Ator e Prêmio do Júri Popular. Todos os vencedores receberão o Troféu Zeca Pagodinho – símbolo oficial do evento.

A Mostra Competitiva Nacional de Curtas apresenta os filmes: A Caverna de Louise Fiedler, TCC – Trabalho Caótico de Cinema de Ricardo Santos, Intangível Tangível de Tales Ordakji, Sertão 2138 de Deuilton do Nascimento e As Gingers de Pedro Murad. O júri desta mostra será composto por Patrícia Pillar, Vinícius de Oliveira e Verônica Alvarenga.

Já a Mostra Competitiva Baixada traz os curtas Paçoca de Marçal Vianna, São Jorge de Meriti de Ricardo Rodrigues e Léo de Assis, Dura na Queda de Tatiane Campos, Desde Criança Sempre Quis Morar no Rio de Sharon Félix e Roumer Canhães, O Teste de Emanuel Sedano, que serão avaliados por Marcelo Marão, Sofia Manso e Valdomiro Meireles.

Para completar, a Mostra Competitiva Nacional Gospel exibirá as obras: Lúcia de Murilo Santos, Clowndio de Samuel Rodrigues, Solum de Daniela Vitória e Annie Salgado, José, o Carpinteiro de Leandro Azevedo e O Perdão é Vermelho de Patrícia Evangelista. Miguel Nagle, Klev Soares e Binho Cultura compõem o júri desta mostra.

A programação especial do festival inclui também mais  4 longas da Mostrinha Infantil, com títulos voltados ao público infanto-juvenil, como Só no Sertão de  Alexandre Klemperer, Pés de Peixe de Aldemar Matias e Larissa Ribeiro,  Revolução da TV de Rodrigo Cesar, e Jorge Quer Ser Repórter de Victor Germano, Lula Queiroga, todos da Globo Filmes.

O evento oferece ainda a oficina, aberta ao público, “Atuação para Câmera” – ministrada pelo ator Vinícius de Oliveira (Central do Brasil, Linha de Passe, Sintonia).

Realizado pela EBAV – Escola Brasileira de Audiovisual, a segunda edição do Festival de Cinema de Xerém, conta com a direção de Sergio Assis. Segundo ele, o evento tem como objetivo possibilitar um intercâmbio para as diversas produções realizadas em todos os Estados brasileiros, além de democratizar e difundir a produção audiovisual de curtas-metragens no Estado do Rio, especialmente na Baixada Fluminense e no território de Duque de Caxias e Xerém.

 

Mais informações: festivaldexerem.com.br

 

Serviço:

2º Festival de Cinema de Xerém

De 05 a 07 de Junho de 2025.

Espaço Bellogio

Rua Eneas Rias Frutuoso, n° 198 – Xerém – Duque de Caxias – RJ

Entrada Gratuita

 

Projeto Grael reinaugura biblioteca e celebra o Dia do Brincar

Evento contou com uma programação especial para os educandos  

Na última quarta-feira, 28 de maio, o Projeto Grael reinaugurou a Biblioteca Ingrid Schmidt Grael, um espaço dedicado à leitura, aprendizado e cultura, na sede da instituição, em Jurujuba, Niterói. O evento contou com a participação dos educandos dos turnos da manhã e da tarde, além da presença de importantes representantes do instituto, como Axel Grael e Christa Grael, o presidente do Instituto, Carlos Eduardo Coelho, educadores e equipe técnica.

A reinauguração da biblioteca foi um momento marcante para o Projeto Grael, que aproveitou a ocasião para também celebrar o Dia Mundial do Brincar, comemorado na mesma data. As crianças participaram de uma manhã e tarde de atividades especiais, com direito a pipoca e algodão-doce, reforçando a importância do brincar como ferramenta de socialização e desenvolvimento.

A programação incluiu ainda a presença de duas autoras convidadas: Iris Figueiredo e Amanda Condasi, que compartilharam suas experiências e estimularam o gosto pela leitura entre os educandos, aproximando-os ainda mais do universo dos livros.

“Fiquei extremamente feliz ao ser convidada para a reinauguração. Foi incrível conversar com as crianças do projeto e perceber o interesse genuíno delas, muitas tendo, pela primeira vez, contato com um escritor. Gosto de ver de perto o impacto e a transformação que a literatura pode causar”, disse a escritora Iris Figueiredo.

