Validade do Concurso para Prefeitura de Niterói é Prorrogada

A Secretaria Municipal de Urbanismo de Niterói publicou, nesta sexta-feira, no Diário Oficial, a prorrogação da validade do Concurso Público para os cargos de Arquitetos, Fiscais de Obras e Agentes Administrativos.

O certame, organizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), ofertou 19 vagas, distribuídas entre os três cargos, além de cadastro de reserva. Com a medida, a vigência do Concurso foi estendida até novembro de 2027 e permitirá a convocação de candidatos aprovados para os cargos.

Os profissionais reforçarão as equipes responsáveis pelo licenciamento urbano, com foco em áreas como desenvolvimento sustentável, meio ambiente, fiscalização e planejamento urbano. A revitalização do Centro da cidade, considerada uma das prioridades da gestão do prefeito Rodrigo Neves, é vista como um novo vetor de desenvolvimento econômico e social para Niterói, e a ampliação do quadro técnico da Prefeitura será fundamental para o avanço desse projeto e para o aprimoramento da força de trabalho da SMU.

Show de ilusionismo em Niterói promete experiência sensorial inesquecível

‘Fora Deste Mundo’ traz misto de teatro e show de mágica à Sala Nelson

 

Imagine um espetáculo onde a arte de iludir se transforma em poesia cênica. “Fora Deste Mundo” retorna a Niterói somente neste final de semana, em cartaz na Sala Nelson Pereira dos Santos, sábado (31/05) e domingo (01/06), às 19h, com vendas de ingressos na bilheteria do teatro e no site diskingresso. Protagonizado por Lucas Toledo, o espetáculo vai além do entretenimento: é uma experiência que mistura ilusionismo, humor e temas profundos como ansiedade, timidez e aceitação, em um formato que une teatro e ilusionismo de modo único no cenário artístico brasileiro.

 

Com dramaturgia assinada por Lucas Toledo e Gabriel Bulcão, o monólogo mergulha em temas profundos como a juventude, o desejo artístico e a finitude da vida, tudo costurado por números de mágica que hipnotizam o público. “Mais do que um espetáculo, é um convite ao encantamento e à reflexão – um portal para um universo onde a arte não explica, mas transforma”, afirma Lucas.

 

“Fora Deste Mundo” estreou em 2019 no Teatro da UFF, em Niterói (RJ), com grande repercussão de público e crítica. Sua segunda temporada, realizada em maio de 2023 no Teatro Ipanema, no Rio de Janeiro, confirmou a força da obra e consolidou Lucas Toledo como um dos nomes mais criativos da nova geração de artistas cênicos. Com uma estética minimalista e uma presença cênica magnética, Lucas desafia as convenções do teatro e da mágica, entregando uma experiência sensorial inesquecível.

 

SERVIÇO

SALA NELSON PEREIRA DOS SANTOS

DIAS – 31/05 e 01/06

HORÁRIO – sábado e domingo às 19h

Valor – R$ 70,00 inteira e R$ 35,00 meia

Ingressos a venda na bilheteria do teatro e no site diskingresso

Presidente do STF participa de debate sobre direitos da população negra no Festival Negritudes

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, participou nesta quinta-feira (29) de uma roda de conversa sobre o papel do audiovisual como aliado na garantia de direitos das pessoas negras no Brasil. O encontro, realizado no museu Sesi Lab, em Brasília, integrou a programação do Festival Negritudes Globo, promovido pela TV Globo em parceria com o Instituto Innovare.

Barroso destacou a responsabilidade do Judiciário na mudança do debate sobre os racismos no Brasil. Ele apontou que a magistratura no país ainda tem baixa representatividade de pessoas pretas e pardas, mas comemorou os avanços que, segundo ele, também são impulsionados pela produção audiovisual. “É preciso que criemos símbolos negros de sucesso que inspirem a sociedade e aqueles que desejam chegar no mesmo lugar”.

Integraram o painel o ministro Benedito Gonçalves (Superior Tribunal de Justiça), as ministras Vera Lúcia Araújo e Edilene Lobo (Tribunal Superior Eleitoral), Lázaro Ramos (ator e diretor) e Teresa Cristina (cantora). A conversa foi mediada pelo jornalista Heraldo Pereira. O grupo celebrou as produções que usam o audiovisual para estimular os brasileiros na busca por direitos.

