Orquestra de Sopros e Coro Juvenil do Programa Aprendiz Musical apresentam músicas de Rita Lee no Theatro Municipal de Niterói

 

 

Home

 

Jovens músicos sobem ao palco para interpretar sucessos como “Doce vampiro”, “Ovelha negra” e “Baila comigo”

 

A rainha do rock brasileiro será homenageada em Niterói. Nos dias 23 e 24 de maio, baixo, guitarra e bateria darão lugar a instrumentos como flautas e clarinetes, no concerto “Rita Lee, Baila Comigo”, da Orquestra de Sopros e Coro Juvenil do Programa Aprendiz Musical, da Prefeitura de Niterói. Ambas as apresentações serão no Theatro Municipal, no Centro, às 19h.

 

“Do clássico ao rock’n’roll! O Programa Aprendiz Musical é um orgulho pra Niterói e fico muito feliz de ver as nossas crianças brilhando cada vez mais. Essa homenagem para Rita Lee, uma das estrelas que marcou a música brasileira, é mais do que merecida. O Aprendiz é o maior projeto de musicalização em escolas públicas do Brasil e é importante que o aprendizado desses jovens seja diverso e voltado também para a cultura nacional”, celebrou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

 

Sob a regência de Gabriel Dellatorre, os jovens músicos vão interpretar sucessos de Rita Lee, como “Doce vampiro”, “Ovelha negra”, “Baila comigo”, “Flagra” e “Desculpe o auê”. A cantora Amanda Anibale faz participação especial, soltando a voz nas canções “Mania de você”, “Lança perfume”, “Esse tal de Roque enrow” e “Tão”.

 

André Diniz, secretário de Economia Criativa e Ações Estratégicas, ressalta a importância da música na formação de crianças e jovens.

 

“Além de instrumento pedagógico e de valorização cultural, o Aprendiz Musical cumpre importante papel social ao oferecer oportunidades e inclusão para aqueles que mais precisam. A homenagem a Rita Lee, uma referência para nossa música, é também uma forma de ressaltar o papel da mulher e incentivar nossas meninas a seguirem seus sonhos”, diz ele.

 

O Aprendiz Musical é um programa mantido pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria de Economia Criativa e Ações Estratégicas, em parceria com a Secretaria de Educação. É o maior programa de iniciação musical em escolas públicas do Brasil e atende, atualmente, a mais de dez mil crianças e jovens.

 

 

SERVIÇO:

Concerto “Rita Lee, Baila Comigo”

Data: 23 e 24 de maio (sexta e sábado)

Horário: 19h

Local: Theatro Municipal de Niterói –

Endereço: Rua Quinze de Novembro 35, Centro, Niterói

Valor Entrada: Inteira R$ 5 | Meia R$ 2,50

Ingresso dia 23/05 em https://www.diskingressos.com.br/event/144

Ingresso dia 24/05 em https://www.diskingressos.com.br/event/145

Neuquén, na Patagônia Argentina, desembarca no Rio de Janeiro para apresentar as belezas da região

 

 

https://niteroi.rj.gov.br/

Villa La Angostura, em Neuquén (Foto: Francisco Ghisletti – Unsplash)

A vasta província de Neuquén, conhecida como o portão de entrada da Patagônia Argentina, realiza uma ativação especial no Rio de Janeiro para convidar os cariocas a visitar e conhecer os múltiplos encantos que a região vizinha oferece em um único roteiro. A ação acontece entre os dias 18 de maio, das 16h às 20h, e 19 de maio, das 12h às 15h, no Rio Sul Shopping Center.

Com paisagens cobertas de neve, lagos cristalinos, bosques milenares e atrações únicas como fósseis de dinossauros e vulcões ativos (onde é possível esquiar), Neuquén se consolida como um destino próximo e ideal para quem busca natureza, exclusividade, relaxamento e experiências autênticas. A região também se destaca pela alta gastronomia e vinhos premiados.

Durante a ação, o público poderá conhecer mais sobre o destino, ganhar brindes, tirar fotos e conversar com representantes oficiais da província. O evento é voltado tanto para quem está planejando a próxima viagem quanto para curiosos em busca de novos destinos fora das rotas tradicionais de turismo.

