Niterói recebe exposição “Rua da Relação, 40: testemunho material da violência de Estado” 

Prefeita em exercício Isabel Swan participou da inauguração da mostra, que tem apoio da Prefeitura

 – Niterói recebe, até 30 de abril, a exposição “Rua da Relação, 40: testemunho material da violência de Estado”, que reúne documentos e arquivos históricos sobre prisões e torturas ocorridas no antigo Departamento de Ordem Política e Social (Dops), durante a ditadura militar no Brasil. A mostra é promovida pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF). A exposição foi aberta nesta segunda-feira (31), no Centro de Artes da UFF, e contou com a presença da prefeita em exercício, Isabel Swan. A visitação é gratuita e acontece de segunda a sábado, das 9h às 21h.

“Preservar a memória histórica é fundamental para que possamos construir um futuro onde os direitos humanos sejam respeitados e a democracia fortalecida. Essa exposição nos lembra das atrocidades cometidas no passado para que nunca mais se repitam. Niterói, como pioneira na criação da Comissão Municipal da Verdade, tem a responsabilidade de garantir que o sofrimento de tantas pessoas seja reconhecido e que a justiça continue sendo uma prioridade para todos. Niterói vai estar sempre ao lado da cultura e na preservação de nossas memórias para as próximas gerações”, destacou a prefeita em exercício, Isabel Swan.

O prédio da Rua da Relação, na Lapa, onde hoje funciona o Palácio da Polícia, foi inaugurado em 1910 e abrigou o antigo Dops. Além de ter sido palco de perseguições e torturas durante o regime militar, antes mesmo desse período histórico o local já havia sido usado para aprisionar pessoas perseguidas por crenças religiosas afro-brasileiras, “vadiagem” e identidade LGBTQIA+.

O procurador-geral do Município, Técio Lins e Silva, deu um depoimento emocionado de quem esteve no Departamento de Ordem Política e Social (Dops) como advogado de presos políticos.

“Estive lá naquela época, quando todos esses horrores aconteciam. Porque foi institucionalizada no país a tortura como meio de investigação criminal pelo Estado, quando se admitiu a tortura em sedes do governo. Hoje, quando a Universidade e a Prefeitura se unem com os organismos para mostrar um pouco de como se tratavam as pessoas e o que foi feito, mostra ao mundo e ao Brasil que isso não vai se repetir mais. Aquelas atrocidades não podem nunca mais acontecer”, afirmou Técio Lins e Silva.

O secretário municipal das Culturas, Leonardo Giordano, explica que a mostra foi trazida à cidade por meio de uma emenda parlamentar da deputada estadual Dani Balbi e que resgata a memória histórica do período da ditadura, destacando a importância da preservação dos direitos humanos e da democracia. Entre os materiais expostos estão réplicas de arquivos históricos e documentos relacionados às prisões políticas da época, incluindo a ficha criminal do compositor Mário Lago (1911-2002), que foi alvo da repressão estatal.

“A cultura tem um papel essencial na preservação da memória e na promoção da reflexão sobre momentos cruciais da nossa história. Essa exposição reafirma o compromisso de Niterói com a justiça social e os direitos humanos, trazendo à tona fatos que não podem ser esquecidos”, afirmou Leonardo Giordano.

A exposição é aberta ao público e conta com apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF) e de entidades ligadas à defesa dos direitos humanos. O reitor da UFF, Antônio Claudio Nóbrega, lembrou que ao receber a proposta da Prefeitura para a realização da exposição não pensou duas vezes.

 

“Temos hoje um universo de mais de 70 mil alunos que ouviram falar e temos o compromisso com a construção de um país que continuamente precisa recontar sua história e os fatos, mas precisa também entender como é a informação. Então, é um desafio importante para a universidade. É claro que a memória é reconstruída continuamente, e esse ato é fundamental para que a memória dos fatos esteja viva, para que as pessoas possam se situar”, explicou o reitor.

Vereador Anderson Pipico preside audiência pública sobre criação do Programa Bolsa Atleta  

O vereador Anderson Pipico (PT) presidiu na manhã desta sexta-feira, 28, uma audiência pública sobre a criação do Programa Bolsa Atleta, uma iniciativa da Prefeitura de Niterói, que visa garantir um auxílio financeiro aos atletas da cidade. Presidente da Comissão de Orçamento, Pipico contou com a presença da prefeita em exercício, Isabel Swan e centenas de atletas da nossa cidade.  

