Niterói sedia a Segunda Edição da Copa Open de Jiu-Jitsu neste domingo (25)  


Torneio vai reunir atletas de todas as idades e categorias

– A cidade de Niterói será palco de um dos maiores torneios de Jiu-Jitsu do estado. A Segunda Edição da Copa Open de Jiu-Jitsu acontece neste domingo (25), das 9h às 20h, no Fonseca Atlético Clube, reunindo atletas de diversas categorias e idades.
O evento conta com o apoio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), reafirmando o compromisso da cidade com o incentivo ao esporte e à promoção da saúde.

A Copa Open de Jiu-Jitsu já se consolida como uma vitrine importante para novos talentos e oferece espaço para disputas protagonizadas por atletas amadores e profissionais, com categorias que vão desde os iniciantes até os faixas pretas.

A competição promete atrair centenas de espectadores com lutas de alto nível, promovendo a integração entre praticantes do esporte e contribuindo para o fortalecimento da modalidade no município.

“A Copa Open de Jiu-Jitsu é um exemplo de como o esporte pode transformar vidas. Ao apoiar esse evento, investimos em inclusão, disciplina e saúde para os jovens e atletas. Estamos muito felizes em colaborar com essa iniciativa e reforçamos nosso compromisso com o desenvolvimento do esporte na cidade”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo.

Fotos: Divulgação

 

Fomento à cultura: Niterói lança R$ 3 milhões em editais com inscrições simplificadas

Plataforma online inovadora e mutirão de atendimento presencial da secretaria garantem suporte completo aos proponentes no período de inscrição

 

– A Prefeitura de Niterói vai lançar, nesta quarta-feira (21), dois editais que somam mais de R$ 3 milhões em investimentos voltados ao fortalecimento da produção cultural na cidade. As inscrições ficam abertas até 2 de junho e acontecem de forma totalmente online, gratuita e simplificada. As chamadas públicas, que são realizadas através por meio da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), integram a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB/MinC) e reafirmam o compromisso da gestão municipal com o direito à cultura.

“Tornar permanente a Política Nacional Aldir Blanc é de extrema importância e gera muita expectativa para todo o setor. Essa lei surgiu como forma de nos reestruturamos e, agora, fico feliz de acompanhar na linha da frente ela se transformar em caminho para a continuidade e para a estruturação do meio cultural. A cultura, além de ser importante para a memória, para a afetividade, para a autoestima e para a identidade da cidade, é também um vetor da economia de Niterói. Esses recursos não são gastos, são investimentos.”, reforçou Rodrigo Neves, prefeito de Niterói.

O Edital Prêmios Cultura Viva vai destinar R$ 760 mil para reconhecer e premiar 40 iniciativas culturais de base comunitária desenvolvidas por pessoas jurídicas sem fins lucrativos ou por coletivos culturais informais representados por pessoas físicas. Cada uma das 40 selecionadas receberá R$ 19 mil. O edital também estabelece cotas para garantir a diversidade entre os premiados, com vagas reservadas para pessoas negras, indígenas, com deficiência, mulheres e pessoas trans.

Já o Edital Aldir Blanc de Fomento à Cultura vai destinar R$ 2.250.000,00 (dois milhões, duzentos e cinquenta mil reais) para apoiar 45 projetos culturais apresentados exclusivamente por pessoas jurídicas, com ou sem fins lucrativos, que estejam estabelecidas em Niterói e tenham finalidade artística e cultural. Os projetos serão selecionados em três faixas de valor, conforme seu porte: R$30 mil para 18 projetos, R$50 mil reais para 15 projetos e R$80 mil reais para 12 projetos. As propostas podem abranger as mais variadas expressões culturais, incluindo música, teatro, dança, literatura, circo, cultura popular, afro-brasileira e indígena, gastronomia, artes visuais, entre outras. Os editais também serão disponibilizados em Libras, garantindo acessibilidade nas informações.

“A gente tem trabalhado com muita dedicação para garantir o direito à cultura em Niterói. Isso passa pelos editais, que são a forma mais transparente e segura de democratizar os recursos de ponta a ponta, para todos os fazedores de cultura da cidade. Além dos editais da PNAB que, com muito orgulho, abrimos hoje, Niterói, historicamente, conta com diversos outros editais com recursos próprios, que mantêm viva e potente a nossa produção cultural. Somos uma cidade de referência na execução de políticas culturais estruturantes, alcançando na prática suas três dimensões: simbólica, econômica e cidadã. Esse investimento reforça mais uma vez nosso compromisso”, afirmou o secretário das Culturas, Leonardo Giordano.

