Rodrigo Neves se encontra com beneficiários de programas sociais de Niterói e com diretoras da rede municipal de Educação

Reuniões fizeram parte da programação do projeto Prefeitura Móvel

Os atendimentos da Prefeitura Móvel no Horto do Fonseca seguem a todo vapor. O prefeito Rodrigo Neves recebeu no gabinete itinerante um grupo formado por mães e gestantes atendidas pelo Programa Escola da Família e beneficiários da Moeda Arariboia. Também participaram do encontro a vice-prefeita Isabel Swan, a primeira-dama Fernanda Sixel Neves e a secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows.

O prefeito ressaltou a importância de o poder público dar suporte para a população, sem deixar de fornecer subsídios para que as pessoas consigam caminhar por conta própria.

“Programas como o Moeda Arariboia e o Escola da Família protegem a vida da população. Enquanto o primeiro oferece renda básica e oportunidades de desenvolvimento, o segundo promove práticas parentais com afeto, sem violência, e estimula as gestantes a fazerem o acompanhamento pré-natal”, afirmou Rodrigo Neves.

Juliana Silva, de 35 anos, grávida de três meses, elogiou o acompanhamento feito pela equipe de saúde na Policlínica Regional do Fonseca.

“Sou muito bem acolhida por médicos e enfermeiros. É minha primeira gestação e me sinto bem mais segura, porque faço todos os exames e me passam várias orientações, sempre com muito carinho. Tenho acompanhamento de nutricionista, enfermeira e obstetra”, contou Juliana.

Antes de seguir para o Horto do Fonseca, o prefeito Rodrigo Neves e a vice-prefeita Isabel Swan se reuniram com diretoras da rede municipal de educação na Escola Municipal Paulo Freire, na Rua Soares de Miranda. Ao lado do secretário municipal de Educação, Bira Marques, da presidente da Fundação Municipal de Educação, Andrea Bello, e de profissionais da unidade, eles visitaram as obras de ampliação e reforma do prédio, antes de subirem para o auditório.

“A escola Paulo Freire está ficando linda. Temos muito orgulho do trabalho que fazemos na Educação de Niterói e agradeço aos profissionais que atuam no dia a dia dos alunos. Sei que o desafio é grande, especialmente no Fonseca, mas acertamos muito mais do que erramos”, disse Rodrigo Neves.

Fotos: Evelen Gouvêa

SESC São Gonçalo recebe premiado multiartista Muato e seu “Concerto Sobre o Pagode”

Projeto inovador integra a programação do SESC Pulsar RJ

Multiartista premiado no Brasil e no exterior, Muato está de volta aos palcos com um show inovador. “DERÊ – Concerto Sobre o Pagode” apresenta uma sonoridade contemporânea e sofisticada para entregar ao público um espetáculo poético musical com repertório baseado no Pagode, gênero que nasceu no subúrbio carioca nos anos 90. Após o sucesso na estreia no Festival Sai da Rede e nos SESCs Madureira e Ramos, o projeto segue na programação do SESC Pulsar RJ em uma série de apresentações no estado do Rio de Janeiro. A próxima será no SESC São Gonçalo no dia 30 de maio, sexta-feira, às 19h, passando depois pelas unidades do SESC em Campos, Niterói, São João de Meriti, Flamengo e Tijuca.

A sonoridade do trabalho tem como base a voz e o violão de 8 cordas do artista MUATO, porém, nessa proposta, o tradicional e consagrado formato “voz e violão” ganha um olhar contemporâneo através do uso de recursos tecnológicos de pedais que expandem sua sonoridade, gerando sobreposição de camadas sonoras, texturas e efeitos não tradicionais ao instrumento. Os demais instrumentos musicais utilizados adicionam riqueza sonora e performática ao show.

O artista assina essa construção se utilizando da linguagem jazzística, da sofisticação harmônica e do poetry slam, como alguns dos elementos que norteiam o caminho estético do espetáculo. Com clássicos eternizados por Arlindo Cruz, Exaltasamba, Belo, Pique Novo, entre outros, o show surpreende o público ao apresentar versões com fortes traços de autoralidade sobre um repertório que contém composições populares do pagode que nasceu nos anos 90 e criações de MUATO.

– Essa abordagem valoriza a expressividade dos compositores e se conecta com a memória do público, ressaltando a potência criativa do gênero autenticamente negro, suburbano e carioca e que, como todos os outros gêneros da mesma origem, sofreu preconceito e foi questionado em relação a sua qualidade musical – explica Muato.

O show conta com Muato dividindo a direção geral e direção musical com Caroline Monlleo e Marcelo Fedrá, respectivamente, figurino de Fernanda Garcia, cenário de Raphael Elias, luz e projeção de Diego Avila, sonorização de Bob Reis e designer gráfico de Rodrigo Cantalício.

Urbano e afrodiaspórico

Muato é oriundo de Vila Isabel, bairro do subúrbio carioca famoso por revelar ícones da nossa cultura, como Noel Rosa, Martinho da Vila e Carlos Dafé – e iniciou sua trajetória no estudo da música de concerto, mas foi muito além, se destacando pela sua atuação em diversas frentes e expressões artísticas.