O projeto municipal visa fornecer uma forma de incentivo financeiro para que os esportistas possam se dedicar aos seus treinamentos e competições, reduzindo a preocupação com as dificuldades financeiras. O programa oferece aos atletas condições reais de formação, desenvolvimento e permanência no esporte com acompanhamento, gerando representatividade e resultados para o esporte da nossa cidade. 

“Niterói está pleiteando ser sede do Pan em 2031, mas precisamos sempre valorizar nossos atletas de que tem forte vocação atlética e grandes talentos. A concessão da Bolsa é uma maneira representar a cidade, mas também precisamos enaltecer seu o potencial do esporte na inclusão social, na redução da criminalidade e no desenvolvimento econômico”, resume o vereador. 

A criação do Programa Bolsa-Atletaé uma política pública para o fomento e desenvolvimento do esporte local, abrangendo atletas de base e de alto rendimento, de todas as modalidades esportivas. Com recursos provenientes do orçamento da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o “Programa Bolsa-Atleta” garantirá apoio financeiro para cobrir despesas com educação, alimentação, saúde, transporte e materiais esportivos, assegurando que os atletas tenham as condições necessárias para seu desenvolvimento pleno.

 

Búzios fortalece turismo e cultura com prestação de contas e entrega da Carteira Nacional do Artesão

A Prefeitura de Búzios, por meio das Secretarias de Turismo e de Cultura e Patrimônio Histórico, realizou nesta sexta-feira (28) um encontro para a prestação de contas do turismo e da cultura no município. O evento destacou as ações realizadas no setor e reforçou a transparência da gestão. Além disso, a cerimônia marcou um momento significativo para os profissionais do artesanato local: a entrega da Carteira Nacional do Artesão, documento essencial para a valorização da categoria.
O evento reuniu importantes autoridades, como o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, os secretários de Turismo, Thomas Weber, de Cultura e Patrimônio Histórico, Alan Câmara, de Governo, Marcos Valério, além do presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, da coordenadora da Secretaria da Mulher, Karen Coutinho Pereira e do responsável pelo artesanato em Búzios, Marcel Vasconcelos, reforçando o compromisso do município com a integração entre cultura, turismo e inclusão social.
A entrega da Carteira Nacional do Artesão foi um dos destaques do evento, consolidando o reconhecimento oficial da profissão e garantindo benefícios aos trabalhadores do setor. O secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, enfatizou a importância desse momento para Búzios: “Búzios tem uma tradição artesanal belíssima, que complementa a experiência turística e movimenta a economia da cidade. A entrega desta carteira é um grande passo para os artesãos, proporcionando mais dignidade e oportunidades. O governador Cláudio Castro tem investido fortemente no setor, em parceria com o prefeito Alexandre, para impulsionar ainda mais o turismo e a cultura local.”
O secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Alan Câmara, reforçou a relevância da iniciativa: “O artesanato é parte fundamental da identidade cultural de Búzios. Além de reconhecer o artesão como um trabalhador da cultura, essa carteira fortalece a economia criativa e aproxima ainda mais os turistas da nossa história e tradição.”
O evento demonstrou o impacto positivo da integração entre turismo e cultura. O secretário de Turismo, Thomas Weber, destacou o grande engajamento da comunidade e a importância desse trabalho conjunto: “Tivemos um salão cheio, com uma energia incrível. A forte presença das artesãs mostra o quanto esse segmento é relevante para Búzios. O turismo vai além das belezas naturais; ele também é movido pela cultura. Valorizamos o artesanato porque ele torna a experiência dos visitantes ainda mais autêntica e enriquecedora.”
A presença da coordenadora da Secretaria da Mulher, Karen, reforçou o papel da inclusão social dentro dessa iniciativa. Com muitas mulheres artesãs recebendo suas carteiras, o evento destacou a importância do empoderamento feminino no setor cultural e turístico.
O secretário de Governo, Marcos Valério, também celebrou o sucesso do evento e ressaltou o papel do Estado no fortalecimento do setor: “Essa parceria entre cultura e turismo, liderada pelo secretário Thomas, tem sido essencial para o crescimento de Búzios. Com o apoio do secretário Tutuca e do governador Cláudio Castro, estamos avançando cada vez mais na estruturação do turismo e no fortalecimento da economia criativa da cidade.”
O presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo de Almeida, também marcou presença no evento, destacando o apoio do governo estadual ao desenvolvimento turístico da cidade e à valorização do artesanato como parte da identidade cultural de Búzios.
A prestação de contas do turismo e da cultura reafirmou o compromisso da gestão municipal com a transparência e o crescimento sustentável do setor. O evento consolidou Búzios como um dos destinos turísticos mais importantes do Brasil, valorizando suas raízes culturais e fomentando oportunidades para a população.
Com investimentos estruturantes e um trabalho integrado entre as secretarias, a cidade segue avançando para oferecer uma experiência turística cada vez mais rica, sustentável e alinhada à identidade local.

