Público niteroiense acompanha estreia da temporada gratuita de “Ainda Estou Aqui” no Reserva Cultural

 

Home

 

O público niteroiense acompanhou nesta quinta-feira (27) a estreia da temporada gratuita de “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional, no Reserva Cultural. A parceria da Prefeitura com o cinema possibilita que moradores da cidade assistam ao longa sem custo, com apresentação de comprovante de residência, até o próximo domingo (30). Pode ser retirado um ingresso por documento. As sessões acontecem às 13h, 15h40, 18h20 e 21h.

“Esse é um filme de excelente qualidade, dirigido pelo premiado cineasta Walter Salles e protagonizado extraordinariamente por Fernanda Torres. Ainda Estou Aqui conta a tortura e assassinato de Rubem Paiva, líder trabalhista perseguido pela ditadura nos anos 1960 e 1970 e a coragem e resiliência de sua esposa Eunice, que criou os 5 filhos e liderou a campanha pela Verdade e Justiça. Ajuda-nos a refletir sobre nossa história e a importância de defendermos a democracia”, destaca o prefeito Rodrigo Neves.

A professora Mirian de Castro Silva Lira assistiu o filme pela primeira vez. Ela conta que estava ansiosa para ver o longa, desde a conquista do Oscar, mas esperou algumas semanas logo que soube que teriam sessões gratuitas em Niterói.

“É um filme que além de muito bonito, bem feito, conta uma história importante, de uma época do nosso país que não pode ser esquecida. É uma obra de arte, mas também um documento histórico. Espero que mais pessoas aproveitem a gratuidade neste fim de semana e venham assistir esse filme espetacular, porque eu fiquei emocionadíssima”, conta Miriam.

No primeiro dia da curta temporada gratuita, teve quem aproveitou para assistir “Ainda Estou Aqui” pela segunda vez. É o caso da aposentada Leonor Ferreira. Ela diz que não se arrependeu do repeteco e incentiva outras pessoas que viram que assistam de novo.

“Um filme bom desses a gente não cansa de assistir, ainda mais com a oportunidade de ver gratuitamente. Como eu gostei muito quando vi a primeira vez, aproveitei para vir de novo. Ainda mandei a informação no grupo da família, para os amigos, para que todos possam vir”, revela Leonor.

Lidia Regina de Souza Clemente, de 73 anos, é professora aposentada de sociologia. Após assistir a sessão gratuita no Reserva, ela destacou a importância histórica da produção.

“É o filme que ganhou o primeiro Oscar do Brasil, então eu queria muito assistir. É muito importante rememorar a memória dessa época. Eu sou testemunha do golpe de 1964. Esse filme faz um trabalho muito importante de rememorar nossos arquivos, dessa fase tão ruim da nossa história”, considera Lídia.

As pessoas interessadas em assistir ao filme precisam chegar uma hora antes da sessão e garantir o ingresso, mediante a apresentação de documento de identidade e comprovante de residência na bilheteria do cinema. As sessões estão sujeitas a lotação, de acordo com a ordem de chegada dos interessados.

 

 

Ministro do STJ Luiz Alberto Gurgel de Faria expõe sobre Modulação de Efeitos, nesta quinta, 10h, em S. Paulo

 

 

A ABAT – Associação Brasileira de Advocacia Tributária recebe o Ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luiz Alberto Gurgel de Faria, em conferência inaugural de evento dedicado a discutir os principais temas da cidadania tributária: Coisa Julgada, Modulação de Efeitos e Ação Rescisória em Matéria Tributária e os efeitos da Reforma Tributária no Contenciosos Administrativo e Judicial. A exposição do Ministro será às 10h, no Tívoli Mofarrej, Alameda Santos, 1437, São Paulo.

 

O Ministro Gurgel de Faria vai expor sobre Modulação de Efeitos: tendências, insegurança, aumento de litigiosidade e a busca de critérios seguros e uniformes para a sua fixação.

 

A conferência acontece dentro do painel de abertura do evento cuja programação detalhada pode ser conhecida aqui:

https://www.abat9ajornadas.com.br/programacao

 

IMPORTANTE

 

Ministro do STF André Mendonça e o Secretário Extraordinário da Reforma Tributária farão exposições no dia seguinte. Confira na programação e em pauta específica.

 

ATENÇÃO EDITORES E REPORTERES

Por favor, confirmar presença por

11 98192 0002 e 98192 0700

com Nayara Alves e Cleinaldo Simões

 

O evento terá transmissão online. Se precisar, solicite link para acompanhar os dois dias do evento.