Artista da música desde a infância e há oito anos produzindo intensamente para a cena teatral, Muato se destaca pelo uso criativo da musicalidade em cena. Com a utilização de conhecimentos pouco convencionais, como a percussão corporal, surpreende também na capacidade de composição e vem se notabilizando e tendo reconhecimento, sendo premiado pelo Prêmio SHELL 2024, FITA 2024 e APTR em 2020 por “Oboró – Masculinidades Negras”. Na Alemanha, foi premiado como produtor musical, pelo álbum da cantora Denise Krammer, recebendo seis prêmios pela crítica alemã especializada do AWARDS DEUTSCHER ROCK & POP PREIS 2019, entre eles os de: “Melhor Álbum de World Music”, “Melhor Álbum de Pop Latino” e “Melhor Arranjo”. Um dos diretores musicais mais atuantes do circuito carioca, circula, no período de apenas um ano, com oito espetáculos em que assina a direção musical: “Pelada – A Hora da Gaymada”, “O Pequeno Herói Preto”, “Negra Palavra – Solano Trindade”, “Chega de Saudade!”, “O Admirável Sertão de Zé Ramalho”, “Guasú”, “Abismo de Rosas” e “Ray — Você Não Me Conhece”.

 

Ficha técnica:

Idealização – Muato

Direção – Caroline Monlleo e Muato

Direção Musical – Marcelo Fedrá e Muato

Figurino – Fernanda Garcia

Cenário – Raphael Elias

Luz e Projeção – Diego Avila

Sonorização – Bob Reis

Designer Gráfico – Rodrigo Cantalicio

Assessoria de Imprensa – Carlos Pinho

 

Serviço:

Dia 30/05, sexta-feira, às 19h – SESC São Gonçalo

Dia 13/06, sexta-feira – SESC Campos

Dia 20/06, sexta-feira – SESC Niterói

Dia 02/08, sábado – SESC São João de Meriti

Dia 29/08, sexta-feira – Espaço Arte SESC

Dia 09/09, terça-feira – SESC Tijuca

Entrada: GRÁTIS (PCG), R$ 5 (Credencial Plena), R$ 7,50 (meia-entrada), R$ 15 (inteira)

 

Prefeitura Móvel atende moradores no Fonseca até esta sexta (30)

Esta sexta-feira (30) é a última oportunidade para que moradores de Niterói levem suas sugestões, reclamações e demandas diretamente à Prefeitura no Horto do Fonseca, na Zona Norte da cidade. Toda a estrutura da gestão municipal está montada no local, com o prefeito Rodrigo Neves e secretários atendendo moradores e despachando diretamente do Horto. Os serviços funcionam das 9h às 17h.

Além do atendimento administrativo, a população pode aproveitar os serviços de saúde — como vacinação contra gripe e sarampo, aferição de pressão arterial e glicemia —, solicitar a segunda via do RG, se cadastrar no programa Poupança Escola e receber orientação da Assistência Social.

“A Prefeitura Móvel é uma forma de estarmos mais próximos das pessoas, ouvindo suas necessidades e oferecendo serviços essenciais com dignidade e eficiência. Nosso compromisso é garantir que cada cidadão, de todas as regiões da cidade, tenha acesso aos direitos e à atenção que merece. O Fonseca mostra a força dessa iniciativa, com mais de mil atendimentos em poucos dias. Seguiremos ampliando essa escuta ativa e o cuidado com a população”, destacou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

Durante a semana, o projeto Prefeitura Móvel já realizou mais de 1.700 atendimentos no bairro.

Moradora da comunidade Riodades, Leila Salles, de 66 anos, participou da ação e destacou a praticidade.

“Vim renovar minha identidade e trazer sugestões para um espaço perto da minha casa. Está sendo muito bom resolver tudo de uma vez só. A prefeitura está de parabéns”, afirmou ela, que soube do evento por meio do projeto 60Up.

Como parte da programação, o prefeito também participou de um encontro com lideranças religiosas no Instituto das Irmãs Missionárias da Sagrada Família, na Vila Ipiranga. O evento reuniu representantes de religiões de matriz africana, evangélica e católica, além de apresentações de música e momentos de oração com as crianças da creche municipal mantida no local.

“Que a nossa cidade seja cada vez mais um lugar de convivência pacífica e de diálogo inter-religioso”, destacou Rodrigo Neves, emocionado ao relembrar sua trajetória na instituição, onde deu aulas de catequese na juventude.

A irmã Irenita Medeiros, responsável pelo instituto, ressaltou os laços antigos do prefeito com a entidade.

“Rodrigo cresceu aqui, nos ajudando na evangelização e na promoção humana. Esta casa também é dele”, disse Irenita.

Plantio de mudas – Alunos do Programa Niterói Jovem EcoSocial que moram nas comunidades da Coreia, Sabão, Vila Ipiranga, Serrão, Travessas e Marítimos, todas na Zona Norte, tiveram suas aulas de campo transferidas para o Horto durante esta semana. Para concluir essa programação especial, eles participaram de uma roda de conversa com o secretário municipal de Participação Social, Octávio Ribeiro, a secretária de Conservação, Dayse Monassa, a chefe de gabinete Marcilene Souto, que representou o prefeito Rodrigo Neves, o coordenador de Governo Digital e Relacionamento com o Cidadão, Fernando Stern, e a subsecretária de Conservação, Mariah Araújo. O papo descontraído foi celebrado com o plantio de seis mudas de pau-brasil, simbolizando cada território presente.