Rio de Janeiro

Rio Sul Shopping Center 

Rua Lauro Müller, 116 – Botafogo

Domingo, 18 de maio: 16h às 20h

Segunda, 19 de maio: 12h às 15h

Sobre o Neuquén Tur

O vasto distrito de Neuquén, localizado na Patagônia argentina, com uma extensão territorial de 94.078 km², possui a maior superfície de neve do país e é permeado por majestosas montanhas, vulcões ativos e inativos, termas medicinais, lagos imponentes, bosques, vinhedos, entre outros inúmeros espetáculos que a farta natureza local oferece. A província é um prato cheio para amantes de esportes radicais e natureza, mas também de gastronomia, turismo rural, bem-estar, viagem a dois ou em família. Sua capital homônima, fundada em 1904 e com atualmente aproximadamente 300 mil habitantes, é a cidade mais povoada da Patagônia e um importante centro econômico e cultural. Outras atrações importantes da província incluem San Martin de los Andes, Chapelco, Vila Angostura, Vila Traful, Rota dos Sete Lagos, Caviahue, Lago Hermoso.

 

MPRJ instaura inquérito para garantir preservação de legado deixado por Eufrásia Teixeira Leite em Vassouras

https://niteroi.rj.gov.br/
O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Vassouras, instaurou inquérito civil para apurar o estado de abandono e a má gestão de imóveis de alto valor histórico e cultural legados por Eufrásia Teixeira Leite à população de Vassouras. Os bens – incluindo o Hospital Eufrásia, o antigo Colégio Regina Coeli e o prédio do SENAI – foram doados para atender às áreas de educação e saúde do município, mas atualmente encontram-se desativados e em avançado estágio de deterioração.
O inquérito visa assegurar o cumprimento da função social dos imóveis, conforme disposto no testamento da benemérita, uma das primeiras mulheres a operar na Bolsa de Valores de Paris e figura central na história do Brasil e do ciclo do café no século XIX. Reconhecida internacionalmente, Eufrásia transformou a fortuna herdada em ações filantrópicas voltadas à assistência social, à educação e à saúde pública.
A Promotoria reuniu documentos históricos, o testamento original e imagens atuais dos imóveis abandonados, com foco na responsabilização por omissão e desvio da destinação original dos bens. A investigação envolve a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vassouras, atual gestora do patrimônio, e autoridades locais, incluindo a Prefeitura Municipal e o IPHAN.
Além do resgate histórico e cultural, o MPRJ também visa conter riscos sanitários verificados nas propriedades, como água parada e proliferação de insetos. Foram oficiados órgãos municipais e estaduais para adoção de medidas urgentes de preservação, fiscalização e possível tombamento dos bens.

Rodrigo Neves sanciona lei que cria o Fundo de Desenvolvimento Imobiliário do Centro de Niterói

https://niteroi.rj.gov.br/

Investimento inicial da Prefeitura será de cerca de R$ 450 milhões para o Centro e os bairros de São Domingos e São Lourenço

A Prefeitura de Niterói segue com ações de valorização da região central da cidade. O prefeito Rodrigo Neves sancionou, nesta quarta-feira (14), a lei que cria o Fundo de Desenvolvimento Imobiliário do Centro de Niterói (FDICN), aprovada na Câmara Municipal em abril. Com investimento inicial de cerca de R$ 450 milhões, a medida vai transformar o Centro e os bairros de São Domingos e São Lourenço.

O objetivo do FDICN é incentivar a revitalização urbana e a expansão do mercado imobiliário, com reformas de prédios históricos, novos empreendimentos habitacionais e incremento do turismo e da economia criativa.

O prefeito Rodrigo Neves ressaltou a importância da parceria municipal com a iniciativa privada.

“A gente vai trabalhar muito forte a região central como um novo vetor de crescimento da cidade. Vamos destinar R$ 450 milhões do Fundo Soberano do Petróleo, promovendo sinergias com o setor financeiro e os bancos públicos e privados. Queremos chegar a R$ 1 bilhão para oferecer crédito e temos um desafio: destinar recursos com taxa de juros de 8%. O Centro tem cerca de 20/25 mil moradores, queremos chegar a 50/60 mil nos próximos dez anos”, afirmou Rodrigo Neves.