Café da Manhã Social no Parque Rural de Niterói celebra o Mês da Mulher com protagonismo e sororidade

 

Evento reuniu 160 mulheres e promoveu o empoderamento feminino

 O Parque Rural, localizado no Engenho do Mato, na Região Oceânica de Niterói, foi palco de um evento especial neste sábado (29) em celebração ao Mês da Mulher. O Café da Manhã Social reuniu 160 mulheres de diversas idades e origens para uma manhã de troca de experiências, fortalecimento de laços e valorização do papel fundamental feminino no desenvolvimento local.

Organizado pela Prefeitura de Niterói, com o apoio da Secretaria da Mulher e da Fundação Estatal de Saúde (FeSaúde), o evento teve como objetivo promover a sororidade, o empoderamento feminino e o protagonismo das mulheres nas mais diversas áreas, desde o trabalho e empreendedorismo até o engajamento em projetos sociais e comunitários.

A secretária municipal da Mulher, Thaiana Ivia, destacou a importância da criação de espaços acolhedores para que mulheres possam se reunir, discutir temas importantes e apoiar umas às outras.

“Este evento é uma oportunidade de celebrar a força, a resiliência e a diversidade das mulheres de Niterói. É essencial que possamos construir redes de apoio e fortalecer o protagonismo feminino na cidade”, afirmou Thaiana Ivia, que também participou de um bate-papo sobre políticas públicas voltadas para o gênero.

A programação do evento incluiu uma aula de dança animada, além de rodas de conversa sobre saúde da mulher, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), combate ao câncer de colo de útero e de mama. Profissionais do Módulo do Médico de Família do Engenho do Mato também estiveram disponíveis para realizar testes rápidos de ISTs, aferição de pressão arterial e oferecer orientações de saúde.

O Café da Manhã Social foi marcado pela união e pela celebração da diversidade e da força das mulheres de Niterói, que saíram mais conectadas, informadas e motivadas para seguir seus caminhos pessoais e profissionais com mais apoio e menos barreiras. O evento teve entrada gratuita e foi aberto a todas as mulheres, reafirmando o compromisso de Niterói com a equidade e a construção de um futuro mais igualitário e solidário.

Fotos: Divulgação

 

Corrida do Túnel Charitas-Cafubá teve 1.700 participantes neste domingo (30)

 

Prefeita em exercício, Isabel Swan, correu seis quilômetros e destacou influência positiva do esporte

 A sétima edição da Corrida do Túnel Charitas-Cafubá reuniu 1.700 participantes na manhã deste domingo (30). O tradicional evento da cidade ocupou a orla de Charitas com música, atividades esportivas e de bem-estar. A prova teve o apoio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), e contou com a participação da prefeita em exercício, Isabel Swan.

A largada aconteceu às 6h30h no gramado de Charitas. Os corredores participaram de três provas, nas categorias de 6 km e 10 km de corrida, além de 2 km de caminhada, em direção ao bairro do Cafubá e retorno ao ponto de partida.

A prefeita em exercício, Isabel Swan, correu os 6 km e disse estar determinada a reduzir o tempo para o percurso. No entanto, para ela, o mais importante é a influência positiva do esporte.

“A gente vai se desafiando. É uma fonte de energia. É muito estimulante correr vendo a galera correr. A produção do evento está de parabéns, porque está muito bem estruturado. Ver esse mar de gente praticando esporte dá um orgulho danado. O esporte faz muito bem. Vamos estimular cada vez mais isso na nossa cidade”, destacou Isabel Swan.

A corrida é organizada pelos maratonistas e corredores Karen Casalini e Armando Barcellos. Um carro de som fez o percurso para animar ainda mais os participantes.