“Com essa atividade, desejamos despertar o sentimento de pertencimento desses jovens a esse espaço público, assim como promover a integração do Niterói Jovem EcoSocial com os espaços coletivos da cidade”, pontuou Octávio.

 

Fotos: Lucas Benevides

Empreender fazendo o bem

Criado em 2019, o “Empreendedores do Bem” têm cumprido uma missão especial de apoiar comunidades carentes, fazendo o bem e gerando conhecimento entre empreendedores de Niterói

No próximo dia 30 de maio, a cidade de Niterói vai sediar mais uma edição do
“Empreendedores do Bem”. Em sua quarta edição, o workshop social será
realizado na Sala Nelson Pereira dos Santos no Reserva Cultural, das 9h às
18h, reunindo grandes nomes do marketing e do empreendedorismo. Será o
dia inteiro de palestras, rodas de conversa e muito networking, com a presença de palestrantes de todo o Brasil, que vão gerar conhecimento, mas também fazer o bem.

Conforme explicou a idealizadora do projeto, a palestrante, professora e
consultora, Paula Tebett, “a ação tem o propósito genuíno de mobilizar
empreendedores da cidade que, ao comprar o ingresso do workshop, têm a
oportunidade de contribuir com ações sociais voltadas para crianças e jovens
da cidade”. O evento conta ainda com o apoio do “Sempre Criança” que, há
mais de duas décadas, vem impactando positivamente comunidades carentes
de Niterói e de São Gonçalo.

Conhecimento com causa

Em sua quarta edição, o “Empreendedores do Bem” estimula o conhecimento, mas com o propósito de fazer o bem a instituições de caridade da cidade. Sua missão é inspirar e mobilizar pessoas e empresas para que atuem em prol da infância e da juventude. Com esse trabalho contínuo, como o do “Sempre Criança”, mais de duas mil crianças têm sido beneficiadas anualmente em diferentes programas de apoio à educação, cultura e desenvolvimento comunitário. A edição deste ano contará com a presença da diretora de marketing com foco em empreendedorismo no Tik Tok para a América Latina, Sílvia Belluzzo; o head de conteúdo da CazéTV e sócio da LiveMode, Felipe Tebet, e a maior referência no Brasil no uso estratégico do WhatsApp, JP do Whats. Para completar o “time”, a empreendedora e palestrante do ramo alimentício, Manu da Peixaria, foi convidada como case de sucesso na vida e no digital, assim como a mentora de empreendedorismo com propósito, Mayara Ferreira, que é de Niterói.

O encontro contará ainda com um painel sobre inteligência artificial, promovido pela Associação Nacional do Mercado e Indústria Digital – AnaMid. Um assunto bastante atual e que reflete sobre as tendências futuras do mercado e o rumo das empresas no universo do digital.

Foto: Michelle Felippelii

Serviço:
Empreendedores do Bem
Data: 30/05/2025
Hora: 9h às 18h
Local: Teatro Nelson Pereira dos Santos no Reserva Cultural
Endereço: Avenida Visconde do Rio Branco, 880, São Domingos
Como comprar: no Reserva Cultural ou pelo link do evento abaixo
https://www.sympla.com.br/evento/4-edicao-empreendedores-do-bem/2908709?referrer=linktr.ee

Prefeito de Niterói visita equipamentos de cultura no Fonseca

Obra do Centro Cultural Cauby Peixoto e a sede do programa Aprendiz Musical entraram na agenda da Prefeitura Móvel

Como parte do programa Prefeitura Móvel, que acontece até sexta-feira (30) com a oferta de diversos serviços no Horto do Fonseca, na Zona Norte da cidade, o prefeito Rodrigo Neves cumpriu agenda no bairro nesta quarta-feira (28). Acompanhado de gestores da Prefeitura, ele visitou as obras de restauro do Casarão que abrigará o novo Centro Cultural Cauby Peixoto, na Alameda São Boaventura; a sede do programa Aprendiz Musical; e ainda participou de encontro com lideranças da região no polo gastronômico do Bairro Chic.

Equipes da Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION) seguem atuando em diversas frentes de trabalho no Centro Cultural Cauby Peixoto, previsto para ser inaugurado em novembro deste ano. O espaço contará com sala de memória, biblioteca, sala de leitura, brinquedoteca, espaços para coworking, salas multiuso e um anexo com auditório para 240 pessoas, com acessibilidade e plataformas elevatórias. O investimento total da Prefeitura de Niterói é de R$ 16,8 milhões.

Além da vice-prefeita Isabel Swan, estavam presentes os secretários municipais de Cultura, Leonardo Giordano; de Governo, Paulo Bagueira; de Habitação, Marcele Sardinha; da administração regional do Fonseca, Cubango e Caramujo, Andrigo Carvalho; e o presidente da ION, Antônio Lourosa.

“Esse casarão, infelizmente, ficou muito tempo abandonado. A gente conseguiu desapropriar e iniciamos essa restauração. Vai ficar lindo. Vamos inaugurar no aniversário de Niterói, no dia 22 de novembro de 2025. A gente está muito feliz em compartilhar os vitrais restaurados. Todos os locais desse casarão foram restaurados. A gente vai ter um anexo com teatro para peças e apresentações musicais. A gente quer inaugurar com uma grande homenagem a Cauby Peixoto. Vocês vão conhecer esse lindo projeto de Niterói, que resgata a história do Fonseca e da Alameda. Vamos em frente. É tempo de avançar”, disse o prefeito.