Entre as ações previstas para impulsionar o crescimento do Centro, estão a transformação de edificações existentes para uso residencial e misto; o financiamento com juros subsidiados para a construção civil; a desapropriação e regularização fundiária de terrenos estratégicos; a acomodação de alunos do ensino superior, por meio do programa Aluguel Universitário; e fomento ao setor hoteleiro.

O secretário executivo Felipe Peixoto convidou os investidores a olharem com atenção para Niterói.

“Quem não estiver acreditando no Centro vai ficar para trás. A Prefeitura está fazendo a parte dela, com projetos como a modernização da Praça Arariboia, a revitalização do Mercado Municipal e a nova Amaral Peixoto”, ressaltou Felipe Peixoto.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Revitalização do Centro, Fabiano Gonçalves, destacou o ineditismo do projeto do Fundo de Desenvolvimento Imobiliário.

“É uma política pública que não tem no Brasil e está muito bem alicerçada no desenvolvimento. O setor imobiliário já gera mais de 30 mil empregos, com faturamento na ordem de mais de R$ 2 bilhões. A região do Centro representa 15% das transações imobiliárias da cidade e ganha protagonismo com os novos empreendimentos”, observou Fabiano Gonçalves.

O presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Niterói (Ademi-Niterói), Julio Kezem, enfatizou que a cidade é uma ilha de segurança para investimentos.

“Não estamos acostumados a ter esse tipo de planejamento do poder público. Temos que pensar em como viabilizar projetos para fazer o Centro crescer”, disse ele.

Fotos: Claudio Fernandes

Getulinho: referência em cirurgia plástica infantil em Niterói

https://niteroi.rj.gov.br/

Hospital realiza, há mais de 60 anos, procedimentos para solucionar deformidades congênitas e problemas que podem causar restrições em crianças e adolescentes

 Referência em cirurgia plástica infantil, o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho (Getulinho) realiza diversos tipos de procedimentos reparadores, que visam solucionar deformidades congênitas e problemas que podem causar restrições incapacitantes em crianças e adolescentes, na faixa etária de 0 a 15 anos incompletos. O serviço, que é totalmente gratuito, começou na década de 1960, atendendo vítimas do incêndio do Gran Circo Norte-Americano, que matou 503 pessoas e deixou mais de 800 feridos, a maioria crianças.

O hospital foi municipalizado em 1992 e, apesar de ser o único especializado em atendimento pediátrico para Niterói, São Gonçalo e adjacências, teve a emergência fechada em 2011 por falta de condições de funcionamento. O prefeito Rodrigo Neves reabriu a emergência no seu primeiro mandato, no dia 4 de janeiro de 2013. Em 2016, após reforma, o prefeito inaugurou o novo centro cirúrgico.

“Já foram atendidas 1 milhão de crianças nesses 12 anos de reabertura da emergência do Hospital Getulinho. Depois de reabrir, construímos a nova emergência do hospital, que está linda e que não deixa nada a desejar a nenhuma clínica privada. Aliás, é melhor do que muita clínica privada porque atende com dignidade o nosso povo”, disse o prefeito, ressaltando a importância do atendimento pediátrico 24 horas.

Hoje, 70% dos atendimentos de cirurgia plástica são de moradores de Niterói, 20% de São Gonçalo e os outros 10% são residentes encaminhados por outros municípios da Região Metropolitana 2, como Itaboraí, Tanguá, Silva Jardim, Maricá e Rio Bonito. Em 2024, foram realizadas 133 cirurgias. Em 2025, 78 crianças e adolescentes já passaram por procedimentos plásticos entre janeiro e abril.

“A história do Getulinho tem uma relação estreita com a história de Niterói. Dentre essas histórias, tem a participação do hospital nos cuidados das crianças que foram vítimas do incêndio do circo em Niterói, ocorrido em dezembro de 1961. Na época, o serviço de cirurgia plástica atuou nas cirurgias reparadoras das vítimas encaminhadas para cá. Desde então, a cirurgia plástica tem atendido pacientes que necessitam de procedimentos reparadores que visam corrigir deformidades congênitas, de nascença, ou adquiridas ao longo dos anos”, explicou a diretora do hospital, a pediatra Julienne Martins.

