Prefeitura de Niterói promove Etapa de Escuta do Prêmio Cultura e Território

 –A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria das Culturas, realizou nesta quarta-feira (02), no Teatro Popular, a Etapa de Escuta do Prêmio Cultura e Território. A iniciativa destinará R$ 720 mil para financiar 60 projetos que promovam a valorização das ações culturais voltadas para a cidadania e o desenvolvimento social.

A Etapa de Escuta consiste em um encontro presencial entre os candidatos e a Comissão de Avaliação, promovendo a oralidade e os saberes populares das comunidades envolvidas. O objetivo é ampliar a participação e garantir um acesso mais democrático ao fomento público.

Os editais da Secretaria das Culturas são elaborados com transparência e acessibilidade, permitindo que os participantes apresentem seus projetos de forma organizada e sensível. As propostas são analisadas por bancas externas à Prefeitura, cujos membros têm seus nomes e qualificações divulgados no Diário Oficial.

A adoção da etapa presencial na análise de projetos reforça o compromisso com a transparência e a inclusão, garantindo um processo avaliativo mais qualificado e decisões mais criteriosas.

 

 

Os tempos do destino, de Márcia Peltier

 

O livro que inaugura novo selo da editora Rocco, da jornalista Marcia Peltier apresenta reflexões profundas sobre a vida, que exploram o poder das nossas escolhas sobre o destino.

A partir do livro biblico Eclesiastes, que registra a sabedoria dada por Deus ao rei Salomão, tambem filosófico e que discorre sobre a efemeridade da vida, a autora propõe um mergulho profundo na existência humana, na passagem do tempo e nas nossas escolhas e emoções.

Os tempos do destino é dedicado à reflexão, à fé e ao acolhimento. Intercala prosa e poesia para explorar diferentes aspectos do tempo, como caminhar, sorrir, crescer e perdoar.

Com a leitura de seus quinze capítulos é possivel pensar e enfatizar passagens valiosas da vida e as transformações que nos alcançam.

O destino é uma força imponente, mas não absoluta. Neste livro, o leitor irá tomar consciência de que somos protagonistas de nossa história, com a capacidade de moldar nossas trajetórias por meio da consciência e das escolhas feitas na caminhada. Cada capítulo é um mergulho em aspectos essenciais da existência, com um tom filosófico que se complementa pela riqueza poetica.

O tempo é um maestro em nossas vidas, ensinando resiliência e revelando verdades universais.

Passagens como “O tempo de aluvião” e “O tempo de meditar” exploram a dor e a superação, enquanto “O tempo do perdão” e “O tempo de sonhar” falam sobre Os tempos do destino: reflexões sobre os ciclos da vida e a sabedoria dentro de nós.

Confira:

 

De Márcia Peltier

256 páginas

R$ 59,90

Editora Rocco

 

 

 

Niterói vai sediar o Campeonato Mundial de Va’a 2025, o maior evento global de canoa havaiana

Evento será em agosto na Praia de São Francisco e receberá atletas de 30 países

 Pela primeira vez o Brasil será palco do Campeonato Mundial de Va’a de longa distância, a mais importante competição de canoa havaiana, que acontecerá entre os dias 13 e 21 de agosto de 2025 na Praia de São Francisco, em Niterói. O evento ocorre a cada dois anos e reunirá cerca de 1.000 atletas de 30 países, consolidando a cidade como um dos principais centros mundiais do esporte. O campeonato tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Niterói, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer.

A prefeita em exercício, Isabel Swan, é praticante do esporte e destacou a vocação da cidade para este tipo de evento.

“A prática esportiva nas águas está no nosso DNA É uma vocação muito forte da nossa cidade. Trazer o Mundial de Va’a faz muito sentido porque temos uma estrutura consolidada para receber essas competições. Temos uma das baías mais lindas do mundo e temos muito interesse em receber eventos esportivos aqui. Tenho convicção de que os atletas vão se encantar pelo nosso mar, pela nossa gente e por Niterói”, reforçou Isabel Swan.