Após a vistoria na obra, o prefeito seguiu com a comitiva até a sede do projeto Aprendiz Musical, no Bairro Chic. O programa é mantido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Economia Criativa e Ações Estratégicas, em parceria com a Secretaria de Educação. É o maior programa de iniciação musical em escolas públicas do Brasil e atende, atualmente, a mais de dez mil crianças e jovens.

“O Aprendiz Musical é o maior programa de iniciação musical do Brasil. Temos mais de dez mil jovens, crianças e adolescentes que aprendem a tocar instrumentos musicais, violino, violoncelo, música popular dentro das escolas municipais de Niterói. A gente sabe que a educação e a cultura são instrumentos fundamentais de transformação social, de redução das desigualdades. É por isso que Niterói acredita muito na educação e na cultura. Agora a gente também vai ter salas de música nas escolas municipais, ampliando esse projeto cada vez mais”, destacou Rodrigo Neves.

“O programa está indo muito bem. Temos mais de 300 alunos que frequentam a Casa do Aprendiz com instrumentos específicos, aulas específicas e temos várias orquestras que estão se apresentando na cidade. Tenho muito orgulho de ter na cidade o maior programa de música em escola pública do país. Mais de 10 mil alunos, já com muito resultado e 20 professores do programa são oriundos do próprio projeto”, afirmou o secretário de Economia Criativa e Ações Estratégicas, André Diniz.

A orquestra infantil da manhã recebeu os visitantes tocando a música “We will rock you”, da banda britânica Queen; e “Ode à Alegria”, da nona sinfonia de Beethoven.

Professor desde 2010, Diogo Moura, de 35 anos, entrou no programa como aluno aos 11 anos estudando flauta doce no Morro do Céu, no Caramujo. Depois começou a fazer violoncelo e seguiu com o instrumento até fazer o bacharelado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

“Desde que comecei a dar aula, tento devolver um pouquinho para essas crianças o que o Aprendiz fez por mim. Vou passando conhecimento e ganhando muito carinho. Sempre digo que eles são como meus irmãos mais novos porque a gente é fruto da educação e da música”, disse o professor, que também dá aulas nas escolas Júlia Cortines e Paulo Almeida Costa.

A aluna Alissa Sofia Romero, 12 anos, começou a estudar violoncelo na escola há dois anos e agora frequenta as aulas na sede. “Gosto muito daqui. O professor Diogo é muito legal e o atendimento é ótimo. Ele explica pra gente tudo certinho. Espero sair daqui com um nível suficiente para pertencer a alguma orquestra”, disse a adolescente.

Mãe do aluno José Matsomoto, de 12 anos, a arquiteta Luana Matsomoto, de 48 anos, mora no Ingá e há um mês acompanha as aulas na Casa Aprendiz.

“Ele ama isso aqui. Foi ele que escolheu o violoncelo dentro da escola e se apaixonou. Já tem dois anos que ele está no projeto dentro da escola Paulo de Almeida Campos. Sinto que é o futuro dele, porque é uma coisa que ele nunca teve contato. Ele tem dois anos estudando e quer continuar. O projeto é maravilhoso”, disse Luana Matsomoto.

Foto: Evelen Gouvea

Prefeitura do Rio flexibiliza decreto de ordenamento de praias

Voltaram a ser permitidas músicas, além da venda e o consumo de bebidas em garrafas de vidro dentro dos quiosques. Já os barraqueiros poderão ter nomes em sua identificação 

Após reunião realizada na Prefeitura do Rio, nesta terça-feira (27/05), com representantes dos barraqueiros, dos quiosques, dos músicos e vereadores foram definidos ajustes no decreto nº 56.072, publicado em 16 de maio, que trata do ordenamento urbano de toda a extensão da orla marítima da cidade. Entre as alterações, voltaram a ser permitida a utilização de aparelhos sonoros e a realização de apresentações musicais ao vivo nos quiosques, no horário das 12h às 22h. E os barraqueiros poderão escrever seus nomes nas placas de identificação.

– Vamos permitir o nome com limites e um padrão estabelecidos pelos barraqueiros, que me apresentaram essa proposta. Em relação aos quiosques, um dos maiores índices de reclamações do 1746 tem a ver com a poluição sonora nas praias. Vamos permitir a música, a partir da proposta que recebemos do concessionário, que passará a ser o responsável pela fiscalização. E quem não respeitar a regra tomará uma multa de R$ 1 mil na primeira infração, R$ 2 mil, na segunda, e, na terceira, caçamos a licença. Não vamos admitir que as praias do Rio de Janeiro se transformem em terra de ninguém – afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Em relação aos quiosques, a atividade passará a ser regida por um modelo de autorregulação dos concessionários, além da fiscalização já realizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública e pela Guarda Municipal. Também volta a ser permitida a venda e o consumo de bebidas em garrafas de vidro nesses estabelecimentos, conforme regras específicas.