 

Ilha da Boa Viagem está aberta a visitação de terça a domingo, das 10h às 17h

 

Home

 

 – A Ilha da Boa Viagem, um dos principais patrimônios históricos de Niterói, está aberta à visitação do público de terça a domingo, das 10h às 17h. O acesso ao local é gratuito para moradores e turistas. O espaço preserva monumentos históricos e oferece paisagens deslumbrantes.

“Em janeiro, abrimos a ilha para visitas sem necessidade de agendamento e estamos muito satisfeitos com os resultados, além do crescente interesse de moradores e turistas em conhecer uma das preciosidades da nossa cidade. A Ilha, juntamente com o Caminho Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e a orla da cidade, forma um complexo turístico de grande potencial. Depois dos investimentos que realizamos, a cidade precisava aproveitar este local”, destaca o prefeito Rodrigo Neves.

Localizada na costa da Baía de Guanabara e tombada pelo Iphan em 1938, a história da Ilha da Boa Viagem remonta a 1650, com a construção da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem. O local tornou-se um centro de peregrinação para marinheiros que agradeciam pelas viagens bem-sucedidas e buscavam bênçãos para novos trajetos. A devoção à Nossa Senhora da Boa Viagem deu origem a festas religiosas, culminando em procissões marítimas na Baía de Guanabara. A capela foi destruída durante a invasão francesa de 1711 e reconstruída em 1780, em estilo neoclássico.

Além da vocação religiosa, a ilha também teve uma função militar. Sua localização estratégica na Baía de Guanabara fez dela parte do antigo sistema defensivo brasileiro. As obras de revitalização recuperaram as edificações históricas, como a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, o fortim e o casarão conhecido como castelo. O investimento da Prefeitura foi de R$ 5,5 milhões.

Visitas guiadas – Para conhecer a história da ilha por meio de visitas guiadas, não é necessário agendamento prévio. Basta comparecer ao Centro de Atendimento ao Turista, localizado no local, e escolher um dos quatro horários de saída dos agentes da Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur): 10h, 11h30, 13h e 15h. O agendamento é necessário apenas para grupos maiores, como excursões escolares ou grupos turísticos. Para isso, os interessados devem enviar um e-mail para agendamento@neltur.com.br ou entrar em contato pelo telefone/WhatsApp: (21) 3611-3828.

Serviço
Visitação à Ilha da Boa Viagem
De terça a domingo, das 10h às 17h
Limite de 180 visitantes por vez
Praia da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem

 

 

Moradores da Ferradurinha serão beneficiados com o processo de regularização Fundiária Urbana do município

Moradores da Ferradurinha serão beneficiados com o processo de regularização Fundiária Urbana do município

Nesta terça-feira (25), a Secretaria do Ambiente e Urbanismo, por meio da Subcoordenadoria de Habitação realizou uma reunião com os moradores das ruas Caminho da Ferradurinha e Alcídia Antunes Fernandes, no bairro da Ferradurinha para explicar como funciona o processo de Regularização Fundiária Urbana (REURB) do município. O bate papo foi conduzido pelo subcoordenador de Habitação, Daniel Azevedo, pela Arquiteta e Urbanista Melina Arangio e pelo Geógrafo e Topografo Rodrigo Viana.
De acordo com o Subcoordenador de Habitação, Daniel Azevedo, os moradores dessas duas (02) ruas serão beneficiados com a REURB: “Neste primeiro momento estamos explicando quais os procedimentos para iniciar o cadastramento e os benefícios da REURB para os moradores”.
No mês de março, uma equipe da Habitação fez um levantamento da ocupação e infraestrutura existentes na localidade e foram identificados três (03) conjuntos de ocupações denominados grupos a serem regularizados através do processo do REURB.
O processo de REURB é um procedimento instituído pela Lei Federal n° 13.465/2017, com o objetivo de assegurar vários direitos aos moradores dos bairros que foram ocupados de forma informal ou irregular, assegurando o direito até o título de propriedade (RGI). Com a regularização fundiária, vários benefícios serão assegurados aos moradores. Entre eles estão:
– Direito ao título de propriedade Matrícula (RGI) segurança jurídica para as famílias que antes só tinham a posse da sua casa.
– Direito a transmitir de forma legal (Doação) para seus familiares.
– Direito a obter empréstimo bancário tendo como garantia a sua casa legalizada.
-Valorização do patrimônio das famílias beneficiadas.
-Reconhecimento pelo poder público da Legalização da sua casa dentro do bairro com identificação das Ruas, Quadras e lotes.
-Levando infraestrutura através de obras públicas.