As disputas vão ocorrer em percursos de 8km, 16km e 24km. Os competidores vão testar resistência e habilidade nas águas da Baía de Guanabara. Cada país pode contar com apenas um representante por categoria, o que torna a competição ainda mais acirrada.

“A cidade atualmente tem mais de 40 clubes de Va´a e aproximadamente três mil remadores. É palco de grandes competições nacionais e internacionais, e recebe seminários e workshops. Em 2024, sediamos o Campeonato Pan-Americano e agora teremos a honra de ter o Mundial. Tudo isso consolida a nossa vocação para a modalidade. Podemos considerar que Niterói é o Maracanã de Va’a”, ressalta o secretário municipal de Esporte e Lazer (SMEL), Luiz Carlos Gallo.

O evento terá transmissão ao vivo para diversos países, incluindo um canal de TV aberta no Taiti, uma das nações mais tradicionais no esporte. A cobertura global permitirá que fãs de Va’a em todo o mundo acompanhem as provas e conheçam mais o Brasil como um novo centro da canoa havaiana.

“O Campeonato Mundial de Va’a 2025 será uma celebração do esporte, da cultura polinésia e da conexão entre países, consolidando Niterói no circuito mundial da canoa havaiana com um legado importante para o desenvolvimento da modalidade no Brasil”, declarou Tiago Martins, um dos organizadores do evento.

Foto: Divulgação

 

 

Oncomed e Pró-Onco Mulher oferecem consultas gratuitas para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer*

*_É o Dia C das instituições oncológicas para alertar sobre a prevenção da doença que é a segunda causa de morte em todo o mundo. Interessados devem fazer inscrição_*

A Oncomed e a Pró-Onco Mulher promovem, no próximo dia 12 de abril, o Dia C de Combate ao Câncer, ação para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8 de abril. Das 8h às 14h, haverá consultas gratuitas nas especialidades de ginecologia, mastologia, urologia, pneumologia e até genética, todas agendadas, além de palestra e roda de conversa que visam orientar, alertar e conscientizar a população sobre a prevenção à doença que é a segunda causa de morte em todo o mundo. As atividades acontecerão na unidade de radioterapia da Oncomed, na rua Araribóia, 6, em São Francisco, Zona Sul de Niterói. Os interessados em participar devem enviar mensagem pelo WhatsApp (21) 97189-1142.

Este é o quinto ano consecutivo da ação social criada em 2021 pelas duas instituições referência em oncologia no Grande Rio. Mais do que levar assistência médica, o evento busca sensibilizar a população sobre o Dia Mundial de Combate ao Câncer, instituído em 2000 pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Somando os números das quatro primeiras edições, a parceria da Oncomed com a Pró-Onco Mulher atendeu mais de 300 pessoas. Na atividade de 12 de abrl, a meta é atingir a marca de 100 consultas, exclusivas para quem não tem plano.

A palestra deste ano tem como tema “Prevenção ao câncer como estratégia para melhorar sua saúde”, feita pelo oncologista Victor Marcondes. Em
seguida, haverá roda de conversa conduzida pelo cirurgião e mastologista Rodrigo Souto, diretor da
Pró-Onco Mulher e do Instituto Oncomed. “Essa é mais uma ação que reforça a importância
das consultas médicas e os exames preventivos como forma de evitar o crescimento da doença”, explica o mastologista.

*A doença em números no Brasil*
O objetivo da OMS ao criar o Dia Mundial de Combate ao Câncer foi o de incentivar instituições de todo o mundo a se reunirem em campanhas voltadas à prevenção dos diversos tipos da doença, com ações de conscientização e orientação aos pacientes e familiares que enfrentam o câncer. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2023-2025 são esperados 704 mil casos novos de câncer no Brasil, com destaque para as regiões Sul e Sudeste, que concentram cerca de 70% da incidência.