E as barracas de praia estão novamente autorizadas a utilização de nomes, desde que respeitada a padronização estabelecida para a identificação delas, com até três metros de comprimento por 40 centímetros de altura. Fica permitido, temporariamente, a permanência de bandeiras em mastros e suportes, até a publicação da regulamentação definitiva sobre o tema.

– A partir dessa reunião de diálogo conseguimos ajustar algumas alterações no decreto com a normativa municipal, lembrando que a premissa continua sendo a organização do espaço público, o respeito às regras de convivência, especialmente na praia, que é um ambiente público. A prefeitura continua atenta às praias da cidade, justamente para que a ordem pública continue prevalecendo e o espaço público continue sendo respeitado nas areias e nas calçadas da nossa orla – destacou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

As demais determinações do decreto seguem vigentes.

 

Foto: Fábio Motta/Prefeitura do Rio

Prefeitura Móvel: mais de mil pessoas atendidas em apenas três dias

Posto itinerante montado no Horto do Fonseca vai até sexta-feira (30)

O programa Prefeitura Móvel já caiu no gosto da população da Zona Norte de Niterói. Em apenas três dias de funcionamento, mais de mil moradores procuraram o posto avançado montado no Horto do Fonseca, na Alameda São Boaventura. Para o prefeito Rodrigo Neves, essa ferramenta de escuta ativa e ação direta aproxima o poder público do dia a dia das pessoas.

“Todo o meu gabinete está na rua para ampliar o alcance das nossas ações e serviços. Ninguém sabe mais onde o calo aperta do que o próprio morador. E isso ajuda o poder público não só a resolver os problemas imediatos, mas também a pensar o futuro dos bairros e comunidades de forma ainda mais planejada”, declarou o prefeito.

Nesta quarta-feira (28), a moradora Maila Leonel da Silva, de 27 anos, foi atendida pela equipe da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser). Ela solicitou a troca de uma lâmpada no poste de uma escadaria que dá acesso às residências na Rua Bonfim, no Fonseca.

“Eu moro em Niterói há seis anos, vim de Caxias depois de casar. Aqui é ótimo de morar. Soube que tinha esse programa aqui no Horto e solicitei a troca da lâmpada. O atendimento foi rápido e as meninas são super atenciosas. A estrutura aqui me surpreendeu, e tem várias outras coisas, como medição de glicose, verificação de pressão, informações sobre IPTU, da Secretaria da Mulher e muitas outras”, disse Maila.

Três horas depois de deixar o posto do Prefeitura Móvel, Maila recebeu a equipe da Seconser no endereço indicado para efetuar a troca da lâmpada.

“Nem acreditei que foi tão rápido. Esse projeto funciona mesmo. É maravilhoso a gente ser tratada com respeito e dignidade”, disse a moradora.

O atendimento no Horto do Fonseca prossegue até sexta-feira (30), das 9h às 17h. Os moradores também têm acesso a serviços como vacinação contra a gripe, pré-matrícula na rede municipal de educação, cadastro no Programa Minha Casa Minha Vida, consulta a débitos de IPTU, emissão de 2ª via de identidade, solicitação de cartão do idoso e denúncias de racismo e violência contra a mulher, entre outros.

Foto: Cláudio Fernandes e Luciana Carneiro

 

Marcelo Falcão e Oriente fazem shows gratuitos em Niterói

2ZDiniZZ e DJ Pauly também agitam a noite do Vert Battle

Evento nacional de skate, a segunda etapa do Vert Battle irá entregar música de qualidade em Niterói. Neste fim de semana (31 de maio e 1° de junho), 2ZDiniZZ, Oriente e Marcelo Falcão se apresentam no evento que integra a programação do Itacoatiara Pro. Os shows acontecerão a partir das 19 horas, com entrada gratuita, no Caminho Niemeyer.

No sábado, a nova geração do hip hop inicia os trabalhos no palco do Vert Battle. 2ZDiniZZ abre a noite cantando as faixas de “Patrono”, seu novo álbum, além de outras composições autorais. Mesmo sendo cria de Niterói, será a primeira apresentação do rapper para divulgar o trabalho inédito na cidade. A DJ Pauly também entra em cena com um set que vai desde sucessos nacionais até hits estrangeiros.

Atração principal da noite, Oriente volta à cidade onde tudo começou para uma apresentação que promete mesclar nostalgia e novidades. O grupo niteroiense irá cantar os sucessos que marcaram a cena do rap nacional, e também trabalhos mais recentes, como as faixas do projeto “Oriente Acústico”.

No domingo, Marcelo Falcão encerra o Vert Battle com chave de ouro. Ex-integrante do grupo O Rappa, o cantor vai agitar a galera ao mesmo tempo em que skatistas fazem uma apresentação no half pipe, em um momento de integração entre esporte e música, mostrando o melhor da cultura hip hop.

Parte do Circuito Banco do Brasil de Skate, o Vert Battle terá início a partir das 13 horas, no sábado (31) e no domingo (01). Além dos shows, o evento contará com uma competição entre promessas e grandes atletas da modalidade, além de atividades para o público. Toda a programação é gratuita, mediante a doação de 1 kg de alimento não-perecível.