Escola Clin promove palestra sobre climatério e saúde feminina 

 

Home

Como parte das comemorações do mês dedicado às mulheres, o encontro teve o objetivo de conscientizar sobre essa fase da vida

 O climatério, fase de transição entre a vida reprodutiva e não reprodutiva, é um período vivido por cerca de 80% das mulheres. Porém muitas ainda enfrentam desafios devido à falta de informações. A Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) realizou uma palestra de esclarecimento sobre o assunto para suas funcionárias. A ação integra o “Ciclo de Prevenção”, módulo da Escola Clin focado em promover a saúde e o bem-estar dos funcionários com temas relevantes.

O médico Lívio Cavalcanti Soares, do Departamento de Supervisão Técnica Metodológica da Secretaria Municipal de Saúde (DESUM), esclareceu pontos como os sintomas. O médico também abordou a importância da prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento individualizado. Ele explicou, ainda, os sintomas da menopausa, a importância dos exames preventivos, o tratamento individualizado e o cuidado que se deve ter com notícias falsas.

“A menopausa pode ser uma fase desafiadora, mas é possível passar por ela com mais qualidade de vida quando as mulheres se informam e buscam o cuidado adequado. É muito importante que elas tenham informações sobre o assunto caso sintam algo diferente numa determinada idade. Cada mulher reage de uma forma e tem sintomas diferentes. É essencial que saibam identificar os sinais para buscar ajuda especializada e ter uma boa qualidade de vida durante esse período”, explicou Lívio Cavalcanti Soares.

A ação também fez parte da programação especial em celebração ao mês da mulher, que começou com oficinas e rodas de conversa abordando temas como saúde, bem-estar e conscientização.

Responsável pelo serviço social da Clin, Fabielle Guimarães explicou a relevância de atividades como a palestra.

“Apresentamos mais uma ação da Escola Clin de Formação e Capacitação. Todo mês oferecemos aos nossos funcionários temas do dia a dia, com conscientização e informação. Já tivemos sobre racismo, prevenção ao suicídio, vacinação, câncer de próstata, entre outras questões. Agora debatemos climatério, que mexe com a vida de muitas mulheres”, explicou Fabielle Guimarães.

As mulheres tiraram dúvidas e compartilharam experiências próprias. A gari Andréia Pires, que já teve câncer de mama, disse por que gostou da palestra.

 “Achei muito interessante para alertar as mulheres que não têm muitas informações. Elas precisam abrir o olho e entender que todas devem fazer os exames ginecológicos anualmente. Faço os meus de seis em seis meses. Lutei e hoje estou aqui para dividir minha história”, afirmou Andréia Pires.

Marilza Nascimento de Souza, gari da Clin, tem 60 anos e entrou na menopausa com 47.

“Tive meu filho com 42 anos e, cinco anos depois, entrei na menopausa. Tive diabete gestacional e um câncer de mama quando tinha mais de 50 anos. Me trato periodicamente. Embora não tenha tido os sintomas do climatério, achei a palestra com o especialista muito importante para as pessoas poderem tirar as dúvidas”, reforçou Marilza Nascimento.

Além de fornecer informações sobre saúde feminina, o evento proporcionou um espaço de empatia e criou uma troca positiva entre as participantes. A palestra ajudou a fortalecer a importância do autocuidado e da troca de experiências entre mulheres, e promoveu um ambiente mais acolhedor e informativo para todas as colaboradoras.

Programação do mês da mulher – O evento integrou a programação do mês da mulher, que teve ainda oficinas de plantas medicinais ministradas pelas funcionárias da Divisão de Educação Ambiental (DIEA) da Companhia, e a roda de conversa “Mulheres que protegem o impacto da infância na vida adulta”.

O chefe de gabinete da Clin, Eduardo Caminha, deu as boas-vindas ao palestrante e às funcionárias.

“A Escola Clin trata de diversos assuntos importantes. O Dr. Lívio passou informações relevantes sobre este tema que interessa às mulheres. Quem está aqui neste evento vai poder passar o que aprendeu para outras mulheres”, concluiu Eduardo Caminha.