O tumor maligno mais comum no país é o de pele não melanoma (31,3% do total de casos), seguido pelos de mama feminina (10,5%), próstata (10,2%), cólon e reto (6,5%), pulmão (4,6%) e estômago (3,1%). Nas mulheres, o câncer de mama é o mais incidente (depois do de pele), com 74 mil casos novos previstos por ano até 2025. Nos homens, o câncer predominante é o de próstata, com 72 mil novos casos estimados a cada ano do próximo triênio, atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

 

*Elis Regina revive na incrível voz de Laila Garin no Theatro Municipal de Niterói*

 

_Em show intimista, a atriz e cantora homenageia a ‘Pimentinha’, revisitando seus maiores clássicos_

Conemorando os 80 anos do nascimento da saudosa Elis Regina, a atriz e cantora Laila Garin traz para a Cidade Sorriso uma emocionante homenagem a uma das maiores intérpretes da música brasileira. O show “Laila Garin canta Elis” será apresentado nos próximos dias 4 (sexta) às 20h e 5 (sábado) às 19h, no Theatro Municipal de Niterói. Em um clima intimista e emocionante, Laila canta acompanhada por Claudia Elizeu no piano – que também assina a direção musical – e Thaís Ferreira no violoncelo.

O repertório contém composições de peso, com sucessos como “Fascinação”, “Reza”, “Upa neguinho”, “Dois pra lá, dois pra cá”, “Arrastão”, “Como nossos pais”, entre outras. Com sua interpretação única e cheia de emoção, Laila – que interpretou a Pimentinha em “Elis, o Musical”, também com direção musical de Claudia Elizeu – convida o público a reviver os clássicos de Elis.

“Trata-se de uma das maiores vozes que o Brasil já teve. Interpretá-la, revisitar seu repertório e sua intensidade é uma honra imensa. Este show é um tributo feito por mulheres, que busca captar a força e a sensibilidade que ela colocava em cada canção. Elis transcende gerações, e celebrar seus 80 anos é reafirmar sua arte como algo vivo, pulsante e necessário”, exclama Laila.

O espetáculo já passou pelo Rio de Janeiro, pelo Festival Vermelhos em Ilhabela (SP), e por Vitória (ES) e seguirá em turnê pelo país.

Na TV Globo, Laila protagonizou o terceiro episódio da primeira temporada da premiada série médica “Sob Pressão”, e integrou o elenco de “Babilônia” e “Rock Story”. Na Netflix, ganhou destaque no seriado “3%”, interpretando a antagonista, Marcela, e na série musical “Só se for por amor”. No cinema, pode ser vista como Clara Nunes no filme “Chacrinha, o velho guerreiro”, que mais tarde se tornaria também série para a TV Globo e Globoplay.

Ela também estrelou as séries “Fim”, na Globoplay, e “Dom”, na Amazon Prime. Participou do premiado filme “Deserto Particular” e se apresentou no teatro como o ícone “Carmen Miranda“, além de estrelar a comédia musical da Broadway “Alguma coisa podre”. Atuou ainda em “Gota D’água a seco”, de Chico Buarque, sendo indicada ao Prêmio APCA de melhor atriz e ganhando os prêmios brasileiros Cesgranrio, Bibi Ferreira e Reverência. Integrou ainda o musical “Gonzagão, a lenda”.

*Serviço:*
Laila Garin Canta Elis
Datas e horários: 4/04, sexta, às 20h; e 5/04, sábado, às 19h
Duração: 1h20
Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói
Classificação: 12 anos
Ingressos:
Plateia, Frisas e Primeiro Balcão: R$120/ R$60 meia
Segundo Balcão: R$90/ R$45 meia
Galeria: R$60 R$30 meia

Antecipados: https://www.diskingressos.com.br/grupo/2287/2025-04-05/rj/niteroi/laila-garin-canta-elis

 

 

SEIS NOVOS CHEFS A BORDO DA TAP 

Novos Chefs, novos talentos, novas refeições de bordo com o Local Stars

Estreia, esta semana, a nova edição dos Chefs Local Stars. A primeira proposta será assinada pela Chef Ana Moura, que a TAP transporta da Costa Alentejana para o mundo, e estará a bordo já neste mês de abril.