 

Programação

Sábado (31/05):

●   13h – Abertura dos portões

●   13h às 19h – Oficina gratuita de skate com Instrutores e equipamentos

●   13 às 15h: DJ PAULY

●   13 às 14h: Demo session Paraskate / 1 minuto de Cego – Nando Araújo

●   14 às 15h: Cash 4 tricks na Mini-ramp/obstáculos – DJ Pauly

●   15 às 17h: Competição – eliminatórias – MASC e FEM

●   17 às 18h: Cash for tricks no half – DJ Luba

●   18 às 19h: DJ Pauly – Palco Principal

●   19h: Show 2ZDINIZZ

●   20 às 20h30 – DJ PAULY – palco principal

●   20h30 – show ORIENTE

●   22h – Encerramento do evento

 

Domingo (01/06):

●   13h: abertura dos portões

●   13 às 19h: Oficina gratuita de skate com Instrutores e equipamentos

●   13 às 15h: DJ PAULY 13 às 14h: Demo session Paraskate / 1 Minuto de cego – Nando Araújo

●   14 às 15h: Cash 4 tricks na Mini-ramp/obstáculos – DJ Pauly

●   15 às 17h: Competição – Finais Masc e Fem – Transmissão SporTV

●   17 às 17h30: Premiação

●   17h30 às 18h30: Best trick no half – DJ Luba

●    18h30 às 19h: DJ PAULY – Palco Principal

●   19h: Show Marcelo Falcão – com apresentação de skate no half

 

Local: Caminho Niemeyer, Niterói-RJ

Projeto Grael abre inscrições para o V Seminário “Barcos como Instrumento de Educação”

O evento é gratuito e acontece de 21 a 25 de julho em Niterói

Estão abertas as inscrições para o V Seminário “Barcos como Instrumento de Educação”, que será realizado de 21 a 25 de julho, na sede do Projeto Grael, em Niterói, localizada na Avenida Carlos Ermelindo Marins, 494, em Jurujuba.

O evento é gratuito e tem como público-alvo estudantes e professores de Educação Física, professores de modalidades náuticas, líderes comunitários que desenvolvem projetos esportivos, além de demais interessados no uso do esporte como ferramenta de aprendizagem.

A programação contará com oficinas práticas, palestras e mesas-redondas, reunindo especialistas em pedagogia, psicologia do esporte e esporte educacional. O objetivo é promover a troca de experiências e ampliar o debate sobre o potencial educativo das atividades náuticas.

“O barco é muito mais do que um meio de competição: é uma poderosa ferramenta de formação, que estimula valores como trabalho em equipe, disciplina e respeito à natureza”, destaca Torben Grael, fundador do Projeto Grael.

As vagas são limitadas. Para participar, é necessário preencher o formulário de inscrição disponível no link: acesse aqui.

O seminário conta com o patrocínio da Petrobras, parceira do Projeto Grael nas ações de promoção do esporte, educação e cidadania.

Mais informações podem ser obtidas diretamente com o Projeto Grael.

Confira a programação:
Dia 21/07 (2ªf) – manhã: ABERTURA;
Dia 21/07 (2ªf) – tarde: Gestão esportiva no 3º setor – Felipe Pitaro (Fundação Gol de Letra);
Dia 22/07 (3ªf) – manhã: Canoagem Va’a – Atividade prática;
Dia 22/07 (3ªf) – tarde: Governança no Terceiro Setor – Pamella Kristine;
Dia 23/07 (4ªf) – manhã: Oficina de jogos náuticos e  marinharias: Escoteiros do mar – Chefe Caverna – Atividade prática e Torricelli;
Dia 23/07 (4ªf) – tarde: Inovação no Esporte – Dudu / Virtual Regata – Alberto Brandão;
Dia 24/07 (5ªf) – manhã: Esporte náutico para desenvolvimento humano – Vinicius Brasil;
Dia 24/07 (5ªf) – tarde: Esportes Náuticos e Meio Ambiente no Projeto Grael: Os esportes náuticos integrados com a agenda ambiental;
Dia 25/07 (6ªf) – manhã: Estratégias para incentivar mulheres no esporte, espaços acolhedores – Jane Moura (Empodera);
Dia 25/07 (6ªf) – Tarde: Mesa redonda: Mulheres na Vela – Martha Rocha e Maria Hackerott.

Serviço:

Projeto Grael – Av. Carlos Ermelindo Marins, 494 – Jurujuba, Niterói.
O evento acontecerá dos dias 21 a 25 de julho, das 8h às 17h.
Contato: (21) 98920-3930.

 

 

Foto: Nathália Lugão

Meneghisso & Pasquotto Arquitetura celebra os opostos, o tempo e o afeto com o banheiro Natureza em Essência na CASACOR São Paulo 2025

Para celebrar os 20 anos de trajetória, os arquitetos Mariana Meneghisso e Alexandre Pasquotto decidiram eternizar as bodas de porcelana com a estreia na maior mostra de decoração das Américas. O ambiente destaca uma arquitetura que acolhe e emociona por sua harmonia e idealização do futuro

Há uma nova era de bem-estar residencial a caminho que trilha um movimento inexorável na arquitetura. Mais do que abrigar rotinas, os espaços seguem incorporando novos significados, tornando-se refúgios de autocuidado, acolhimento e conexão com a natureza. É sob essa óptica que nasce o ambiente Natureza em Essência, assinado por Mariana Meneghisso e Alexandre Pasquotto, casal de arquitetos à frente do escritório Meneghisso & Pasquotto Arquitetura, para a CASACOR São Paulo 2025.