Fotos: Bruno Eduardo Alves

Governo do Estado envia médicos para reforçar combate à febre amarela no Norte do Brasil

Especialistas do Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião (IEISS) foram convocados pela Força Nacional do SUS para apoiar a investigação e resposta às infecções na região

O Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), enviou especialistas para atuar no combate à febre amarela no Norte do Brasil. Atendendo a um chamado da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (FN-SUS), médicos do Instituto Estadual de Infectologia São Sebastião (IEISS-RJ) que integram a equipe do Centro de Operações de Emergências para Dengue e Outras Arboviroses (COE) foram mobilizados para atuar nos estados do Pará e Amapá, auxiliando na investigação dos casos e no fortalecimento da estrutura de atendimento local.

A primeira missão ocorreu no dia 5 de março, quando o infectologista Rafael Galliez, do IEISS-RJ, acompanhou a equipe da Força Nacional do SUS em uma visita a Belém e Breves, no Pará. A experiência do profissional no combate ao surto de febre amarela no Rio de Janeiro, entre 2017 e 2019, foi fundamental para orientar as estratégias de enfrentamento. Na segunda etapa da ação, no dia 14 de março, a médica Ana Beatriz Pacheco, também do IEISS-RJ, se juntou à equipe para reforçar as medidas emergenciais no Amapá.

Ações estratégicas para conter a doença

Durante as visitas técnicas, os especialistas avaliaram a estrutura de saúde local e orientaram profissionais sobre o diagnóstico precoce da febre amarela, que pode ser confundida com outras doenças febris, como a dengue. Breves, no Pará, foi um dos focos da investigação. O município é o mais populoso da Ilha do Marajó e fica a 12 horas de barco da capital Belém. Até o dia 24 de março, o estado já havia registrado 38 casos confirmados da doença.

Diante da gravidade da febre amarela, um plano de transferência de pacientes foi estruturado. Casos mais leves (classificação A) permanecem em observação na Ilha do Marajó, enquanto os de maior gravidade (classificações B e C) são transportados por via aérea para Belém. No Amapá, a equipe também avaliou a capacidade de atendimento da rede de saúde para possíveis casos sintomáticos. O deslocamento de Breves até Macapá, capital do Amapá, é mais rápido do que até Belém, o que pode otimizar a assistência.

“Nosso maior desafio são as distâncias e as condições geográficas da região. A população está dispersa e os rios são as principais vias de transporte. Além disso, o período de chuvas dificulta os deslocamentos aéreos. Por isso, trabalhamos junto a diversas autoridades locais para garantir agilidade no atendimento aos pacientes mais graves”, explicou a médica Ana Beatriz Pacheco.

Prevenção e monitoramento no Rio de Janeiro

Até o momento, o Estado do Rio de Janeiro não registra casos de febre amarela. A Vigilância Epidemiológica estadual segue monitorando a situação nos estados vizinhos e reforçando as ações de prevenção. Em 2025, o Governo do Rio de Janeiro, por meio da SES-RJ, promoveu uma ampla campanha de vacinação para proteger populações que vivem em áreas de risco e evitar a propagação do vírus.

A vacina é a principal forma de prevenção contra a febre amarela e está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS). No Brasil, o esquema vacinal prevê duas doses na infância (aos 9 meses e 4 anos) e, para adultos de até 60 anos, dose única, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

 

Operação Verão tem localização de criança perdida com uso de drone na Praia de Itaipu

 

Menina de seis anos foi avistada com ajuda da tecnologia 

– A Operação Verão, realizada pela Prefeitura de Niterói em 12 praias da cidade, foi responsável, neste sábado (29), pela localização de uma criança perdida na Praia de Itaipu com a utilização de um drone. Durante um sobrevoo na região, o equipamento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) identificou uma menina de seis anos que estava separada dos responsáveis.

Os agentes da Seop que faziam a fiscalização de quiosques foram acionados, assumiram a ocorrência e encontraram a criança, que estava com desconhecidos. Após uma busca de cerca de 20 minutos, a mãe da menina, que estava aflita à procura da filha, foi encontrada e a criança foi entregue. O rápido atendimento e a integração das equipes de segurança garantiram que a menina fosse devolvida com segurança aos familiares.