Participam neste projeto seis talentos da gastronomia portuguesa, três mulheres e três homens. Cada Chef vai criar dois menus completos e cada um desses menus será servido durante dois meses à saída de Lisboa, na classe Executiva, em voos de Longo curso.

Os Chefs Marco Almeida, de Coimbra, Lídia Brás, de Trás-os-Montes, Ricardo Luz, do Algarve, Rita Magro, do Porto, e António Galapito, de Negrais, integram também o elenco da nova época do Local Stars.

O projeto promove, uma região e respetivos produtos, trabalhados por um chef português, resultando num menu que engloba entrada, prato principal e sobremesa. A cada dois meses, o chef, o cardápio, respetivo produto em destaque e região são alterados de forma a percorrer todo o território nacional e a respeitar ao máximo a sazonalidade dos ingredientes.

Portugalidade a bordo da TAP. Quando embarca em um avião da TAP Air Portugal, já dá início a uma experiência gastronômica bem Portuguesa. A TAP, sendo uma companhia aérea portuguesa, aposta em ter produtos portugueses a bordo dos seus aviões e, para isso, conta com mais de 1300 fornecedores nacionais.

Este ano, a TAP Air Portugal celebra o seu 80º aniversário. A Companhia aérea portuguesa foi fundada em 14 de março de 1945, por Humberto Delgado. Após diversas etapas preparatórias, a então designada Transportes Aéreos Portugueses realiza o seu primeiro voo comercial regular em 19 de setembro de 1946, entre Lisboa e Madrid, num avião DC-3 Dakota.

80 anos depois, a TAP é a maior vitrine de Portugal no mundo e está no TOP3 das maiores exportadoras portuguesas. Transportou, em 2024, mais de 16 milhões de passageiros.

A TAP Air Portugal voa diretamente de Lisboa para São Paulo, Rio de Janeiro, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Natal, Maceió, Porto Alegre, Recife, Salvador, Florianópolis e Manaus, além de ligar o Porto a São Paulo e ao Rio de Janeiro. No total, são 13 cidades do Brasil (15 rotas, de Lisboa e Porto) que a TAP liga diretamente a Portugal.

MPRJ leva a Ouvidoria Itinerante e da Mulher ao Centro do Rio 

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) promoveu, nesta segunda-feira (31/3), uma edição especial da Ouvidoria Itinerante e da Ouvidoria da Mulher/MPRJ no Largo da Carioca, encerrando as ações do mês da mulher. O atendimento ao público foi realizado das 9h às 15h, com estrutura composta por ônibus e tendas.
A promotora de Justiça e coordenadora da Ouvidoria da Mulher/MPRJ, Karina Rachel Tavares Santos, destacou a importância do evento. “A Ouvidoria da Mulher é um canal de acolhimento, com atendimento humanizado e sigiloso, garantindo que as mulheres sejam ouvidas e tenham acesso à rede de proteção”, afirmou.
A coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO Violência Doméstica/MPRJ), promotora de Justiça Isabela Jourdan, também esteve presente e reforçou o objetivo da iniciativa. “A Ouvidoria é um importante canal que possibilita à mulher orientação e encaminhamento para os serviços de proteção”, destacou.
O ouvidor do MPRJ, promotor de Justiça David Faria, enfatizou o papel do modelo itinerante: “A Ouvidoria do MPRJ busca levar à população informações sobre seus direitos, para que o cidadão tenha acesso à Justiça, bem como aos diversos serviços assegurados pela Constituição”.
Além da equipe da Ouvidoria do MPRJ, a ação contou com a presença da Fundação Leão XIII, da Ouvidoria da Mulher da OABRJ, do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI-RJ), da Secretaria de Estado de Trabalho e Renda (Setrab) e do projeto social Empoderadas.
Ao longo do mês de março, a Ouvidoria/MPRJ registrou mais de 1.500 comunicações, recebidas pelos canais oficiais e Ouvidorias Itinerantes. No evento realizado nesta segunda-feira (31), foram realizados cerca de 100 atendimentos.