Neste ano, a 38ª edição da mostra propõe um olhar sensível e transformador com o tema Semear Sonhos, convidando os profissionais a refletirem sobre o futuro e cultivarem novos pensamentos, valores e sentimentos que se frutifiquem como espaços mais humanos, sustentáveis e carregados de afeto.

Inspirado nessa temática, o banheiro Natureza em Essência convida o visitante a uma parada obrigatória no tempo. Para saber quem somos e entender nossos caminhos e propósitos é preciso respirar e reconectar-se com nossas origens que são, intrinsecamente, arraigadas ao natural. “Com a força que a arquitetura nos provê, possibilitar que o outro sonhe é inspirar a cada um o legado de deixar uma semente no mundo. O Natureza em Essência nasceu com essa perspectiva de entregar um local capaz de despertar emoções, promover a alegria de se estar e incentivar uma pausa na rotina. Ao combinar o tempo que o banheiro nos pede, elaboramos um ambiente que acolhe o agora e que também aponta para o futuro que desejamos”, explica Mariana Meneghisso.

Entre o jardim formatado por floreiras galvanizadas para expor as flores de jasmim, associada ao amor verdadeiro, a parede principal se tornou uma tela em branco que foi preenchida pelo artista Gustavo Maciel, que usa uma talhadeira para desenhar a superfície de concreto. Em destaque, mais uma analogia sobre o casal com a apresentação de uma revoada de pássaros voando com sua plena autonomia. “Esse painel traduz com sensibilidade o espírito do nosso ambiente ao evocar as ideias de liberdade e movimento. E são justamente os dois primeiros, que se sobressaem em um primeiro plano, que se tocam e complementam como as forças yin e yang. Essa correlação representa o nosso vínculo como casal e dupla dinâmica à frente do escritório”, comenta Alexandre Pasquotto.

Contrastes de materiais, equilíbrio de ideias: pilar e viga de concreto aparente se somam ao forro com réguas vinílicas (Teto Vinílico) e o MDF rosê (Duratex) que ‘veste’ as cabines do banheiro, além da bancada com a nova resina que lembra o visual da pedra natural (Fórmica). Em destaque, as floreiras de aço galvanizado pintado de branco recebem jasmins no projeto do Meneghisso & Pasquotto Arquitetura | Fotos: Rafael Renzo
Quando o oposto soma e não divide

Com 27 m², o Natureza em Essência foi concebido como um santuário particular que difunde sensações, equilibra os contrastes e que deseja mostrar ao público a importância de reatar alguns vínculos que foram perdidos e que são primordiais à nossa existência. Entretanto, para que cada um estabeleça o processo de ouvir sua voz interior, é preciso haver sintonia entre nossos corpos físico e mental. “Não há compreensão se não nos permitirmos ao silêncio que acessa nossos sentidos”, verbaliza Mariana.

Assim, alinhado com as questões funcionais, os arquitetos materializaram um banheiro que integra cabines e bancada dentro de ambientação de estar e paisagismo que reúnem fluidez e muito conforto. A dualidade é o fio condutor do projeto e, longe de ser um antagonismo, os opostos aparecem como potências que se complementam. Essa proposta é percebida em cada detalhe, do conceito aos materiais escolhidos.

“A beleza está na convivência entre os contrastes e nossa história pessoal é um exemplo dessa complementaridade. Enquanto um possui um olhar macro, outro foca no detalhe. Em situações em que um é mais técnico, o outro é mais poético e, quando um acrescenta elementos masculinos, o outro adiciona o feminino. A soma dessas disparidades eleva nossos trabalhos com mais vigor e verdade”, compartilha Alexandre. Esse raciocínio se concretiza pela contraposição avistada no piso de porcelanato escuro, de aparência sólida e sóbria (linha Audaz, da Portinari), que sinaliza uma estética brutalista e urbana. Já o forro vinílico amadeirado (coleção Origens, da Teto Vinílico, by Talt), com o desenho de curvas suaves, remete ao movimento da natureza tal qual a copa de uma árvore.

Ainda na entrada, a arte é representada pelo mural de tecido, pintado à mão pela designer de superfícies Juliana Pelegrinello, que une sua obra ao concreto aparente da viga e do pilar da construção original do Parque da Água Branca. Seu gesto poético ressoa quando a tela humaniza a rigidez e valoriza o diálogo entre passado e presente.

Completando a área de estar, concebida para ser um ponto de descanso e admiração, o mobiliário assinado por designers nacionais reforça o caráter autoral e sustentável do projeto: as linhas curvas do sofá off-white (7Oito9 Design), de Richard Daniel, convida à permanência e estabelece um diálogo interessante com a forma escultural da mesa de centro orgânica desenhada pela arquiteta Fernanda Marques (Breton).

No centro, o tapete é um destaque à parte e seu formato, que remete aos veios de um tronco de árvore, simboliza os ciclos da vida, o tempo, as raízes e o crescimento. “Ele manifesta nossa narrativa, pois exprime o que já vivemos e o quanto ainda queremos aproveitar nossas existências. Eu o interpreto como uma alegoria que revela nosso aprimoramento como pessoas e profissionais”, revela Mariana.