Cirurgias reparadoras – As cirurgias com maior demanda são de orelha de abano (otoplastia), que corrige o formato e a posição das orelhas no rosto; freio de língua (frenectomia), que corrige uma pequena prega de tecido que une a língua à base da boca; dedos unidos (sindactilia), uma malformação congênita que provoca a fusão de dois ou mais dedos das mãos ou dos pés; e dedo múltiplo ou extranumérico (polidactilia), anomalia óssea com surgimento de dedos adicionais nas mãos ou nos pés. Também são realizados outros tipos de procedimentos para casos de lesões de pele, como queimaduras e queloides, além de ginecomastia em adolescentes, uma hipertrofia do tecido mamário que afeta os meninos.

“Quanto mais cedo os pais buscarem resolver esses problemas é melhor para o desenvolvimento da criança e do adolescente A gente faz o primeiro atendimento no ambulatório, solicita todos os exames necessários para a cirurgia, que é realizada com a maior segurança possível, com anestesista e sob sedação. Após o procedimento, os pacientes seguem sendo acompanhados no ambulatório e a gente observa que eles ganham qualidade de vida e passam a fazer coisas que não faziam antes, interagem mais com os coleguinhas, porque realmente a cirurgia traz esse bem-estar”, disse o cirurgião plástico Olímpio Peçanha.

O serviço de cirurgia plástica funciona com atendimento multiprofissional que inclui, além dos procedimentos médicos, apoio de psicólogo para ajudar os pacientes a fortalecerem a autoestima e o bem-estar de crianças e adolescentes.  Para ter acesso, os pais ou responsáveis devem levar o paciente, primeiramente, em um médico pediatra no posto de saúde, que identificará a necessidade da cirurgia e poderá encaminhar a criança ou adolescente para a consulta no Getulinho.

Melhora da autoestima dos pacientes – O cirurgião plástico José Augusto Peçanha explica que, em geral, são as mães que detectam algum problema nos filhos ou o próprio pediatra durante a consulta na rede municipal de saúde e encaminham para o Hospital Getúlio Vargas Filho. As consultas no ambulatório acontecem às terças e quintas-feiras, onde são tratadas diversas patologias.

“Contamos com várias especialidades que muitas dessas patologias necessitam de um atendimento multidisciplinar. Esse atendimento é todo feito aqui dentro do hospital para que essas crianças tenham o maior conforto e passem por esse processo cirúrgico da maneira mais prazerosa possível. O ideal é que a gente opere dentro de um tempo razoável para que não se prolongue muito, não cause nenhum trauma emocional na criança, porque nessa fase tem muito bullying nas escolas. Então, a criança pode passar da melhor maneira possível por esse período para se desenvolver como um adulto normal”, explicou.

O estudante Hugo Henrique Mello da Silva, 10 anos, disse que se incomodava muito com o tamanho das orelhas e com as brincadeiras inadequadas dos colegas da escola e pediu à mãe, Karina Barbosa da Silva, para operar.

“Foi ele mesmo que quis fazer a cirurgia, mas sentiu medo na primeira vez e hoje estamos aqui novamente para resolver. Ele está todo feliz e animado, puxa até a orelha para trás mostrando para mim como vai ficar. Eu achei que a marcação dessa cirurgia fosse demorar, mas foi tudo muito rápido e já estamos aqui. Estou ansiosa! Temos que confiar porque o hospital é excelente e agora está na mão de Deus e dos médicos. Eu falo para ele ver no espelho como é que vai ficar e imaginar como ficará depois da cirurgia”, contou a mãe do menino.

A manicure Analice de Oliveira Moreira estava acompanhando o filho, o pequeno Wanderson José de Oliveira, 5 anos, que foi retirar um dedo extra na mão direita.

“Ele fez os exames de sangue e todos os procedimentos e marcaram essa cirurgia. Então ele vai retirar um dedo a mais na mão e já deu tudo certo. Daqui a pouco ele terá alta. Eu espero que dê tudo certo e resolva logo para a gente poder ir embora o mais rápido possível para brincar com os irmãozinhos que estão esperando a gente”, contou a mãe.

Inspiração de pai para filhos – Os cirurgiões plásticos Olímpio Augusto Peçanha, 47 anos, e José Augusto Peçanha, 46 anos, atuam juntos fazendo as cirurgias infantis da unidade, transformando a vida dos pequenos pacientes há mais de dez anos. Eles são filhos do também cirurgião plástico Olympio José Peçanha, 73 anos, e seguiram os passos e a carreira do pai que trabalhou por 30 anos no Hospital Getulinho e é professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), com atuação no Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói.