Niterói inicia campanha de vacinação contra Influenza na próxima quarta-feira

 – A Prefeitura de Niterói inicia na próxima quarta-feira (02) a Estratégia de Vacinação contra a Influenza. A imunização será destinada a grupos prioritários, e nesta primeira fase serão contemplados idosos com 60 anos ou mais, crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias) e gestantes. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é ampliar a vacinação para outros grupos prioritários assim que o município receba mais doses da vacina. A imunização será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com entrada até às 16h30, nas Policlínicas, Unidades Básicas e Módulos do Médico de Família.
A secretária municipal de Saúde de Niterói, Ilza Fellows, reforça a importância da vacinação contra a gripe.

“É muito importante que o maior número de pessoas que fazem parte do público-alvo tome a vacina. A imunização evita complicações e reduz o número de internações”, destaca a secretária.

Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identidade no caso de maiores de idade, e carteira de vacinação e CPF para menores.

A vacina é contraindicada para crianças menores de seis meses e pessoas com histórico de anafilaxia grave em doses anteriores. Não há restrição de intervalo de tempo para tomar a vacina contra a Influenza e qualquer outro imunizante do Calendário Nacional de Vacinação, incluindo a vacina contra a Covid-19.

Sobre a doença – A Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. É caracterizada pelo início abrupto dos sintomas, que incluem febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, além de tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura uma semana, sendo a febre um dos sintomas mais importantes.

O vírus Influenza é transmitido facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem três tipos de vírus Influenza: A, B e C. O Influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, sem impacto na saúde pública e sem relação com epidemias. Já os vírus Influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o Influenza A associado às grandes pandemias.

Público Alvo e documentos necessários:

Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias): cartão de vacinação e CPF

Pessoas com 60 anos ou mais: carteira de identidade.

Gestantes só precisam declarar que estão grávidas.

Locais de vacinação:

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.

Policlínica Regional de Itaipu – Est. Engenho do Mato s/nº – Itaipu.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111 – Piratininga.

Policlínica Regional do Fonseca Dr Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238 – Fonseca

Policlínica Regional do Largo da Batalha – Rua Ver. Armando Ferreira, 30 – Largo da Batalha

Policlínica Regional da Engenhoca – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca

Policlínica Regional do Barreto Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto

Unidade Básica de Saúde da Engenhoca – Rua Vereador José Vicente Sobrinho, nº 724 – Engenhoca

Unidade Básica de Saúde do Morro do Estado – Rua Doutor Araújo Pimenta, s/nº – Ingá

Unidade Básica de Saúde de Santa Bárbara – Rua Jandira Pereira, nº 625 – Santa Bárbara

Unidades do Programa Médico de Família

MMF Dr Abelardo Ramírez (Matapaca) – Rua Aurora Ribeiro, 05 – Maria Paula

MMF Dr Geraldo Chini (Sapê) – Rua E, S/N – Sapê

MMF Dr Wilson De Oliveira (Ititioca) – Rua Costa Monteiro, S/N – Ititioca

MMF João Sampaio (Maceió) – Rua José Bento Vieira Ferreira, S/N – Largo Da Batalha

MMF José Martí I (Grota I) – Rua Albino Pereira, 615 – Grota Do Surucucu – São Francisco

MMF Professor Dr Barros Terra (Badu) – Estrada Alcebíades Pinto, S/N – Badu

MMF José Martí II (Grota II) – Rua Ascedino Pereira, 335 – São Francisco

MMF Haidée Santamaría (Cantagalo) – Av. Nelson De Oliveira E Silva, 63 – Cantagalo