Segundo o secretário, outra boa notícia que vai garantir mais recursos para o setor cultural da cidade é que o termo de adesão para a PNAB de 2025 em Niterói, já está aprovado pelo Ministério da Cultura: “Isso assegura um investimento de mais de R$3 milhões ainda em 2025. Dando continuidade e segurança para quem vive do fazer cultural na nossa cidade”, destacou.

Tecnologia a serviço da cidadania

Para facilitar a participação dos fazedores de cultura da cidade, as inscrições acontecem de forma digital, por meio da plataforma Colab, tornando o processo de inscrição mais acessível e eficiente. O Colab é uma ferramenta premiada internacionalmente que conecta cidadãos e governos, com foco em promover governança colaborativa e cidadania digital.

Secretaria itinerante

Com o objetivo de ampliar o acesso e auxiliar os proponentes durante o processo de inscrição, a Secretaria das Culturas realizará um mutirão de atendimento presencial com o Escritório de Apoio à Cultura em todas as regiões da cidade. No sábado, dia 24 de maio, os atendimentos acontecem às 10h na Praça do Largo da Batalha e às 14h no Horto do Fonseca. Na quinta-feira, dia 29 de maio, será a vez da Região Oceânica, com atendimento às 17h no Espaço EcoCultural. Além disso, nos sábados dos dias 24 e 31 de maio, das 10h às 14h, haverá atendimento na Casa Cultura é um Direito, no Ingá. A SMC está com sua estrutura toda à disposição para dúvidas e esclarecimentos. Não haverá prorrogação do prazo de inscrição. Para atendimento online, os proponentes podem falar pelo WhatsApp da SMC: (21) 96915-2174 ou pelo e-mail: editais.pnabniteroi@gmail.com. Mais informações no link: https://culturaeumdireito.niteroi.rj.gov.

 

 

br/

 

 

JESUS CRISTO SERÁ OFICIALMENTE NOMEADO COMO GUARDIÃO DO ESTADO DO RIO

Foto: Divulgação Alerj | Texto: Leon Continentino
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou nesta terça-feira (20/05), em segunda discussão, o Projeto de Lei 5.738/2022, de autoria original da deputada Tia Ju (Republicanos), que reconhece Jesus Cristo como “Guardião do Estado do Rio de Janeiro”. A medida seguirá para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias úteis para sancioná-la ou vetá-la.

Figura central da fé cristã, Jesus Cristo é considerado o mensageiro e filho de Deus pelos cristãos, que representam 86,8% da população brasileira, segundo o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desse total, 64,6% são católicos e 22,2% são evangélicos.

A deputada Tia Ju, autora da proposta, justificou o projeto destacando a importância espiritual de Jesus Cristo para o estado. “É incontestável que o Estado do Rio de Janeiro precisa muito ser guardado por aquele que se dispôs a entregar a própria vida para nos salvar”, declarou a parlamentar.

O texto prevê que o Governo do Estado realize solenidades anuais em homenagem a Jesus Cristo, com a prestação de honras que simbolizem o reconhecimento do título de “Guardião do Estado do Rio”.

Também assinam o projeto como coautores os deputados Carlos Macedo (REP), Samuel Malafaia (PL), Chico Machado (SDD), Rodrigo Amorim (União), Danniel Librelon (REP), Rodrigo Bacellar (União) e Marcos Muller (PL).

 

 

Moda e design no Clube do Vinho – só Para Elas de maio

 

 

A próxima edição do Clube do Vinho – só para elas terá como tema “As últimas tendências na moda, arquitetura, design e como essas áreas se conectam!”, no dia 26 de maio, às 19h30. O talkshow reunirá a arquiteta Andréa Silveira e a diretora de gestão de estilo Dani Bassani, no tradicional encontro mensal de segunda-feira, no Restaurante Olimpo.

Andréa Silveira é graduada em Arquitetura e Urbanismo e pós-graduada em Light Design e Design de Interiores. Em 2010, fundou o escritório ASarquitetura e realiza projetos e obras de reforma e construção de ambientes residenciais e comerciais. Atuante em todo o estado do Rio, o ASarquitetura vem alcançando os cenários nacional e internacional, com projetos em São Paulo, Salvador e Curitiba, Portugal e Miami, como mostra nas redes sociais em @andreasilveiraarquitetura.

Dani Bassani é uma estilista consolidada na indústria da moda e pós-graduada em Fashion Designer. Ela atuou como estilista na Animale desde dezembro de 2004, acumulando mais de 20 anos de experiência no setor. Com passagem pela Adriana Degreas, atualmente é diretora de gestão de estilo na Sacada e Oh Boy!. No Instagram (@danip.bassani), divulga conteúdos relacionados à fotografia, inteligência artificial e edição de vídeos, demonstrando interesse por novas tecnologias e formas de expressão criativa.

O menu especial do Clube fica por conta do chef Daniel Hollanda, saudando o inverno. Os vinhos têm preços especiais para as convidadas. A música fica a cargo do sax de Rafael Gomes.

 

As reservas para o encontro podem ser feitas pelo WhatsApp 99956-5000. O Olimpo fica na Estação Hidroviária de Charitas, com estacionamento gratuito no local.

 

 

A Arte e a Cultura ganham um novo endereço em Niterói

 

ReservArt Galeria+ é o novo espaço de Artes que abriu as portas no Reserva Cultural no próximo dia 12 de maio, segunda-feira.

À frente do ReservArt, a empresária e produtora cultural Neide Lúcia de Almeida montou uma equipe que promete movimentar o mercado de artes na cidade. O amigo e parceiro de trabalho, Renato Moreth, é o embaixador da marca e o responsável por assinar a curadoria das obras e produtos expostos. A artista Lê Briones, com sua experiência na Galeria Le Briones, fará a interlocução com nomes ligados à área e dará suporte operacional. Hélvia Louzada, niteroiense radicada na Europa, é outro nome que, mesmo de longe, passa a contribuir oferecendo consultoria sobre tendências internacionais e estratégias de investimento em arte.

Juntos, eles convidaram para o coquetel do vernissage da Exposição Conexões e inauguraçao.  Com uma decoração despojada e informal, a arte visual de Leila, a arte digital de Sobral e a fotografia de Renato foram apresentadas em obras dispostas em espaços delimitados, mas que criam uma identidade. O mix artístico, que integra o acervo fixo da galeria, pretende criar um tom harmônico, conceito-chave da Galeria, e dará personalidade ao ambiente.

Com uma proposta inovadora e diferenciada, o ReservArt será palco não apenas de exposições artísticas, palestras e oficinas ligadas à arte e à cultura, mas será também o endereço de uma gift shop, com produtos relacionados ao cinema, ao teatro, às artes e à cidade.

O objetivo segundo Neide Lúcia, é oferecer uma galeria que seja uma referência para os amantes das artes, arquitetos, designers e o público em geral, incluindo os turistas em visita a Niterói. A galeria quer ser um ponto de encontro de amigos para um papo descontraído pré ou pós cinema, além de ser o lugar ideal para o público escolher produtos para presentear ou para chamar de seu, com os quais se identificam, eternizando as experiências e conexões vividas na cidade.

Agendem dia e horário.

 

 

Meia Maratona de Niterói 2025: esporte, inclusão e energia para todas as idades

 

Evento celebra a diversidade, saúde e qualidade de vida com percursos para diferentes perfis de participantes

 

 – A cidade será palco de mais uma edição da Meia Maratona de Niterói, que acontecerá no próximo sábado (25), no Caminho Niemeyer. A tradicional corrida promete mais uma vez movimentar a cidade com uma experiência completa para atletas profissionais, amadores e toda a família. As inscrições estão abertas no site oficial do evento: www.meiamaratonadeniteroi.com.br .

Pensado para todas as idades e níveis de condicionamento físico, o evento oferece percursos de 21 km, 12 km, 6 km, 2,5 km de caminhada, além da tradicional Corrida Kids, que tem como objetivo incentivar hábitos saudáveis desde a infância.

Realizada pela 3A Eventos, com o apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), a Meia Maratona de Niterói é um convite à prática esportiva acessível, promovendo bem-estar e integração entre os participantes.

“Mais do que um evento esportivo, a Meia Maratona de Niterói é uma celebração da qualidade de vida, da inclusão e do amor pelo esporte. Estamos felizes em apoiar uma iniciativa que coloca nossa cidade no calendário nacional das grandes corridas de rua”, afirma Luiz Carlos Gallo, secretário municipal de Esporte e Lazer.

Programação Oficial:

Data: 25 de maio de 2025 (domingo)

Local: Caminho Niemeyer – Av. Jornalista Rogério Coelho Neto, s/n – Centro, Niterói/RJ

  • 5h30 – Largada 21 km
  • 5h45 – Largada 12 km
  • 5h55 – Largada 6 km
  • 6h10 – Caminhada 2,5 km

Corrida Kids – 24 de maio (sábado), às 8h:

  • 11 a 12 anos – 400 m
  • 9 a 10 anos – 300 m
  • 7 a 8 anos – 200 m
  • 4 a 6 anos – 150 m
  • 2 a 3 anos – 100 m

 

 

Guarda Municipal de Niterói prende homem por furto de tampas de bueiro em Piratininga



Criminoso foi localizado após monitoramento feito no Centro Integrado de Segurança Pública

Agentes da Guarda Municipal de Niterói prenderam, neste domingo (18), um homem acusado de furtar tampas de bueiro na região de Piratininga. Ele estava andando de bicicleta com o material furtado e foi localizado por meio do monitoramento realizado no Centro Integrado de Segurança Pública (CISP). Esse tipo de delito põe em risco a segurança da população, além de ser dano ao patrimônio público.

O caso aconteceu na Rua Jornalista Siney Corrêa. Os guardas que atuam no CISP identificaram uma postagem em redes sociais relatando que o crime acabara de ser cometido e imediatamente acionaram as equipes que patrulhavam a região. O suspeito não demorou a ser encontrado e foi levado para a 76ª DP (Centro), onde foi constatado que já tinha passagens na polícia por furto e violência doméstica.

Exemplo de eficiência

O CISP funciona 24 horas e conta com 522 dispositivos de segurança, além de 120 câmeras inteligentes, capazes de identificar, em tempo real, veículos clonados ou envolvidos diretamente em roubos. É uma ferramenta colocada à disposição pela Prefeitura de Niterói para apoiar as forças de segurança no combate à criminalidade. O Cisp pode ser acionado por meio do número 153.

Desde a implantação do CISP, foram mais de quatro mil exportações de imagens para delegacias e tribunais de Justiça, com auxílio também do setor de inteligência do órgão. O trabalho do CISP já se tornou referência, sendo procurado por integrantes das áreas de segurança de outros estados e municípios que visitam Niterói para conhecer o serviço.

Fotos e vídeo: Divulgação

HOTEL É PIONEIRO NO CONCEITO DE HOTEL-BOUTIQUE EM PORTUGAL

 

HÁ 20 ANOS UMA REFERÊNCIA DE EXCELÊNCIA

EM HOSPITALIDADE EM LISBOA, O BAIRRO ALTO

Em 2025, o Bairro Alto Hotel celebra duas décadas. Um lugar único onde a tradição combina com a modernidade e cada detalhe é pensado para criar uma experiencia memorável. Cercado pela elegância do Chiado e pela irreverência do Bairro Alto, este hotel-boutique cinco estrelas ocupa um conjunto de edifícios do século XVIII em uma nobre região, no coração da cidade, considerada uma das mais emblemáticas da capital portuguesa e localiza-se ao lado de lojas de renome, como Hermès, Vista Alegre e Burel.

O Bairro Alto Hotel abriu suas portas pela primeira vez em 2005, onde se encontrava, até 1980, o Grand Hôtel de L’Europe, um marco da hotelaria portuguesa de outrora.

Reabilitado e ampliado, mantém seus traços originais que ainda hoje, em pleno século XXI, definem a essência do hotel. Um trabalho de renovação que leva a assinatura do renomado arquiteto Souto de Moura, vencedor do Pritzker Prize em 2011, cuja intervenção mais recente no hotel foi feita em 2019. Quanto ao design de interiores, reflete o trabalho desempenhado pelo Atelier Bastir, que tem à frente a dupla José Pedro Vieira e Diogo Rosa Lã, reconhecidos por unir a herança do passado e a irreverência do futuro. Já o design de interiores do restaurante BAHR tem assinatura do Thestudio, atelier criativo de Lisboa .

 

Em suas instalações, o hotel conta com 87 quartos, destes, 22 são suítes, nos quais os hóspedes têm à disposição amenities da marca norte-americana Le Labo, restaurante com terraço, rooftop, confeitaria e um Wellness & Fitness Center que conta com a assinatura de Susanne Kaufmann, marca austríaca e orgânica de cosméticos. No quesito gastronomia, todos os menus dos diferentes espaços que convidam à boa mesa levam a assinatura do chef português Fábio Pereira, nascido no Minho.

 

Integrante da The Leading Hotels of the World, Virtuoso e Fine Hotel & Resorts & Signature, o hotel é pioneiro, em Portugal, no conceito boutique cinco estrelas. Um feito na história desta propriedade independente que não está associada a nenhuma rede hoteleira e propõe uma experiência que alia charme, boemia e sofisticação. Atributos que conferem ao Bairro Alto Hotel inúmeras premiações, como as mais recentes: Crafting Lisbon – Immersive experience pela Leading Hotels of the World, World’s Leading Landmark Hotel, pelos World Travel Awards, Reader’s Choice Awards – Condé Nast Traveler, Portugal’s Leading Boutique Hotel, Top 500 Hotéis do Mundo e The Gold List – Condé Nast Traveler. Um conjunto de reconhecimentos que chama a atenção do mercado brasileiro.

 

Mercado brasileiro – No ano em que o Bairro Alto hotel completa duas décadas de existência, sua diretora geral, Graziela Rocha, analisa a importância da clientela brasileira, que, ao lado de Estados Unidos e Reino Unido, integra o ranking dos principais emissores de hóspedes para o hotel. Atualmente, brasileiros representam a segunda maior clientela. A maioria é composta por clientes entre 45 e 65 anos de idade que procuram a propriedade para momentos de lazer, com permanência média de três noites.

Face a esses números, Graziela afirma que o mercado brasileiro é de extrema importância, representando um dos principais polos emissores e um dos mais estratégicos no segmento de luxo. “A afinidade cultural e linguística entre Brasil e Portugal, aliada ao crescente interesse dos viajantes brasileiros por experiências autênticas e exclusivas, reflete-se diretamente na elevada procura pelas nossas suítes”, diz.

 

Ainda de acordo com ela, este perfil de cliente encaixa-se perfeitamente na proposta de hospitalidade do Bairro Alto Hotel, que contempla espaços amplos, conforto e serviços personalizados. “Acreditamos que a presença brasileira continuará a crescer de forma sólida, impulsionada por um público cada vez mais exigente que busca sofisticação, exclusividade e uma conexão emocional com o destino”, avalia. Graziela complementa que, nesse sentido, e por meio de constante sistema de avaliação, mantém uma estratégia ativa de aproximação, reforçando a presença da marca por meio de parcerias estratégicas, propondo experiências customizadas, que são um trunfo diante de modelos padronizados, e um serviço que antecipa as expectativas desse hóspede exigente e habituado ao melhor da hotelaria de luxo.

 

Estrutura e serviços

Internamente, são 87 confortáveis quartos e suítes, nas quais o estilo atemporal, que faz parte do DNA do Bairro Alto Hotel, predomina. Uma característica que reúne antiguidades e peças vintage com madeiras e palhinhas, revestimentos de azulejos com mármore e quadros clássicos mesclados com tons e padrões vibrantes, dando destaque e visibilidade a composições ecléticas. A arte, aliás, é uma constante, e o hotel acolhe uma extensa diversidade de obras assinadas por nomes portugueses de grande expressão local, como Rui Chafes, José Pedro Croft, João Louro e Pedro Cabrita Reis, entre outros.

Esteticamente, os quartos e suítes refletem este estilo atemporal. Tetos altos, lambris trabalhados, móveis feitos sob encomenda e iluminação contemporânea definem as acomodações do Bairro Alto Hotel, que nunca deixam de ser uma tradução fiel de Lisboa, seja por meio de texturas, cores e materiais criteriosamente escolhidos. Divididos entre duas alas – a original, virada para o Chiado, e a mais recente, voltada para o rio Tejo –, são uma ode ao refinamento e sinônimo de conforto e tranquilidade.