Projeto Bem-Te-Vi – Em 2024, o Hospital Getulinho realizou um mutirão batizado de Projeto Bem-Te-Vi, abrangendo as áreas da cirurgia plástica, dermatologia clínica e cirúrgica e psicologia. A ação contemplou cerca de 600 crianças de 1 mês e 14 anos de idade, com casos como orelha de abano, retirada de nevos, verrugas, lipomas, queloide, fibrose pós queimadura, dedo extranumerário, cistos, avaliação dermatológica, acne, entre outros. O projeto surgiu para apoiar crianças e adolescentes na aceitação de sua imagem pessoal, oferecendo ferramentas emocionais e sociais para lidar com dificuldades relacionadas à aparência.

Histórico – O Hospital Getúlio Vargas Filho foi inaugurado em 29 de setembro de 1954 e, de acordo com registro histórico, o hospital surgiu como o primeiro local especializado em atendimento pediátrico no Estado do Rio de Janeiro, seguindo até hoje como referência na especialidade. Foi municipalizado em 1992. O nome Getulinho foi dado carinhosamente em homenagem ao filho do ex-presidente do Brasil Getúlio Vargas, que faleceu ainda jovem, aos 23 anos de idade, devido à paralisia infantil.

Fotos: Bruno Eduardo Alves e Lucas Benevides

 

STF homologa acordo que amplia uso de câmeras corporais na PM de São Paulo* _O anúncio foi feito no início da sessão plenária pelo presidente, ministro Luís Roberto Barroso_

 

Home

 

*STF homologa acordo que amplia uso de câmeras corporais na PM de São Paulo*
_O anúncio foi feito no início da sessão plenária pelo presidente, ministro Luís Roberto Barroso_

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, homologou acordo que amplia o uso obrigatório de câmeras corporais por policiais militares em São Paulo. O anúncio foi feito pelo ministro no início da sessão plenária desta quinta-feira (8).

ALERJ DEBATE O PAPEL DA CULTURA NAS CRISES CLIMÁTICAS

Home

 

Foto: Octacílio Barbosa | Texto: Clariana Dantas
A Comissão do Cumpra-se, da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), se reuniu nesta segunda-feira (12/05), em audiência pública, para debater a relação entre a cultura e as mudanças climáticas. O encontro, realizado na sede do Parlamento, contou com a presença de representantes dos setores cultural e ambiental que abordaram os impactos das tragédias climáticas sobre o patrimônio cultural, a importância da arte na conscientização e mobilização social, e o papel da cultura como aliada estratégica na prevenção de desastres e na reconstrução de comunidades atingidas.

O presidente da Comissão, deputado Carlos Minc (PSB), defendeu a urgência de integrar pautas ambientais e culturais, argumentando que a cultura também sofre os efeitos diretos das mudanças climáticas e pode ser uma aliada estratégica no enfrentamento da crise. “Quando você tem os efeitos das mudanças climáticas, como vimos no Rio Grande do Sul e na Amazônia, não são só casas e indústrias que são atingidas; perdem-se também pessoas, comunidades, saberes e equipamentos culturais. Tudo isso tem que estar ligado”, afirmou. Segundo Minc, essa conexão precisa estar refletida nas políticas públicas e no diálogo entre as diferentes áreas do governo.

Cultura: aliada em situações urgentes

A secretária estadual de Cultura, Danielle Barros, destacou o poder transformador da arte como aliada em pautas urgentes, como a crise climática. “A arte tem a capacidade de nos afetar profundamente. Ela é uma flecha certeira que, quando nos atinge, nos marca, nos transforma. Acredito que essa ferramenta precisa estar a serviço também das nossas mazelas e do que ainda precisamos evoluir”, afirmou.

Silvan Gastão, mestre de carimbó e produtor cultural, reiterou sobre o papel da cultura no enfrentamento à crise climática. “A cultura é uma ferramenta superpoderosa de transformação social. Já mudou o rumo da história em vários momentos, e agora tem que atravessar todas as frentes como saúde, educação e cultura, porque essa questão da crise climática é a grande mazela da atualidade”, afirmou. Silvan defendeu que artistas têm a responsabilidade de promover a conscientização ambiental em seus trabalhos: “Quando eu canto sobre emergência climática, estou falando do nosso futuro. A arte pode e deve ser esse canal”.