 

 

MPRJ, Estado do Rio de Janeiro e INEA discutem possível acordo em relação ao descarte de materiais dragados na Baía de Guanabara

 

 

Home

 

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), através Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ), se reuniu, na tarde da terça-feira (25/03), com representantes do Estado do Rio de Janeiro e do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) para tratar de possível acordo relacionado aos processos de dragagem e descarte marítimo de sedimentos removidos do interior da Baía de Guanabara. Também participaram da reunião técnicos do Grupo de Apoio Técnico Especializado (GATE/MPRJ) e especialistas convidados pelo GAEMA/MPRJ, como os professores  Paulo Cesar Rosman (COPPE/UFRJ) e Júlio César Wasserman (UFF).

A reunião faz parte das tratativas de acordo no âmbito de um processo promovido pelo GAEMA/MPRJ em 2014. Na ação civil pública, o Ministério Público buscou a fixação de obrigações relacionadas ao regramento e aos cuidados ambientais na expedição das licenças para dragagens na Baía de Guanabara, que deveriam contemplar todas as etapas da Avaliação Ambiental Integrada (AAI). Além disso, o MPRJ sustentou a necessidade de confecção de diagnósticos socioambientais completos, bem como a elaboração de prognósticos quanto aos impactos negativos, aferições de cumulatividade e sinergia a partir dos volumes e caracterizações de cada ponto de origem, além de correta delimitação das áreas de influência direta e indireta – notadamente dos “bota-foras” marítimos.

No encontro, que também contou com a presença da Procuradoria Geral do Estado, o GAEMA/MPRJ, representado pela procuradora de Justiça Rosani da Cunha Gomes e pelo promotor de Justiça José Alexandre Maximino, se comprometeu a enviar um questionário consolidado ao Estado e ao INEA com as críticas e sugestões dos técnicos do GATE e de professores colaboradores. O objetivo é obter informações atualizadas sobre os estudos e relatórios ambientais e de monitoramento que têm embasado as atividades de dragagens e seus respectivos impactos. E, a partir daí, novas rodadas de reunião poderão se seguir para alcançar um acordo que contemple a prevenção, controle, governança e monitoramento dos impactos advindos da retirada de sedimentos no interior da Baía e lançados em pontos de descarte marítimos.

Em agosto de 2023, o Poder Judiciário contemplou a pretensão de obrigação de fazer para exigir previamente Avaliação Ambiental Integrada em todos os requerimentos de licença para dragagens cuja disposição final seja em área oceânica adjacente à barra da Baía de Guanabara, bem como a obrigação de adoção de Modelo de Governança para Gestão Participativa dos Processos de Dragagem – garantindo mecanismos eficientes de transparência, publicidade e fiscalização quanto ao transporte do material dragado. A Justiça determinou, ainda, que, a partir de uma “interpretação compreensiva, pelo tempo decorrido e pela impossibilidade de interrupção do descarte nos moldes atuais, como medida alternativa ao pleito principal de paralisação, seja revista a situação atual do ponto F no prazo de 06 meses, compreendendo todas as questões socioeconômicas e técnicas”. O Estado do Rio de Janeiro e o INEA interpuseram recurso de apelação, o qual aguarda julgamento pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

 

 

Clin realiza mais uma edição do projeto Bota Fora no Jacaré e na Ciclovia

 

Home

 

Foram recolhidas cerca de duas toneladas de resíduos nos dois bairros

 

 A Prefeitura de Niterói realizou, nesta quarta-feira (26), a 16ª edição do projeto Bota Fora, nas comunidades do Jacaré e da Ciclovia, na Região Oceânica. Equipes da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) recolheram, em cada um destes bairros, cerca de uma tonelada de resíduos como computador, caixa d’água, sofá, colchão, televisão e caixotes.

A iniciativa começou na semana passada no Engenho do Mato e está sendo intensificada. O objetivo é chamar a atenção da população para o descarte irregular de lixo em grandes volumes. Desde o início do projeto, foram recolhidas cerca de 25 toneladas de resíduos.

A Clin recolheu móveis, eletrodomésticos, colchões, pneus e utensílios velhos. Não há o recolhimento de lixo orgânico, entulho de obras e produtos químicos.

O programa teve início de forma experimental em 2022, no Jacaré. Em 2024, começou a acontecer mensalmente. Em 2025, no dia 19 de março, o Engenho do Mato recebeu o projeto pela primeira vez. A ideia é que a campanha se amplie para outros bairros e contribua para a conscientização sobre a importância do descarte responsável.

O presidente da Clin, Acílio Borges, destaca a importância deste trabalho.