MMF Salvador Allende (Atalaia) – Rua Padre José Euger, S/N – Atalaia

MMF Willian Soller (Engenho Do Mato) – Av. Irene Lopes Sodré, S/N – Praça Do Engenho Do Mato

MMF Colônia – Praia De Itaipu, S/N – Itaipu – Colônia Dos Pescadores

MMF Com. Manuel Piñeiro Losada (Maravista) – Rua Astor De Costa Menezes, S/N – Maravista

MMF Dr Tobias Tostes Machado (Várzea Das Moças) – Estrada Velha De Maricá, S/N – Rio Do Ouro

MMF Ernesto Che Guevara I (Cafubá I) – Av. Dr. Raul De Oliveira Rodrigues, 03 – Piratininga

MMF Ernesto Che Guevara II (Cafubá II) – Rua Deputado José Luiz Erthal, Lt. 05 Qd. 69 – Cafubá

MMF Alberto Ricardo Hatin (Cafubá III) – Rua Manuel Pacheco De Caravalho, 107 – Piratininga

MMF Enoc Joaquim De Oliveira (Jacaré) – Estrada Frei Orlando, 169 – Jacaré/Piratininga

MMF Julio Dias Gonzales (Leopoldina) – Rua General Castrioto, 81 – Barreto

MMF Carlos Rafael Rodriguez (Marítimos) – Av. Machado, S/N – Barreto

MMF Jorge Luiz Camacho Rodrigues (Maruí) – Rua Maruí Grande, 15 – Barreto

Deputado José Sally (Baldeador) do MMF – Loteamento Bento Pestana, S/N – Baldeador

MMF Dr Cláudio Do Amaral (Coronel Leôncio) – Avenida Professor João Brasil, S/Nº – Engenhoca

MMF Tayssa Erminda Alves (Viçoso Jardim) – Estrada Viçoso Jardim, S/N – Viçoso Jardim

MMF Vilma Espin (Vila Ipiranga) – Rua Tenente Ozório, S/N – Fonseca

MMF Dr Antonio Peçanha (Teixeira De Freitas) – Rua Teixeira De Freitas, 380 – Fonseca

MMF Dr Aloísio Brasil (Caramujo) – Av. Pastor José Gomes De Souza, S/N – Caramujo

MMF José Suares Blanco (Jonathas Botelho) – Travessa Jonathas Botelho, 133 – Cubango

MMF Raul Carlos Pareto Jr (Bernardino) – Rua Sá Barreto, 107 – Fonseca

MMF Dr Ruy Carlos Decnop Célia Sánchez (Ilha Da Conceição) – R. Jornalista Sardo Filho, 196 – Ilha Da Conceição

MMF Maria Tereza Barbosa Rangek “Vó Tereza” (Ponta Da Areia) – Praça Doutor Vitorino, S/N – Ponta Da Areia

MMF Italo Gomes (Morro Da Boa Vista) – Rua Indígena, 200 – São Lourenço

MMF Professora Dra. Satiê Mizubut (Holofote) – Travessa Arthur Martins, Nº. 034, Bairro Santana

MMF Carlos Juan Finlay (Vital Brazil) – Rua Antônio Baptista, 8 – Vital Brazil

MMF Camilo Cienfuegos (Viradouro) – Rua Mário Viana, 790 – Santa Rosa

MMF José Antonio Echeverria Bianchi (Souza Soares) – Rua Lions Clube, 37 – Santa Rosa

MMF Calixto García (Preventório II) – Avenida Quintino Bocaiúva, S/N – Charitas

MMF Mário Munhoz Monroe (Jurujuba) – Av. Carlos Ermelindo Marins, S/N – Jurujuba

MMF Dr João Vasconcellos (Martins Torres) – Rua Dr Martins Torres, 281 – Santa Rosa