Representatividade vale tudo
Em pauta, um dos assuntos foi uma cena da nova versão da novela “Vale Tudo” que foi ao ar na semana passada. A produção fez aumentar em 300% a procura pelo aplicativo da Defensoria Pública por pessoas que, assim como na trama, buscaram o serviço do órgão para regularizar a pensão alimentícia de seus filhos. “Ajuda muito na cidadania a gente se ver na televisão”, lembrou Lázaro Ramos.

A ministra Edilene Lobo disse que, para além do efeito imediato que causou, a cena retratou uma advogada negra e jovem orientando outra mulher a respeito de um direito. “O audiovisual, quando espelha a vida das pessoas, pode também inspirá-las. Ter a figura desta mulher negra que explica à outra seu direito diz ao país que aquele é um lugar de autoridade que as mulheres negras também podem alcançar”, afirmou.

Outras narrativas
Mais cedo, a ouvidora do STF, juíza Flávia Martins Cavalcante, participou de um debate sobre a série “Justiça 2”, da TV Globo, que aborda o racismo como pano de fundo para a criminalização da população negra no Brasil. Na conversa com o ator Breno da Matta e com a oficial de projetos da Unesco no setor de ciências sociais e humanas, Ana Paula Mathias, Flávia destacou a importância da representatividade negra na TV.

“O papel da dramaturgia é construir outras narrativas. A gente pode fazer o papel de empregada doméstica, mas também o de juíza. E a gente precisa ter isso construído culturalmente, para que nossas crianças e adolescentes possam imaginar como algo possível, mas também para que policiais, quando me virem dirigindo um carro, não me parem por causa da cor da minha pele”, afirmou.

Foto: Gobah Marques/STF

Rodrigo Neves anuncia obras de urbanização da Vila Ipiranga

Comunidade receberá reformas de escadarias, pavimentação de vias e construção de calçadas e meios-fios

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou nesta quinta-feira (29) as obras de urbanização da comunidade Vila Ipiranga, no Fonseca, Zona Norte da cidade. O projeto contempla a requalificação de quatro áreas da comunidade, incluindo a reforma de escadarias, pavimentação de vias, construção de calçadas e meios-fios. Durante o evento, ele também apresentou uma novidade: a criação de uma Plataforma Urbana Digital na Vila Ipiranga.

Serão revitalizados espaços de lazer, com brinquedos, áreas de convivência, academias para terceira idade e iluminação em LED, garantindo mais segurança e acessibilidade. O plano também inclui melhorias paisagísticas e a instalação de novos pontos de coleta de lixo.

A Empresa de Obras e Infraestrutura de Niterói (ION) publicou no Diário Oficial o aviso de licitação para a escolha da empresa que executará os serviços. O prazo estimado para a conclusão das obras é de 12 meses, contados a partir da escolha da empresa contratada, da assinatura do contrato e da publicação da ordem de início.

Na cerimônia de lançamento, realizada na sede do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Sabiá, o prefeito Rodrigo Neves conversou com moradores e lideranças locais e apresentou o projeto de urbanização, além de falar sobre todos os projetos previstos e em andamento no Fonseca, como a Nova Alameda São Boaventura, o Centro Cultural Cauby Peixoto e o Vida Nova no Morro.

“Vamos mudar Niterói para sempre e a Vila Ipiranga será o melhor exemplo disso. Esse projeto de urbanização que estamos lançando hoje vai requalificar a comunidade e trazer mais qualidade de vida. E mais empregos também já que vamos pedir prioridade para a contratação de mão-de-obra da própria Vila”, afirmou Rodrigo Neves.

A vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, disse que o compromisso da gestão é o de melhorar, cada vez mais, a vida de cada niteroiense.

“As obras de infraestrutura que estamos anunciando hoje são fundamentais para seguir transformando a Vila Ipiranga com dignidade para os moradores, porque é assim que teremos uma Niterói mais forte e acolhedora”, pontuou.

O secretário regional do Fonseca, Cubango e Caramujo, Andrigo Carvalho, destacou o orgulho e a satisfação de participar do anúncio de uma grande obra que será realizada na comunidade.