“Esta ocorrência destaca a importância da presença das equipes de patrulha aérea e o trabalho integrado das autoridades para garantir a segurança da população, especialmente de crianças, em locais públicos como as praias da cidade. A Equipe Drone segue monitorando a área, com o compromisso de agir rapidamente em situações de risco e garantir a tranquilidade dos cidadãos”, destacou o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas.

A Operação Verão fez uma série de fiscalizações nas 12 praias da cidade, verificando e coibindo irregularidades. A operação teve foco na fiscalização de churrasqueiras e mesas instaladas de maneira inadequada, além da proibição ao uso de som alto, que prejudica o descanso dos banhistas.

A Operação foi parte do compromisso da Prefeitura de Niterói em garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos e turistas durante os meses de maior movimento nas praias da cidade.

Foto: Divulgação

Ilha da Boa Viagem recebe programação cultural gratuita neste final de semana

 

 

Home

 

 


 Um dos principais patrimônios históricos de Niterói, a Ilha da Boa Viagem recebe, neste final de semana, programação cultural gratuita promovida pela Fundação de Arte de Niterói.

No sábado, 29 de março, às 11h, o Duo Carlos Chaves e Diogo Sili, formado por cavaquinho e violão de 7 cordas, apresentará gêneros do repertório popular, passando por choros, sambas, maxixes e afins, além de suas composições autorais.

O domingo (30) será dedicado às crianças, com a apresentação da história Amores de Dona Baratinha, com a atriz, cantora e pedagoga Luísa Linhares, às 11h. Na história, Dona Baratinha é uma moça muito alegre e trabalhadora que passa os dias em busca de moedinhas para guardar em sua caixinha, com o objetivo de realizar seu grande sonho: se casar.

As atividades são gratuitas e com classificação indicativa livre para todos os públicos.

Patrimônio histórico – Localizada na costa da Baía de Guanabara e tombada pelo Iphan em 1938, a história da Ilha da Boa Viagem remonta a 1650, com a construção da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem. O local tornou-se um centro de peregrinação para marinheiros que agradeciam pelas viagens bem-sucedidas e buscavam bênçãos para novos trajetos. A devoção à Nossa Senhora da Boa Viagem deu origem a festas religiosas, culminando em procissões marítimas na Baía de Guanabara. A capela foi destruída durante a invasão francesa de 1711 e reconstruída em 1780, em estilo neoclássico.

Além da vocação religiosa, a ilha também teve uma função militar. Sua localização estratégica na Baía de Guanabara fez dela parte do antigo sistema defensivo brasileiro. As obras de revitalização recuperaram as edificações históricas, como a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, o fortim e o casarão conhecido como castelo. O investimento da Prefeitura foi de R$ 5,5 milhões.

Serviço
Visitação à Ilha da Boa Viagem
De terça a domingo, das 10h às 17h
Limite de 180 visitantes por vez
Praia da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem

Sábado, 29 de março de 2025
Duo Carlos Chaves e Diogo Sili
Horário: 11h

Domingo, 30 de março de 2025
Amores de Dona Baratinha com Luísa Linhares
Horário: 11h

Parceria da Prefeitura com Águas de Niterói, Ministério Público e Projeto Grael vai ajudar a recolher lixo flutuante de praia da Baía

 

Home

 

 

Prefeita em exercício Isabel Swan participou do lançamento do barco que vai retirar os resíduos do mar. Na areia, os dejetos serão recolhidos pela Clin

 Niterói deu um passo importante para a preservação ambiental com o lançamento dos projetos Águas Limpas e Cavalos da Enseada, nesta quinta-feira (27). A iniciativa é fruto de parceria entre Prefeitura de Niterói, Águas de Niterói, Ministério Público e Projeto Grael e tem como objetivos a retirada de resíduos da Baía de Guanabara e a proteção da colônia de cavalos-marinhos recém-descoberta na Enseada de Jurujuba. Os projetos buscam unir esforços para garantir um ecossistema mais equilibrado e sustentável na região.

A parceria foi firmada na sede do Projeto Grael e contou com a presença da prefeita em exercício de Niterói, Isabel Swan; do diretor-executivo da Águas de Niterói, Bernardo Gonçalves; da promotora do Ministério Público Jacqueline El-Jaick Rapozo; do presidente do Projeto Grael, Carlos Eduardo Coelho; da gerente-executiva do Projeto Grael, Joanna Dutra; e da ex-primeira-dama de Niterói, Christa Grael.