“Uma das nossas prioridades é estimular atividades sustentáveis que contribuam de forma decisiva para a preservação do meio ambiente, como a destinação correta de resíduos. Estas ações contínuas que a Clin realiza evita que os entulhos se desloquem e provoquem o entupimento do sistema de drenagem, sobretudo em época de chuva. Esta iniciativa tem sido muito bem aceita pela população”, afirmou Acílio Borges.

Fotos: Divulgação

Gabinete de Gestão Integrada da Prefeitura de Niterói reúne delegados da cidade 

 

Home

 

 

Encontro teve os objetivos de alinhar e fortalecer a integração entre o poder municipal e os agentes que atuam no combate ao crime no município

 O secretário do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança da Prefeitura de Niterói, Felipe Ordacgy, se reuniu, nesta quarta-feira (26), com autoridades da Polícia Civil que atuam no município. O encontro abordou temas como apoio municipal às delegacias de Niterói; políticas de segurança pública voltadas para as mulheres vítimas de violência; e a extensão do convênio entre a Polícia Civil e o município para ampliar o reforço já existente de 310 policiais nas delegacias da cidade por mês.

O secretário Felipe Ordacgy destacou a importância da integração e do alinhamento de políticas públicas interinstitucionais no combate à violência e à criminalidade. Ele reforçou que a Prefeitura está empenhada na construção do complexo de delegacias especializadas da Polícia Civil em Niterói; e na ampliação da integração entre o município e a Polícia Civil na troca de informações e bases de dados.

“O prefeito Rodrigo Neves tem realizado investimentos significativos nos equipamentos de segurança da cidade e nas forças policiais. O município não tem se esquivado do seu importante papel no tema segurança pública”, ressaltou o secretário Felipe Ordacgy.

O encontro teve a participação do delegado regional Flávio Porto e dos delegados da 76 DP (Centro), 77 DP (Icaraí), 78 DP (Fonseca), 79 DP (Jurujuba), 81 DP (Itaipu) e de especializadas de Niterói.

Por conta do mês da mulher, o secretário do GGIM também homenageou as delegadas Nathalia Cormick e Fernanda Madeira, da 76 DP, destacando a importante atuação das mulheres nas instituições policiais e nas políticas de segurança pública.

Foto: Divulgação

 

 

TZ DA CORONEL FAZ SHOW HISTÓRICO  NO COMPLEXO DO SALGUEIRO, EM SÃO GONÇALO,  NO DIA 29 DE MARÇO

 

Home

 

 

ENTRADA FRANCA 

  

Evento celebra a chegada do AfroGames à comunidade, promovendo cultura, inclusão digital e novas oportunidades

 

TZ da Coronel, um dos grandes nomes do trap nacional, será a atração principal do show no dia 29 de março, no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. O evento vai muito além de um espetáculo musical; ele simboliza um marco de transformação para a comunidade, sendo o primeiro grande show após o lançamento do AfroGames na região.

 

O AfroGames, projeto inovador do AfroReggae, chega ao Salgueiro em parceria com uma escola municipal da região. O objetivo é introduzir crianças e jovens ao universo dos games e dos e-sports, ampliando oportunidades educacionais e profissionais por meio da tecnologia e do desenvolvimento cognitivo. Esse movimento marca uma grande evolução na inclusão social e digital, conectando a nova geração do Salgueiro a novas possibilidades.

 

Com seus sucessos dominando as plataformas digitais, TZ da Coronel promete uma apresentação inesquecível, celebrando o impacto positivo dessa nova fase da comunidade. O show reflete o poder da música e da cultura como agentes de transformação social, ao mesmo tempo em que integra arte e inovação tecnológica.

 

“Esse evento representa um marco para o Salgueiro. O AfroReggae e o AfroGames estão criando oportunidades valiosas aqui, e é um privilégio fazer parte desse momento. Cultura e tecnologia caminham juntas, e este é apenas o começo”, afirma João Paulo Garcia, Diretor do AfroReggae.

 

O Conexões Urbanas, projeto do AfroReggae, continua a levar a música e a cultura das favelas para o centro das atenções. Desde sua criação, o projeto tem sido um verdadeiro agente de transformação, com mais de 50 shows realizados e artistas renomados se apresentando nas favelas, como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Marisa Monte e O Rappa. Além disso, novos talentos da música urbana também têm ganhado destaque. O show de TZ da Coronel no Complexo do Salgueiro é mais uma ação do AfroReggae para promover a arte e a cultura como ferramentas de inclusão e mobilidade social.