A diretora do Instituto de Cultura e Clima, Laura Boreia, falou sobre a prática cultural como resposta às tragédias climáticas. Segundo ela, durante as enchentes no Rio Grande do Sul, as ações culturais foram as primeiras a chegar aos abrigos, ajudando a acolher crianças, dar continuidade à educação e oferecer alternativas ao trauma. “A cultura, juntamente com as comunidades que estão se reconstruindo, é um eixo central para que as pessoas recuperem seus propósitos de vida. Além disso, ela pode chegar antes do desastre, promovendo justiça informacional, ajudando as pessoas a se organizarem e evitarem perdas maiores. A cultura já contribui muito para o campo climático, mas de forma ainda pouco reconhecida”, pontuou.

Também estiveram presentes na audiência a presidente do Quilombo do Feital, Val Quilombola; a diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas, Fernanda Kaigang; e o coordenador do escritório do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro, Eduardo Nascimento.

 

 

Prefeito Rodrigo Neves anuncia grande legado esportivo do Pan 2031

 

Home

Niterói vai ganhar Parque Esportivo no Largo da Batalha

 

– O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou nesta segunda-feira (12), durante reunião de trabalho da candidatura do Pan 2031, no Museu de Arte Contemporânea (MAC), que vai construir um grande parque esportivo, no Largo da Batalha, ao lado do Fórum de Pendotiba.

“Estou anunciando aqui, em primeira mão, que nós vamos desapropriar uma grande área, vamos criar um grande parque esportivo e de convivência para as famílias. Vai ser um dos mais importantes legados esportivos para a cidade. Esse projeto já está sendo elaborado e vai agregar muito valor àquela região e a toda a cidade”, declarou o prefeito.

Além de oferecer equipamentos para diversas modalidades esportivas, o novo parque será aberto à população, promovendo inclusão e qualidade de vida. 

A reunião desta segunda sobre a candidatura conjunta de Rio e Niterói discutiu os pontos que serão apresentados na próxima sexta-feira (16), em Miami, ao comitê executivo da Panam Sports, responsável pelos Jogos Pan-Americanos.

A vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, vai participar da apresentação ao lado do vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavalieri, e do presidente do Comitê Olímpico do Brasil, Marco La Porta.

O vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavalieri, destacou a importância da candidatura conjunta para impulsionar as cidades e para a imagem do Brasil.

“Essa é uma candidatura que tem um potencial metropolitano. A partir desses jogos, podemos avançar ainda mais nesse projeto de desenvolvimento do Estado do Rio”, disse o vice-prefeito do Rio.

O encontro também contou com a presença do secretário de Esportes do Rio, Guilherme Schleder, do medalhista olímpico Lars Grael e de diversas autoridades do Rio e Niterói.

 Fotos: Lucas Benevides

 

Moto roubada é recuperada pela PM com apoio da Prefeitura de Niterói

https://niteroi.rj.gov.br/

Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) emitiu alerta sobre o veículo a partir do sistema de Cercamento Eletrônico

– Uma ação coordenada entre o Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) da Prefeitura de Niterói e a equipe do programa Segurança Presente da Polícia Militar resultou, neste sábado (10), na prisão de um homem por receptação e na apreensão de uma motocicleta roubada.

A operação teve início às 8h35, quando o Cisp, a partir do sistema de Cercamento Eletrônico, emitiu um alerta sobre a circulação de uma motocicleta Honda CG Titan 160 vermelha, placa LUE9C22, com registro de roubo na 58ª DP (Posse-Nova Iguaçu). A equipe do Segurança Presente localizou e abordou o veículo na Avenida Feliciano Sodré, no Centro de Niterói. Em seguida, confirmou-se que se tratava do veículo roubado.

“Esse foi mais um caso que demonstra a eficiência do trabalho conjunto entre as forças policiais e a Prefeitura de Niterói. A Polícia Militar, através do Segurança Presente, agiu rapidamente graças ao alerta enviado pelo Cisp, que faz um trabalho fundamental. Todas as entradas de Niterói têm identificação de placas do Cisp. Todos os veículos irregulares e roubados que entram na cidade são imediatamente identificados. Vamos continuar a trabalhar de forma integrada com a Polícia Militar e com as outras forças de segurança”, destacou o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

O condutor foi detido e encaminhado à 76ª DP (Centro de Niterói), onde permanece preso à disposição da Justiça. A motocicleta foi apreendida pela autoridade policial.