“A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) será responsável pelo recolhimento do lixo na areia depois que os resíduos flutuantes forem recolhidos pela embarcação de acordo com a sazonalidade como maré e a quantidade de lixo gerada. Neste primeiro mês, faremos testes para ver como funcionará na prática. É um projeto que já está em andamento e faz parte de uma série de ações conjuntas que o município faz para manter nossas águas limpas”, destacou Isabel Swan.

O Projeto Águas Limpas utiliza uma embarcação especialmente projetada para recolher lixo flutuante da Baía de Guanabara e realizar estudo e monitoramento de resíduos sólidos. A limpeza é realizada por um barco adquirido por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público (MPRJ) e a concessionária Águas de Niterói, firmado em 2009. A embarcação ficou conhecida como “ecobarco”.

“O barco foi o primeiro a ser comprado há 15 anos para recolher lixo da Baía de Guanabara. Após um período de 5 anos parado devido à pandemia, foi reformado e relançado agora com a parceria. O barco será operado por ex-alunos capacitados como Marinheiros Auxiliares de Convés (MAC). Serão feitos testes de operação e projetos para monitoramento dos cavalos-marinhos”, afirmou a gerente-executiva do Projeto Grael, Joanna Dutra.

O Projeto Cavalos da Enseada foi elaborado em 2025, após a descoberta de uma colônia de cavalos-marinhos no bairro pesqueiro de Niterói. O cavalo-marinho é um bioindicador que costuma habitar águas limpas, o que reforça os investimentos em saneamento básico e a preservação dos recursos hídricos em Niterói.

“Incrementando o nosso portfólio de projetos ambientais, como o de coleta de lixo flutuante, estamos inaugurando o monitoramento e preservação da colônia de cavalos-marinhos. É importante destacar que a descoberta desses animais é um grande indicador da recuperação da Baía de Guanabara. Ainda temos muito trabalho a fazer. Estamos aqui para reafirmar o compromisso da Águas de Niterói com o saneamento básico, com a coleta do lixo nos mares e com a continuação da recuperação da Baía”, reforçou o diretor-executivo da concessionária, Bernardo Gonçalves.

 O custeio dos projetos será possível com a utilização de créditos remanescentes de uma ação declaratória (2000.001.008319-3) e foi acordado entre a concessionária Águas de Niterói e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ).

“É muito gratificante contribuir para projetos que acrescentam tanto para o futuro da nossa comunidade. Gostaria de parabenizar os envolvidos, principalmente os marinheiros que serão responsáveis pela condução do barco e por essa coleta. Contamos com vocês para continuarmos melhorando a qualidade da água da Baía de Guanabara”, finalizou a promotora do Ministério Público do Rio de Janeiro, Jacqueline El-Jaick Rapozo.

Niterói se prepara para receber a Primeira Etapa do Circuito Niteroiense de Beach Tennis neste final de semana  

 

 

Home

Evento será na Praia de Icaraí e vai reunir cerca de 450 atletas

 A Praia de Icaraí será palco, mais uma vez, de um evento esportivo de uma modalidade que ganha cada vez mais adeptos na cidade: o Beach Tennis. O circuito acontecerá nos dias 29 e 30 de março. O evento tem apoio da Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), e terá 18 quadras montadas para receber os 450 atletas inscritos em cinco categorias.

O Circuito Niteroiense de Beach Tennis se consolida cada vez mais como um dos maiores eventos da modalidade no estado do Rio de Janeiro. A disputa promete ser intensa, pois os melhores colocados no ranking fluminense vão garantir vaga para representar suas respectivas cidades na Copa dos Municípios, que acontece no fim do ano.

Os jogos começarão às 7h15 e seguirão até às 17h. Os atletas terão à disposição uma estação de frutas e hidratação. O público poderá assistir aos duelos em uma área coberta com mesas e cadeiras. O evento reunirá atletas de 15 cidades do estado, e terá uma premiação de troféus, medalhas e brindes dos patrocinadores para os três primeiros colocados de cada categoria.

“O evento representa um importante marco para Niterói, pois vai valorizar os atletas locais. Todas as academias e escolas de Beach Tennis da região estarão presentes na competição, que visa impulsionar ainda mais o esporte e tornar cada evento uma ocasião memorável para todos os envolvidos, estimulando o surgimento de novos talentos”, afirmou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo.

Fotos: Divulgação