Para a gerente do Projeto Grael, Laís Carvalho, a reinauguração marca a retomada de um espaço essencial no Projeto Grael. “A biblioteca foi cuidadosamente revitalizada para acolher nossos alunos, despertando o interesse pela leitura e ampliando as possibilidades de aprendizado. É um espaço de encontro, descoberta e inspiração, que agora está ainda mais preparado para apoiar a didática das nossas atividades aqui”, destacou.

A Biblioteca Ingrid Schmidt Grael é um dos espaços fundamentais do Projeto Grael, que há mais de 26 anos promove a inclusão social e o desenvolvimento de crianças e jovens por meio do esporte, da educação e do meio ambiente.

Foto: Nathália Lugão

Prefeitura de Niterói avança na campanha de vacinação para profissionais da segurança pública

Iniciativa oferece atendimento especializado aos agentes que atuam no município

A Prefeitura de Niterói inicia uma nova fase da campanha de vacinação contra gripe e sarampo, voltada exclusivamente para os profissionais dos órgãos de segurança pública que atuam na cidade e seus familiares. Nesta segunda-feira (02), a imunização será realizada na no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Ponte Rio-Niterói. Para participar, é necessário apresentar CPF e, se possível, a carteira de vacinação.

A campanha está sendo organizada pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) — órgão vinculado ao Gabinete do Prefeito e responsável pela articulação das ações de segurança na cidade — em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O objetivo é garantir o acesso à vacinação de forma compatível com a rotina exigente e, muitas vezes, imprevisível dos agentes.

“A proposta é assegurar que esses profissionais, que desempenham um papel essencial na proteção da população, tenham acesso a um atendimento de saúde adequado às suas necessidades operacionais”, destacou o secretário do GGIM, Felipe Ordacgy.

Os comandos dos órgãos de segurança receberam o calendário vacinal com antecedência para que possam adotar as providências necessárias, facilitando a adesão dos profissionais à campanha.

“Com esta campanha, a Prefeitura de Niterói reforça o compromisso com a saúde dos profissionais de segurança pública. Sabemos que esses agentes enfrentam grandes desafios, e facilitar o acesso a cuidados médicos adequados é essencial para o bem-estar deles e para a segurança da cidade como um todo”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows.

Nos dias 22 e 23 de maio, a campanha atendeu dezenas de policiais militares do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). Em seguida, nos dias 26 e 27, foi a vez dos agentes da 4ª Delegacia de Polícia de Área (4ª DPA), e no dia 28, foram contemplados os profissionais da Polícia Federal (PF).

SERVIÇO
Campanha de Vacinação contra Gripe e Sarampo
Data: 02 de junho
Local: Polícia Rodoviária Federal (PRF) – posto na Ponte Rio-Niterói
Horário: das 9h às 16h

Foto: Divulgação

MPRJ participará de fiscalização em unidades escolares para garantir acesso a saneamento e água potável

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio de campanha coordenada pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação (CAO Educação/MPRJ), participará, entre os dias 02 e 06 de junho, do projeto Sede de Aprender, com o objetivo de fiscalizar as condições de abastecimento de água e saneamento em unidades de ensino.
Promotores de Justiça e servidores irão visitar diversas escolas na capital, Barra Mansa, Italva, São João da Barra, São Fidélis, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Maricá, Petrópolis, Macaé, Cachoeiras de Macacu, Piraí, Cardoso Moreira, Conceição de Macabu e Bom Jardim.
O projeto, desenvolvido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), teve a adesão do Ministério Público de vários estados, dos Tribunais de Contas e do Ministério Público do Trabalho, sendo as fiscalizações presenciais nas escolas sem abastecimento de água, acesso à água potável, saneamento básico ou que não possuem banheiros.
Foi criado o “Grupo de Trabalho Saneamento nas Escolas – Projeto Sede de Aprender” com o objetivo de desenvolver metodologias e soluções digitais que facilitem a comunicação e a coordenação de atividades voltadas à universalização do saneamento básico nas escolas. E lançado o painel BI do projeto, sobre os dados disponibilizados pelo Censo Escolar 2024 que retratam irregularidades nas escolas do Brasil.
“O Projeto Sede de Aprender e a Semana Nacional de Visitas são parte de um esforço nacional e multi-institucional que busca garantir a adequação da infraestrutura escolar do ponto de vista de acesso ao saneamento e água, fatores fundamentais à qualidade da educação e da saúde. A semana de visitas é importante para a visibilidade do projeto e um interessante instrumento para a cooperação na fiscalização das unidades com irregularidades identificadas”, ressalta Stella Fernandes Rodrigues Baltar, subcoordenadora do CAO Educação/MPRJ. A semana de vistorias foi escolhida em alusão ao Dia Nacional da Educação Ambiental (3 de junho) e ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).

