Swel fez a festa dos surfistas na segunda Janela do Big Wave de Itacoatiara

Ondas tubulares de cinco a três metros levaram atletas como Pedro Calado , Erik de Souza e Kalanni Lattanzi , Gabriel Sampaio e Pedro Goulart ao mar para aumentar pontuação .

A segunda janela do campeonato Itacoatiara Big Wave 2021 , em Niterói, aconteceu do jeito que os surfistas queriam. Um swel levou ondas tubulares e pesadas entre cinco e três metros, as melhores já vistas em Itacoatiara. A competição que este ano está ocorrendo em formato digital por conta da pandemia vai até 30 de setembro. Os atletas e cinegrafistas , disputam prêmios até R$ 50 mil e enviam todo material para a comissão julgadora.
Para garantir a maior pontuação os maiores atletas de ondas grandes e campeões mundiais estão caindo no mar aproveitando todas as janelas , dentre eles Lucas Chumbo, Gabriel Sampaio, Kalani Latanzi e Pedro Goulart .

O Itacoatiara Big Wave 2021 está sendo apresentado pela Prefeitura de Niterói, através da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de Niterói (Smel), e pela Enel Distribuição Rio, conta com apoio da Arenque Surfboards, IBMR Centro Universitário, Organics e E. Vianna Personal.
“A geografia de Itacoatiara proporciona algumas das melhores ondas do Brasil. Desde o início das janelas abertas do campeonato , tem sido um deleite para os atletas . Niterói está recebendo atletas de várias partes do mundo e se consagrando como potencial de ondas grandes . A Prefeitura de Niterói e a Secretaria de Esporte e Lazer vão estar sempre acompanhando esse tipo de competição que desta vez tem um formato digital por conta da pandemia , mas que não deixou de ter brilho pros competidores . Agora vamos torcer para a volta de Gabriel Medina na nossa praia e quem sabe o Italo Ferreira não queira vir conhecer nossa Itacoatiara .

O campeonato está sendo realizado no formato digital pela primeira vez no Brasil. Seguindo os protocolos sanitários de combate à pandemia, somente os surfistas, cinegrafistas e equipes de apoio que fizeram teste de Covid-19 podem participar da competição. A permanência dos atletas no mar está condicionada ao horário autorizado pelo Município: entre 6h e 10h. Não há público presencial, mas os fãs do esporte podem acompanhar o Itacoatiara Big Wave 2021 pelo Instagram no perfil @itacoatiarabigwave e também no portal Waves (www.waves.com.br).
“Itacoatiara mais do que confirmou sua vocação natural para o surfe de ondas grandes, pelas ondulações potentes e tubulares que recebe. O Brasil é a maior potência mundial no esporte na atualidade e temos também atletas na elite do surfe de ondas grandes. O campeonato contribui para o desenvolvimento do esporte e consolida Itacoatiara como referência nacional no surfe de ondas grandes”, ressaltou Alexey Wanick, presidente da Associação de Surfe de Ondas Grandes e Tow In de Niterói.

A competição vai até 30 de setembro. Em cada janela aberta de acordo com a ondulação das ondas os atletas deverão fazer as filmagens e enviar para a organização do evento. Após o encerramento da janela, o material será julgado por uma comissão de arbitragem profissional, utilizando os critérios adotados pela Liga Mundial para o surf de ondas grandes. O resultado será anunciado até outubro. Ao todo, serão distribuídos R$ 50 mil em prêmios, divididos entre os surfistas e seus cinegrafista.

Atletas niteroienses como Kalani Lattanzi de 26 anos, o Aquamam brasileiro encararam as ondas desafiadoras na janela desta semana. Kalani fez a equipe de filmagem suspirar ao fazer uma manobra em onda gigante e levar uma vaca ( Wipeout) caindo , num grande desafio .
“ As ondas de Itacoatiara estão se superando . Peguei muita onda boa além do Wipeout .Tá demais “ disse o atleta acreditando que sua pontuação poderá leva-lo ao podium .

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *