Polícia Civil realiza operação para evitar assassinato de morador de rua

https://niteroi.rj.gov.br/
Ataque era planejado por grupo que promove crimes de ódio na internet; homem que se apresentava como ativista ambiental e outros dois são alvos da ação

Policiais civis da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV) e da 19ª DP (Tijuca), com apoio da Subsecretaria de Inteligência (Ssinte), realizam uma operação para evitar um ataque que estava sendo planejado contra um homem em situação de rua, neste domingo de Páscoa (20/04). Três homens que integram uma organização criminosa virtual que combinou o crime foram presos. Os mandados foram cumpridos em Vicente de Carvalho, na Zona Norte da capital, e Bangu, na Zona Oeste.

Segundo as investigações, o núcleo da organização pretendia assassinar um morador de rua de forma brutal, com a transmissão do homicídio pela internet. Os agentes apuraram a existência de uma rede de jovens que utilizavam a plataforma Discord para realizar e divulgar atrocidades como maus-tratos a animais, indução à automutilação, estupro virtual, racismo e incitação ao crime, como forma de “entretenimento”. O grupo também promovia ataques de ódio contra negros, mulheres e adolescentes, em uma escalada de violência digital com graves consequências no mundo real.

O crime mais grave — o assassinato de um morador de rua previsto para acontecer neste domingo — seria transmitido ao vivo em troca de dinheiro. A atuação rápida da Polícia Civil, em conjunto com o Ciberlab da Secretaria Nacional de Segurança (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), foi crucial para frustrar o crime em tempo hábil e proteger uma vida inocente.

Os três presos são apontados como líderes do grupo e executores da comunidade criminosa virtual. Chamou a atenção dos investigadores, inclusive, que um deles se apresentava como ativista ambiental, tendo participado de eventos internacionais.

O trabalho técnico e de inteligência da Polícia Civil, por meio das equipes da DCAV e da 19ª DP, demonstra o comprometimento da instituição com o enfrentamento a crimes de ódio, à violência contra vulneráveis e ao uso criminoso das tecnologias. Com base em informações e atuação precisas, foi possível não só impedir a consumação de um assassinato, como também desestruturar um grupo que operava à margem da lei, protegendo adolescentes, animais e grupos vulneráveis.

A instituição segue investigando outros membros do grupo e alerta os responsáveis por crianças e adolescentes sobre os riscos de exposição prolongada e sem monitoramento em ambientes virtuais. A operação reforça o papel fundamental da integração entre segurança pública, tecnologia e atuação proativa no combate aos crimes digitais.

 

 

Niterói entra em estágio de alerta por conta das fortes chuvas

 

https://niteroi.rj.gov.br/

Niterói entrou em estágio de alerta às 22h15 deste sábado (19), devido às fortes chuvas que atingem a cidade desde o início da noite. A previsão indica pancadas de chuva acompanhadas de raios e rajadas de vento nas próximas horas. Centenas de funcionários da Prefeitura de Niterói foram mobilizados para minimizar os impactos nas ruas.

Por medida preventiva, a Defesa Civil acionou as sirenes do Morro do Boavista e de Tenente Jardim em razão do grande volume de água. Agentes da Defesa Civil, Samu, Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, e das Administrações Regionais estão orientando a população nos locais. Até o momento, não foram registradas ocorrências.

No entanto, há registros de bolsões d’água em diversos bairros. Equipes da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão atuando para a desobstrução de bueiros, e a NitTrans acompanha a situação para reduzir os impactos no trânsito.

Segundo o Centro de Monitoramento da Defesa Civil, os maiores acumulados registrados nas últimas seis horas foram no Boa Vista (84,0 mm), Tenente Jardim (77,2 mm) e Coronel Leôncio (67,8 mm).

A Defesa Civil segue monitorando as condições climáticas e reforça que a população pode entrar em contato em caso de emergência pelos números 199, (21) 2620-0199 ou pelo telefone emergencial (21) 96658-0604.

A Prefeitura de Niterói também disponibiliza canais oficiais com informações atualizadas 24 horas por meio do aplicativo Alerta DCNIT, mensagens SMS (40199) e grupos de WhatsApp.

A Clin reforça a importância de respeitar os horários da coleta de lixo e evitar o descarte irregular, que pode obstruir bueiros e agravar alagamentos.

 

 

Desfile da Linha San Martini Black no Bossa Fashion Rio

 

Home

FOTO: Tchelo

 

Na próxima semana, o Rio de Janeiro se tornará o epicentro da moda urbana com a realização do prestigiado “Bossa Fashion Rio”. Este evento é conhecido por sua celebração da criatividade e inovação, ele apresentará novas coleções de talentos cariocas em desfiles que ocorrerão nos icônicos cenários das praias de Ipanema e Copacabana.

O grand finale do Bossa Fashion Rio está agendado para o dia 29 de abril, uma terça-feira, às 18h, no Tau Club de Copacabana, situado nas dependências do renomado Hotel Fairmont. Esta edição será marcada pelo desfile da linha San Martini Black, assinada pelo aclamado estilista Riccardo San Martini.
Riccardo San Martini já é conhecido por sua abordagem inovadora e consciente da moda. A linha San Martini Black reflete seu compromisso com a sustentabilidade, utilizando materiais reciclados provenientes da indústria têxtil e resíduos químicos da indústria petrolífera. O resultado são peças conceituais que se integram perfeitamente ao vestuário urbano, promovendo um estilo que é tanto moderno quanto responsável.
O estilista busca, com sua proposta, inspirar uma nova geração de fashionistas a adotar práticas mais sustentáveis, incentivando a criação de roupas personalizadas e o reaproveitamento de peças, em um movimento contra o consumismo exacerbado e os impactos negativos da moda em larga escala sobre o meio ambiente e a sociedade.
 
FOTO: Thiago Varela


O Bossa Fashion Rio, com sua atmosfera vibrante e engajada, será o palco ideal para a apresentação dessa linha inovadora, que promete não apenas transformar o vestuário, mas também provocar uma reflexão sobre o futuro da moda e sua relação com o mundo.

CRÉDITOS DO EVENTO PRODUÇÃO: Bossa Fashion Rio DIREÇÃO: Santiago Oliver CASTING: Well Models
CRÉDITOS DA IMAGEM FOTOS: Tchelo e Thiago Varela; PRODUÇÃO: San Martini MODELOS: Alma Ali e Anna Clara Oliveira
 

Semana Santa: Prefeitura de Niterói prepara esquema especial de trânsito

Home

 

NitTrans reforça equipe para atuar nas ruas durante o feriadão

A Prefeitura de Niterói, por meio da NitTrans, preparou um esquema especial de trânsito para o feriadão da Semana Santa. Os operadores vão atuar no entorno do Mercado de Peixe, local de grande fluxo de veículos, principalmente, nesse período, e nas procissões. A operação começa nesta quinta-feira (18) e vai até a próxima quarta-feira (23).

A NitTrans estará com a equipe reforçada para atuar no entorno do Mercado de Peixe, a fim de reduzir o impacto no trânsito e melhorar o fluxo de pessoas no local. Além disso, um ponto de táxi será alocado em uma rua paralela para atender às pessoas que forem às compras nos próximos dias. Os operadores também estarão de prontidão para atuar nos locais de procissão, a fim de proporcionar a todos um fluxo viário sem restrições, especialmente na Alameda São Boaventura.

Para um feriado tranquilo, a recomendação da NitTrans é que as pessoas se planejem para sair de casa e deem preferência ao transporte público, uso de bicicletas ou aproveitem para uma gostosa caminhada. Segundo dados da Ecoponte, é esperado um grande movimento de travessia nestes dias, com previsão de mais de 1 milhão de veículos passando pela Ponte Rio-Niterói.

Foto: Bruno Eduardo Alves

 

Prefeito de Niterói se reúne com diretoras e diretores de escolas da rede municipal

 

Home

 

Rodrigo Neves conversou com profissionais da educação e percorreu as instalações do Centro de Formação Darcy Ribeiro, no Barreto

– O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, esteve, nesta quinta-feira (17), no Centro de Formação Darcy Ribeiro, no Barreto, onde participou de um encontro com diretoras e diretores de escolas da rede municipal e percorreu as instalações da unidade, que é sede do Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede. O prefeito aproveitou a oportunidade para conversar com os profissionais da educação com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino oferecido às quase 35 mil crianças matriculadas.

O prefeito Rodrigo Neves ressaltou que faz parte de uma família de profissionais da educação: pai, mãe, irmã e irmão são professores, e a primeira-dama, Fernanda Sixel Neves, é pedagoga e conhece os desafios da área na qual investimentos são fundamentais.

“Construímos uma trajetória de vitórias e conquistas, municipalizando CIEPs abandonados, combatendo o vazio pedagógico e montando o que talvez seja o melhor plano de cargos e salários do estado. Uma criança que tem acesso à educação e à cultura dificilmente vai pegar uma arma para cometer um crime. Educação e cultura transformam a consciência das pessoas”, afirmou Rodrigo Neves.

Participaram do encontro a vice-prefeita Isabel Swan; o secretário executivo Felipe Peixoto; o secretário de Educação, Bira Marques; a presidenta da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME), Andréa Belo; a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Juliana Benício; a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Isadora Modesto, entre outros representantes da Prefeitura.

O secretário de Educação, Bira Marques, enfatizou a importância de ouvir os profissionais da rede municipal de ensino e buscar a excelência em todos os aspectos.

“Nossa cidade tem o maior índice de professores com nível superior, mestrado e doutorado. Fazemos investimentos de, aproximadamente, 30 mil reais por criança, de forma a oferecer a melhor estrutura possível”, disse Bira Marques.

Além de conversar com diretoras e diretores de escolas da rede municipal, Rodrigo Neves foi conhecer o projeto de Cozinha Experimental, que permite explorar sabores, cores, odores e texturas dos alimentos. O prefeito também foi ao Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede, que foi totalmente reformado e conta com uma quadra oficial para esportes como futsal, handebol e basquete.

Fotos: Luciana Carneiro

 

 

Prefeitura de Niterói promove ação de cuidados pessoais para população em situação de rua

 

Home


 A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, realizou nesta quarta-feira (16) uma ação especial no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop). Cerca de 60 pessoas em situação de vulnerabilidade social receberam gratuitamente serviços de corte de cabelo, em uma iniciativa voltada à promoção da autoestima, saúde e dignidade.A atividade teve como objetivo não apenas oferecer cuidados básicos de higiene, mas também fortalecer a identidade e a autoconfiança dos participantes.

“Mais do que apenas cortar cabelo, percebemos algumas transformações na autoestima das pessoas. Um gesto simples como esse pode abrir portas e criar oportunidades, como uma entrevista de emprego, onde a confiança é fundamental. Cada pequena ação é um passo em direção a um futuro melhor”, afirmou o secretário de Assistência Social de Niterói, Elton Teixeira.

A ação integra o conjunto de políticas públicas do município voltadas à inclusão social e ao acolhimento da população em situação de rua.

Crédito fotográfico: Imagem Divulgação

Prefeitura de Niterói antecipa reversível na Av. Roberto Silveira

https://niteroi.rj.gov.br/
A Prefeitura de Niterói, por meio da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), antecipou o horário da pista reversível na Av. Roberto Silveira em meia hora. A partir das 15h30, a avenida ganha uma pista adicional no sentido Icaraí para aliviar o tráfego de veículos que vem da ponte, do Centro e dos bairros da Zona Norte.
Crédito fotográfico: Bruno Eduardo Alves

Búzios realiza visitas domiciliares para garantir transparência e atualização de dados do Bolsa Família

 

https://niteroi.rj.gov.br/

O Bolsa Família é um dos principais programas de transferência de renda do Brasil, voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social. Em Armação dos Búzios, aproximadamente 3.400 famílias são atendidas pelo programa, além de mais de 1.300 beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), que também fazem parte da rede de proteção social do município.
Para assegurar que os benefícios cheguem a quem realmente precisa, a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, tem intensificado as visitas domiciliares realizadas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O município conta com três unidades do CRAS, localizadas nos bairros Rasa, Cem Braças e José

 

 

ALERJ APROVA RENOVAÇÃO DE INCENTIVO PARA EQUIPAMENTOS E INSUMOS DA SAÚDE

Home

Foto: Thiago Lontra | Texto: Gustavo Natario e Leon Continentino
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, nesta terça-feira (15/04), o Projeto de Lei 4.864/25, de autoria do Poder Executivo, que concede a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações com equipamentos e insumos destinados à prestação de serviços de saúde até 31 de julho de 2025. A medida segue para a sanção ou veto do chefe do Executivo.

A medida acontece através da internalização do Convênio ICMS 143/24, que prorroga até 31 de julho de 2025 o convênio ICMS 01/99. “A renovação é essencial para garantir o acesso da população a tratamentos médicos e tecnologias avançadas. Cabe ressaltar que o instituto da isenção tributária tem sido utilizado para assegurar o abastecimento regular desses produtos, beneficiando diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS) e a saúde suplementar”, resumiu o governador Cláudio Castro na justificativa do projeto.

De acordo com o texto do projeto, mais de 60% dos insumos contemplados pelo convênio são utilizados pelo SUS. O governo salientou que isso evidencia seu impacto direto na eficiência do atendimento público.

Caso entre em vigor, a norma terá efeito retroativo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com os benefícios, o Estado calcula uma renúncia de impostos de aproximadamente R$ 278 milhões, em 2025; R$ 288 milhões, em 2026; e R$ 298 milhões, em 2027.

 

Foto: Thiago Lontra | Texto: Gustavo Natario e Leon Continentino

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em discussão única, nesta terça-feira (15/04), o Projeto de Lei 4.864/25, de autoria do Poder Executivo, que concede a isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações com equipamentos e insumos destinados à prestação de serviços de saúde até 31 de julho de 2025. A medida segue para a sanção ou veto do chefe do Executivo.

A medida acontece através da internalização do Convênio ICMS 143/24, que prorroga até 31 de julho de 2025 o convênio ICMS 01/99. “A renovação é essencial para garantir o acesso da população a tratamentos médicos e tecnologias avançadas. Cabe ressaltar que o instituto da isenção tributária tem sido utilizado para assegurar o abastecimento regular desses produtos, beneficiando diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS) e a saúde suplementar”, resumiu o governador Cláudio Castro na justificativa do projeto.

De acordo com o texto do projeto, mais de 60% dos insumos contemplados pelo convênio são utilizados pelo SUS. O governo salientou que isso evidencia seu impacto direto na eficiência do atendimento público.

Caso entre em vigor, a norma terá efeito retroativo a partir de 1º de janeiro de 2025. Com os benefícios, o Estado calcula uma renúncia de impostos de aproximadamente R$ 278 milhões, em 2025; R$ 288 milhões, em 2026; e R$ 298 milhões, em 2027.

Serviços de emergência de Niterói funcionarão no feriado

 

 

 

Home

 

 


As unidades de saúde com atendimento de urgência e de emergência da Prefeitura de Niterói funcionarão 24 horas por dia durante o feriado. A informação é da Secretaria Municipal de Saúde.
Os hospitais municipais Carlos Tortelly, Getúlio Vargas Filho, Psiquiátrico de Jurujuba, Unidade de Urgência Mário Monteiro e os Serviços de Pronto Atendimento do Largo da Batalha e da Engenhoca. As equipes do Samu estarão de prontidão com sua frota completa.
Também estarão com funcionamento normal a Unidade de Acolhimento Infanto-Juvenil (UAI), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III) Alcenir Veras da Silva e os serviços de Residência Terapêutica (SRT).Já as Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde, módulos do Programa Médico de Família, o Centro de Convivência e Cultura de Niterói, e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Herbert de Souza, Casa do Largo e Monteiro Lobato seguem o decreto municipal e não abrirão nesta sexta-feira (18), retornando com as atividades ambulatoriais na próxima quinta (24).

Funcionamento das escolas – A Prefeitura de Niterói publicou o Decreto Nº 256/2025, no Diário Oficial do Município, onde estabelece o ponto facultativo nas repartições públicas municipais, no dia 22 de abril (terça-feira), sem prejuízo dos serviços essenciais.

A Secretaria Municipal de Educação informa que as aulas irão até a quinta-feira (17) e retornam na quinta-feira (24) seguinte, após o feriado nacional da Sexta-feira Santa (18) e o estadual de celebração à São Jorge (23).