Cercamento Eletrônico – Desde a instalação do sistema de Cercamento Eletrônico em 2019, o Cisp já contribuiu para a recuperação de mais de 600 veículos roubados, furtados ou clonados. A ferramenta, pioneira na Região Metropolitana do Rio, é um dos pilares da política municipal de segurança, operando com câmeras inteligentes, portais de entrada e saída da cidade, e integração com as forças policiais.

O sistema funciona 24 horas por dia e emite alertas em tempo real para os agentes de segurança. A tecnologia permite o reconhecimento automático de placas e reforça ações de policiamento com inteligência.

As ações do Cisp se complementam com investimentos da Prefeitura na valorização dos profissionais de segurança, como o pagamento de gratificações a guardas municipais e policiais militares, além da atuação do Observatório de Segurança, que orienta políticas públicas baseadas em dados e evidências.

Fotos: Divulgação

Deputado Vitor Junior pede implantação de ambulatório especializado em diagnóstico e tratamento de pessoas com Fibromialgia

 

 

 

 

https://niteroi.rj.gov.br/

Proposta é que a unidade funcione no Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Uerj, para realizar pesquisas por meio de equipe multidisciplinar de cursos como medicina, educação física e farmácia

Nesta segunda-feira (12) é celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Fibromialgia, uma síndrome que tem como sua principal característica causar dor generalizada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 3% da população brasileira tem a síndrome. Na Alerj, o deputado estadual Vitor Junior (PDT) vem atuando em várias frentes em defesa dos direitos desses pacientes. Entre as ações, o parlamentar apresentou uma indicação legislativa solicitando ao Governo do Estado a implantação de um ambulatório especializado no diagnóstico e tratamento.
“Ainda há muito para se avançar no diagnóstico e tratamento da fibromialgia. Entendemos a necessidade das pessoas acometidas por essa síndrome e a importância de termos um ambulatório especializado, com o objetivo de realizar pesquisas por meio de equipe multidisciplinar dos cursos de medicina, educação física, psicologia, fisioterapia, odontologia e farmácia. Nessa indicação legislativa que fizemos ao Governo do Estado, nossa proposta é que a unidade funcione no Hospital Universitário Pedro Ernesto, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro”, explica Vitor Junior.
O parlamentar reforça ainda a importância de fortalecer as legislações estaduais de forma que possam ser cumpridas, atendendo as demandas desses pacientes, além da necessidade de ampliar a divulgação de informações sobre a síndrome, alertando e conscientizando a população. Esta tem sido uma das missões da responsável pela Associação RJ Fibromialgia, a farmacêutica e fibromiálgica, Camila Andrade Pires.
“Eu sei os danos e o impacto negativo e incapacitante que essa síndrome acarreta para a vida dos pacientes e, indiretamente, ela atinge e adoece toda a família. Minha luta diária é trazer visibilidade para a doença considerada invisível. Quando o assunto vira pauta, a informação é pulverizada e, com isso, mais pessoas tomam conhecimento da fibromialgia, se reconhecem nos relatos e podem buscar, com mais dignidade, seu diagnóstico e seu tratamento”, afirma Camila.
Nos últimos anos, a síndrome tornou-se mais conhecida após relatos de pessoas públicas que viviam com o diagnóstico, como a cantora norte-americana Lady Gaga, que esteve recentemente no Rio de Janeiro para um megashow na praia de Copacabana. Gaga contou que precisou cancelar uma apresentação que aconteceria no Rock in Rio de 2017 devido a problemas de saúde, na ocasião, passava por uma crise de fibromialgia.
Vale lembrar que não existe exame específico para a fibromialgia, trata-se de um diagnóstico clínico, realizado em consultório a partir de avaliação do paciente com exames eliminatórios para outros problemas de saúde. Entre os sintomas estão dores no corpo, pode ser em toda extensão ou em partes, contraturas musculares, cansaço muito intenso ou dificuldades para dormir, mesmo quando a pessoa está exausta, dificuldade de concentração, ansiedade, alterações intestinais e de memória.