MMF Frank Pais Garcia (Cavalão) – Alameda Paris, S/N – São Francisco

MMF Dr Omar Marinho Vieira (Alarico) – Estrada Alarico De Souza, S/N – Santa Rosa

MMF Jesus Montañez (Palácio) – Rua 11 De Agosto, 4 – Ingá

 
Fotos: Bruno Eduardo Alves e Alex Ramos (

Governo do Estado certifica 64 organizações com Selo Empresa Amiga da Mulher

Rio é o estado com o maior número de companhias certificadas no país voltadas à promoção e defesa dos direitos das mulheres

O governador Cláudio Castro entregou, na noite desta segunda-feira (31/03), o Selo Empresa Amiga da Mulher para organizações que atuam no Rio de Janeiro. O selo é concedido pelas secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio e Serviços. Nesta edição, 64 empresas conquistaram essa certificação – o dobro da edição anterior. O crescimento expressivo coloca o Rio de Janeiro como o estado com o maior número de companhias certificadas no país em função de ações e projetos voltados à promoção e defesa dos direitos das mulheres. 

– Essa é uma pauta para mudar a vida das pessoas e mudar a vida de uma sociedade. O estado do Rio de Janeiro tem se destacado como referência nacional na promoção da equidade de gênero no ambiente corporativo.  É uma certificação fundamental na construção de um ambiente de trabalho mais justo, inclusivo e igualitário para as mulheres do nosso estado.  Seguiremos trabalhando lado a lado com a iniciativa privada para fomentar ainda mais políticas públicas voltadas às mulheres – destacou o governador Cláudio Castro.

Nesta edição, 82 empresas se inscreveram para a concessão do Selo. O edital da certificação “Empresa Amiga da Mulher” estabelece 12 critérios para avaliação, considerando aspectos como a promoção da saúde, integridade física e emocional das trabalhadoras, além da garantia de um ambiente digno e seguro. A acessibilidade e condições adequadas para mulheres com deficiência também foram pontos avaliados.  

Durante o processo, as empresas também precisaram comprovar que divulgam, interna e externamente, ações afirmativas e informativas sobre temas voltados aos direitos da mulher, principalmente sobre a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006), e demais dispositivos legais que tratem do enfrentamento à violência contra a mulher. 

– O Selo Empresa Amiga da Mulher promove um impacto positivo tanto para as colaboradoras quanto para a sociedade. Além disso, o estado do Rio de Janeiro é o que mais certificou empresas no país, demonstrando o avanço das políticas públicas voltadas aos direitos das mulheres no ambiente de trabalho e o amadurecimento de parcerias com a iniciativa privada – apontou a secretária de Estado da Mulher, Heloisa Aguiar. 

As organizações também assinaram uma carta compromisso detalhando seus planos de ação para fortalecer a inclusão, a qualificação profissional e o desenvolvimento das mulheres no mercado de trabalho. Parcerias com órgãos públicos, entidades do terceiro setor e empresas privadas também foram consideradas na avaliação.  

O selo está classificado em três categorias: Bronze (empresas que atingiram acima de 50% dos requisitos solicitados), Prata (mais de 70% dos requisitos) e Ouro (acima de 90%). 

– O Selo Empresa Amiga da Mulher não apenas reconhece, mas incentiva práticas que valorizam, promovem o potencial feminino no ambiente de negócios. Empresas que promovem esse tipo de ação impulsionam o desenvolvimento feminino e constroem ambientes mais produtivos e inovadores para todos. Juntamente com estas empresas, com suas boas práticas, estamos ajudando a transformar a realidade do ambiente corporativo do nosso estado – destacou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Fernanda Curdi.

Criado por meio da Lei nº 9173, o Selo Empresa Amiga da Mulher é conferido anualmente às empresas fluminenses. O objetivo é que, a cada ano, mais empresas participem e que as certificadas este ano aprimorem seus mecanismos e ações de proteção à mulher.