 

Característicos da propriedade, luxo e requinte despretensiosos também se refletem em um intrincado jogo de detalhes. Em todos os quartos há postais com cenários da cidade, selos e mapas que assinalam as principais atrações nas redondezas. A decoração harmoniosa, com itens mais clássicos e outros mais modernos, varia conforme a categoria da unidade de hospedagem (Classic, Prestige, Junior Suite, Deluxe Junior Suite, Suite e Suite Assinatura). Uma atmosfera plenamente integrada à localização em que o hotel se encontra, onde o espírito cosmopolita é onipresente.

 

BAHR & Terrace

A um período de hospedagem no Bairro Alto Hotel que se propõe único soma-se a experiência de tomar o café da manhã, almoçar e jantar no BAHR & Terrace, tendo o casario da vizinhança e o rio como acompanhantes. Envolta por uma aura cativante e pela irreverência que são a alma do Bairro Alto, a cozinha do BAHR segue o mesmo espírito. Os sabores de Lisboa revelam um pouco da sua história e as influências que os portugueses receberam além-mar são trazidas à mesa. Do dashi japonês ao caldo de bacalhau alentejano, num espaço boêmio e divertido que pretende ser uma vitrine da capital portuguesa para o mundo. Por isso, por favor, sente-se e aprecie!

 

Rooftop

Quando o assunto é admirar a vista que se tem da cidade, impossível não falar no Rooftop, localizado no sexto andar do hotel. Debruçado sobre o Tejo, é uma parada obrigatória para momentos de descontração, refeições leves e drinques, seja qual for o horário do dia.

 

Pastelaria

A passagem pela confeitaria do hotel (em Portugal chamada de pastelaria), a antiga leitaria Parisiense, que abraça a Praça Luís de Camões, no térreo, é parada constante de hóspedes e lisboetas. O espaço vai ao encontro do burburinho local e tem uma aura estética que remete aos anos 20, com predominância de madeira envolvendo as paredes e janelões que permitem a entrada de luz natural. Em dias de maior calor a dica é se refrescar com bebidas frias, como as tradicionais limonadas portuguesas. Abre diariamente, das 10h às 18h.

 

Wellness & Fitness Center

Nenhuma estada no Bairro Alto Hotel fica completa sem uma visita ao Wellness & Fitness Center, que se beneficia de uma colaboração exclusiva em Lisboa com Susanne Kaufmann, marca austríaca e orgânica de cosméticos, reconhecida internacionalmente. O espaço conta com equipamentos de alta performance da marca Technogym, uma sala de tratamento dupla, ducha sensorial e sauna no quarto andar. Complementarmente, e para uma experiência mais completa, os hóspedes ainda podem contar com o acompanhamento de um personal trainer.

 

(serviço)

Bairro Alto Hotel

Endereço: Praça Luís de Camões, 2, Lisboa, Portugal

Telefone: 351 21 340 82 88

E-mail: info@bairroaltohotel.com

Instagram: @bairroaltohotel

Facebook: BairroAltoHotel

YouTube: BairroAltoHotel

Site: www.bairroaltohotel.com

 

 

 

Secretaria de Turismo de Búzios participa de ação estratégica com imprensa internacional para impulsionar o turismo argentino no balneário

 

 

Home

 

 

 

 
No último sábado (10), a Secretaria de Turismo de Búzios marcou presença na press trip internacional promovida pela Embratur, em parceria com a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FCVB-RJ), Visit Rio e o Búzios CVB, em comemoração à nova rota direta Rio-Mendoza, inaugurada pela companhia aérea JetSMART.
A ação, que recebeu jornalistas argentinos para um fim de semana de imersão turística em Búzios, contou com o apoio direto da Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo, que esteve presente durante todo o sábado auxiliando na recepção e na realização da programação. A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em consolidar Búzios como um dos principais destinos internacionais do Brasil, especialmente para o mercado argentino, que lidera o número de turistas estrangeiros no país.
Durante a visita, os convidados puderam vivenciar experiências que destacam o charme, a hospitalidade e os diferenciais do balneário, como suas praias paradisíacas, gastronomia de excelência e infraestrutura preparada para o turismo internacional.
“A presença da nossa equipe foi essencial para garantir que os visitantes tivessem uma experiência acolhedora e completa. Estar ao lado de grandes parceiros como Embratur, FCVB-RJ e Búzios CVB mostra que estamos alinhados com estratégias de promoção internacional que realmente trazem resultados concretos para o município”, destacou o secretário de Turismo, Thomas Weber.
Essa ação integra um esforço conjunto de promoção do estado do Rio como destino turístico internacional e evidencia a importância de Búzios nesse cenário. Com o aumento expressivo de turistas argentinos em 2025, a nova conexão aérea fortalece ainda mais a presença do balneário no radar do turismo internacional.
 