Também há inovação no banheiro Natureza em Essência, a exemplo da bancada com uma superfície que lembra o visual da pedra natural, mas é a nova resina modelo Paladina Green, lançada pela Fórmica | Foto: Rafael Renzo
Na bancada, dois lavatórios repousam sobre uma superfície escultural: a nova resina da Fórmica, modelo Paladina Green, é uma prévia inédita da coleção Matizes, destinada para áreas molhadas e que também foi aplicada para revestir o banco. O projeto luminotécnico é percebido através das luzes indiretas e cênicas, com fitas de LED, que alternam a dimerização para entregar atmosferas envolventes.

As quatro cabines, incluindo um banheiro acessível e um fraldário, foram executados com a aplicação do MDF rosê nas portas e divisórias, uma escolha que reforça a paleta afetiva e aconchegante. A marcenaria sob medida garante leveza visual, mantendo a proposta de um refúgio contemporâneo e inclusivo.

De bônus, a sonoplastia combina sons da natureza, como o canto dos pássaros e o barulho do vento entre as folhas, com uma curadoria afetiva de músicas brasileiras, selecionadas pela filha do casal. Essa trilha sonora transforma o espaço em um refúgio que conclama memórias e desperta sentimentos.

Sustentabilidade como escolha consciente

O alinhamento do casal com o meio ambiente não é um adereço, mas um princípio essencial. Para os arquitetos Mariana Meneghisso e Alexandre Pasquotto, tudo na natureza é finito, materiais tecnológicos priorizaram soluções que, ao invés de recorrer aos recursos naturais que demandam extração intensiva, optaram por revestimentos e acabamentos produzidos com processos de menor impacto ambiental, além de mobiliários e objetos com design consciente.

“Sustentabilidade é um valor inegociável e está presente não só aqui na CASACOR. Tudo foi selecionado com base em critérios de durabilidade, possibilidade de reuso e baixo impacto ambiental”, ressalta Alexandre. O forro vinílico, que substitui a madeira natural, garante visual aconchegante com menor agressão ao meio ambiente. Já a bancada dos lavatórios, feita com resina da nova linha da Fórmica para áreas molhadas, mostra a inovação como meio evitar a extinção de recursos naturais. No final da CASACOR, divisórias, painéis e a marcenaria planejada serão desmontados e reaproveitados – conduta que elimina o desperdício de materiais.

A participação na CASACOR São Paulo 2025 registra um marco na trajetória do escritório Meneghisso & Pasquotto Arquitetura. Além de debutar na maior e mais completa mostra de arquitetura e design das Américas, o ambiente marca as duas décadas de atuação com um projeto que simboliza a caminhada pessoal e profissional dos dois.

“Estar aqui se traduz como uma simbologia do êxito da nossa união nesses dois aspectos e uma conquista que marca a linha do tempo de nossas vidas. Significa o florescer de um jardim onde colhemos a maturidade de uma caminhada feita com propósito e, dessa forma, nosso ambiente é carregado de fragmentos que contam sobre nós. Sonhos plantados com amor e empenho e que agora ganham formas diante do público”, destaca Mariana.

Na vida de ambos, a arquitetura sintetiza tudo o que alcançaram juntos e o fio condutor dos objetivos que constituíram ainda na juventude. Na cumplicidade entre casal e companheiros de trabalho, Mariana e Alexandre consolidaram a filosofia derivada do encontro de duas visões distintas, porém complementares, que se nutrem da natureza, da cultura e da escuta sensível que praticam.

 Foto: Rafael Renzo

SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2025

Onde: Parque da Água Branca – Rua Dona Ana Pimentel, 37 portaria G4 do PAB

Quando: de 27 de maio a 03 de agosto de 2025

Horário de funcionamento do evento: Terça a domingo das 11h às 21h

Horário bilheteria: Terça a domingo* das 11h às 19h

* fechamento da bilheteria física 15 minutos após o último horário. A visita poderá acontecer até às 21h.

Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/sao-paulo-2025

Sobre a Meneghisso & Pasquotto Arquitetura: Com referências importantes na viabilidade executiva do projeto, somado a formação afinada em forma e estética, a dupla de arquitetos se completa na criação e concepção dos trabalhos. O escritório atua em projetos residenciais, comerciais e corporativos. Tendo como premissa produzir soluções, através de projetos autorais funcionais, atemporais, nos diversos vieses estéticos e de estilo, que traduzam boa arquitetura e a personalidade do cliente.

Mariana Meneghisso: Arquiteta Urbanista pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, Design de Interiores pela Escola Panamericana de Artes. Pós Graduada em Responsabilidade Civil pela Fecaf, Pós Graduada em Neuroarquitetura pela Ipog, Especialista em Perceptual Design pelo Instituto Politécnico de Milão. Membro da Academy of Neuroscience for Architecture Brasil. Sócia da Meneghisso & Pasquotto Arquitetura desde 2005.

Alexandre Pasquotto: Arquiteto Urbanista pela Universidade Bandeirantes de São Paulo, Técnico em Edificações pela E.T.E. Júlio de Mesquita, Pós Graduado em Cálculo Estrutural pela Ipog, atua na construção civil residencial, industrial e corporativa desde 1992, consultor em dimensionamento, viabilidade e custos no ramo civil. Sócio desde 2004 da Meneghisso & Pasquotto Arquitetura.