 

O AfroReggae, uma referência nacional em transformação social por meio da cultura, segue seu compromisso de criar espaços de aprendizado e novas oportunidades para as comunidades, trazendo inovação e esperança para o futuro.

 

Serviço:

Evento: Show de TZ da Coronel

Data: 29 de março / sábado 

LOCAL: QUADRA DA SÍRIA COMPLEXO DO SALGUEIRO

ENDEREÇO: RUA ANDRÉIA GABRIEL 2416, SÃO GONÇALO, CEP: 24472-470.
CAPACIDADE: 3171 pessoas

Abertura dos portões: 23h

Entrada: Gratuita

OAB Niterói comemora o jubileu de ouro com evento memorável, homenagem a ex-presidentes e a presença de Ana Tereza Basilio

 

 

 

 

https://niteroi.rj.gov.br/

 

A OAB Niterói, presidida por Pedro Gomes, celebrou 50 anos de criação da 16ª Subseção, a maior do estado, com sessão solene marcada pela emoção e consagração histórica, pautada por grandes conquistas e respeito pelo mundo jurídico.

Conduzido por Pedro Gomes, evento realizado no auditório da entidade na última segunda-feira, dia 24, reuniu autoridades da advocacia, conselheiros e integrantes de comissões da OAB Niterói, contou com a presença da presidente da OAB/RJ, Ana Tereza Basilio, e uma homenagem a ex-presidentes que fizeram parte da história da 16ª Subseção, criada em 17 de março de 1975.

São eles: Paulo Ferreira Rodrigues (1975-1977), Reynaldo Mosso Beyruth (1985-1987), Ronald Eucário Villela (1985-1987), Solange Mattos (1987-1989), Orquinezio de Oliveira (1992-1993/1993-1995), Fernando Guedes de Azevedo (1995-1997/1998-2000/2004-2006), Indio do Brasil Cardoso (2001-2003) e Claudio Vianna (2019-2021). Foram citados, também, em memória, os outros presidentes que fizeram parte do jubileu de ouro.

Em seu discurso, Pedro Gomes reiterou a importância da trajetória de meio século da OAB Niterói, marcada pela parceria com a advocacia:

“Desde a sua fundação, a OAB Niterói tem sido um pilar fundamental para a advocacia e para a sociedade niteroiense. Consolidou-se como uma instituição de referência, sendo a voz constitucional do advogado motivado e valorizado, que significa o cidadão respeitado. Cinquenta anos depois, olhamos para trás e vemos um caminho repleto de conquistas, desafios superados e a certeza de que cada passo dado foi em prol da valorização da classe e da defesa dos direitos fundamentais do cidadão”, declarou.

Ana Tereza Basilio ressaltou a relevância histórica de Niterói para a advocacia e frisou a importância da classe para a defesa do Estado Democrático de Direito e a busca por justiça:

“Nossa profissão é uma das mais nobres e a nossa atividade é sagrada. Qualquer um pode viver bem com poucos recursos, mas ninguém vive bem com pouca justiça. A Ordem que defendemos preza pelos direitos fundamentais, pela democracia e, principalmente, a Ordem está sempre de portas abertas para todos aqueles que querem colaborar com nossas bandeiras”, afirmou.

Além de Pedro Gomes e Ana Tereza Basilio, compuseram a mesa solene do evento: a vice-presidente da OAB Niterói, Matilde Slaibi; o secretário-geral, Antonio José Marconi da Silva; a secretária-adjunta, Daniella Lago, e o tesoureiro, Junior Rodrigues. Ainda: a presidente da OAB/São Gonçalo, Andreia Pereira; o secretário-adjunto da OABRJ, Sérgio Antunes, o coordenador executivo político-institucional da OAB/RJ na Região Serrana, Hélio Moura; Waltair Costa de Oliveira, conselheiro da OAB Niterói, e os ex-presidentes homenageados com uma placa comemorativa: Reynaldo Mosso Beyruth, Fernando Guedes de Azevedo, Indio do Brasil Cardoso, Claudio Vianna, Ronald Villela e Orquinezio de Oliveira.

Emocionados, os ex-presidentes agradeceram a homenagem, falaram sobre sua trajetória, recordaram a consagrada história da 16ª Subseção, exaltaram a advocacia e o papel fundamental da Ordem dos Advogados do Brasil na defesa incansável do Estado Democrático de Direito.

Fotos: @liliandacosta_

#advocacia #oabniteroi #esaoabniteroi #oabrj