 

 

 

 

 

Vacinação nas escolas avança e reforça proteção de estudantes da Rede Municipal

 

Home

Ação é resultado de parceria entre as secretarias de Educação e Saúde

 – As unidades da Rede Municipal de Educação de Niterói estão recebendo equipes de saúde para a vacinação de crianças e estudantes, como parte das ações do Programa Saúde na Escola. Nesta quinta-feira (15), foi a vez da Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Rosalda Paim, no Centro, receber a mobilização. A iniciativa tem como objetivos facilitar o acesso às vacinas, atualizar a caderneta de vacinação e ampliar a cobertura vacinal da população em idade escolar, promovendo mais saúde e segurança dentro das escolas.

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, destacou a relevância da vacinação nas escolas.

“Essa ação é fundamental. Vacinas salvam vidas e é muito importante que nossos alunos e nossas alunas tenham acesso a várias imunizações dentro da própria escola. Fizemos o Dia D de Vacinação contra a Influenza no sábado passado (10) e continuamos a trabalhar para ampliar a cobertura vacinal em toda a cidade. As escolas são determinantes nesse processo”, afirmou Rodrigo Neves.

A ação é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde, que, por meio dos postos de saúde dos bairros, envia equipes para aplicação das vacinas diretamente nas unidades escolares. Entre as vacinas ofertadas estão a Tríplice Viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola), a Influenza (gripe) e a Pneumocócica 10-valente (pneumo), além de outras doses pendentes de acordo com a faixa etária e situação vacinal de cada criança.

Antes da visita das equipes de saúde, os profissionais solicitam aos responsáveis a caderneta de vacinação. Após a triagem, são aplicadas as vacinas necessárias. Para a imunização, é fundamental que a criança esteja acompanhada por um responsável no dia da aplicação.

O secretário municipal de Educação, Bira Marques, reforça a importância da ação conjunta entre as secretarias.

“Essa ação reforça o compromisso da Rede Municipal com o bem-estar integral dos estudantes. A vacinação no ambiente escolar é uma forma eficaz de proteger nossas crianças e adolescentes, garantindo um desenvolvimento saudável, além de facilitar o acesso às vacinas e envolver toda a comunidade escolar nessa mobilização pela saúde”, disse Bira Marques.

A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, destaca o caráter estratégico da iniciativa.

“A gente sabe que a melhor maneira de tratar é prevenir, é não deixar acontecer. A vacina nos dá essa oportunidade de não deixar a criança adoecer. É fundamental que os pais apoiem, que tragam seus filhos, para que consigamos vacinar todas as crianças, proteger contra a influenza e complementar aquelas doses que ainda estão abertas nas suas carteiras de vacinação”, declarou a secretária de Saúde.

A autônoma Meire Alexandre Souza acompanhou a filha Eloá durante a vacinação e reforçou a importância da oferta de vacinação na escola.

“É maravilhoso ter a possibilidade de vacinar a minha filha na escola. Trabalho como autônoma, dia e noite, e nem sempre sobra tempo para levar a minha filha a uma unidade de saúde. A vacina é essencial para a proteção dos nossos filhos”, afirmou.

Além da atuação nas escolas, os profissionais da educação também estão sendo contemplados. A vacinação contra Influenza e Tríplice Viral está sendo oferecida durante os encontros formativos realizados no Centro de Formação Darcy Ribeiro, no Barreto.

As ações integram o Programa Saúde na Escola (PSE), uma iniciativa dos ministérios da Saúde e da Educação voltada à promoção da saúde e à prevenção de doenças entre estudantes da rede pública de ensino.

Fotos: Lucas Benevides