“A Vila Ipiranga vai ser contemplada com essa obra de urbanização. Muito orgulho estar aqui representando o governo como secretário regional. Eu me sinto muito honrado, feliz de estar aqui com todos para dar início a mais uma obra para contemplar, reconhecer e dar dignidade a vocês, moradores e moradoras da Vila Ipiranga”, frisou Andrigo.

O presidente da Associação de Moradores da Vila Ipiranga, Gleison Boechat, ressaltou a importância das obras.

“Eu queria agradecer ao prefeito Rodrigo Neves, em nome do nosso povo da Vila Ipiranga, por essas obras, pelo seu olhar diferenciado para a nossa comunidade, por ser cria aqui do Fonseca”, disse o presidente.

Fotos: Evelen Gouvêa

Prefeitura de Búzios efetua pagamento do auxílio do defeso aos pescadores artesanais de sardinha

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Pesca, efetuou o pagamento do Auxílio Emergencial Municipal nesta quinta-feira (29) para 30 famílias de pescadores artesanais de sardinha. O benefício garante apoio financeiro durante o período em que a pesca da espécie é suspensa para sua preservação, conforme estabelece a Lei Municipal nº 1.011, de 24 de abril de 2014, que trata da concessão de um benefício emergencial aos pescadores artesanais. Mais especificamente, a lei define os termos e condições para a concessão desse auxílio.

O benefício é destinado exclusivamente aos pescadores que atendem aos critérios técnicos e legais definidos pela Secretaria Municipal de Pesca.

O Auxílio Emergencial Municipal ao pescador de sardinha, pleiteado pela Colônia dos Pescadores, corresponde a um salário mínimo — R$ 1.412,00 (mil, quatrocentos e doze reais), referente ao ano de 2024. Cada família recebeu R$ 4.236,00 (quatro mil, duzentos e trinta e seis reais), equivalente aos três (03) meses do período do defeso da sardinha.

O pagamento contempla apenas os profissionais que atendem a um conjunto de critérios técnicos e legais, definidos com base na legislação vigente, em especial a Lei nº 10.779/2003 e o Decreto nº 8.424/2015. São exigências para o recebimento:

Estar devidamente registrado como pescador artesanal no Registro Geral da Atividade Pesqueira (RGP);

Estar cadastrado na Colônia de Pescadores Z-23;

Ter comprovada atividade na pesca da sardinha nos 12 meses anteriores ao defeso;

Estar em situação regular junto aos órgãos competentes.

Além disso, não poderá receber o auxílio o pescador que:

I – Estiver beneficiando-se de qualquer outro programa de atendimento social, seja do município de Armação dos Búzios, de outros municípios, do Estado ou da União;

II – For permissionário do município, nos termos do art. 1º, §4º, da Lei nº 10.779/2003;

III – Estiver vinculado a emprego formal (CLT) ou registrado como pessoa jurídica (PJ), conforme o art. 1º, §4º, da Lei nº 10.779/2003 c/c art. 2º, V, do Decreto nº 8.424/2015.

Segundo a Secretaria Municipal de Pesca, os critérios foram adotados para garantir que o auxílio beneficie exclusivamente os pescadores que realmente dependem da atividade artesanal da sardinha como única fonte de renda durante o defeso. O auxílio reafirma o compromisso da gestão municipal com a valorização da pesca artesanal e o respeito às tradições e aos direitos dos trabalhadores do mar.

A Secretaria de Pesca está à disposição para esclarecimentos e análise individual dos casos.

Vereador Anderson Pipico aprova Lei sobre Política Municipal de Atenção ao Luto Materno e Parental

Lei busca garantir acolhimento e apoio psicológico às mães e famílias que enfrentam a perda de um filho durante a gestação, parto ou pós-parto

A Câmara Municipal de Niterói aprovou nesta semana uma lei de autoria do vereador Anderson Pipico (PT) que institui a Política Municipal de Atenção ao Luto Materno e Parental, com foco no acolhimento e apoio a mães e famílias que sofrem a perda de filhos durante a gestação, no parto ou no pós-parto imediato. A proposta visa tornar o atendimento nessas situações mais humano e empático e após a sanção do prefeito Rodrigo Neves nesta sexta, dia 30, sua publicação será no Diário Oficial do sábado, 31 de maio, fazendo a lei entrar em vigor.