Niterói é líder nacional em gestão municipal

Índice avaliou a capacidade de gestão das 5.570 cidades brasileiras

O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia QualiGov concluiu um estudo sobre a capacidade de gestão dos 5.570 municípios brasileiros. O QualiGov é uma instituição formada a partir de uma parceria do CNPq, CAPES e pesquisadores de 34 instituições nacionais e internacionais, como o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a Associação Internacional de Políticas Públicas (IPPA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Na avaliação, Niterói ficou em primeiro lugar no Índice de Gestão Municipal (i-GeM) com pontuação de 0,888.

As cidades de Londrina (PR) e São Bernardo do Campo (SP) ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente. No estado do Rio de Janeiro, o segundo município no ranking é Campos dos Goytacazes, que ocupa a 67ª posição no i-GeM. Já a capital ocupou a 384ª posição no levantamento nacional.

O i-GeM tem o objetivo de fornecer uma visão geral, de forma comparativa, da capacidade dos municípios brasileiros em promover um desenvolvimento efetivo, inclusivo e sustentável. O índice leva em consideração cinco dimensões: Técnica, Administrativa, Informacional, Regulatória e Arranjos Institucionais. Em todas, Niterói obteve resultados acima da média nacional. Na dimensão “informacional”, a cidade alcançou o desempenho máximo (1,000).

“Em 2013, ao assumirmos a gestão da Prefeitura em contexto de grave crise financeira e administrativa da cidade, decidimos encarar esse desafio como uma oportunidade para mudar o modelo de gestão, estruturando o plano Niterói Que Queremos, um plano estratégico de longo prazo, de 20 anos, com metas anuais, quadrienais e de médio a longo prazo. Investimos forte em modernização da gestão, com a profissionalização da administração através da realização de concurso para gestores públicos, fiscais da receita, procuradores municipais e auditores de controle. Investimos também em tecnologia”, explicou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

O i-GeM é construído a partir de uma base de dados abrangente, com a utilização de informações da Pesquisa de Informações Básicas Municipais (MUNIC) do IBGE e outros levantamentos oficiais. A metodologia empregada permite o acompanhamento da evolução da gestão municipal ao longo do tempo.

“O fato de Niterói estar acima da média nacional em todas as dimensões avaliadas reflete um esforço consistente, desde 2013, com o Planejamento Estratégico de longo prazo da cidade, em investir em tecnologia da informação, digitalização de processos e no fortalecimento da nossa capacidade de gestão. Tudo isso tem sido feito com planejamento, transparência e, principalmente, com compromisso com cada cidadã e cidadão de Niterói. O resultado reforça a importância de uma gestão baseada em dados, que olha para o futuro sem abrir mão da escuta ativa, da inclusão e da qualificação permanente do serviço público”, afirmou a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Isadora Modesto.

Alguns destaques de Niterói para ser líder do ranking do i-GeM foram a Defesa Civil bem estruturada com mapeamento de áreas de risco; a promoção de serviços digitais; e o Observanit, observatório de indicadores com ênfase em monitoramento, avaliação e gestão da informação.

O i-GeM é composto por cinco dimensões principais. Ao todo, são 71 indicadores. Cada dimensão reflete um aspecto essencial da capacidade de gestão municipal:

Técnica: Avalia a qualificação e a capacitação dos servidores públicos municipais.

Administrativa: Mede a existência e a efetividade de estruturas administrativas voltadas para a execução de políticas públicas estruturantes.

Informacional: Analisa a disponibilidade e a qualidade das informações utilizadas na gestão municipal, incluindo o uso de tecnologias da informação e comunicação.

Arranjos Institucionais: Examina a existência e o funcionamento de mecanismos de participação social e cooperação intergovernamental.

Regulatória: Avalia a existência e a implementação de instrumentos normativos que regulam o uso e a ocupação do solo urbano, bem como a atuação da administração municipal.

 

Fotos: Luciana Carneiro