Entre os principais objetivos da nova política estão a oferta de apoio psicológico especializado, a capacitação de profissionais de saúde e assistência social e a criação de grupos de apoio ao luto materno, com participação de doulas, psicólogos e mulheres que já vivenciaram esse tipo de perda.

“Com a aprovação desta lei, a cidade avança na forma como o luto materno é tratado. Esse é um tema muitas vezes silenciado, mas que exige sensibilidade e políticas públicas efetivas”, justifica o vereador.

A proposta estabelece ainda diretrizes importantes, como o respeito à dignidade da mulher e da família enlutada, a escuta ativa por equipes multiprofissionais e o incentivo a campanhas educativas que ajudem a combater o tabu social sobre o luto materno.

Nas unidades de saúde públicas e privadas do município, o projeto determina a adoção de medidas específicas de acolhimento, como a disponibilização de quartos ou espaços reservados para mães enlutadas, garantindo privacidade e preservação emocional. O texto também assegura o direito ao registro civil de natimortos, com orientação institucional, além da permissão para a realização de cerimônias simbólicas de despedida, respeitando as crenças das famílias.

O projeto ainda prevê que a Prefeitura poderá firmar parcerias com instituições da sociedade civil, universidades e entidades religiosas para implementar e fortalecer as ações previstas na lei.

Rio de Janeiro é um dos três estados que mais geram empregos formais no país: nos últimos 12 meses, foram quase 120 mil novos postos de trabalho

Em abril, foram criadas mais de 20 mil novas vagas com carteira assinada em território fluminense

 

O Rio de Janeiro tem se destacado como um dos três estados que mais criam empregos formais no Brasil. Nos últimos 12 meses, foi responsável por 119 mil 134 postos de trabalho. Somente em abril deste ano, gerou 20.031 vagas de emprego celetista, resultado 22,4% superior ao mesmo mês do ano anterior, que ficou em 16.364. O Estado do Rio de Janeiro também se destaca com o salário médio real de admissão em R$ 2.272,53, acima do nacional, que ficou em R$ 2.251,81. Os dados são do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na tarde desta quarta-feira (29/05) pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.

– O desempenho do Rio de Janeiro no Caged revela uma recuperação consistente do mercado de trabalho fluminense e é reflexo direto de uma gestão comprometida com o desenvolvimento econômico e social do nosso estado. Temos trabalhado com seriedade para manter um ambiente favorável aos investimentos, estimular a atividade produtiva e continuar garantindo oportunidades reais para a nossa população. A geração de emprego não é apenas um indicador econômico, é um instrumento de transformação de vidas, de inclusão e de dignidade – afirmou o governador Cláudio Castro.

O Observatório do Trabalho, da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, identificou que todos os cinco setores de atividade econômica analisados apresentaram saldo positivo em abril. O de Serviços foi o que mais contribuiu para a geração de empregos no estado, com 10.612 novas vagas, seguido do Comércio, com 4.416, e o de Construção, com 2.882.

Entre os municípios que mais criaram empregos, o Rio de Janeiro foi o que teve melhor saldo (10.030), seguido por Nova Iguaçu (887), Campos dos Goytacazes (756), Macaé (727), e Niterói, que gerou 712 oportunidades.

As mulheres ocuparam 42,6% das vagas, enquanto os homens ficaram com 57,4% do total de empregos criados. Por idade, o maior saldo de vagas ficou entre as pessoas de 18 a 24 anos e, por escolaridade, a maioria dos postos de trabalho foi ocupada por quem tinha o Ensino Médio completo.

– Buscamos ampliar ainda mais a empregabilidade no estado, acertando parcerias com o Governo Federal, instituições e entidades certificadoras, tais como IBAP e SENAC, para oferecer cursos gratuitos aos trabalhadores. Acreditamos que conseguiremos ampliar o número de vagas ocupadas na medida em que qualificarmos a mão de obra fluminense – comentou o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Felipinho Ravis.

Projeto cria “botão do pânico” para profissionais da saúde

O atendimento em unidades de saúde poderá contar com um novo mecanismo de segurança: o “botão do pânico”. É o que prevê o Projeto de Lei 1.975/2023, do deputado Guilherme Delaroli (PL), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou, em primeira discussão, nesta quarta-feira (28/05). A medida ainda precisa passar por uma segunda votação em plenário.

A proposta determina que hospitais, clínicas e demais estabelecimentos de saúde – públicos, privados ou conveniados – implementem um sistema de alerta de emergência para proteger médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de vigias, em situações de violência ou ameaça.

O acionamento do botão enviará automaticamente um chamado ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar, informando a localização exata da ocorrência. Simultaneamente, um alerta deverá ser emitido para a segurança interna da unidade.

O projeto considera como violência qualquer conduta que gere morte, lesão corporal, dano psicológico, psiquiátrico ou patrimonial, bem como ameaças. A medida busca combater a crescente onda de agressões a profissionais de saúde no exercício da função.

Segundo levantamento do Cremerj, um médico é agredido a cada três dias no estado. As mulheres são as principais vítimas, representando 62,5% dos casos no primeiro semestre de 2023. Além disso, 67% das agressões ocorrem na rede pública.

“Infelizmente essas situações não são pontuais, as agressões fazem parte do dia a dia desses profissionais”, justificou Delaroli.

Na rede pública, a implementação do “botão do pânico” será custeada por dotação orçamentária própria.

Foto: Octacílio Barbosa

O cineasta Roberto Rowntree concretiza novas parcerias no Mato Grosso

Em passagem por Primavera do Leste, Roberto Rowntree se reuniu com o historiador Romualdo Povroznik Junior, com quem firmou parceria para a produção da obra audiovisual “O Caminho Real”.

Ainda na cidade, encontrou-se com seu amigo Marco Aurélio Sales Ferreira de Moraes, presidente da Câmara Municipal de Primavera do Leste, ocasião em que foi produzido um vídeo institucional para o Instituto Memória, colaborando assim para o fortalecimento e reconhecimento da instituição.

Como forma de contribuir com a preservação da história local, Roberto também entregou ao acervo do Instituto diversos vídeos produzidos na região nos últimos anos.

Governo do Estado conquista avanço histórico na balneabilidade das praias de Botafogo, Flamengo e Glória

Boletins consecutivos do INEA indicam melhora expressiva na qualidade da água nas três tradicionais praias


O Governo do Rio, por meio do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), registrou avanços significativos na balneabilidade das praias de Botafogo, Flamengo e Glória, na Zona Sul da capital. De acordo com os boletins mais recentes, a qualidade da água tem apresentado melhora, resultado direto de intervenções no sistema de esgotamento sanitário, redes pluviais e obras de infraestrutura conduzidas pelo Estado. O monitoramento é feito em 119 pontos da Baía de Guanabara, com foco especial nas saídas de rios e canais.

– A recuperação das praias é resultado de ações integradas de saneamento, infraestrutura e fiscalização, que visam garantir condições adequadas para lazer e preservação ambiental. Os números apresentados reforçam o compromisso do Governo do Estado do Rio de Janeiro com a melhoria da qualidade de vida e revitalização dos espaços públicos de lazer – afirmou o governador Cláudio Castro.

Entre 2021 e 2022, a Praia de Botafogo registrou redução de 90% nos níveis de coliformes fecais. Em 2024, o local alcançou seu melhor resultado de balneabilidade desde o início da série histórica, em 2007: 26,3%.

Sérgio Augusto Cisne Conde, de 32 anos, morador da região, está satisfeito com os bons resultados.

– Antes, só víamos óleo e lixo. Agora a água está limpa. A natureza está voltando, e a gente também – comemorou o morador.

A vendedora Ana Lúcia da Conceição, de 42 anos, também celebrou.

– Minha filha me mandou um vídeo dizendo que a praia estava própria para o banho. Viemos rapidamente e foi um presente ver a água limpa e tranquila- festejou Ana Lúcia.

Limpeza da Baía de Guanabara

Na estratégia de redução de resíduos na Baía de Guanabara, em 2023 o Inea instalou 17 ecobarreiras em rios e canais que deságuam na Baía. As ecobarreiras impedem, em média, que 1,2 tonelada de lixo chegue até o local.

O Inea realizou, em 2024, 150 vistorias no entorno da Baía e aplicou 172 autos de infração por danos ambientais. Entre as atividades fiscalizadas estão Porto do Rio, estaleiros, indústrias e areais. Junto às concessionárias de água, o Inea também realiza trabalho conjunto para identificar os responsáveis pelo descarte irregular de resíduos na Baía de Guanabara.

Foto: Marcelo Regua